domingo, 18 de setembro de 2011

CROCODILO

ESTÁDIOS NÃO SÃO O PROBLEMA

Endosso plenamente a afirmação do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, de que até o final de 2013 todos os estádios para a Copa estarão prontos. Ou seja, de que a parte que cabe a entidade estará concluída dentro do prazo estabelecido pela Fifa, até mesmo o Itaquerão e o de Natal ( ainda na fase de terraplanagem). Tenho dito e repetido não duvidar absolutamente disso.E lamento, aliás, o absurdo atual distanciamento do Planalto com relação ao presidente da CBF. O Planalto precisa da CBF tanto quanto a CBF do Planalto. Não há como o governo federal tentar realizar uma boa Copa sem a participação direta da CBF junto à Fifa. Se as acusações ao presidente da CBF seriam o motivo,acredito que a seguir a mesma linha de pensamento, e o governo Dilma não teria em quem confiar.Afinal, o “quintal” do Planalto não é nada coniável. como comprova o afastamento de mais tres dos seus ministros).
Ao contrário do que o governo diz, que está tudo bem para a Copa, a verdade é outra. Saindo da sua área de marketing, o que se constata nos setores privados diretamente envolvidos grande preocupação, como a falta de planos,da execusção dos existentes,atrasos em planejamento e obras, como no settor de Telecomunicações e Tecnologia de Informação.Mas, à parte esses dois impotantíssimos ítens para o trabalho de toda a imprensa (quase 6 mil jornalistas) que estará no país, aí estamos com os aeroportos sucateados, com obras ainda não iniciadas ( a maioria precisando ainda de licitações), projetos urbanos no nascedouro, alguns sem planilha definitiva,etc..Claro eu dá para correr,mas tudo fica cada vez mais difícil, caro e improvisado .
A transmissão dos jogos pela TV será por alta definição, em todas as cidades.Milhares de turistas estrangeiros e brasileiros,além de jornalistas ( 6 mil), estarão nos estádios portando smartfhones e câmaras.E todos necessitarão usar celulares e computadores com banda larga .Isso acarretará um investimento elevadíssimo. A presidente fala em 200 millhões de reais na infraestrutua das cidades da Copa. Não dá sequer para a implantação inicial.Especialistas fama,por baixo, em 1 bilhão. Por sinal, para a concessão de faixas 4G não tem sequer regulamentação .
Aliás fora a do estádio, alguém viu acontecer alguma obra voltada para a Copa, como o andamento das obras do VLT, no aeroporto, novas pistas, projetos para o transporte de modo geral, etc? Não vi mesmo. O que vejo, sim, é muita publicidade na tv.jornais e emissoras de rádio (jamais vi coisa igal nos meus 60 anos de Brasilia) e shows baba ovos com o dinheiro público.E o presiidente da CBF é que é o culpado:? De quê ?Da incompetência alheia ? É isso aí!
.............................................................................................
Teixeira promete 6 estádios até 2012 e diz que trabalha sem alarde



A mil dias da Copa de 2014, Ricardo Teixeira emitiu comunicado demonstrando otimismo
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Presidente do Comitê Organizador Local (COL) para a Copa do Mundo de 2014 e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira emitiu um comunicado nesta sexta-feira, a mil dias do início do torneio. Em uma longa carta, o cartola diz ver notáveis avanços nas obras para o torneio, declarou trabalhar sem alarde e previu que metade dos 12 estádios previstos para o torneio estará pronta até o final do ano que vem.
"A mil dias do início da Copa do Mundo, podemos comemorar alguns fatos relevantes. Porém, o mais significativo é que hoje há um consenso em todo o mundo de que o Brasil cumprirá o seu papel", declarou Ricardo Teixeira. "A sociedade percebeu que as obras dos estádios estão andando e que o trabalho está sendo feito. Foi uma luta conjunta, sem alarde, do Comitê Organizador Local com as 12 sedes, por meio de prefeituras e governos estaduais", acrescentou o mandatário do COL e da CBF.
Teixeira ainda citou o surgimento de uma "consciência coletiva" de que todos os compromissos serão cumpridos e ainda mencionou o país que recebeu a Copa do ano passado, que também foi alvo de questionamentos. "Na África do Sul, diziam que não haveria Copa do Mundo. Questionamentos e pressões são normais e fazem parte do processo de desenvolvimento de um projeto desta magnitude", discorreu.
Apesar de nenhum dos 12 estádios para a Copa de 2014 estarem prontos, Ricardo Teixeira vê que o trabalho está "indo muito bem" e "sob controle". "Tenho convicção de que teremos pelo menos seis estádios prontos já no fim de 2012, para a Copa das Confederações", afirmou, visando ao torneio de 2013, realizado um ano antes do Mundial.
No que foge ao âmbito esportivo, Teixeira admitiu certa preocupação, mas não deixou o otimismo de lado. "Já vencemos várias etapas, mas temos a certeza de que há muito a fazer, inclusive com ações imediatas. É verdade que alguns projetos ainda não estão como gostaríamos. Mas tenho certeza de que tudo estará pronto na época correta. Acredito que os aeroportos - que são uma grande preocupação - assim como as obras de mobilidade urbana, que são muito importantes, serão viabilizados pelos entes responsáveis", declarou.
Confira abaixo, na íntegra, o comunicado de Ricardo Teixeira:
"A mil dias do início da Copa do Mundo da FIFA, podemos comemorar alguns fatos relevantes. Porém, o mais significativo é que hoje há um consenso em todo o mundo de que o Brasil cumprirá o seu papel. A sociedade percebeu que as obras dos estádios estão andando e que o trabalho está sendo feito. Foi uma luta conjunta, sem alarde, do Comitê Organizador Local com as 12 sedes, através de prefeituras e governos estaduais. As informações imprecisas dão lugar, cada vez mais, a uma consciência coletiva de que vamos cumprir com tudo o que nos comprometemos.
O trabalho do Comitê Organizador Local, cujo foco principal está na área dos estádios, está indo muito bem. Aliás, esta sempre foi uma certeza nossa e sempre dissemos que tudo está sob controle, já que este monitoramento é feito regularmente pelo COL há mais de um ano, com imagens e relatórios detalhados e trabalhando com as sedes. Tenho convicção de que teremos pelo menos seis estádios prontos já ao fim de 2012, para a Copa das Confederações da FIFA. Os estádios estarão preparados e farão as correções necessárias após esta primeira competição para que na Copa do Mundo da FIFA estejam todos funcionando de maneira perfeita. Nossa parceria com as sedes deve seguir estreita, com nossos técnicos acompanhando o trabalho nos estádios de perto.
Agora, a mil dias do início da maior festa do esporte no mundo, as pessoas começam a ver o resultado do trabalho das sedes aparecer. Antes, existiam estádios sendo demolidos ou que ainda iam ser erguidos. Na África do Sul, diziam que não haveria Copa do Mundo. Questionamentos e pressões são normais e fazem parte do processo de desenvolvimento de um projeto desta magnitude. À medida que o tempo vai passando, o povo vai vendo as obras acontecendo e o otimismo de todos vai aumentando naturalmente.
Já vencemos várias etapas, mas temos a certeza de que há muito a fazer, inclusive com ações imediatas. É verdade que alguns projetos ainda não estão como gostaríamos. Mas tenho certeza de que tudo estará pronto na época correta. Acredito que os aeroportos - que são uma grande preocupação - assim como as obras de mobilidade urbana, que são muito importantes, serão viabilizados pelos entes responsáveis.
Além do trabalho de monitoramento dos estádios, o COL também realizou um mapeamento dos locais em todo o país que servirão para abrigar Campos Oficiais de Treinamento (COT) e Centros de Treinamento de Seleções (CTS) durante a Copa do Mundo da FIFA. Nossos técnicos viajaram mais de 30 mil quilômetros e hoje já temos um estudo detalhado dos melhores locais para a prática do futebol no país. Foi um trabalho árduo, mas que nos dará condições de oferecer a melhor estrutura para as seleções de todo o mundo que aqui estarão em 2013 e 2014. Além disso, deixaremos outros legados importantes, como a nova cultura da segurança, com agentes de segurança privada trabalhando na orientação dos torcedores.
Atualmente, o COL já tem mais de 60 funcionários, com vários técnicos trabalhando diretamente no planejamento da Copa do Mundo da FIFA. Trata-se de uma empresa que funciona sem recursos públicos, financiada totalmente com dinheiro da FIFA e gerenciada de maneira transparente, com seus gastos monitorados em tempo real pela Ernst&Young Terco.
Já mostramos ao mundo um pouco do nosso trabalho e do que somos capazes. Estamos cumprindo o nosso cronograma de eventos de maneira rigorosa. Em 2010, lançamos a logomarca da Copa do Mundo da FIFA 2014. Este ano já escolhemos a sede do Centro de Transmissão (IBC) e a localização do escritório da FIFA e do COL. Realizamos também o Sorteio Preliminar, que foi a primeira oportunidade de mostrar o Brasil ao mundo em um evento oficial da Copa do Mundo da FIFA no país. Foi um teste muito importante, onde tudo funcionou bem e nosso país teve exposição para mais de 700 milhões de espectadores em todo o mundo.
Temos muito a fazer, repito, e nós do COL seguiremos trabalhando, sempre sem alarde, para que possamos atingir nosso objetivo e preparar o palco para uma Copa do Mundo da FIFA inesquecível". (TERRA)
................................................................
MANCHETES IMPOSSÍVEIS

Fim da novela: Neymar assina com o Brasiliense
Mano deixa a seleção e deve assumir o Gama
Governo de São Paulo quer reativar a VASP
Fifa: aeroporto de Brasilia está pronto para a Copa
Tarifa telefônica do Brasil é a mais barata do Mundo
Pistas do DF são as mais bem conservadas do país
...............................................
DE OLHO NA MUTRETA

Um amigo da coluna garantiu ontem que o Ministério Público do Distrito Federal está de olho na cessão da ajuda de 750 mi do Banco Regional de Brasilia aos clubes que disputam a 2ª.Divisão da federação candangal.É que além dos clubes dificilmente terem como cumprir as exigências contidas na legislação, alguns deles são de Minas e Goiás.E a grana, claro ,dos contribuintes do Distrito Federal,
................................................
CORRIDA AO STF

Em razão do “favor” que o governo Dilma está prestando as montadoras (em detrimento do consumidor), ao aumentar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nos carros importados, os escritorios de advocacia de Brasilia já se preparam para descarregar no Supremo inúmeras ações contra a medida. São ajuizamentos de pessoas físicas,que baseadas numa súmula daquele tribunal pretendem obter a isenção do aumento do pagamento ...na forma da lei.
...........................................................
FIM DA NOVELA?
Jornal: Barcelona espera anunciar Neymar na segunda-feira



Arquirrivais Barcelona e Real Madrid seguem na disputa pelo atacante Neymar
Foto: Mowa Press/Divulgação

O Barcelona confia e uma solução rápida para sacramentar a contratação do atacante Neymar - há até quem espere novidades para a próxima segunda-feira, dia seguinte ao clássico com o Corinthians, no Pacaembu -, segundo informou o jornal O Estado de S. Paulo. Já a expectativa no Real Madrid é inversa: quanto mais tempo durar a indefinição, maior será a chance de o clube mover suas peças para tentar virar o jogo em mais uma disputa com o arquirrival. A cúpula do Barcelona tem certeza de que conta com a preferência do jogador brasileiro, embora o Real lhe ofereça salário maior.
Os catalães ficaram ainda mais otimistas com a informação de que a última palavra será a do garoto. Havia o temor de que o Santos desse corda para os dois rivais se envolverem em um leilão por Neymar. O fato de os jornais de Madri terem silenciado sobre um possível acordo com o brasileiro, é visto em Barcelona como sinal de que o clube merengue está acuado. O raciocínio é o seguinte: se o presidente Florentino Perez tivesse algum trunfo para reverter a situação, faria chegar aos jornais informações que rendessem manchetes.
...........................................................
OPINIÃO

Nas minhas reflexões, uma preocupação constante: quando o Brasil deixará de ser um país imbecil? Forte e descarado exemplo é o episódio noticiado pelo colunista Ancelmo Goes(15/9)de que o Itamaraty pediu de volta ao presidente de honra da Fifa, João Havelange, o passaporte diplomático que ele usava. Santo Deus, quanta mesquinharia, insensibilidade, burrice e intolerãncia. Lamentável e triste que o quase centenário Havelange seja tratado de forma tão torpe e cretina em seu próprio país. Havelange presidiu a Fifa por 24 anos.Uniu povos e nações com o futebol. Deixou a entidade com mais países filiados do que a ONU. No mundo todo Havelange é respeitado, recebido e consultado por Presidentes, Primeiro-ministros, Reis e Rainhas. Havelange usou, com êxito, todo seu imenso prestígio pessoal, para que o Brasil fosse escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016 e a Copa do Mundo de 2014. Havelange é membro decano do Comitê Olimpico Internacional e seu prestigio internacional só se compara ao de Pelé. Duvido que a presidente Dilma saiba da indecorosa decisão do Itamaraty contra Havelange. Ainda é tempo de corrigir a melancólica deselegãncia com o cidadão do mundo Havelange, condecorado por centenas de países e, também, pelo Brasil e, seguramente, pelo próprio governo brasileiro.
Vicente Limongi Netto-Jornalista-DF
...............................................
CRONICA ESPORTIVA
Amigo.

Parabens pela iniciativa de fazer o correto RESUMO com relação ao desempenho profissional de cada um dos Jornalistas Desportivos, que fizeram e fazem a história de esporte em Brasília. Mesmo porque neste momento a maioria ainda está VIVA e pode constatar, que alguém, que no caso você, com o seu alta espírito altruístico, foi quem fez este histórico relato. Sou desta mesma linha sua. Você é testemunha viva, que quando fui Diretor Geral so DEFER/GDF(1985/1990)-hoje Secretaria de Estado de Esportes; homenageei com Medalhas e Diplomas todos os ex-diretores do DEFER. dirigentes esportivos, jogadores (de Brasília e Nacionais- inclusive, Beline, Nilton Santos, Gilmar e atletas como Ademar Ferreira da Silva, Pipoca , Oscar, etc...) ,além de vários jornalistas, dentre eles você, Manoel Barroso, Nilson Nelson (que inclusive, coloquei o dele no Ginásio de Esportes); Wanderley Mattos ( que tem seu nome gravado na Tribuna de Honra do estádio, cujo nome, Mané Garrinha- espero que seja mantido pelo Gov. Agnelo Queiroz, abadonando a imbecil e ingrata idéia de alterá-lo. E mais: dei ao autódromo o nome do tricampeão Nelson Piquet. Homenagens que prestei também a muitos outros citados, por você. Peço inclusive, a gentileza de publicar no próximo Crocodilo, o que estou narrando acima, o que será válido para o conhecimento da turma mais nova da nossa imprensa esportiva.Obrigada e, mais uma vez, PARABÉNS.. Hezir Espíndola
Obs- O Hezie Espíndola é advogado, membro do Superior Tibunal de Justiça Desportiva Universitária (STJDU) e ex-diretor-geral do extinto DEFER.
.....................................................................................
COISAS CARIOCAS

Segundo o jornal O Globo, a polícia está atrás de tarado que está se passando por cego para apalpar as mulheres. Acontece em Ipanema.De bengalinha e tudo o mais, ele se apromima das boazundas e...zás! Passa a mão na fofa. Há dias, após receber uma sapatada de uma das apalpadas, a PM chegou a prendê-lo,mas como não houve flagrante, o falso cego voltou para as ruas.
................................................................
C R O C _S

DAS cerca de 3 mil pessoas presas nos tumultos na Inglaterra, no mês passado, l715 já tinham antecedentes criminais.O levantamento é do governo inglês. Os dados confirmam que os tumultos foram atos criminosos. Todos os presos estão respondendo processos e ,se condenados, poderão pegar de 1 a 3 anos de cadeia. E como lá não é Brasil, vão para o xilindró mesmo.//A PRESIDENTE Dilma Rousseff, enfim, assinou a Lei Geral da Copa, que cuida de aspectos como imigração, impostos e direitos autorais para o Mundial. O documento seguiu para apreciação do Congresso Nacional./// O TRICOLOR Ivan Lins foi escolhido para rpresentar o Rio nos documentários que a Fifa está produzindo sobre as cidades-sedes da Copa 2014. Tijucano de coração, ele fala dos jogos mais importantes que assistiu e da importância do Maracanã para o povo do Rio e futebol brasileiro.///AS obras do estádio Mané Garrincha serão vistoriadas 5ª.feira por membros de uma comissão da Fifa. A mesma comissão irá vistoriar outros cinco estádios./// A PARTIR do próximo dia 5 de outubro, a Odebrecht e a prefeitura de São Paulo pensam acionar 5 mil operários nas obras do Itaquerão, que em menos de 30 dias já está com cerca de l5% das obras em evolução galopante./// ATÉ o momento não há no GDF qualquer projeto em andamento visando a recuperação dos estádios selecionados para os treinamentos das seleções que virão disputar a Copa do Mundo no Distrito Federal. São eles os estários do Cave (Guará), Agostinho Lima (Sobradinho), Serejão (Taguatinga) e Bezerão (Gama). Reformá-los e adaptá-los levará tempo e muito dinheiro. Como reza a” cartilha” do GDF , faltam “1000 Dias para a Copa”.Se é que parece muito tempo, acreditem, é um prazo mínimo diante das inspeções ,licitações, abras ,etc./// É isso aí!
..........................................................................................................
A VOLTA DAS CARROÇAS (I)

Com a clara finalidade de favorecer quatro ou cinco montadoras instaladas no Brasil, o governo Dilma resolveu taxar em quase 30% à entrada de veículos importados, cujas vendas no país não passam de 6% ..O que está por trás disso, só o governo e as montadoras favorecidas sabem.Uma coisa é certa: a continuar com esse tipo de politicalha retrógrada,e não adiantou nada o ex-presidente Collor ter aberto o mercado brasileiro para os importados e, em consequência, melhorar a fabricação dos veículos nacionais.Será volta das carroças.
......................................................
A VOLTA DAS CARROÇAS (II)

Por sinal, está mais do que passado o momento de coleguinhas da imprensa deixarem de lado a hipocrisia ,sobretudo nas áreas de polícia ou política , quando para chamar negativamente à atenção do leitor mencionam em seus textos que fulano ou beltrano é possuidor de carros importados.Existem importados,sim, de até 23 mil reais,mais baratos que algumas carroças made in Brasil(que possuem apenas 65% de peças nacionais).Quem pode ter uma Mercedez ,Jaguar ou Audi do último tipo, que os tenha.Qual o problema?Inveja?
.......................................................
S O R R I A

Professora pergunta:
Joãozinho, qual o bicho mais limpo do mundo?
Joãozinho: O urubu (Flamengo)
Professora: Por quê?
Joãzinho: Porque tá levando uma lavada, uma atrás da outra.
.........................................................................
NÃO COMPREM O MINI COOPER

Se o amigo está interessado na compra de um carro novo e pensou na aquisição de um Mini-Cooper, não o faça! É furada!A WELT-Motors, revendedora do carrinho no Distrito Federal, é a primeira a desvalorizá-lo. Para que tenham idéia, um Mini retirado no final de setembro do ano passado, praticamente novo, com 4.500 kms e adquiido por R$ 89 mil, no caso de possível troca, foi avaliado pela referida revendedora em...R$ 60 ml reais.Ou seja; R$ 30 mil a menos, a maior desvalorização do mercado de seminovos. É comprar e amargar prejuízo.
.........................................................................................................................
S A Ú D E
Colesterol não é o Inimigo que você foi induzido a crer – 01/06/2011
Cirurgião Cardíaco admite enorme erro!

Por Dr. Lundell Dwight, MD

Nós os médicos com todos os nossos treinamentos, conhecimento e autoridade, muitas vezes adquirimos um ego bastante grande, que tende a tornarmos difícil admitir que estamos errados. Então, aqui está. Admito estar errado...
Como um cirurgião com experiência de 25 anos, tendo realizado mais de 5.000 cirurgias de coração aberto, hoje é meu dia para reparar o erro de médicos com este fato científico.Eu treinei por muitos anos com outros médicos proeminentes rotulados como "formadores de opinião." Bombardeado com a literatura científica, sempre participando de seminários de educação, formuladores de opinião que insistiam que doença cardíaca resulta do fato simples dos elevados níveis de colesterol no sangue.
A terapia aceita era a prescrição de medicamentos para baixar o colesterol e uma severa dieta restringido a ingestão de gordura. Este último é claro que insistiu que baixar o colesterol e doenças cardíacas. Qualquer recomendação diferente era considerada uma heresia e poderia possivelmente resultar em erros médicos.
Ela não está funcionando! Estas recomendações não são cientificamente ou moralmente defensáveis. A descoberta, há alguns anos que a inflamação na parede da artéria é a verdadeira causa da doença cardíaca é lenta, levando a uma mudança de paradigma na forma como as doenças cardíacas e outras enfermidades crônicas serão tratados.
As recomendações dietéticas estabelecidas há muito tempo ter criado uma epidemia de obesidade e diabetes, cujas consequências apequenam qualquer praga histórica em termos de mortalidade, o sofrimento humano e terríveis consequências econômicas.
Apesar do fato de que 25% da população tomar caros medicamentos a base de estatina e, apesar do fato de termos reduzido o teor de gordura de nossa dieta, mais americanos vão morrer este ano de doença cardíaca do que nunca. Estatísticas do American Heart Association, mostram que 75 milhões dos americanos atualmente sofrem de doenças cardíacas, 20 milhões têm diabetes e 57 milhões têm pré-diabetes. Esses transtornos estão a afetar pessoas cada vez mais jovens em maior número a cada ano.
Simplesmente dito, sem a presença de inflamação no corpo, não há nenhuma maneira que faça com que o colesterol se acumule nas paredes dos vasos sanguíneos e cause doenças cardíacas e derrames. Sem a inflamação, o colesterol se movimenta livremente por todo o corpo como a natureza determina. É a inflamação que faz o colesterol ficar preso.
A inflamação não é complicada - é simplesmente a defesa natural do corpo a um invasor estrangeiro, tais como toxinas, bactéria ou vírus. O ciclo de inflamação é perfeito na forma como ela protege o corpo contra esses invasores virais e bacterianos. No entanto, se cronicamente expor o corpo à lesão por toxinas ou alimentos no corpo humano, para os quais não foi projetado para processar, uma condição chamada inflamação crônica ocorre. A inflamação crônica é tão prejudicial quanto a inflamação aguda é benéfica.
Que pessoa ponderada voluntariamente exporia repetidamente a alimentos ou outras substâncias conhecidas por causarem danos ao corpo? Bem, talvez os fumantes, mas pelo menos eles fizeram essa escolha conscientemente. O resto de nós simplesmente seguia a dieta recomendada correntemente, baixa em gordura e rica em gorduras poli-insaturadas e carboidratos, não sabendo que estavam causando prejuízo repetido para os nossos vasos sanguíneos. Esta lesão repetida cria uma inflamação crônica que leva à doença cardíaca, diabetes, ataque cardíaco e obesidade.
Deixe-me repetir isso. A lesão e inflamação crônica em nossos vasos sanguíneos é causada pela dieta de baixo teor de gordura recomendada por anos pela medicina convencional.
Quais são os maiores culpados da inflamação crônica? Simplesmente, são a sobrecarga de simples carboidratos altamente processados (açúcar, farinha e todos os produtos fabricados a partir deles) e o excesso de consumo de óleos ômega-6 (vegetais como soja, milho e girassol), que são encontrados em muitos alimentos processados.
Imagine esfregar uma escova dura repetidamente sobre a pele macia até que ela fique muito vermelho e quase sangrando. Faça isto várias vezes ao dia, todos os dias por cinco anos. Se você pudesse tolerar esta dolorosa escovação, você teria um sangramento, inchaço e infecção da área, que se tornaria pior a cada lesão repetida. Esta é uma boa maneira de visualizar o processo inflama tório que pode estar acontecendo em seu corpo agora.

Independentemente de onde ocorre o processo inflamatório, externamente ou internamente, é a mesma. Eu olhei dentro de milhares e milhares de artérias. Na artéria doente parece que alguém pegou uma escova e esfregou repetidamente contra a parede da veia. Várias vezes por dia, todos os dias, os alimentos que comemos criam pequenas lesões compondo em mais lesões, fazendo com que o corpo responda de forma contínua e adequada com a inflamação.
Enquanto saboreamos um tentador pão doce, o nosso corpo responde de forma alarmante como se um invasor estrangeiro chegasse declarando guerra. Alimentos carregados de açúcares e carboidratos simples, ou processados com óleos omega-6 para durar mais nas prateleiras foram a base da dieta americana durante seis décadas. Estes alimentos foram lentamente envenenando a todos.
Como é que um simples bolinho doce cria uma cascata de inflamação fazendo-o adoecer?
Imagine derramar melado no seu teclado, ai você tem uma visão do que ocorre dentro da célula. Quando consumimos carboidratos simples como o açúcar, o açúcar no sangue sobe rapidamente. Em resposta, o pâncreas segrega insulina, cuja principal finalidade é fazer com que o açúcar chegue em cada célula, onde é armazenado para energia. Se a célula estiver cheia e não precisar de glicose, o excesso é rejeitado para evitar que prejudique o trabalho.
Quando suas células cheias rejeitarem a glicose extra, o açúcar no sangue sobe produzindo mais insulina e a glicose se converte em gordura armazenada.
O que tudo isso tem a ver com a inflamação? O açúcar no sangue é controlado em uma faixa muito estreita. Moléculas de açúcar extra grudam-se a uma variedade de proteínas, que por sua vez lesam as paredes dos vasos sanguíneos. Estas repetidas lesões às paredes dos vasos sanguíneos desencadeiam a inflamação. Ao cravar seu nível de açúcar no sangue várias vezes por dia, todo dia, é exatamente como se esfregasse uma lixa no interior dos delicados vasos sanguíneos.
Mesmo que você não seja capaz de ver, tenha certeza que está acontecendo. Eu vi em mais de 5.000 pacientes que operei nos meus 25 anos que compartilhavam um denominador comum - inflamação em suas artérias.
Voltemos ao pão doce. Esse gostoso com aparência inocente não só contém açúcares como também é cozido em um dos muitos óleos omega-6 como o de soja. Batatas fritas e peixe frito são embebidos em óleo de soja, alimentos processados são fabricados com óleos omega-6 para alongar a vida útil. Enquanto ômega-6 é essencial - e faz parte da membrana de cada célula controlando o que entra e sai da célula - deve estar em equilíbrio correto com o ômega-3.
Com o desequilíbrio provocado pelo consumo excessivo de ômega-6, a membrana celular passa a produzir substâncias químicas chamadas citocinas, que causam inflamação.Atualmente a dieta costumeira do americano tem produzido um extremo desequilíbrio dessas duas gorduras (ômega-3 e ômega-6). A relação de faixas de desequilíbrio varia de 15:1 para tão alto quanto 30:1 em favor do ômega-6. Isso é uma tremenda quantidade de citocinas que causam inflamação. Nos alimentos atuais uma proporção de 3:1 seria ideal e saudável.
Para piorar a situação, o excesso de peso que você carrega por comer esses alimentos, cria sobrecarga de gordura nas células que derramam grandes quantidades de substâncias químicas pró-inflamatórias que se somam aos ferimentos causados por ter açúcar elevado no sangue. O processo que começou com um bolo doce se transforma em um ciclo vicioso que ao longo do tempo cria a doença cardíaca, pressão arterial alta, diabetes e, finalmente, a doença de Alzheimer, visto que o processo inflamatório continua inabalável.
Não há como escapar do fato de que quanto mais alimentos processados e preparados consumirmos, quanto mais caminharemos para a inflamação pouco a pouco a cada dia. O corpo humano não consegue processar, nem foi concebido para consumir os alimentos embalados com açúcares e embebido em óleos omega-6.
Há apenas uma resposta para acalmar a inflamação, é voltar aos alimentos mais perto de seu estado natural. Para construir músculos, comer mais proteínas. Escolha carboidratos muito complexos, como frutas e vegetais coloridos. Reduzir ou eliminar gorduras omega-6 causadoras de inflamações como óleo de milho e de soja e os alimentos processados que são feitas a partir deles. Uma colher de sopa de óleo de milho contém 7.280 mg de ômega-6, de soja contém 6.940 mg. Em vez disso, use azeite ou manteiga de animal alimentado com capim.As gorduras animais contêm menos de 20% de ômega-6 e são muito menos propensas a causar inflamação do que os óleos poli-insaturados rotulados como supostamente saudáveis.
Esqueça a "ciência" que tem sido martelada em sua cabeça durante décadas. A ciência que a gordura saturada por si só causa doença cardíaca é inexistente. A ciência que a gordura saturada aumenta o colesterol no sangue também é muito fraca. Como sabemos agora que o colesterol não é a causa de doença cardíaca, a preocupação com a gordura saturada é ainda mais absurda hoje.
A teoria do colesterol levou à nenhuma gordura, recomendações de baixo teor de gordura que criaram os alimentos que agora estão causando uma epidemia de inflamação.
A medicina tradicional cometeu um erro terrível quando aconselhou as pessoas a evitar a gordura saturada em favor de alimentos ricos em gorduras omega-6. Temos agora uma epidemia de inflamação arterial levando a doenças cardíacas e a outros assassinos silenciosos.
O que você pode fazer é escolher alimentos integrais que sua avó servia (frutas, verduras, cereais, manteiga, banha de porco) e não aqueles que sua mãe encontrou nos corredores de supermercado cheios de alimentos industrializados. Eliminando alimentos inflamatórios e aderindo a nutrientes essenciais de produtos alimentares frescos não-processados, você irá reverter anos de danos nas artérias e em todo o seu corpo causados pelo consumo da dieta típica americana.
O ideal é voltarmos aos alimentos naturais e muito trabalho físico (exercícios).

[Ed. Nota: Dr. Dwight Lundell é ex-Chefe de Gabinete e Chefe de Cirurgia no Hospital do Coração Banner, Mesa, Arizona. Sua prática privada, Cardíaca Care Center foi em Mesa, Arizona. Recentemente, Dr. Lundell deixou a cirurgia para se concentrar no tratamento nutricional de doenças cardíacas. Ele é o fundador da Fundação Saúde dos Humanos, que promove a saúde humana com foco na ajuda às grandes corporações promover o bem estar. Ele é o autor de "A Cura para a Doença Cardíaca e A Grande Mentira do Colesterol"
...........................................................................



Nenhum comentário:

Postar um comentário