PLACAR MORAL
Copa América
Peru 5 X 2 Venezuela
Brasileiro
Série A
Atlético-PR 1 X 0 Botafogo
São Paulo 2 X 3 Atlético GO
Flamengo 2 X 0 Ceará
Série D
Marilia 2 X 0 Brasiliense
...................................................
HOJE É DIA DE TORCER E PEDIR A AJUDA DOS DEUSES DO FUTEBOL PARA O GAMA E O FORMOSA. O GAMA CONTRA A ANAPOLINA,NO JONAS DUARTE,E O FORMOSA EM CASA,CONTRA O SÃO MATEUS, NA SUA CRACRINHA. QUANTO AO JACARÉ, “SAMBOU” DIANTE DO MARILIA ,EM SÃO PAULO. MENOS MAL QUE VENCEU DO MADUREIRA NA PRIMEIRA RODADA. MAS A JOGAR APENAS O QUE JOGOU NAS DUAS PARTIDAS, Hummmmm...SEI NÃO.
...............................................................................
GOL CONTRA
Não sei onde o Ronaldinho Gaúcho e o Thiago Neves estavam com a cabeça quando alardearam aos quatro ventos que provocaram o recebimento do terceiro cartão amarelo para se pouparem contra o Ceará e voltarem a equipe em jogos considerados mais importantes para o Flamengo. Burrice dupla! Verdadeiros réus confessos perante a legislação esportiva.
Apesar de achar que o técnico Vanderley Luxemburgo tem razão para chiar contra a atitude dos jogadores , já que desconhecia a intenção
da dupla, entendo que o técnico também não deveria ir a público escrachá-los. Convenhamos que o Luxemburgo jogou contra o patrimônio . Lavar a roupa suja internamente, seria o mais coerente e conveniente. O que fez foi botar mais lenha na fogueira.Ao expressar publicamente sua insatisfação pela mídia, apenas chamou ainda mais á atenção do STJD para a ocorrência de fato disciplinar e antiético dos seus jogadores.O que lhes poderá até custar uma punição de até dez jogos (isso não vai acontecer, é claro), se um procurador da justiça desportiva decidir enquadrar os atletas.
Recentemente, tive oportunidade de ouvir alguns conselheiros rubro-negros se posicionarem contra as constantes declarações do técnico sobre assuntos que absolutamente não lhe dizem respeito. Como esse, que é da alçada da diretoria, apenas dela. Que a dupla deve ser advertida, punida, seja o que for ,disso não tenho dúvidas. A menos, evidentemente, que queiram ver o Flamengo virar autêntica casa da Mãe Joana. Mas que o Luxemburgo não tem nada a ver com o assunto perante a mídia e o que fez foi dar munição ao inimigo, também é fato indiscutível. E, afinal, ele é tão empregado do Flamengo como qualquer jogador, o massagista,roupeiro, etc. É isso aí!
........................................................................................................................
CAIO JÚNIOR SALVA O EMPREGO
DE RENATO GAÚCHO:ATLÉTICO 2 X 1
Santiago García marcou os dois gols do Atlético-PR na partida deste sábado
Foto: Agência Lance
Após 11 jogos, o Atlético-PR enfim venceu no Campeonato Brasileiro de 2011. Com dois gols do uruguaio Santiago "Morro" García, a equipe rubro-negra derrotou o Botafogo por 2 a 1, neste sábado, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Até a partida deste sábado, o time paranaense tinha empatado dois jogos e sido derrotado em oito oportunidades. Apesar do triunfo, a situação na tabela não muda para o Atlético-PR. Com cinco pontos, a equipe segue na lanterna da competição. Já o Botafogo, com 16 pontos, perde a chance de encostar no G-4.
O grande destaque da partida foi o atacante Santiago García. O uruguaio, que foi contratado junto ao Nacional-URU por uma valor de aproximadamente R$ 7, 7milhões, fez os dois gols do duelo e foi decisivo na vitória atleticana. Já no final da partida, o jogador foi substituído se foi muito aplaudido pela torcida.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético-PR visitará o Ceará na próxima quinta-feira. Um dia antes, o Botafogo receberá o Avaí.
...............
OPINIÃO
Começa a ficar preocupante a situação do Botafogo no Campeonato Brasileiro.Não falo da posição na tabela, mas dos constantes erros observados, como a insegurança do técnico Caio Junior com relação a escalação dos jogadores que lhe foram impostos pela diretoria como garantia de bons reforços. O Caio está sem critério e,pelo visto, perdido em meio a possíveis imposições, da diretoria ou de empresários .Lamentável sua insistência na escalação do Maicosuel,até aqui um figurante sem qualquer utilidade prática e que, a continuar vaiado, poderá se constituir num sério problema para o clube. Renato, a principal contratação, foi apático na estréia e pior ainda diante do Atlético.Quanto aos demais, sem palavras...E o pior: a cada jogo, o Caio promove entre quatro ou cinco novas alterações, com direito a caras novas. Não há conjunto que resista.A fase começa a ficar tão ruim que já vem sobrando até para o bom goleiro Jefferson. O segundo gol do Atlético vai para a sua conta. Saiu atrasado do gol e o Morro caiu-lhe por cima. Em suma: mais duas derrotas e o Botafogo começará a ter de brigar para não despencar ainda mais na tabela..Quanto ao Caio Junior...Bem, conseguiu manter o emprego do Renato Gaúcho.Afinal foi a primeira vitória do time paranaense na competição.Chega ou querem mais:
(Jorge Martins)
......................................
Saldo da Copa America
.
Saldo da Copa América até hoje: 1 pato;1 ganso; 1 mareco ( jogador do Paraguay ) ;2 frangos; 4 micos, 1 cavalo paraguaio e 1 zebra venezuelana; Errar é o mano ...
..............................
DOIS TOQUES
(Iata Anderson)
FAIR PLAY NÃO É PARA BRASILEIRO
Com certeza estou falando de jogador de futebol. Há muito tempo esse tema é discutido por aqui, sempre que algum fato novo acontece, na Europa principalmente. Houve um caso, na Holanda, de um jogador que ao devolver a bola para o adversário, recuando para o goleiro, acabou marcando um gol, sem querer. Sua equipe esperou a saída de bola e todos os jogadores ficaram parados, permitindo ao adversário marcar o gol, deixando tudo como estava no placar. Não queremos tanto. Até porque o fair play no existe na regra do jogo.
De tanto ouvir falar, e jogador é assim, passaram a copiar, mas à moda brasileira. Se um time estiver atacando e chutar a bola pela lateral, para atendimento a um jogador adversário, essa devolução será feita lá atrás, para o goleiro, quando a bola deveria ser posta para fora no mesmo lugar de antes. Virou Brasil. Uma coisa grosseira, descabida, vergonhosa. Deveria ser proibido em nossos campos, tamanho a desfaçatez desses pseudo-craques.
O lance ocorrido no jogo Flamengo e Palmeiras, pela décima rodada do campeonato brasileiro deveria ser a gota d’água nessa prática absurda usada em nossos gramados. Pior que isso é ouvir comentários pobres, infelizes, sem nenhuma sustentação, como acontece toda vez que há um fato novo. O menos culpado de tudo foi o jogador Kleber, que pagou a conta por estar costumeiramente envolvido em confusões dentro do gramado.
Como acertou o árbitro gaucho Pedro Vuaden. O lance foi interrompido para atendimento a um jogador do Flamengo e a continuação da partida teria que ser feita através de uma “bola ao chão”, como determina a regra. Não há necessidade de dois ou mais jogadores. Basta que o time que estava em poder da bola retomar as ações e continuar normalmente o jogo, assim que a bola tocasse o gramado, como diz a regra.
Simples, se os jogadores do Flamengo conhecessem a regra. Bastava retomar a posse de bola e estaria tudo resolvido. O Kleber alertou para esse detalhe. Falou duas vezes. Ninguém se manifestou e ele saiu jogando, tomou a iniciativa, o que deveria ter sido feito pelos jogadores cariocas. Um absurdo de desconhecimento, ignorância total das leis que regem a profissão. É bom dizer que não é apenas jogador do Flamengo que não lê o livrinho de regras. Nenhum lê. Ou quase isso.
.Obs- Iata Anderson é jornalista e representante da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos no Rio de Janeiro
.............................................................................................
Copa América
PERU VENCE A VENEZUELA.
Guerrero marcou três gols e assumiu a artilharia da Copa América com cinco gols
Foto: Miguel Angel Bustamante/Terra
Em uma Copa América repleta de surpresas e equilíbrio, Peru assegurou no final da tarde deste sábado a terceira colocação do torneio. Abusando dos rápidos contra-ataques e de uma postura cautelosa, a equipe comandada pelo técnico Sergio Markarián derrotou a Venezuela pelo placar de 4 a 1 e se confirmou como a principal surpresa da competição. William Chiroque e José Paolo Guerrero, três vezes, asseguraram o triunfo. Juan Arango, por outro lado, descontou para a Venezuela.
E o grande destaque da partida realizada em La Plata acabou sendo o atacante do Hamburgo. Com os três gols assinalados diante da Venezuela, Guerrero chegou aos cinco na competição e se isolou na artilharia da competição. O peruano só não terminará na artilharia caso o uruguaio Luís Suárez anote três tentos na decisão da Copa América, que será disputada neste domingo, contra o Paraguai, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.
............................................................................................................
SINALIZAÇÃO
A quase certeza dada pela Fifa ao governo do Estado de São paulo de que o jogo inaugural da Copa 2014 será no Itaquerão, deverá trazer ao Distrito Federal autoridades ligadas à Copa. O objetivo é desmotivar o GDF de construir um estádipo com capacidade para 70 mil pessoas,por não fazer mais sentido brigar pela abertura.As outras cidades que ambicionam o jogo inaugural, Belo Horizonte e Salvador, também serão conscientizadas de que não existe mais chace da entidade internacional elegê-las como local da primeira partida do Mundial.
...........................................................................
CASCATA PAULISTA
Cartolas mais inteirados do acordo do Corinthians com a Odebretch, afirmam que o custo total da obra do Itaquerão ficará bem acima dos 820 milhões anunciados pelo clube.Nesse cálculo inicial, destacam não estar incluído gasto com à retirada dos dubos da Petrobrás, estimado em 25 milhões,qu terá acréscimo da inflação acumulada.Acham que o total da obra deverá atingir um bilhão de reais, pouco menos que o orçamento antigo apresentado pela Odebretch. Ou seja, quase o valor da obra do estádio Mané Garrincha.
.....................................................
MENTIRA CARIOCA
! Eu não vou escolher construtora,não vou comprar nada com dinheiro do governo.Não vai ter dinheiro público na Copa”.( De Ricardo Teixeira,presidente da CBF,em 2007)
.....................................................
MENTIRA FEDERAL
“ Os estádios será construídos com dinheiro privado.Não haverá um centavo de dinheiro público para estádios.” ( Do ministro Orlando Silva, do Esporte, em 2007).
......................................................
MENTIRA ESTADUAL
“ Não tem sentido colocar dinheiro público em estádios.Deve ser dinheiro privado.” ( Do Govenador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em 2010).
..........................................................
MENTIRA MUNICIPAL
“Mesmo que São Paulo tenha recursos, eles não serão dirigidos para estádio, e sim para outros projetos” (De Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, em 2010).
................................................
E TOME GRANA!
O custo do Itaquerão para se tornar o estádio da abertura da Copa 2014 aumentou novamente.O governo do estádio admitiu esta semana que viabilizará mais R$ 50 milhões em estruturas e arquibancadas provisórias para a arena do Timão. Esse gasto poderá chegar a 70 milhões.De onde sairá a grana? Do contribuinte, claro! Do meu, do seu, do nosso dinheiro!
........................................
BOLA FORA
Enquanto a grana jorra para o Itaquerão, auditoria realizada pelo Tribunal de Contas de São Paulo e divulgada esta semana, revela que a fila para exames no atendimento da rede pública paulistana chega a demorar dois anos ,sobretudo por falta de médicos , enfermeiros, atendentes e instalações adequadas. Pois é...
................................................
O RIDÍCULO
Penteado de Fábio Ferreira chamou atenção na derrota do Botafogo para o Corinthians -
Foto: Agência Lance
Não importa se alguns gostam ou não. O fato é que com esse tipo de corte, no meu time esse bobo da corte não atuaria.E não me venham com a história de ter personalidade para entrar em campo ou sair nas ruas dessa maneira. Primeiro,porque está apenas a copiar o que outros tantos já fizeram, como o Fenômeno, Robinho e Neymar, dentre alguns. O corte pode ser diferente, mais agressivo até. Não importa. Trata-se, sim, de um plagiador barato.O que esses tipos deviam fazer,sim, era jogar mais e inventar menos.Não passam de rídículos paparicados .É isso aí!
.................................................................................................
BOLA MURCHA
Classificada ou não para à final e tendo na boazuda morenaLarissa a referência das suas apresentações na Copa América, ainda assim a nossa Bola Murcha da semana vai para a medíocre campanha da seleção do Paraguai.Chegar a uma final com cinco empates, só mesmo no futebol sul-americano. Sua trajetória deixou claro o baixo nível técnico da competição e a necessidade urgente de Brasil e Argentina reverem o motivo de suas vexaminosas participações.
...........................................................................
BABOSEIRA
Dunga perdeu ótima oportunidade para ficar calado. Ao afirmar em entrevista na Rádio Guaíba (RS) ter ficado com parte do ego feliz pela eliminação da Copa América, deixou evidente sua torcida para que outros tantos técnicos e jogadores da seleção também decepcionem a torcida brasileira.Sem cerimônia, disse que o futebol apresentado pela seleção e a consequente eliminação deixou claro porque à época não convocou Ganso e Neymar para a sua seleção. Será que ele se recorda que, como aconteceu agora com o time do Mano, seus “afilhados” naquela malfadada Copa foram eliminados também nas quartas de final? Cala à boca,Dunga!
.............................................................................................
Shooto Brasil
No próximo dia 05 de agosto (sexta), Brasília sediará um dos eventos esportivos mais conceituados de MMA (Mixed Martial Arts). É o Shooto Brasil, etapa Brasília, 24a edição, que acontecerá no ginásio Nilson Nelson com 10 combates e disputas de 2 cinturões sul-americanos. Além disso, o evento contará com as presenças vips dos atletas José Aldo e Pedro Rizo, e ainda das Ring gilrs (Juju pânico e Thaiz Schmitt coelinha da playboy).
.....................................................................
HORA DA VERDADE
Em razão de informações levadas ao ar, sinalizando índices de audiência que não estariam de acordo com a pontuação de cada uma no ranking das pesquisas, a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos-ABCD- informa que solicitou à Associação Brasileira de Cronistas Esportivos- Abrace- ,cópia do último levantamento oficial realizado pelo órgão responsável pela avaliação mensal das emissoras em todo o país,, principalmente dos índices de cada uma no Distrito Federal. Afinal,quem diz o que quer, escuta o que não quer.
...................................................................... .
C R O C _ S
SEGUNDO nota do trepidante e independente jornalista botafoguense Cláudio Humberto, na mira da Fifa por suspeita de corrupção,o presidente da CBF,Ricardo Teixeira,caiu em desgraça com a presidente Dilna Rousseff, que não mais vez atendendo as ligações do cartola e evita recebê-lo no Palácio do Planalto///SEGUNDO ainda Cláudio Humberto, Teixeira teria apelado ao ministro do Esporte,Orlando Silva,para tentar audiência,mas em vão..Nada feito!Verdadeiro cartão vermelho fora das quatro linhas.///NOS bastidores da Fifa, consta que Joseph Blatter iniciou manobra para tirar a Copa de 2022 do Qatar. Blatter acha que, mesmo suspenso pela entidade, Bin Hamman, seu desafeto, concentrará excepcional poder como figura central da organização do Mundial em seu país../// A CBF acertou mais um amistoso para a seleção: dia 11 de outubro,contra o México,em Torreón.Dia l0 de agosto, ao time do Mano topa à Alemanha,em Stuttgart. Os próximos adversários serão ,provavelmente,à Espanha,Itália e a Argentina (dois jogos, lá e cá)./// O NOME do deputado Aldo Rabelo está sendo cotado para uma vaga no Tribunal de Contas da União(TCU).///O APRESENTADOR José Luiz Datena ainda não conseguiu alavancar à audiência da Record no horário do seu programa.A média é de 9 pontos.A esta altura, a emissora esperava dois dígitos.///APESAR da falua de apoio do GDF (pelo menos até agora), as equipes de esportes das emissoras candangas continuam alavando boas audiências na cobertura das atividades dos clubes brasilienses nas Séries C e D do Campeonato Brasileiro.E o mais incrível!Mesmo com todas as dificuldades, acompanhando os clubes nos jogos nos outros estados (até agora, no Rio, em Marilia(SP) e Anápolis(GO.///O INACREDITÁVEL! Nem nos institucionais do GDF sobre esportes (como o que aborda à construção do Mané Garrincha) tiveram qualquer migalha./// JÁ que o Morumbi está decididamente afastado da Copa (por obra e graça do presidente Ricardo Teixeira, que vê o clube como um dos seus grandes desafetos no futebol), em outubro o majestoso estádio tricolor deverá receber shows do garoto Justin Biebber. Com certeza, lotação total! Justin é a sensação da garotada nos States.///
.................................................................................................................
CRÔNICA
Branco, honesto, contribuinte, eleitor, hetero... Pra quê?
Ives Gandra da Silva Martins*
Hoje, tenho eu a impressão de que o "cidadão comum e branco" é agressivamente discriminado pelas autoridades e pela legislação infraconstitucional, a favor de outros cidadãos, desde que sejam índios, afrodescendentes, homossexuais ou se autodeclarem pertencentes a minorias submetidas a possíveis preconceitos.
Assim é que, se um branco, um índio e um afrodescendente tiverem a mesma nota em um vestibular, pouco acima da linha de corte para ingresso nas Universidades e as vagas forem limitadas, o branco será excluído, de imediato, a favor de um deles! Em igualdade de condições, o branco é um cidadão inferior e deve ser discriminado, apesar da Lei Maior.
Os índios, que, pela Constituição (art. 231), só deveriam ter direito às terras que ocupassem em 5 de outubro de 1988, por lei infraconstitucional passaram a ter direito a terras que ocuparam no passado. Menos de meio milhão de índios brasileiros - não contando os argentinos, bolivianos, paraguaios, uruguaios que pretendem ser beneficiados também - passaram a ser donos de 15% do território nacional, enquanto os outros 185 milhões de habitantes dispõem apenas de 85% dele.. Nessa exegese equivocada da Lei Suprema, todos os brasileiros não-índios foram discriminados.
Aos 'quilombolas', que deveriam ser apenas os descendentes dos participantes de quilombos, e não os afrodescendentes, em geral, que vivem em torno daquelas antigas comunidades, tem sido destinada, também, parcela de território consideravelmente maior do que a Constituição permite (art. 68 ADCT), em clara discriminação ao cidadão que não se enquadra nesse conceito.
Os homossexuais obtiveram do Presidente Lula e da Ministra Dilma Roussef o direito de ter um congresso financiado por dinheiro público, para realçar as suas tendências - algo que um cidadão comum jamais conseguiria!
Os invasores de terras, que violentam, diariamente, a Constituição, vão passar a ter aposentadoria, num reconhecimento explícito de que o governo considera, mais que legítima, meritória a conduta consistente em agredir o direito. Trata-se de clara discriminação em relação ao cidadão comum, desempregado, que não tem esse 'privilégio', porque cumpre a lei.
Desertores, assaltantes de bancos e assassinos, que, no passado, participaram da guerrilha, garantem a seus descendentes polpudas indenizações, pagas pelos contribuintes brasileiros. Está, hoje, em torno de 4 bilhões de reais o que é retirado dos pagadores de tributos para 'ressarcir' aqueles que resolveram pegar em armas contra o governo militar ou se disseram perseguidos.
E são tantas as discriminações, que é de perguntar: de que vale o inciso IV do art. 3º da Lei Suprema?
Como modesto advogado, cidadão comum e branco, sinto-me discriminado e cada vez com menos espaço, nesta terra de castas e privilégios.
(* Ives Gandra da Silva Martins é renomado professor emérito das universidades Mackenzie e UNIFMU e da Escola de Comando e Estado do Exército e presidente do Conselho de Estudos Jurídicos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo ).
INCISO IV DO Art. 3º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL A QUE SE REFERE O DR. IVES GRANDA, NA ÍNTEGRA:
"promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação."
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto".
(Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Copa América
Peru 5 X 2 Venezuela
Brasileiro
Série A
Atlético-PR 1 X 0 Botafogo
São Paulo 2 X 3 Atlético GO
Flamengo 2 X 0 Ceará
Série D
Marilia 2 X 0 Brasiliense
...................................................
HOJE É DIA DE TORCER E PEDIR A AJUDA DOS DEUSES DO FUTEBOL PARA O GAMA E O FORMOSA. O GAMA CONTRA A ANAPOLINA,NO JONAS DUARTE,E O FORMOSA EM CASA,CONTRA O SÃO MATEUS, NA SUA CRACRINHA. QUANTO AO JACARÉ, “SAMBOU” DIANTE DO MARILIA ,EM SÃO PAULO. MENOS MAL QUE VENCEU DO MADUREIRA NA PRIMEIRA RODADA. MAS A JOGAR APENAS O QUE JOGOU NAS DUAS PARTIDAS, Hummmmm...SEI NÃO.
...............................................................................
GOL CONTRA
Não sei onde o Ronaldinho Gaúcho e o Thiago Neves estavam com a cabeça quando alardearam aos quatro ventos que provocaram o recebimento do terceiro cartão amarelo para se pouparem contra o Ceará e voltarem a equipe em jogos considerados mais importantes para o Flamengo. Burrice dupla! Verdadeiros réus confessos perante a legislação esportiva.
Apesar de achar que o técnico Vanderley Luxemburgo tem razão para chiar contra a atitude dos jogadores , já que desconhecia a intenção
da dupla, entendo que o técnico também não deveria ir a público escrachá-los. Convenhamos que o Luxemburgo jogou contra o patrimônio . Lavar a roupa suja internamente, seria o mais coerente e conveniente. O que fez foi botar mais lenha na fogueira.Ao expressar publicamente sua insatisfação pela mídia, apenas chamou ainda mais á atenção do STJD para a ocorrência de fato disciplinar e antiético dos seus jogadores.O que lhes poderá até custar uma punição de até dez jogos (isso não vai acontecer, é claro), se um procurador da justiça desportiva decidir enquadrar os atletas.
Recentemente, tive oportunidade de ouvir alguns conselheiros rubro-negros se posicionarem contra as constantes declarações do técnico sobre assuntos que absolutamente não lhe dizem respeito. Como esse, que é da alçada da diretoria, apenas dela. Que a dupla deve ser advertida, punida, seja o que for ,disso não tenho dúvidas. A menos, evidentemente, que queiram ver o Flamengo virar autêntica casa da Mãe Joana. Mas que o Luxemburgo não tem nada a ver com o assunto perante a mídia e o que fez foi dar munição ao inimigo, também é fato indiscutível. E, afinal, ele é tão empregado do Flamengo como qualquer jogador, o massagista,roupeiro, etc. É isso aí!
........................................................................................................................
CAIO JÚNIOR SALVA O EMPREGO
DE RENATO GAÚCHO:ATLÉTICO 2 X 1
Santiago García marcou os dois gols do Atlético-PR na partida deste sábado
Foto: Agência Lance
Após 11 jogos, o Atlético-PR enfim venceu no Campeonato Brasileiro de 2011. Com dois gols do uruguaio Santiago "Morro" García, a equipe rubro-negra derrotou o Botafogo por 2 a 1, neste sábado, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Até a partida deste sábado, o time paranaense tinha empatado dois jogos e sido derrotado em oito oportunidades. Apesar do triunfo, a situação na tabela não muda para o Atlético-PR. Com cinco pontos, a equipe segue na lanterna da competição. Já o Botafogo, com 16 pontos, perde a chance de encostar no G-4.
O grande destaque da partida foi o atacante Santiago García. O uruguaio, que foi contratado junto ao Nacional-URU por uma valor de aproximadamente R$ 7, 7milhões, fez os dois gols do duelo e foi decisivo na vitória atleticana. Já no final da partida, o jogador foi substituído se foi muito aplaudido pela torcida.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético-PR visitará o Ceará na próxima quinta-feira. Um dia antes, o Botafogo receberá o Avaí.
...............
OPINIÃO
Começa a ficar preocupante a situação do Botafogo no Campeonato Brasileiro.Não falo da posição na tabela, mas dos constantes erros observados, como a insegurança do técnico Caio Junior com relação a escalação dos jogadores que lhe foram impostos pela diretoria como garantia de bons reforços. O Caio está sem critério e,pelo visto, perdido em meio a possíveis imposições, da diretoria ou de empresários .Lamentável sua insistência na escalação do Maicosuel,até aqui um figurante sem qualquer utilidade prática e que, a continuar vaiado, poderá se constituir num sério problema para o clube. Renato, a principal contratação, foi apático na estréia e pior ainda diante do Atlético.Quanto aos demais, sem palavras...E o pior: a cada jogo, o Caio promove entre quatro ou cinco novas alterações, com direito a caras novas. Não há conjunto que resista.A fase começa a ficar tão ruim que já vem sobrando até para o bom goleiro Jefferson. O segundo gol do Atlético vai para a sua conta. Saiu atrasado do gol e o Morro caiu-lhe por cima. Em suma: mais duas derrotas e o Botafogo começará a ter de brigar para não despencar ainda mais na tabela..Quanto ao Caio Junior...Bem, conseguiu manter o emprego do Renato Gaúcho.Afinal foi a primeira vitória do time paranaense na competição.Chega ou querem mais:
(Jorge Martins)
......................................
Saldo da Copa America
.
Saldo da Copa América até hoje: 1 pato;1 ganso; 1 mareco ( jogador do Paraguay ) ;2 frangos; 4 micos, 1 cavalo paraguaio e 1 zebra venezuelana; Errar é o mano ...
..............................
DOIS TOQUES
(Iata Anderson)
FAIR PLAY NÃO É PARA BRASILEIRO
Com certeza estou falando de jogador de futebol. Há muito tempo esse tema é discutido por aqui, sempre que algum fato novo acontece, na Europa principalmente. Houve um caso, na Holanda, de um jogador que ao devolver a bola para o adversário, recuando para o goleiro, acabou marcando um gol, sem querer. Sua equipe esperou a saída de bola e todos os jogadores ficaram parados, permitindo ao adversário marcar o gol, deixando tudo como estava no placar. Não queremos tanto. Até porque o fair play no existe na regra do jogo.
De tanto ouvir falar, e jogador é assim, passaram a copiar, mas à moda brasileira. Se um time estiver atacando e chutar a bola pela lateral, para atendimento a um jogador adversário, essa devolução será feita lá atrás, para o goleiro, quando a bola deveria ser posta para fora no mesmo lugar de antes. Virou Brasil. Uma coisa grosseira, descabida, vergonhosa. Deveria ser proibido em nossos campos, tamanho a desfaçatez desses pseudo-craques.
O lance ocorrido no jogo Flamengo e Palmeiras, pela décima rodada do campeonato brasileiro deveria ser a gota d’água nessa prática absurda usada em nossos gramados. Pior que isso é ouvir comentários pobres, infelizes, sem nenhuma sustentação, como acontece toda vez que há um fato novo. O menos culpado de tudo foi o jogador Kleber, que pagou a conta por estar costumeiramente envolvido em confusões dentro do gramado.
Como acertou o árbitro gaucho Pedro Vuaden. O lance foi interrompido para atendimento a um jogador do Flamengo e a continuação da partida teria que ser feita através de uma “bola ao chão”, como determina a regra. Não há necessidade de dois ou mais jogadores. Basta que o time que estava em poder da bola retomar as ações e continuar normalmente o jogo, assim que a bola tocasse o gramado, como diz a regra.
Simples, se os jogadores do Flamengo conhecessem a regra. Bastava retomar a posse de bola e estaria tudo resolvido. O Kleber alertou para esse detalhe. Falou duas vezes. Ninguém se manifestou e ele saiu jogando, tomou a iniciativa, o que deveria ter sido feito pelos jogadores cariocas. Um absurdo de desconhecimento, ignorância total das leis que regem a profissão. É bom dizer que não é apenas jogador do Flamengo que não lê o livrinho de regras. Nenhum lê. Ou quase isso.
.Obs- Iata Anderson é jornalista e representante da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos no Rio de Janeiro
.............................................................................................
Copa América
PERU VENCE A VENEZUELA.
Guerrero marcou três gols e assumiu a artilharia da Copa América com cinco gols
Foto: Miguel Angel Bustamante/Terra
Em uma Copa América repleta de surpresas e equilíbrio, Peru assegurou no final da tarde deste sábado a terceira colocação do torneio. Abusando dos rápidos contra-ataques e de uma postura cautelosa, a equipe comandada pelo técnico Sergio Markarián derrotou a Venezuela pelo placar de 4 a 1 e se confirmou como a principal surpresa da competição. William Chiroque e José Paolo Guerrero, três vezes, asseguraram o triunfo. Juan Arango, por outro lado, descontou para a Venezuela.
E o grande destaque da partida realizada em La Plata acabou sendo o atacante do Hamburgo. Com os três gols assinalados diante da Venezuela, Guerrero chegou aos cinco na competição e se isolou na artilharia da competição. O peruano só não terminará na artilharia caso o uruguaio Luís Suárez anote três tentos na decisão da Copa América, que será disputada neste domingo, contra o Paraguai, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.
............................................................................................................
SINALIZAÇÃO
A quase certeza dada pela Fifa ao governo do Estado de São paulo de que o jogo inaugural da Copa 2014 será no Itaquerão, deverá trazer ao Distrito Federal autoridades ligadas à Copa. O objetivo é desmotivar o GDF de construir um estádipo com capacidade para 70 mil pessoas,por não fazer mais sentido brigar pela abertura.As outras cidades que ambicionam o jogo inaugural, Belo Horizonte e Salvador, também serão conscientizadas de que não existe mais chace da entidade internacional elegê-las como local da primeira partida do Mundial.
...........................................................................
CASCATA PAULISTA
Cartolas mais inteirados do acordo do Corinthians com a Odebretch, afirmam que o custo total da obra do Itaquerão ficará bem acima dos 820 milhões anunciados pelo clube.Nesse cálculo inicial, destacam não estar incluído gasto com à retirada dos dubos da Petrobrás, estimado em 25 milhões,qu terá acréscimo da inflação acumulada.Acham que o total da obra deverá atingir um bilhão de reais, pouco menos que o orçamento antigo apresentado pela Odebretch. Ou seja, quase o valor da obra do estádio Mané Garrincha.
.....................................................
MENTIRA CARIOCA
! Eu não vou escolher construtora,não vou comprar nada com dinheiro do governo.Não vai ter dinheiro público na Copa”.( De Ricardo Teixeira,presidente da CBF,em 2007)
.....................................................
MENTIRA FEDERAL
“ Os estádios será construídos com dinheiro privado.Não haverá um centavo de dinheiro público para estádios.” ( Do ministro Orlando Silva, do Esporte, em 2007).
......................................................
MENTIRA ESTADUAL
“ Não tem sentido colocar dinheiro público em estádios.Deve ser dinheiro privado.” ( Do Govenador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em 2010).
..........................................................
MENTIRA MUNICIPAL
“Mesmo que São Paulo tenha recursos, eles não serão dirigidos para estádio, e sim para outros projetos” (De Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, em 2010).
................................................
E TOME GRANA!
O custo do Itaquerão para se tornar o estádio da abertura da Copa 2014 aumentou novamente.O governo do estádio admitiu esta semana que viabilizará mais R$ 50 milhões em estruturas e arquibancadas provisórias para a arena do Timão. Esse gasto poderá chegar a 70 milhões.De onde sairá a grana? Do contribuinte, claro! Do meu, do seu, do nosso dinheiro!
........................................
BOLA FORA
Enquanto a grana jorra para o Itaquerão, auditoria realizada pelo Tribunal de Contas de São Paulo e divulgada esta semana, revela que a fila para exames no atendimento da rede pública paulistana chega a demorar dois anos ,sobretudo por falta de médicos , enfermeiros, atendentes e instalações adequadas. Pois é...
................................................
O RIDÍCULO
Penteado de Fábio Ferreira chamou atenção na derrota do Botafogo para o Corinthians -
Foto: Agência Lance
Não importa se alguns gostam ou não. O fato é que com esse tipo de corte, no meu time esse bobo da corte não atuaria.E não me venham com a história de ter personalidade para entrar em campo ou sair nas ruas dessa maneira. Primeiro,porque está apenas a copiar o que outros tantos já fizeram, como o Fenômeno, Robinho e Neymar, dentre alguns. O corte pode ser diferente, mais agressivo até. Não importa. Trata-se, sim, de um plagiador barato.O que esses tipos deviam fazer,sim, era jogar mais e inventar menos.Não passam de rídículos paparicados .É isso aí!
.................................................................................................
BOLA MURCHA
Classificada ou não para à final e tendo na boazuda morenaLarissa a referência das suas apresentações na Copa América, ainda assim a nossa Bola Murcha da semana vai para a medíocre campanha da seleção do Paraguai.Chegar a uma final com cinco empates, só mesmo no futebol sul-americano. Sua trajetória deixou claro o baixo nível técnico da competição e a necessidade urgente de Brasil e Argentina reverem o motivo de suas vexaminosas participações.
...........................................................................
BABOSEIRA
Dunga perdeu ótima oportunidade para ficar calado. Ao afirmar em entrevista na Rádio Guaíba (RS) ter ficado com parte do ego feliz pela eliminação da Copa América, deixou evidente sua torcida para que outros tantos técnicos e jogadores da seleção também decepcionem a torcida brasileira.Sem cerimônia, disse que o futebol apresentado pela seleção e a consequente eliminação deixou claro porque à época não convocou Ganso e Neymar para a sua seleção. Será que ele se recorda que, como aconteceu agora com o time do Mano, seus “afilhados” naquela malfadada Copa foram eliminados também nas quartas de final? Cala à boca,Dunga!
.............................................................................................
Shooto Brasil
No próximo dia 05 de agosto (sexta), Brasília sediará um dos eventos esportivos mais conceituados de MMA (Mixed Martial Arts). É o Shooto Brasil, etapa Brasília, 24a edição, que acontecerá no ginásio Nilson Nelson com 10 combates e disputas de 2 cinturões sul-americanos. Além disso, o evento contará com as presenças vips dos atletas José Aldo e Pedro Rizo, e ainda das Ring gilrs (Juju pânico e Thaiz Schmitt coelinha da playboy).
.....................................................................
HORA DA VERDADE
Em razão de informações levadas ao ar, sinalizando índices de audiência que não estariam de acordo com a pontuação de cada uma no ranking das pesquisas, a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos-ABCD- informa que solicitou à Associação Brasileira de Cronistas Esportivos- Abrace- ,cópia do último levantamento oficial realizado pelo órgão responsável pela avaliação mensal das emissoras em todo o país,, principalmente dos índices de cada uma no Distrito Federal. Afinal,quem diz o que quer, escuta o que não quer.
...................................................................... .
C R O C _ S
SEGUNDO nota do trepidante e independente jornalista botafoguense Cláudio Humberto, na mira da Fifa por suspeita de corrupção,o presidente da CBF,Ricardo Teixeira,caiu em desgraça com a presidente Dilna Rousseff, que não mais vez atendendo as ligações do cartola e evita recebê-lo no Palácio do Planalto///SEGUNDO ainda Cláudio Humberto, Teixeira teria apelado ao ministro do Esporte,Orlando Silva,para tentar audiência,mas em vão..Nada feito!Verdadeiro cartão vermelho fora das quatro linhas.///NOS bastidores da Fifa, consta que Joseph Blatter iniciou manobra para tirar a Copa de 2022 do Qatar. Blatter acha que, mesmo suspenso pela entidade, Bin Hamman, seu desafeto, concentrará excepcional poder como figura central da organização do Mundial em seu país../// A CBF acertou mais um amistoso para a seleção: dia 11 de outubro,contra o México,em Torreón.Dia l0 de agosto, ao time do Mano topa à Alemanha,em Stuttgart. Os próximos adversários serão ,provavelmente,à Espanha,Itália e a Argentina (dois jogos, lá e cá)./// O NOME do deputado Aldo Rabelo está sendo cotado para uma vaga no Tribunal de Contas da União(TCU).///O APRESENTADOR José Luiz Datena ainda não conseguiu alavancar à audiência da Record no horário do seu programa.A média é de 9 pontos.A esta altura, a emissora esperava dois dígitos.///APESAR da falua de apoio do GDF (pelo menos até agora), as equipes de esportes das emissoras candangas continuam alavando boas audiências na cobertura das atividades dos clubes brasilienses nas Séries C e D do Campeonato Brasileiro.E o mais incrível!Mesmo com todas as dificuldades, acompanhando os clubes nos jogos nos outros estados (até agora, no Rio, em Marilia(SP) e Anápolis(GO.///O INACREDITÁVEL! Nem nos institucionais do GDF sobre esportes (como o que aborda à construção do Mané Garrincha) tiveram qualquer migalha./// JÁ que o Morumbi está decididamente afastado da Copa (por obra e graça do presidente Ricardo Teixeira, que vê o clube como um dos seus grandes desafetos no futebol), em outubro o majestoso estádio tricolor deverá receber shows do garoto Justin Biebber. Com certeza, lotação total! Justin é a sensação da garotada nos States.///
.................................................................................................................
CRÔNICA
Branco, honesto, contribuinte, eleitor, hetero... Pra quê?
Ives Gandra da Silva Martins*
Hoje, tenho eu a impressão de que o "cidadão comum e branco" é agressivamente discriminado pelas autoridades e pela legislação infraconstitucional, a favor de outros cidadãos, desde que sejam índios, afrodescendentes, homossexuais ou se autodeclarem pertencentes a minorias submetidas a possíveis preconceitos.
Assim é que, se um branco, um índio e um afrodescendente tiverem a mesma nota em um vestibular, pouco acima da linha de corte para ingresso nas Universidades e as vagas forem limitadas, o branco será excluído, de imediato, a favor de um deles! Em igualdade de condições, o branco é um cidadão inferior e deve ser discriminado, apesar da Lei Maior.
Os índios, que, pela Constituição (art. 231), só deveriam ter direito às terras que ocupassem em 5 de outubro de 1988, por lei infraconstitucional passaram a ter direito a terras que ocuparam no passado. Menos de meio milhão de índios brasileiros - não contando os argentinos, bolivianos, paraguaios, uruguaios que pretendem ser beneficiados também - passaram a ser donos de 15% do território nacional, enquanto os outros 185 milhões de habitantes dispõem apenas de 85% dele.. Nessa exegese equivocada da Lei Suprema, todos os brasileiros não-índios foram discriminados.
Aos 'quilombolas', que deveriam ser apenas os descendentes dos participantes de quilombos, e não os afrodescendentes, em geral, que vivem em torno daquelas antigas comunidades, tem sido destinada, também, parcela de território consideravelmente maior do que a Constituição permite (art. 68 ADCT), em clara discriminação ao cidadão que não se enquadra nesse conceito.
Os homossexuais obtiveram do Presidente Lula e da Ministra Dilma Roussef o direito de ter um congresso financiado por dinheiro público, para realçar as suas tendências - algo que um cidadão comum jamais conseguiria!
Os invasores de terras, que violentam, diariamente, a Constituição, vão passar a ter aposentadoria, num reconhecimento explícito de que o governo considera, mais que legítima, meritória a conduta consistente em agredir o direito. Trata-se de clara discriminação em relação ao cidadão comum, desempregado, que não tem esse 'privilégio', porque cumpre a lei.
Desertores, assaltantes de bancos e assassinos, que, no passado, participaram da guerrilha, garantem a seus descendentes polpudas indenizações, pagas pelos contribuintes brasileiros. Está, hoje, em torno de 4 bilhões de reais o que é retirado dos pagadores de tributos para 'ressarcir' aqueles que resolveram pegar em armas contra o governo militar ou se disseram perseguidos.
E são tantas as discriminações, que é de perguntar: de que vale o inciso IV do art. 3º da Lei Suprema?
Como modesto advogado, cidadão comum e branco, sinto-me discriminado e cada vez com menos espaço, nesta terra de castas e privilégios.
(* Ives Gandra da Silva Martins é renomado professor emérito das universidades Mackenzie e UNIFMU e da Escola de Comando e Estado do Exército e presidente do Conselho de Estudos Jurídicos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo ).
INCISO IV DO Art. 3º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL A QUE SE REFERE O DR. IVES GRANDA, NA ÍNTEGRA:
"promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação."
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto".
(Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Nenhum comentário:
Postar um comentário