sexta-feira, 20 de maio de 2011

CROCODILO

JOGO DE CENA

Como a coluna chegou a antever na ocasião da noticia , não passou de encenação e ameaça a declaração do presidente Ricardo Teixeira de que construiria o novo Centro de Treinamentos da Seleção Brasileira fora do Rio,caso não obtivesse em 30 dias uma decisão da Justiça sobre a liberação do terreno que comprou na Barra da Tijuca, ocupado por terceiros e com embargos em tramitação,o que vinha atrasando a obra do CT.. Não deu outra. Ameaçou, levou! Duvido que se o problema envolvesse qualquer contribuinte comum, sem tamanho cacife político, que logo, logo a justiça se pronunciasse e oficiais de justiça imediatamente fossem ao local desocupar a área.
Não quero dizer que o presidente da CBF esteja errado. Absolu tamente, não! O país é isso mesmo: manda quem pode, obedece quem tem juízo. Quem tem cacife e pistolão, tem mesmo de usá-lo.O terreno é da entidade. Comprou e pagou na expectativa de levar avante um projeto que não teve como sair do papel em razão da morosidade da justiça,dos múltiplos recursos existentes e da inércia de alguns juízes. Teixeira apenas usou a força que dispõe.Que, no caso, se revestiu da ameaça de retirar da cidade de um próprio da CBF,o que a vésperas de um Mundial seria uma pancada nas autoridades cariocas. Ameaçou,levou! Brasil é isso!
.............................................................
BLATTER NA CABEÇA

A Confederação Africana de Futebol (CAF) recomendou aos seus 53 filiados para votar no atual presidente Joseph Blatter na eleição presidencial da Fifa, marcada o próximo mês. Blatter (que andou `s turras com Ricardo Teixeira),vai tentar o seus 4º mandato.Para isso,tem o apoio dos comitês executivos da Europa,América do Sul e Europa.SA fifa conta com 208 filiados.Com o apoio africano,está praticamente eleito.
..............................................................
GP SÃO PAULO

O Jockey Clube de São Paulo arrecadou R$ 2, 7 milhões com as apostas do Grande Pêmiio SP. Isso corresponde a mais l7% do GP de 2010.Parte do dinheiro,porém, pagará multa de R$ 250 mil aplicada pela prefeitira em razão de anúncios e outdoors usados na campanha pela presidência da entidade,em 2008. Para os muitos que chegaram a Brasília nos últimos anos e desconhecem o fato,. Brasília também já teve um Jockey Clube.Venderam tudo.Com arreios ,estribos e tudo o mais.
..................................................................
DE OLHO NAS SUB-SEDES (I)

Os goianos vão aproveitar a presença da seleção holandesa em Goiânia, dia 4 de junho, por ocasião do amistoso contra a seleção brasileira,para venderem o seu peixe visando conquistar o direito de sediar uma sub-sede da Copa. A vontade é tamanha, que uma parte do estádio Serra Dourada está sendo pintada de laranja(cor da seleção holandesa).A intenção é fazer de Goiânia a terra da Holanda no Brasil durante a Copa
....................................................................
DE OLHO NAS SUB-SEDES (II)

Também Tocantins iniciou seu lobby na disputa de uma das sub-sedes do Mundial. Com aval do governador (rubro-negro) Siqueira Campos, a cidade de Palmas começou a trabalhar no sentido de convencer a Fifa a torná-la numa sub-sede.A candidatura tocantinense ganhou força durante a realização do 37º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos realizado em Palmas ,na semana passada,quando o secretário da Juventude e Esportes, Olintho Neto,abordou o tema “O Tocantins rumo à Copa 2014, apresentando aos congressistas um vídeo que mostra o potencial de Palmas e Araguarina.Muito justo!Palmas merece!
.......................................................................
ESTÁDIOS CANDANGOS

Urge que o Governo do Distrito Federal agilize o projeto de reforma dos quatro estádios indicados para treinos das seleções que formarão o grupo de Brasília na Copa .A avaliação do trabalho de recuperação dos membros do Comitê de Inspeção da Fifa acontecerá em junho .Os estádios indicados pelo GDF são o Agostinho Lima (Sobradinho), Bezerrão (Gama) ,Cave) Guará II e Serejão(Taguatinga) .
...........................................................................
O NOVO REI DO FUTEBOL

(Iata Anderson)













Calma, ainda não. Não sou daqueles que gostam de comparações, até porque elas tendem a cometer injustiças. Mas não exagero ao dizer que o argentino Messi é o melhor jogador do mundo. Escrevi isso há três anos numa coluna publicada no Jornal dos Sports. Quando comparado a Maradona, Pelé, o verdadeiro Rei do Futebol, dizia que para ser nivelar a ele o argentino teria que ganhar, entre outras coisas, três copas do mundo, o que só ele conseguiu e talvez nenhum outro jogador conseguirá.
Messi é acima da média, nenhuma novidade. Talvez chegue mais perto de Pelé que qualquer outro jogador. Isso, somente o tempo vai determinar, dependendo da historia que ele escrever em campo. Por enquanto a tendência é essa. Seria injustiça, com ele, fazer qualquer comparação com o maior jogador de todos os tempos que, com a idade do atacante do Barcelona era tetra campeão mundial. Duas vezes com a seleção brasileira, duas com o Santos.
Os tempos mudaram e Messi terá muito mais divulgação, o que será favorável. Seus feitos serão vistos por mais gente. Muito mais. Não é justo, no momento, fazer comparações com o brasileiro. Há uma tendência a comparar os dois argentinos, o que parece razoável. Mesmo assim, Maradona leva vantagem porque sua história está escrita, Messi está escrevendo a dele. Daí o perigo das comparações, particularmente as condições atuais em relação às do passado.
Messi é fantástico, como foi Maradona. Pode encerrar a carreira sem ganhar uma copa do mundo, o que em nada desmerece sua genialidade. Há quem use esse argumento tolo, sem nenhuma sustentação. Seria como questionar Di Stéfano, Puskas, Eusébio, Yashim, Zizinho, Cruyiff, Zico e tantos outros monstros sagrados do futebol mundial. Esse tipo de argumento é muito pobre.
Dizer que o atacante do Barcelona não joga na seleção o que faz no seu time é outra tolice. Evidente que há uma séria de fatores que impedem isso. Posicionamento em campo talvez seja o maior problema. Companheiros de time, sistema de jogo, tempo de convívio com o grupo, disposição tática da equipe e o entrosamento quase perfeito do time catalão pelo tempo que joga junto são fundamentais. Se fosse espanhol, com certeza teria sido campeão mundial. Mas isso é questão de tempo.
Não sei como será a decisão da Champions, entre Barcelona e Manchester, mas uma coisa é certa. Independente do que fizer em campo, com certeza não será pouco, nenhum jogador fez mais que Lionel Messi na temporada que está se encerrando na Europa. Foi o destaque do futebol mundial, será eleito, com sobras, o craque do ano, mais uma vez. Com justiça, porque nada é mais encantador que vê-lo jogar. Maradona e Messi são fantásticos. Quem é o melhor é questão de tempo. Por enquanto a coroa de vice-rei está com Don Diego.

(Obs- Iata Anderson (RJ) é jornalista e representante da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos-ABCD- no Rio de Janeiro)
............................................................
EU JÁ SABIA

Apesar das muitas promessas-e alguns absurdos-, aconteceu o que eu já previa: o Botafogo estréia no Brasileirão com o mesmo timeco que se despediu do Carioca e da Copa do Brasil.Nem Gilberto, nem Diogo, nem Ricardinho (para quê),Valdívia e ,muito menos, Seedorf. Francamente, é muita inércia e falta de alcance profissional. Com os recursos para contratar um Diogo ou Seedorf, o Botafogo faria excelentes contratações aqui e na América do Sul. Coitado do Maicosuel...
.................................................................................
STAND Up Padlle

Com a presença de mais de 50 atletas náuticos de Brasília e de todo o Brasil, será disputado domingo, a partir das 9 horas,no Clube Naval,a II Campeonato de Cross Up.Trata-se de um esporte novo e vem inovando na arte do uso da prancha.Vale à pena conferir.
...............................................................................
PLACAR MORAL

Copa do Brasil

Vasco 1 X 1 Avaí
Ceará 1 X 2 Curitiba

Libertadores

Santos 2 X 1 Once Caldas
...........................................................................
OPINIÃO

É mesmo muita desfaçatez. E, como virou moda, Brasília e seus habitantes é que pagam o pato. Um governo incompetente que não não consegue nem implodir com êxito um estádio de futebol, não tem qualificações para exigir que Brasília faça o jogo de abertura da copa do mundo de 2014. O desgoverno atual deveria acender uma vela a Deus e outra a CBF, por Brasília já ser uma das sedes da Copa e, agora, também uma das capitais que receberá jogos da Copa das Confederações, em 2013. Francamente, desmontem o palanque eleitoreiro e começem a trabalhar pela coletividade. Os problemas que afligem os brasilienses são imensos e cada vez mais assustadores e precisam urgentemente ser solucionados.

Vicente Limongi Netto (Jornalista-DF)
...................................
CROC_S

Se não sabiam, anotem: o Guangzhou, clube que reune o maior número de jogadores brasileiros ,com 14 pontos ganhos, é o líder absoluto do campeonato chinês,que reune l6 equipes. Os brasileiros são o meia Renato Cajá(ex-Botafogo) Muriqui (ex-Atlético-MG), Cléo(que atuava na Sérvia) e Paulão (ex-Grêmio)./// BRASÍLIA perdeu sua principal referência no tênis com o fechamento da Academia de Tênis de Brasília, fundada pelo saudoso médico José Farani(Lago Sul).A área foi vendida na semana passada para duas construtoras./// NÃO sei exatamente o que houve para o Brasiliense perder o interesse na continudade do Iranildo no clube.Uma coisa, no entanto,é certa: apesar dos sete títulos que ajudou o Jacaré a conquistar, em alguns momentos não foi o profissional que dele se esperava.Pode ser uma das razões.Pode ser...///A CBF,com a liberação da área, pretende apresentar o novo Centro de Treinamentos da seleção brasileira antes da Copa das Confederações.A nova sede administrativa da entidade abrigará ainda o Museu do Futebol.///TEM gente em São Paulo apostando que a abertura da Copa acontecerá mesmo é no Morumbi.///AINDA sobre o impasse da abetura do Mundial, nos bastidores da crônica esportiva mineira o bochincho é o de que o governo (com apoio de Aécio Neves e bancada em Brasilia) do estado está esperando à novela do Itaquerão baixar para fazer uma proposta a Fifa.No caso -e com a aval da CBF-, irrecusável! Afinal,como diz o ditado ! Minas trabalha em silêncio” .///É isso aí!
..........................................................
JUSTIÇA

FERJ É CONDENADA: HUMILHAÇÃO A FUNCIONÁRIO

Ser destituído de suas funções no trabalho, sem realocação em nenhuma outra; ficar diariamente sentado em um sofá, em frente ao elevador, expressamente proibido de falar com os colegas de trabalho e, para completar o quadro inusitado, receber salário com atraso.
A conjugação de todos esses fatores representa a situação constrangedora a que foi submetido um empregado da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro – FERJ, por aproximadamente cinco meses. O caso foi analisado pela Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho, sob a relatoria do ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho.
Segundo as informações oriundas do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), o empregado ficou exposto a essa condição desfavorável, por determinação do presidente da FERJ, de setembro de 2006, época em que o novo presidente assumiu o comando da Federação, até janeiro de 2007.
Nesse período, além de não dispor de acomodação nas dependências da empresa nem desenvolver nenhuma atividade e receber salário com atraso, o trabalhador foi alvo de deboches por parte de seus colegas, também impedidos de lhe dirigir a palavra por exigência do presidente da entidade.
Ao analisar o caso, o Regional reconheceu o direito do empregado à indenização por danos morais, mas considerou excessiva a quantia de R$ 60 mil fixada na sentença inicial e reduziu-a para R$ 7.817,40 (equivalente à maior remuneração) por ano de trabalho. O empregado insurgiu-se contra essa decisão e recorreu à instância superior buscando a majoração do valor.
O relator do processo na Primeira Turma, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, enfatizou que a conduta do empregador remonta a "técnicas perversas muito antigas" que visam desestabilizar a vítima, a fim de provocar o pedido de demissão pelo empregado. Desse modo, observada a evidência do assédio moral, inconteste e grave, a Turma ateve-se à justa reparação pelo assédio moral praticado e pelo dano moral daí decorrente.
Em face da situação de absoluto ostracismo imposta ao trabalhador, o ministro Vieira de Mello, ainda no julgamento do agravo de instrumento, aludiu à "indústria do dano moral" e observou que se estaria "criando um patamar mínimo de civilidade nas relações do trabalho".
Considerando a gravidade da situação vexatória e humilhante vivida pelo empregado, o patente assédio moral, a capacidade econômica da Federação de Futebol e o caráter educativo e punitivo da condenação, o relator afirmou não ser razoável a fórmula de fixação do valor indenizatório adotada pelo Regional, que levou em consideração apenas o tempo de serviço prestado, não atendendo, assim, aos critérios da razoabilidade, da equidade e da proporcionalidade que orientam a fixação das indenizações.
O ministro apontou ainda ofensa ao artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal, que assegura o direito à indenização pelo dano moral decorrente da violação à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas.
A Primeira Turma, seguindo o entendimento do relator, unanimemente acolheu o pedido do trabalhador e restabeleceu integralmente a sentença de primeiro grau, que fixou o valor da condenação em R$ 60 mil.
( RR 8690-20.2010.5.01.0000 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário