Foto- Francisco Stuckert
DE NOVO ,O CANECO É DO JACARÉ
Se diante da reação do Gama na fase semifinal o título do Brasiliense foi justo? Claro que sim, amigos, claro que sim. O Jacaré chegou ao final do returno com 13 pontos de diferença sobre o segundo colocado. Injustiça ,pois, seria perdê-lo no quadrangular(o que por pouco não aconteceu).O Gama pagou pelo que não fez no todo da competição, quer em decorrência dos problemas internos, quer pelo pecado de começar a se arrumar apenas em meio ao campeonato.
O fato de por pouco não ter sido alijado do quadragular final em razão da vitória do Botafogo-DF sobre o Fromosa ,não tem como apagar a inegável melhor campanha que o Amarelão fez nos dois primeiros turnos. Se o Formosa não teve competência para impedir a derrota para o alvinegro,o problema é dele. Futebol não se restringe a um jogo, mas a todos os jogos.E no último, a equipe sucumbiu Cabe aí a indagação: quem sabe, não foram os Deuses do Futebol que detectaram a injustiça que ocorreria e decidiram intevir a favor do Jacaré na derrota do Formosa para o alvinegro?
Sabmos todos que, no futebol e em muitas outras atividades,inlusive na política,ser vice não representa muita coisa.No futebol essa esppecie de sentimento é muito mais forte. Torcedor não aceita o título de vice.É assim até com a Seleção Brasileira.Mas pelo seus jogadores passaram,pelas dificuldades que enfretram dnentro e fora das quatro linhas (principalmente fora,com os salários atrasados epassando necessidades,etc),esse vice do Gama,para mim foi altamente significativo. Foi, sim, o vice da elevada conduta profissional, da determinação, respeito à sua Fiel galera e ao futebol .E,ainda ,pelo desenvolvimento da equipe contra equipes bem mais estruturadas. Daí o reconhecimento da galera que compareceu ao empate de 0 X 0 na Boca do Jacaré ,que após a partida recepcionou os jogadores como se campeões fossem. E também foram, sim, senão pela conquista do título ,mas pelo que expus acima, pelas dificuldades que passaram e disposição e integridade mostradas no gramado. Honraram a camisa do clube,. e brindaram sua galera com garra e bom futebol. Aplausos, pois,também aos seus torcedores, que compareceram em grande número do Serejão.provando ser a maior e mais Fiel galera do futebol candango. .
Então, amigos, fim de novela! Salve o Brasiliense, campeão de fato e de direito do Candangão 2011. Em 9 ou 10 anos de existência no futebol, conquistar oito títulos, querem contestar o quê Qual a dúvida?É isso aí!
........................................................
M I C O
O Mico da noitada foi a demora da federação para fazer a entrega da taça aos jogadores. Quando decidiu fazê-lo, quase 15 minutos após o encerramento da partida, 80% da torcida já havia deixado o estádio.O Mico de número 2, foi encenado pela galera do Jacaré,que poderia, sim,esperar um pouco mais para saudar seus jogadores.Até as organizadas foram embora. Fosse no Gama, duvido que seus torcedores arredassem pé do estádio.Duvido.
............................................................................
REALIDADE
O futebol candango tem ,sim, de reconhecer e agradecer aos Deuses do Futebol os surgimentos do Brasiliense e do Botafogo-DF no futebol candango. Não os tivéssemos ,e não sei o que seria do futebol da cidade na atual conjuntura ,quer em em termos de competividade,quer em motivação.Quer queiram, quer não , adversários ou não, todos devem vem muito ao empresários Luiz Estêvão e Walter Theodoro, respectivamente .O mais é politicalha e conversa fiada de maus perdedores, na condição de insufladores do festival de idiotice e inércia que domina o futebol brasileiro.
.............................................................................
IMPRENSA GUERREIRA
Uma vez mais, a crônica esportiva brasiliense mostrou sua incontestável importância e pujança de competência no acompanhamento e motivação dos torcedores ao longo do Candangão. Uma coisa, amigos, é motivar grandes torcidas, possuidoras de grande tradição e clubes de ponta no cenário do futebol brasileiro e mundial.Outra bem diferente, mas muito diferente, é trabalhar e manter a motivação nos torcedores de clubes de menor expressão, de um futebol cujos representantes no Campeonato Brasileiro se encontram nas séries secundárias e que sequer conseguiram passar da primeira fase na Copa do Brasil.Não é fácil não, amigos.É dose para elefante!
Ainda assim, em meio a tantas dificuldades, essa crônica, principalmente as equipes das emissoras de rádio, conseguiu a proeza de, nos dois últimos jogos, levar ao Bezerrão e a Boca do Jacaré,respectivamente, perto de 40 mil torcedores (já que os não pagantes,os chamados bicões,nos dois jogos chegaram a mais de 6 mil ). Claro que a TV e jornais tiveram boa parcla na condução desse proesso. Mas as rádios,indiscutivelmente, foram o carro-chefe da mídia.
A essa mídia esportiva do rádio, principalmente, rendo minhas maiores homenagens pelo trabalho ,esforço e dedicação para fazer chegar aos torcedores o noticiário diário e cobertura dos jogos do Candangão, do Gama ,Taguatinga a Formosa, enfim, em todos os estádios onde foram disputadas partidas do nosso futebol. Afinal, o fazem (e bem) em meio a sérias adversidades, muitas vezes tirando dinheiro do bolso,da família, para pagarem os espaços e manter a programação no ar.Tudo é pago,amigos.Não se trata de chegar e encontrar tudo pronto. Chegar,sentar ,apresentar os programas e realizar as transmissões.Nada disso! Vai muito além. No bojo de cada esquema ,estão o pagamento do espaço das rádios, linhas telefônicas, compra, transporte e manutenção do material e pessoal levado aos estádios e o pagamento dos profisssionais (que buscam patrocinadores para mantê-los) O ouvinte não faz ideía da luta de um Ailton Dias( Bandeirantes) Neder Cássio(Super Brasilia),Márcio Mol (Rádio Redentor), do Rener Lopes (site Revista do Esporte), Eduardo Castro (Esportes Candango), Fábio Sanos (rádio Fibra),enfim,para se manterem no ar. É guerra, amigos, guerra mesmo. É correr atrás de patrocinadores o tempo inteiro.Muitas vezes,de migalhas,já que os grandes patrocinadores só querem investir nos grandes centros e os empresáriod do DF,salvo raras exceções, mal se importam com o que ocorre no esporte da cidade ( e em outos segmentos também).
A Copa está aí.E as nossas emissoras de pires na mão, algumas sujeitas a desaparecer, por falta de incentivo, de patrocinadores. E convenhamos: chegar a uma Copa sem emissoras locais a acompanhar os acontecimentos, seria a vergonha derradeira para a Capital Federal em termos de Mundial.
Parabéns companheiros da crônica esportiva brasiliense.Vocês são uns herois ! É isso aí!
Obs- Quarentona,válido será lembrar também, que a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos-ABCD-infelizmente é uma das 4 entre as 27 associações da crônica esportiva nacional que não recebe qualquer apoio e sobrevive apenas das anuidades dos seus 302 associados ( pagantes). Recentemente, até a do Acre foi agraciada com 1% da renda dos jogos dos seus clubes na Taça do Brasil e BrasileirãoE ainda,do governo do Estado .Já na Capital da República,cuja renda per capita é a mais alta do país ...
.................................................
DIA DA CRÔNICA ESPORTIVA
Liderados pelo presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace), jornalista Aderson Nogueira, os presidentes das 27 associações filiadas estarãoreunidos no Distrito Federal em outubro(data ainda ser confirmada) Na agenda, a celebração da criação da data nacional do cronista esportivo.A proposta, que será enviada mês que vem ao Congresso, é da lavra do senador Álvaro Dias(PA),que antes de seguir a carreira política foi cronista esportivo em Curitiba.A Abrace e a Associação Brasiliense de Cronistas Esportivos (ABCD/DF) caminharão juntas na organização do evento.
........................................................
PLACAR MORAL
CANDANGÃO
Brasiliense 2 X 1 Gama
MINEIRO
Cruzeiro 1 X 1 Atlético Mineiro
GAÚCHO
Inter 4 4 X 3 Grêmio
GOIANO
Atletico 2 X 1 Goiás
SANTA CATARINA
Chapecoense 2 X 1 Avaí
BAIANO
Vitoria 1 X 2 Bahia de Feira de Santana
PERNAMBUCANO
Sport 0 X 0 Santa Cruz
PAULISTÃO
Santos 3 X 1 Corinthians
......................................................
MANCHETES IMPOSSÍVEIS
Ronaldo Fenômeno voltará ao ataque do Timão no Brasileiro
Romário e Edmundo podem reforçar o América na Copa do Brasil
Botafogo contrata Riquelme e quer Kaká para o Brasileirão
Infraero inaugura até janeiro de 2013 o novo Aeroporto de Brasília
Clubes brasileiros saldam suas dívidas com a Justiça Trabalhista
.......................................................
O P I N I Ã O
Com a euforia do bi-campeonato paulista, surgem as comparações tolas, desnecessárias e apressadas. Não só de torcedores, mas principalmente de analistas esportivos. Neymar joga muito, mas ainda não pode ser considerado gênio, muito menos, ser comparado com Pelé. Não estraguem o garoto. Pelé foi campeão do mundo com pouco mais de 17 anos de idade. Naquela seleção de 58 jogou copm jogadores fabulosos, como Garrincha, Nilton Santos, Zito e Didi. Nascia o gênio Edson Arantes do Nascimento, o inigualável Pelé que encantaria o mundo. Neymar trilha o caminho certo. Porém, só poderá ser chamado de gênio, se ganhar a Copa do Mundo de 2014 para o Brasil.
Vicente Limongi Netto
(Jornalista-DF)
.....................................
BEM FEITO
Que o estádio será implodido, não tenho dúvida.Nem que tenha de usar uma bomba do tipo daquelas que os norte-americanos jogaram em Hiroshima e Nagasaki.Agora,mais do que nunca, trata-se de “ questão de honra para os técncicos e...para o GDF”,que decidiu trocar o nome do estádio para o besteirol elitista“Estádio Nacional de Brasília(coisa que somente aconteceu no futebol até l930,quando falsos nacionalistas impingiam esses rótulos aos estádios dos seus países. A frustrada tentativa de implosão do Mané Garrincha, neste domingo,pode representar,sim,que os Deuses do Futebol são contra e que estão prontos para punir os responsáveis pela implosão e troca do nome do estádio.
............................................................................................
Mané Garrincha duro na queda! Falhou a implosão das arquibancadas
( Por: Sergio Porto)
Na tarde deste domingo, a atração para os moradores da Capital do Brasil, como também os que a visitavam, era a implosão das arquibancadas cobertas e setor de tribunas do estádio Mané Garrincha, que está sendo totalmente reformado, visando a Copa das Conferações de 2013 e Copa do Mundo de 2014. Entretanto, após duas tentativas de acionamento dos explosivos, a estrutura de concreto continuou em pé.
O engenheiro Daniel Ornelas, gerente de operações do consórcio responsável pelas obras, explicou que a primeira das três fileiras de fogo, não funcionou. Uma nova data será marcada, para outra tentativa de demolição da arquibancada do estádio Mané Garrincha, em Brasília.
NOTA OFICIAL DA EMPRESA RESPONSÁVEL PELA OBRA
O Consórcio Brasília 2014, responsável pela reforma do estádio Mané Garrincha, vem esclarecer aos veículos de imprensa sobre a demolição das arquibancadas:
- O descalçamento da estrutura (termo técnico utilizado para este tipo de demolição com uso de explosivos) não ocorreu após dois comandos dados pelos engenheiros destacados para a operação;
- A partir da não ocorrência do descalçamento, conforme planejado pelo Consórcio Brasília para as 15h30 deste domingo (15/mai), os técnicos contratados para o serviço procederam uma vistoria para detectar as possíveis causas;
- Feita a vistoria, foi constatado que houve interrupção na linha de acionamento (cordel detonante) dos explosivos. Apenas parte deles foi detonada;
- Embora não seja comum, em todo tipo de descalçamento dessa magnitude existe a probabilidade da interrupção na detonação;
- O Consórcio concluirá sua vistoria e análise dos procedimentos, juntos aos técnicos contratados, nesta segunda-feira, quando será divulgada a nova data para a conclusão do descalçamento - que acontecerá com a maior brevidade possível;
- O Consórcio esclarece que todos os procedimentos foram feitos com absoluto respeito às normas de segurança, postura que continuará embasando todas as etapas do processo.
.......................................................................
C R O C _ S
NOTA mil para a organização do 37° Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos promovido na semana passada (11 a 14) na cidade de Palmas(TO).///O EVENTO ,que teve à frente a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado do Tocantins, liderada pelo presidente ,jornalista e professor Gilberto Correa e seu vice, jornalista Salomão Wenceslau, foi considerado pelos presidentes das entidades estaduais como um dos cinco melhores da história dos congressos da Associação Brasileira de Cronistas Esporivos.///ROMÁRIO ,presente ao encontro, atuou meio tempo pelo time dos jornalistas esportivos.O jogo foi no estádio Nilton Santos e a renda revertida para uma instituição beneficente de Palmas./// LOGO após o jogo, por volta das 22 horas, o Baixinho tomou um avião para o Rio de Janeiro./// NEGUINHO da Beija-Flor já decidiu: vai se filiar ao PC do B. O objetivo da filiação é concorrer a prefeito de Nova Iguaçú(RJ) nas próximas eleições.A idéia (quase obrigação que lhe foi imposta), é da familia Abraão, a manda-chuva da escola de samba de Nilópolis.E como rezA o ditado, “manda quem pode,obedece quem tem juízo”.///A COLUNA abordará todos os itens debatidos no encontro na próxima edição. É isso aí!
.............................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário