COPA 2014
Seleção perde alegria, dribla pouco e vê dependência de Neymar
Mesmo com a queda de rendimento, Neymar foi o destaque da Seleção Brasileira
Foto: EFE
DIEGO GARCIA
THIAGO SAGARDOY
A conquista do Brasil diante da Argentina no Superclássico das Américas na última semana e o triunfo no amistoso contra a Costa Rica nesta sexta-feira garantiram a Mano Menezes um respiro no comando da Seleção Brasileira. Porém, para quem esperava um massacre brasileiro na partida diante dos costarriquenhos, o sinal de alerta foi ligado: a equipe mostrou uma evidente dependência de Neymar e, poucos dias após uma boa e alegre apresentação contra nossos "hermanos", voltou a contentar-se com uma vitória burocrática.
No confronto contra a seleção argentina, Mano encontrou em Lucas uma carta na manga para alavancar a qualidade e a intensidade do futebol brasileiro e dividir a atenções dos adversários com Neymar. O jogador são-paulino foi destaque da partida não só pelo gol marcado (o primeiro do duelo), mas pela quantidade de dribles, finalizações e posse de bola. Contudo, na Costa Rica, o meia encontrou dificuldades de encontrar seu melhor jogo, alcançou apenas 22s com a bola nos pés, não aplicou uma finta sequer e acabou substituído no intervalo.
Ronaldinho, outro especialista em dribles e finalizações - e considerado pela experiência como um "escudo" de Mano Menezes nesse momento de seu trabalho na Seleção -, também não foi bem. Recebeu apenas duas faltas e arriscou uma firula somente em um momento. E sem sucesso. "Não nos faltou iniciativa nem lucidez. Faltou transformar a vontade de jogar em algo mais produtivo. Foram poucas chances de gol para uma equipe que ficou muito mais com a posse de bola", amenizou o técnico brasileiro.
Com o desempenho dos colegas ofensivos destoando do seu volume de jogo e, consequentemente, mais visado pelos jogadores da Costa Rica, Neymar teve números piores em relação ao encontro com a Argentina no Superclássico das Américas, marcado pela alegria brasileira durante os 90 minutos. Apesar da queda, ainda sim, o atacante santista foi - de longe - o melhor atleta em campo, sendo o responsável pelo gol que deu a vitória ao Brasil. Ele ainda liderou todas as estatísticas do amistoso, com cinco faltas recebidas, duas finalizações certas e 22 passes acertados.
"Fico muito feliz de ter ajudado a Seleção, de ter feito um gol. Foi um jogo muito difícil, a seleção da Costa Rica não é nenhuma seleção boba não", afirmou o atacante, em entrevista à TV Globo na saída de campo.
Confira os números da vitória brasileira pelo placar mínimo contra a Costa Rica, de acordo com a Footstats:
Dribles - 3 certos e 6 errados (Neymar 1 e 1, Lucas nenhum e Ronaldinho 1 errado)
Desarmes - 8 certos e 3 errados
Faltas recebidas - 18 (Neymar 5, Ronaldinho 2 e Lucas nenhuma)
Faltas cometidas - 18
Finalizações - 3 certas e 6 erradas (Neymar 2 certas)
Posse de Bola - Neymar 1m7s (8% do total) e Lucas 22s (3%)
Passes certos - Neymar 22 e 4 errados
Perdas de Bola -
................................................................................................................................................
É ISSO AÍ!
(Jorge Martins)
DIFÍCIL DE ASSISTIR
Patriotadas à parte, convenhamos que esse amistoso Brasil e Costa Rica foi um joguinho difícil de assistir. Principalmente para quem assistiu momentos antes o Messi,o Di Maria e o Iguain darem verdadeiro show de bola na vitória por 4 X 1 da Argentina sobre o Chile.O cidadão ter de ficar acordado para ver a seleçãozinha do Mano jogar só aquilo contra os costariquenhos, dar apenas dois chutes a gol no primeiro tempo e chegar a ter menos posse de bola em boa parte do jogo, é dose para elefante. Os jogos da Série B estiveram bem melhores.
O golzinho único da partida salvou a pele do Mano Menezes, que logo ápós o jogo declarou que o time não soube traduzir em gols sua vontade de vencer.Meu Deus! Que jogo ele assistiu? Dormiu e sonhou numa grande apresentação?Será que ouviu as vaias das duas galeras após o jogo? De torcedores que esperavam um show de bola da seleção em cima de adversários tão fraquinhos e sem criatividade?E que ainda assim criaram duas ou três oportunidades para sair na frente do marcador. Que não era o desagrado apenas da nossa frustradíssima torcida, mas da deles também, que esperavam um Brasil agressivo, sem medo e disposto a golear..Ou a jogar um melhor,bem melhor, futebol.
Uma vez mais não vimos uma seleção, mas um bloco de novas experiências ,na qual, apesar da idade, Ronaldinho Gaúcho ainda aparece como um dos melhores e há séria , desgastante e desnecessária dependência de Neymar (que não jogou absolutamente nada. Na seleção dos hermanos, sentimos exatamente o contrário: que o time do Messi já tem uma escalação definida e que dificilmente o trio da frente será modificado com ele, Messi, Iguain e Di Maria,apesar de ter um banco forte.Há uma defininição em curso. A nossa? Bem, pelo menos por ora, verdadeira colcha-de-retalhos.Ainda bem que não necessitamos disputar vaga nas eliminatórias.Ainda bem. É isso aí!
...........................................
Placar Moral
Uruguai 6 X 2 Bolívia
Argentina 5 X 0 Chile
Costa Rica 0,0 X 0,0 Brasil
.......................................
O BOTA-DF VEIO PARA FICAR
Não importa se o time conseguiu ou não satisfazer plenamente os anseios da torcida, se foi campeão ou não, se continuará ou não mostrando o mesmo potencial financeiro ou não. O fato é que o Botafogo-DF veio para ficar. Para o bem do futebol da cidade, não há reversão.Para a satélite do Guará, o alvinegro passou a ser também um time da comunidade.Não importa a existência ou não de clubes mais antigos. Em pouco mais de dois anos ,o fato é que o alvinegro conseguiu aglutinar a sua volta um sem número de fiéis seguidores, botafoguenses por tradição ou não.
Como qualquer outro clube recém-chegado à primeira divisão, no afã de fixar-se, óbvio que cometeu erros. Erros, no entanto,que se acarretaram problemas, também acabaram por fortalecê-lo e expandir sua marca no futebol candango,como as muitas e caras contratações que promoveu. E convenhamos, amigos, que Tulio Maravilha, Sergio Manoel, Zé Carlos (Zé do Gol), foram, sim, alguns desses nomes que trouxeram ao nosso futebol uma expectativa de engrandecimento.Com eles,o Botafogo motivou os torcedores e acabou se constituindo no clube que por semanas seguidas conseguiu os melhores públicos atuando no estadinho do Cave. E que, apesar de recém-chegado, repito, esteve sempre entre os quatro primeiros colocados, conhecidos papões de títulos , com tradição e conquistas carimbadas em cartório e torcidas definidas. Claro que a condição de homônimo do Glorioso ajudou.E,ainda, a camisa. Mas lembro que ,antes, o futebol brasiliense teve também homônimos do Flamengo e Vasco, com camisas iguais, e a coisa não vingou. E o Botafogo,com apenas dois anos , com ou sem equívocos, vingou. Está aí. É uma realidade. Grata realidade, se considerado o fato do futebol candango estar agregando em suas competições quem não deveria (legalmente ou não) abrigar no campeonato da cidade, verdadeiros alienígenas que ainda acabam se habilitando a receber favores financeiros do GDF e, em consequência, do meu, do seu, do dinheiro do contribuinte brasiliense. E o Botafogo-DF é daqui, made in Brasília, queiram ou não os” chatos de serviço” que aí estão(alguns há mais de 20 anos) e nada fizeram para mudar a rotina da mesmice que os acompanha há longos carnavais ( salvo o Brasiliense).É isso aí!(Jorge Martins)
......................................................................
SEMANA UNIVERSITÁRIA
PRESIDENTE DO SANTOS
DÁ PALESTRA NA UnB DIA 8
Entre 1.º e 8/10, a UnB está realizando a Semana Universitária com variadas atividades científicas e culturais nos quatro campi de nossa universidade. A programação multidisciplinar está disponível em www.semanauniversitaria.unb.br
As inscrições podem ser feitas pelo site acima ou diretamente no local dos seminários, apresentações, debates, cursos etc, quando houver vaga.
Destaco nesse período, a palestra "Futebol: Gestão, Comunicação e Cidadania", de Luis Alvaro Oliveira Ribeiro, presidente do Santos FC no sábado, 8/10, das 9 às 11h, na Sala 12 ou no Auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.
Recomendo inscrição prévia, até amanhã, 7/10 às 19h, através do envio de nome, RG e CPF, pelo email: laornaunb@gmail.com
Os inscritos devem chegar com pelo menos quinze minutos de antecedência para garantir o lugar no evento.
..........................................................................................................................................
MANCADA
Errou feio o Cerimonial da Câmara Legislativa ao anunciar a presença das autoridades presentes ao evento promovido pelo deputado Olair Francisco em favor da aberura da Copa 2014 no Distrito Federal. Ao anunciar a presença de Weber Magalhães, elevou-o a presidente da CBF.O próprio Weber (que não é bobo e conhece bem o seu chefe), tratou imediatamente de retificar.O Weber é,sim, vice-presidente da CBF para a região Centro-Oeste. Ufa!
.............................................................
BOLA FORA
O fato de alguns dos senhores parlamentares destacarem apenas o trabalho dos dois jornalões de Brasilia na campanha pró-abertura da Copa em Brasilia, desagradou sobremaneira as equipes de esportes de rádio e Tv e diretoria da Associação Brasiliense de Cronistas Esportivos presentes na solenidade realizada na Câmara Legislativa, em pról da mesma campanha. Apenas os deputados Alair Francisco (autor da proposta) e o seu colega Ailton Gomes lembraram-se de citar o trabalho de apoio feito pelas emissoras de rádio e Tv. Too bad!
................................................................
MANÉ GARRINCHA
Mereceu aplausos do público presente à solenidade , a proposta do deputado Ailton Gomes, de de que o novo estádio deva chamar-se” Estádio Nacional de Brasilia Mané Garrincha,” mantendo dessa forma a homenagem da cidade ao ídolo das pernas tortas que tanto encantou o mundo e deu duas Copas ao Brasil.Um dos que mais vibrou com a proposta foi o ex-jogador Maurício, do Botafogo, que se encontra em Brasília empenhado num trabalho em favor de 1500 crianças. Nota mil. Deputado, nota mil.É isso aí! Mané neles!
...........................................................................
O CROCODILO CHIOU
De saber que no momento em que o governo discute a criação de imposto para custear os gastos com saúde, as contas públicas mostram que estas despesas foram as que menos avançaram na área social. Apesar da arrecadação recorde,que este ano cresceu l8,8%,os recursos da saúde cresceram só 4,5%.Vexame!
..............................................................
O CROCODILO GOSTOU
Da bronca que o presidente Mauricio Assumpção deu no elenco alvinegro após o banho de bola que o time tomou do Atlético Goianiense, domingo, no Serra Dourada.Um time que está com salários e no qual vários titulares foram poupados no meio da semana contra o Santa Fé, entrar e campo tão sem garra,como um bando do futebol de Várzea,não tem como vestir a camisa do Glorioso. Pior do que o time, só mesmo o tal “professor” Caio Junior. Até quando o torcedor alvinegro terá de aturá-lo? Pois é...
................................................................................
CBF
CALENDÁRIO PARA 2012
MANTÉM JOGOS DATAS FIFA
Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta sexta-feira o calendário de competições nacionais para a temporada 2012. A expectativa de que o futebol brasileiro pudesse parar nas datas Fifa não se concretizou, assim como uma eventual pausa para os Jogos Olímpicos de Londres.
Sem grandes novidades, o anúncio da CBF também não recolocou as equipes da Copa Libertadores na Copa do Brasil, competições que continuam a dividir os mesmos meios de semana. A Copa Sul-Americana prossegue entre agosto e dezembro.
O calendário apresentado pela CBF respeita o período de férias previsto para 30 dias e marca o início dos campeonatos estaduais para o fim de semana de 22 de janeiro, exatos 17 dias após a previsão para a pré-temporada com início para dia 5 de janeiro. No dia 25 de janeiro, já tem início a fase de qualificação da Copa Libertadores.
Estaduais permanecem com 23 datas reservadas no calendário, que também tem o início da Copa do Brasil marcado para 7 de março. A Copa do Brasil de Futebol Feminino se inicia pouco antes, em 3 de março.
Os Campeonatos Brasileiros das Séries A e B começam em 20 de maio, apenas uma semana depois do fim da Copa do Brasil. Já as Séries C e D têm início no fim de semana seguinte, dia 27 de maio. A largada da Sul-Americana é em 8 de agosto.
A grande expectativa em relação ao calendário, entretanto, não se concretizou. O futebol nacional continuará com funcionamento normal nas 11 datas Fifa previstas para a temporada 2012, o que deve dar margem para mais reclamações de times eventualmente prejudicados por convocações de Mano Menezes. Os Jogos Olímpicos, que se iniciam no fim de julho, também podem tirar jogadores como Neymar e Lucas das equipes do País.
.......................................................................................................
Com acordo exclusivo, Palmeiras inviabiliza parceria corintiana
Arena Palestra tem previsão para ficar pronta em abril de 2013
Foto: Aloísio Maurício/Terra
Direto de São Paulo
Responsável pela gestão comercial da Nova Arena, estádio que o Palmeiras constrói em parceria com a empreiteira WTorre, o grupo americano AEG conversou com a também empreiteira Odebrecht, com quem tem boa relação, para fazer trabalho semelhante na futura casa do Corinthians em Itaquera. Entretanto, uma cláusula de exclusividade no contrato válido por 10 anos dá vantagem aos palmeirenses e inviabiliza qualquer tipo de acordo com os corintianos.
Anunciada nesta quarta-feira como nova parceira para a Nova Arena do Palmeiras, a AEG irá explorar o espaço comercialmente e prospectar eventos e espetáculos que tornem mais rentável o futuro espaço palmeirense. Um acordo semelhante já foi realizado com a empreiteira Odebrecht e a Arena Pernambuco, sede do estado pernambucano na Copa do Mundo. Chuck Steedman, vice-presidente da AEG, confirmou que foi conversada com a Odebrecht, também responsável pela construção do estádio de Itaquera, a possibilidade de fechar acordo com o Corinthians. "Sempre falamos sobre essa oportunidade, mas nunca virou algo real. Não posso dizer por que não foi adiante, mas estar aqui é uma chance e tanto", disse sobre a casa do Palmeiras. Especula-se que a empresa tenha optado pela Nova Arena por conta da melhor localização em São Paulo.
Aos palmeirenses e à WTorre, o acordo com a AEG aumenta e muito a expectativa de atrair shows de grande porte, casos de Justin Bieber, Paul McCartney, Madonna e U2, espetáculos recentes realizados no Brasil que tiveram participação do grupo americano. A empresa faz a exploração comercial do Staples Center, casa dos Los Angeles Lakers, e da O2 Arena, em Londres, entre outros.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Corinthians informou que, diferentemente do acordo entre Palmeiras e WTorre, à Odebrecht não cabe explorar comercialmente o futuro estádio de Itaquera. O clube faz estudos para definir o melhor sistema de trabalho na gestão de sua arena, cuja expectativa de conclusão é para o início de 2014.
........................................................................................................................................
FÓRMULA- 1
Senna jamais aceitaria correr ao lado de Piquet, diz McLaren
Senna, com a McLaren, disputa posição com a Benetton de Piquet no GP da Inglaterra de 1990
Foto: Getty Images
A McLaren começou nesta sexta-feira a eleger os melhores pilotos de sua história na Fórmula 1. Em sua página oficial da internet, ela colocou Nelson Piquet como o 40º colocado da lista, embora o brasileiro nunca tenha guiado de fato para a equipe - conforme está escrito mo próprio site, porque "era inconcebível que (Ayrton) Senna concordasse com a contratação de Nelson".
Piquet apareceu entre os citados porque em seu ano de estreia na categoria, em 1978, o então piloto de 27 anos utilizou um McLaren M23 pelo time independente BS Fabrications. "O tricampeão mundial tem algum crucial DNA da McLaren em seu sangue", sentenciou a escuderia.
Conforme explica em seu site, a McLaren convidou o jornalista Alan Henry para escolher os 50 melhores pilotos da equipe em todos os tempos. Em meio a mistério, nesta sexta-feira foram apontados apenas os colocados entre o 25º e o 50º lugares, sendo que os demais serão conhecidos nos próximos meses - deve ser divulgado um nome a cada semana.
Assim, ainda estão de fora da lista duas das maiores estrelas já comandadas por Ron Dennis: o brasileiro Ayrton Senna e o francês Alain Prost. A McLaren ressalta que corredores ainda em atividade não foram levados em consideração - "portanto nada de Lewis Hamilton, Jenson Button ou Fernando Alonso", como está escrito no site - e que a avaliação é feita somente a partir da contribuição dos corredores guiando o carro inglês - ignorando-se o desempenho com outros monopostos.
Elogiando a carreira de Piquet na Fórmula 1, que contempla 23 vitórias em 204 grandes prêmios, a equipe admite "que de uma perspectiva puramente histórica parece estranho" que ele nunca tenha assinado contrato para trabalhar junto à fábrica de Woking.
"Dado que Ayrton Senna dirigiu para o time entre 1988 e 1993, você pode alegar que não havia muito tempo de carreira restando para ele", justifica a McLaren, lembrando que Piquet deixou a categoria em 1991. "Ayrton e Nelson tiveram uma fria relação pessoal e era inconcebível que Senna concordasse com a contratação de Nelson. Mesmo assumindo que a equipe tenha sugerido isso", completa.
O 25º colocado, que encabeça o primeiro ranking divulgado, é o inglês Mark Blundell, seguido pelo inglês Brian Redman, pelo austríaco Alexander Wurz, o americano Tim Mayer, o belga Jacky Ickx, o inglês Vic Elford, o sueco Jo Bonnier, o italiano Andrea de Adamich, o americano Brett Lunger, o finlandês Jyrki Juhani Lehto, o francês Yannick Dalmas, o italiano Bruno Giacomelli, o japonês Masanori Sekiya, o inglês John Cannon, o argentino Carlos Reutemann, o brasileiro Nelson Piquet, o inglês Peter Gethin, o inglês David Hobbs, o inglês Jackie Oliver, o neo-zelandês Chris Amon, o inglês John Surtees, o inglês Derek Bell, o italiano Andrea de Cesaris, o inglês Nigel Mansell, o americano Michael Andretti e o francês Philippe Alliot.
(TERRA)
............................................................................
OPINIÃO
Registrei esta crítica ao Rock in Rio faz meia hora no site da Revista Veja/Abril. Vocês acham que estou realmente muito velho ?
Rock’n’roll, pra quem é velho que nem eu, é um som maneiro que foi criado na década de 1950 com a mistura principalmente do blues, do jazz e do gospel americanos, e que, enfim, representa a juventude dos Anos Dourados em qualquer lugar do planeta.
Rock’n’roll é Elvis, é Bill Halley, Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Janis Lyn Joplin, Scorpions, Carlos Santana.
Em agosto de 1969, os roqueiros do mundo todo programaram um festival de Rock’n’roll em Woodstock, no Estado de Nova Iorque, que, aliás, acabou sendo realizado num lugarejo vizinho, Bethel, embora mantendo o nome Woodstock. Foi a maior manifestação musical do mundo em todos os tempos. Originalmente, seria um “Festival de Rock’n’roll”, mas, como outras tribos (e obviamente outros rítmos) estariam (como de fato estiveram) presentes, foi omitido, ajuizadamente, o nome“Rock’n’roll”. Ficou, simplesmente, Woodstock.
O festival encerrado domingo último no Rio de Janeiro, que já aconteceu até em Portugal (e quiçá no Paraguai), certamente fez a cabeça dos cariocas. Bons professores não faltaram: Milton Nascimento, Maria Gadu, Claudia Leitte, Sandra de Sá, Nação Zumbi, Baile do Simonal, Ivete Sangalo, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Diogo Nogueira, João Donato. E foi lamentada, sem dúvida, a ausência do Chitãozinho, do Xororó, da Banda Calypso, da Asa de Águia e até do Beto Barbosa. Mas o Elvis, que (ainda) não morreu, confidenciou aos mais íntimos (como eu) que foi uma tremenda picaretagem chamá-lo de Rock (Rock!) in Rio. Se muito, “Festival da Barra” ...
( De:Carlos Pontual, Pioneiro de Brasilia)
.......................................................................................
S A Ú D E
Projeto gratuito para pacientes com ICC
A Vital Recor – Saúde e Reabilitação – está com um projeto gratuito para pacientes com Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), que inclui exames cardiológicos, testes físicos, avaliação antropométrica e exercícios físicos, durante um ano. É um programa criado pela profissional de educação física, Cristina Calegaro, especialista em Reabilitação Cardíaca e Condicionamento para grupos especiais, à frente da Vital Recor, para seu Mestrado, intitulado: “Efeitos de um programa de reabilitação cardíaca na perfusão e na fração de ejeção do miocárdio em idosos com Insuficiência Cardíaca Congestiva”.
Para participar, o paciente precisa ter mais de 60 anos, levar o encaminhamento do seu cardiologista com um relatório detalhado. Assim, ele fará uma avaliação na Vital, para dar início ao tratamento. Os exames realizados serão: cintilografia do miocárdio, antes e depois do programa avaliação antropométrica – que inclui porcentagem de gordura, circunferências, Índice de Massa Corporal (IMC), questionário de qualidade de vida e testes de força e flexibilidade. Todas as informações ou resultados obtidos serão mantidos em sigilo e sua descrição em publicações científicas será feita sem qualquer chance de identificação. Vital Recor – Saúde e Reabilitação-SEP/SUL EQ 707/907 Conj. E Lojas 02-06 -Térreo Ed. San Marino-Tel.: (61) 3242-2157 -Brasília – DF
................................................
C R O C _ S
O RADIALISTA Ailton Dias, chefe da equipe de esportes da Rádio Bandeirantes, promove no próximo dia 20, em Valparaízo, mais uma edição do troféu Nilton Santos,oportunidade em que serão premiadas personalidades do mundo esportivo da Capital Federal e Entorno de Brasília que mais se destacaram na prática e no apoio ao desporto brasiliense./// DE JOSÉ Luiz Datena sobre a ação que a TV Record ajuizou contra ele na capital paulista:” Não tenho medo de vocês. Pensam que são os donos do mundo? Eu sim, estarei ajuizando contra vocês uma baita ação por quebra de compromisso.”COM a presença do governador Agnelo Queiroz e o plenário da Câmara Legislativa completamente tomado, o deputado Olair Francisco promoveu 5ª.feira ,em sessão solene, o lançamento da “Frente Parlamentar para viabilizar a abertura da Copa do Mundo 2014 em Brasília”. A decisão da Fifa sobre a cidade que abrirá a Copa de 2014 acontecerá dia 20. Apesar do atraso ocorrido para o início das obras do Itaquerão, a cidade de São Paulo é a grande favorita para a .solenidade que marcará o início da competição. Belo Horizonte e Salvador também são candidatas,ao lado de Brasilia. ///UMA coisa que muitos desconhecem, que já falamos e voltamos a reiterar: a Fifa não leva em consideração o fato de uma cidade ser ou não a Capital da República de um país para essa solenidade. O que conta,sim, é a maior tradição esportiva, a infraetrutura da cidade e seu potencial econômico.///OS clubes da Liga Amadora de Futebol de Sobradinho, reclamam que apesar do anúncio da ajuda badalado em jornais e emissoras de TV, até agora o BRB não liberou a verba de cerca de 2,5 milhões.A diretoria da Liga endossa a reclamação./// EIS alguns dos estádios para a Copa que já estão com mais de 40% das obras realizadas: Mané Garrincha (Brasilia), Fonte Nova ( Salvador), Mineirão (BH),Arena das Dunas (Natal) e Castelão (Fortaleza).///ÁRBITROS e bandeiras do Rio,liderados por colegas ligados ao diretor de arbitragem da Ferj, Jorge Rabello, decidiram entrar na justiça contra a a TV Record pela reportagem feita pelo emissora sobre manipulação de arbitragem no estado.///A PREFEITURA do Rio só espera o sinal verde do TCM (tribunal de Contas do Município) para licitar as obras no entorno do Maracanã, orçadas em R$ ll7,9 milhões./// É isso aí!
Seleção perde alegria, dribla pouco e vê dependência de Neymar
Mesmo com a queda de rendimento, Neymar foi o destaque da Seleção Brasileira
Foto: EFE
DIEGO GARCIA
THIAGO SAGARDOY
A conquista do Brasil diante da Argentina no Superclássico das Américas na última semana e o triunfo no amistoso contra a Costa Rica nesta sexta-feira garantiram a Mano Menezes um respiro no comando da Seleção Brasileira. Porém, para quem esperava um massacre brasileiro na partida diante dos costarriquenhos, o sinal de alerta foi ligado: a equipe mostrou uma evidente dependência de Neymar e, poucos dias após uma boa e alegre apresentação contra nossos "hermanos", voltou a contentar-se com uma vitória burocrática.
No confronto contra a seleção argentina, Mano encontrou em Lucas uma carta na manga para alavancar a qualidade e a intensidade do futebol brasileiro e dividir a atenções dos adversários com Neymar. O jogador são-paulino foi destaque da partida não só pelo gol marcado (o primeiro do duelo), mas pela quantidade de dribles, finalizações e posse de bola. Contudo, na Costa Rica, o meia encontrou dificuldades de encontrar seu melhor jogo, alcançou apenas 22s com a bola nos pés, não aplicou uma finta sequer e acabou substituído no intervalo.
Ronaldinho, outro especialista em dribles e finalizações - e considerado pela experiência como um "escudo" de Mano Menezes nesse momento de seu trabalho na Seleção -, também não foi bem. Recebeu apenas duas faltas e arriscou uma firula somente em um momento. E sem sucesso. "Não nos faltou iniciativa nem lucidez. Faltou transformar a vontade de jogar em algo mais produtivo. Foram poucas chances de gol para uma equipe que ficou muito mais com a posse de bola", amenizou o técnico brasileiro.
Com o desempenho dos colegas ofensivos destoando do seu volume de jogo e, consequentemente, mais visado pelos jogadores da Costa Rica, Neymar teve números piores em relação ao encontro com a Argentina no Superclássico das Américas, marcado pela alegria brasileira durante os 90 minutos. Apesar da queda, ainda sim, o atacante santista foi - de longe - o melhor atleta em campo, sendo o responsável pelo gol que deu a vitória ao Brasil. Ele ainda liderou todas as estatísticas do amistoso, com cinco faltas recebidas, duas finalizações certas e 22 passes acertados.
"Fico muito feliz de ter ajudado a Seleção, de ter feito um gol. Foi um jogo muito difícil, a seleção da Costa Rica não é nenhuma seleção boba não", afirmou o atacante, em entrevista à TV Globo na saída de campo.
Confira os números da vitória brasileira pelo placar mínimo contra a Costa Rica, de acordo com a Footstats:
Dribles - 3 certos e 6 errados (Neymar 1 e 1, Lucas nenhum e Ronaldinho 1 errado)
Desarmes - 8 certos e 3 errados
Faltas recebidas - 18 (Neymar 5, Ronaldinho 2 e Lucas nenhuma)
Faltas cometidas - 18
Finalizações - 3 certas e 6 erradas (Neymar 2 certas)
Posse de Bola - Neymar 1m7s (8% do total) e Lucas 22s (3%)
Passes certos - Neymar 22 e 4 errados
Perdas de Bola -
................................................................................................................................................
É ISSO AÍ!
(Jorge Martins)
DIFÍCIL DE ASSISTIR
Patriotadas à parte, convenhamos que esse amistoso Brasil e Costa Rica foi um joguinho difícil de assistir. Principalmente para quem assistiu momentos antes o Messi,o Di Maria e o Iguain darem verdadeiro show de bola na vitória por 4 X 1 da Argentina sobre o Chile.O cidadão ter de ficar acordado para ver a seleçãozinha do Mano jogar só aquilo contra os costariquenhos, dar apenas dois chutes a gol no primeiro tempo e chegar a ter menos posse de bola em boa parte do jogo, é dose para elefante. Os jogos da Série B estiveram bem melhores.
O golzinho único da partida salvou a pele do Mano Menezes, que logo ápós o jogo declarou que o time não soube traduzir em gols sua vontade de vencer.Meu Deus! Que jogo ele assistiu? Dormiu e sonhou numa grande apresentação?Será que ouviu as vaias das duas galeras após o jogo? De torcedores que esperavam um show de bola da seleção em cima de adversários tão fraquinhos e sem criatividade?E que ainda assim criaram duas ou três oportunidades para sair na frente do marcador. Que não era o desagrado apenas da nossa frustradíssima torcida, mas da deles também, que esperavam um Brasil agressivo, sem medo e disposto a golear..Ou a jogar um melhor,bem melhor, futebol.
Uma vez mais não vimos uma seleção, mas um bloco de novas experiências ,na qual, apesar da idade, Ronaldinho Gaúcho ainda aparece como um dos melhores e há séria , desgastante e desnecessária dependência de Neymar (que não jogou absolutamente nada. Na seleção dos hermanos, sentimos exatamente o contrário: que o time do Messi já tem uma escalação definida e que dificilmente o trio da frente será modificado com ele, Messi, Iguain e Di Maria,apesar de ter um banco forte.Há uma defininição em curso. A nossa? Bem, pelo menos por ora, verdadeira colcha-de-retalhos.Ainda bem que não necessitamos disputar vaga nas eliminatórias.Ainda bem. É isso aí!
...........................................
Placar Moral
Uruguai 6 X 2 Bolívia
Argentina 5 X 0 Chile
Costa Rica 0,0 X 0,0 Brasil
.......................................
O BOTA-DF VEIO PARA FICAR
Não importa se o time conseguiu ou não satisfazer plenamente os anseios da torcida, se foi campeão ou não, se continuará ou não mostrando o mesmo potencial financeiro ou não. O fato é que o Botafogo-DF veio para ficar. Para o bem do futebol da cidade, não há reversão.Para a satélite do Guará, o alvinegro passou a ser também um time da comunidade.Não importa a existência ou não de clubes mais antigos. Em pouco mais de dois anos ,o fato é que o alvinegro conseguiu aglutinar a sua volta um sem número de fiéis seguidores, botafoguenses por tradição ou não.
Como qualquer outro clube recém-chegado à primeira divisão, no afã de fixar-se, óbvio que cometeu erros. Erros, no entanto,que se acarretaram problemas, também acabaram por fortalecê-lo e expandir sua marca no futebol candango,como as muitas e caras contratações que promoveu. E convenhamos, amigos, que Tulio Maravilha, Sergio Manoel, Zé Carlos (Zé do Gol), foram, sim, alguns desses nomes que trouxeram ao nosso futebol uma expectativa de engrandecimento.Com eles,o Botafogo motivou os torcedores e acabou se constituindo no clube que por semanas seguidas conseguiu os melhores públicos atuando no estadinho do Cave. E que, apesar de recém-chegado, repito, esteve sempre entre os quatro primeiros colocados, conhecidos papões de títulos , com tradição e conquistas carimbadas em cartório e torcidas definidas. Claro que a condição de homônimo do Glorioso ajudou.E,ainda, a camisa. Mas lembro que ,antes, o futebol brasiliense teve também homônimos do Flamengo e Vasco, com camisas iguais, e a coisa não vingou. E o Botafogo,com apenas dois anos , com ou sem equívocos, vingou. Está aí. É uma realidade. Grata realidade, se considerado o fato do futebol candango estar agregando em suas competições quem não deveria (legalmente ou não) abrigar no campeonato da cidade, verdadeiros alienígenas que ainda acabam se habilitando a receber favores financeiros do GDF e, em consequência, do meu, do seu, do dinheiro do contribuinte brasiliense. E o Botafogo-DF é daqui, made in Brasília, queiram ou não os” chatos de serviço” que aí estão(alguns há mais de 20 anos) e nada fizeram para mudar a rotina da mesmice que os acompanha há longos carnavais ( salvo o Brasiliense).É isso aí!(Jorge Martins)
......................................................................
SEMANA UNIVERSITÁRIA
PRESIDENTE DO SANTOS
DÁ PALESTRA NA UnB DIA 8
Entre 1.º e 8/10, a UnB está realizando a Semana Universitária com variadas atividades científicas e culturais nos quatro campi de nossa universidade. A programação multidisciplinar está disponível em www.semanauniversitaria.unb.br
As inscrições podem ser feitas pelo site acima ou diretamente no local dos seminários, apresentações, debates, cursos etc, quando houver vaga.
Destaco nesse período, a palestra "Futebol: Gestão, Comunicação e Cidadania", de Luis Alvaro Oliveira Ribeiro, presidente do Santos FC no sábado, 8/10, das 9 às 11h, na Sala 12 ou no Auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.
Recomendo inscrição prévia, até amanhã, 7/10 às 19h, através do envio de nome, RG e CPF, pelo email: laornaunb@gmail.com
Os inscritos devem chegar com pelo menos quinze minutos de antecedência para garantir o lugar no evento.
..........................................................................................................................................
MANCADA
Errou feio o Cerimonial da Câmara Legislativa ao anunciar a presença das autoridades presentes ao evento promovido pelo deputado Olair Francisco em favor da aberura da Copa 2014 no Distrito Federal. Ao anunciar a presença de Weber Magalhães, elevou-o a presidente da CBF.O próprio Weber (que não é bobo e conhece bem o seu chefe), tratou imediatamente de retificar.O Weber é,sim, vice-presidente da CBF para a região Centro-Oeste. Ufa!
.............................................................
BOLA FORA
O fato de alguns dos senhores parlamentares destacarem apenas o trabalho dos dois jornalões de Brasilia na campanha pró-abertura da Copa em Brasilia, desagradou sobremaneira as equipes de esportes de rádio e Tv e diretoria da Associação Brasiliense de Cronistas Esportivos presentes na solenidade realizada na Câmara Legislativa, em pról da mesma campanha. Apenas os deputados Alair Francisco (autor da proposta) e o seu colega Ailton Gomes lembraram-se de citar o trabalho de apoio feito pelas emissoras de rádio e Tv. Too bad!
................................................................
MANÉ GARRINCHA
Mereceu aplausos do público presente à solenidade , a proposta do deputado Ailton Gomes, de de que o novo estádio deva chamar-se” Estádio Nacional de Brasilia Mané Garrincha,” mantendo dessa forma a homenagem da cidade ao ídolo das pernas tortas que tanto encantou o mundo e deu duas Copas ao Brasil.Um dos que mais vibrou com a proposta foi o ex-jogador Maurício, do Botafogo, que se encontra em Brasília empenhado num trabalho em favor de 1500 crianças. Nota mil. Deputado, nota mil.É isso aí! Mané neles!
...........................................................................
O CROCODILO CHIOU
De saber que no momento em que o governo discute a criação de imposto para custear os gastos com saúde, as contas públicas mostram que estas despesas foram as que menos avançaram na área social. Apesar da arrecadação recorde,que este ano cresceu l8,8%,os recursos da saúde cresceram só 4,5%.Vexame!
..............................................................
O CROCODILO GOSTOU
Da bronca que o presidente Mauricio Assumpção deu no elenco alvinegro após o banho de bola que o time tomou do Atlético Goianiense, domingo, no Serra Dourada.Um time que está com salários e no qual vários titulares foram poupados no meio da semana contra o Santa Fé, entrar e campo tão sem garra,como um bando do futebol de Várzea,não tem como vestir a camisa do Glorioso. Pior do que o time, só mesmo o tal “professor” Caio Junior. Até quando o torcedor alvinegro terá de aturá-lo? Pois é...
................................................................................
CBF
CALENDÁRIO PARA 2012
MANTÉM JOGOS DATAS FIFA
Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta sexta-feira o calendário de competições nacionais para a temporada 2012. A expectativa de que o futebol brasileiro pudesse parar nas datas Fifa não se concretizou, assim como uma eventual pausa para os Jogos Olímpicos de Londres.
Sem grandes novidades, o anúncio da CBF também não recolocou as equipes da Copa Libertadores na Copa do Brasil, competições que continuam a dividir os mesmos meios de semana. A Copa Sul-Americana prossegue entre agosto e dezembro.
O calendário apresentado pela CBF respeita o período de férias previsto para 30 dias e marca o início dos campeonatos estaduais para o fim de semana de 22 de janeiro, exatos 17 dias após a previsão para a pré-temporada com início para dia 5 de janeiro. No dia 25 de janeiro, já tem início a fase de qualificação da Copa Libertadores.
Estaduais permanecem com 23 datas reservadas no calendário, que também tem o início da Copa do Brasil marcado para 7 de março. A Copa do Brasil de Futebol Feminino se inicia pouco antes, em 3 de março.
Os Campeonatos Brasileiros das Séries A e B começam em 20 de maio, apenas uma semana depois do fim da Copa do Brasil. Já as Séries C e D têm início no fim de semana seguinte, dia 27 de maio. A largada da Sul-Americana é em 8 de agosto.
A grande expectativa em relação ao calendário, entretanto, não se concretizou. O futebol nacional continuará com funcionamento normal nas 11 datas Fifa previstas para a temporada 2012, o que deve dar margem para mais reclamações de times eventualmente prejudicados por convocações de Mano Menezes. Os Jogos Olímpicos, que se iniciam no fim de julho, também podem tirar jogadores como Neymar e Lucas das equipes do País.
.......................................................................................................
Com acordo exclusivo, Palmeiras inviabiliza parceria corintiana
Arena Palestra tem previsão para ficar pronta em abril de 2013
Foto: Aloísio Maurício/Terra
Direto de São Paulo
Responsável pela gestão comercial da Nova Arena, estádio que o Palmeiras constrói em parceria com a empreiteira WTorre, o grupo americano AEG conversou com a também empreiteira Odebrecht, com quem tem boa relação, para fazer trabalho semelhante na futura casa do Corinthians em Itaquera. Entretanto, uma cláusula de exclusividade no contrato válido por 10 anos dá vantagem aos palmeirenses e inviabiliza qualquer tipo de acordo com os corintianos.
Anunciada nesta quarta-feira como nova parceira para a Nova Arena do Palmeiras, a AEG irá explorar o espaço comercialmente e prospectar eventos e espetáculos que tornem mais rentável o futuro espaço palmeirense. Um acordo semelhante já foi realizado com a empreiteira Odebrecht e a Arena Pernambuco, sede do estado pernambucano na Copa do Mundo. Chuck Steedman, vice-presidente da AEG, confirmou que foi conversada com a Odebrecht, também responsável pela construção do estádio de Itaquera, a possibilidade de fechar acordo com o Corinthians. "Sempre falamos sobre essa oportunidade, mas nunca virou algo real. Não posso dizer por que não foi adiante, mas estar aqui é uma chance e tanto", disse sobre a casa do Palmeiras. Especula-se que a empresa tenha optado pela Nova Arena por conta da melhor localização em São Paulo.
Aos palmeirenses e à WTorre, o acordo com a AEG aumenta e muito a expectativa de atrair shows de grande porte, casos de Justin Bieber, Paul McCartney, Madonna e U2, espetáculos recentes realizados no Brasil que tiveram participação do grupo americano. A empresa faz a exploração comercial do Staples Center, casa dos Los Angeles Lakers, e da O2 Arena, em Londres, entre outros.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Corinthians informou que, diferentemente do acordo entre Palmeiras e WTorre, à Odebrecht não cabe explorar comercialmente o futuro estádio de Itaquera. O clube faz estudos para definir o melhor sistema de trabalho na gestão de sua arena, cuja expectativa de conclusão é para o início de 2014.
........................................................................................................................................
FÓRMULA- 1
Senna jamais aceitaria correr ao lado de Piquet, diz McLaren
Senna, com a McLaren, disputa posição com a Benetton de Piquet no GP da Inglaterra de 1990
Foto: Getty Images
A McLaren começou nesta sexta-feira a eleger os melhores pilotos de sua história na Fórmula 1. Em sua página oficial da internet, ela colocou Nelson Piquet como o 40º colocado da lista, embora o brasileiro nunca tenha guiado de fato para a equipe - conforme está escrito mo próprio site, porque "era inconcebível que (Ayrton) Senna concordasse com a contratação de Nelson".
Piquet apareceu entre os citados porque em seu ano de estreia na categoria, em 1978, o então piloto de 27 anos utilizou um McLaren M23 pelo time independente BS Fabrications. "O tricampeão mundial tem algum crucial DNA da McLaren em seu sangue", sentenciou a escuderia.
Conforme explica em seu site, a McLaren convidou o jornalista Alan Henry para escolher os 50 melhores pilotos da equipe em todos os tempos. Em meio a mistério, nesta sexta-feira foram apontados apenas os colocados entre o 25º e o 50º lugares, sendo que os demais serão conhecidos nos próximos meses - deve ser divulgado um nome a cada semana.
Assim, ainda estão de fora da lista duas das maiores estrelas já comandadas por Ron Dennis: o brasileiro Ayrton Senna e o francês Alain Prost. A McLaren ressalta que corredores ainda em atividade não foram levados em consideração - "portanto nada de Lewis Hamilton, Jenson Button ou Fernando Alonso", como está escrito no site - e que a avaliação é feita somente a partir da contribuição dos corredores guiando o carro inglês - ignorando-se o desempenho com outros monopostos.
Elogiando a carreira de Piquet na Fórmula 1, que contempla 23 vitórias em 204 grandes prêmios, a equipe admite "que de uma perspectiva puramente histórica parece estranho" que ele nunca tenha assinado contrato para trabalhar junto à fábrica de Woking.
"Dado que Ayrton Senna dirigiu para o time entre 1988 e 1993, você pode alegar que não havia muito tempo de carreira restando para ele", justifica a McLaren, lembrando que Piquet deixou a categoria em 1991. "Ayrton e Nelson tiveram uma fria relação pessoal e era inconcebível que Senna concordasse com a contratação de Nelson. Mesmo assumindo que a equipe tenha sugerido isso", completa.
O 25º colocado, que encabeça o primeiro ranking divulgado, é o inglês Mark Blundell, seguido pelo inglês Brian Redman, pelo austríaco Alexander Wurz, o americano Tim Mayer, o belga Jacky Ickx, o inglês Vic Elford, o sueco Jo Bonnier, o italiano Andrea de Adamich, o americano Brett Lunger, o finlandês Jyrki Juhani Lehto, o francês Yannick Dalmas, o italiano Bruno Giacomelli, o japonês Masanori Sekiya, o inglês John Cannon, o argentino Carlos Reutemann, o brasileiro Nelson Piquet, o inglês Peter Gethin, o inglês David Hobbs, o inglês Jackie Oliver, o neo-zelandês Chris Amon, o inglês John Surtees, o inglês Derek Bell, o italiano Andrea de Cesaris, o inglês Nigel Mansell, o americano Michael Andretti e o francês Philippe Alliot.
(TERRA)
............................................................................
OPINIÃO
Registrei esta crítica ao Rock in Rio faz meia hora no site da Revista Veja/Abril. Vocês acham que estou realmente muito velho ?
Rock’n’roll, pra quem é velho que nem eu, é um som maneiro que foi criado na década de 1950 com a mistura principalmente do blues, do jazz e do gospel americanos, e que, enfim, representa a juventude dos Anos Dourados em qualquer lugar do planeta.
Rock’n’roll é Elvis, é Bill Halley, Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Janis Lyn Joplin, Scorpions, Carlos Santana.
Em agosto de 1969, os roqueiros do mundo todo programaram um festival de Rock’n’roll em Woodstock, no Estado de Nova Iorque, que, aliás, acabou sendo realizado num lugarejo vizinho, Bethel, embora mantendo o nome Woodstock. Foi a maior manifestação musical do mundo em todos os tempos. Originalmente, seria um “Festival de Rock’n’roll”, mas, como outras tribos (e obviamente outros rítmos) estariam (como de fato estiveram) presentes, foi omitido, ajuizadamente, o nome“Rock’n’roll”. Ficou, simplesmente, Woodstock.
O festival encerrado domingo último no Rio de Janeiro, que já aconteceu até em Portugal (e quiçá no Paraguai), certamente fez a cabeça dos cariocas. Bons professores não faltaram: Milton Nascimento, Maria Gadu, Claudia Leitte, Sandra de Sá, Nação Zumbi, Baile do Simonal, Ivete Sangalo, Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Diogo Nogueira, João Donato. E foi lamentada, sem dúvida, a ausência do Chitãozinho, do Xororó, da Banda Calypso, da Asa de Águia e até do Beto Barbosa. Mas o Elvis, que (ainda) não morreu, confidenciou aos mais íntimos (como eu) que foi uma tremenda picaretagem chamá-lo de Rock (Rock!) in Rio. Se muito, “Festival da Barra” ...
( De:Carlos Pontual, Pioneiro de Brasilia)
.......................................................................................
S A Ú D E
Projeto gratuito para pacientes com ICC
A Vital Recor – Saúde e Reabilitação – está com um projeto gratuito para pacientes com Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), que inclui exames cardiológicos, testes físicos, avaliação antropométrica e exercícios físicos, durante um ano. É um programa criado pela profissional de educação física, Cristina Calegaro, especialista em Reabilitação Cardíaca e Condicionamento para grupos especiais, à frente da Vital Recor, para seu Mestrado, intitulado: “Efeitos de um programa de reabilitação cardíaca na perfusão e na fração de ejeção do miocárdio em idosos com Insuficiência Cardíaca Congestiva”.
Para participar, o paciente precisa ter mais de 60 anos, levar o encaminhamento do seu cardiologista com um relatório detalhado. Assim, ele fará uma avaliação na Vital, para dar início ao tratamento. Os exames realizados serão: cintilografia do miocárdio, antes e depois do programa avaliação antropométrica – que inclui porcentagem de gordura, circunferências, Índice de Massa Corporal (IMC), questionário de qualidade de vida e testes de força e flexibilidade. Todas as informações ou resultados obtidos serão mantidos em sigilo e sua descrição em publicações científicas será feita sem qualquer chance de identificação. Vital Recor – Saúde e Reabilitação-SEP/SUL EQ 707/907 Conj. E Lojas 02-06 -Térreo Ed. San Marino-Tel.: (61) 3242-2157 -Brasília – DF
................................................
C R O C _ S
O RADIALISTA Ailton Dias, chefe da equipe de esportes da Rádio Bandeirantes, promove no próximo dia 20, em Valparaízo, mais uma edição do troféu Nilton Santos,oportunidade em que serão premiadas personalidades do mundo esportivo da Capital Federal e Entorno de Brasília que mais se destacaram na prática e no apoio ao desporto brasiliense./// DE JOSÉ Luiz Datena sobre a ação que a TV Record ajuizou contra ele na capital paulista:” Não tenho medo de vocês. Pensam que são os donos do mundo? Eu sim, estarei ajuizando contra vocês uma baita ação por quebra de compromisso.”COM a presença do governador Agnelo Queiroz e o plenário da Câmara Legislativa completamente tomado, o deputado Olair Francisco promoveu 5ª.feira ,em sessão solene, o lançamento da “Frente Parlamentar para viabilizar a abertura da Copa do Mundo 2014 em Brasília”. A decisão da Fifa sobre a cidade que abrirá a Copa de 2014 acontecerá dia 20. Apesar do atraso ocorrido para o início das obras do Itaquerão, a cidade de São Paulo é a grande favorita para a .solenidade que marcará o início da competição. Belo Horizonte e Salvador também são candidatas,ao lado de Brasilia. ///UMA coisa que muitos desconhecem, que já falamos e voltamos a reiterar: a Fifa não leva em consideração o fato de uma cidade ser ou não a Capital da República de um país para essa solenidade. O que conta,sim, é a maior tradição esportiva, a infraetrutura da cidade e seu potencial econômico.///OS clubes da Liga Amadora de Futebol de Sobradinho, reclamam que apesar do anúncio da ajuda badalado em jornais e emissoras de TV, até agora o BRB não liberou a verba de cerca de 2,5 milhões.A diretoria da Liga endossa a reclamação./// EIS alguns dos estádios para a Copa que já estão com mais de 40% das obras realizadas: Mané Garrincha (Brasilia), Fonte Nova ( Salvador), Mineirão (BH),Arena das Dunas (Natal) e Castelão (Fortaleza).///ÁRBITROS e bandeiras do Rio,liderados por colegas ligados ao diretor de arbitragem da Ferj, Jorge Rabello, decidiram entrar na justiça contra a a TV Record pela reportagem feita pelo emissora sobre manipulação de arbitragem no estado.///A PREFEITURA do Rio só espera o sinal verde do TCM (tribunal de Contas do Município) para licitar as obras no entorno do Maracanã, orçadas em R$ ll7,9 milhões./// É isso aí!
Nenhum comentário:
Postar um comentário