FELIZ NATAL
.....................................................
É ISSO AÍ!
(Jorge Martins)
CAUSA E EFEITO
Antes tarde do que no meio do campeonato. Concordo com os dirigentes que votaram a favor do adiamento do início do campeonato. Mais precisamente, até que o imbróglio envolvendo os clubes envolvidos na disputa pelas duas vagas do Candangão sejá definido pela Justiça Desportiva1. De nada adiantaria começar a competição com esses ou aqueles times e,de repente, na segunda ou terceira rodada, o STJD cancelar a decisão do TJ da FBF , acolher os recursos dos prejudicados e mandar começar tudo de novo .Nesse caso, aí sim, seria bem pior.E desmoralizante para um futebol que, afinal, representa a capital do país.
Pode ser que em Brasilia, habituados a farra promovida sistematicamente pelos clubes na tabela, com adiamentos e antecipações a cada início rodada, a exceção da imprensa esportiva ( que tem mudar toda a agenda de atividades das equipes) ,poucos se importem muito com isso. Mas lá fora o bicho pega. O descaso com o nosso futebol aumenta, e sua importância a cada ano fica mais distante do índice mínimo de seriedade que o futebol candango precisa para justificar sua existência e respeito no cenário nacional. Principalmente no momento que a cidade se prepara para sediar um dos grupos do Mundial de 2014 e que constatamos, para piorar a imagem do que temos exportado, uma vitrine mostrando uma federação sob intervenção judicial há seis meses e, ainda, uma demanda entre a entidade e os filiados a respeito do pagamento das jornadas dos árbitros, um dos motivos da paralisação da competição, já que não há recursos.De um lado e do outro.
Se até aqui o início do campeonato está suspenso sine die, infelizmente ou não, mas é melhor assim do que assistirmo a competição ser interrompida e os motivos circularem por todo o país .É isso aí!
...........................................................................
SELEÇÃO BRASILEIRA
Jornal: Andrés critica e diz que Mano precisa parar com experiências
Presidente do Corinthians disse que resultados de Mano não são bons na Seleção
Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press
O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, fez críticas aos resultados do técnico Mano Menezes à frente da Seleção Brasileira, em entrevista publicada no jornal Diário de S. Paulo nesta segunda-feira. O mandatário admitiu que o desempenho do ex-treinador alvinegro "não é bom" no comando do Brasil, e que Mano precisa parar de fazer experiências com novos jogadores e definir rapidamente um time-base para os próximos jogos.
Andrés, que deixa a presidência alvinegra ao final de 2011, também declarou que mantém contato com Mano e já disse a ele o que pensa sobre seu trabalho na Seleção. Abordando outros assuntos, o dirigente corintiano voltou a afirmar que o ex-atacante Ronaldo jogará novamente pelo clube no ano que vem, e não descartou um retorno ao cargo de presidente do Corinthians no futuro.
........................................................................................................
Copa do Mundo pode antecipar férias do meio do ano em 2014
Um projeto de Lei, de autoria do deputado Cléber Verde (PRB-MA) e que será apresentado nesta terça-feira à comissão especial para discutir a Lei Geral da Copa, prevê que as férias dos alunos das redes pública e privada sejam antecipadas para que os estudantes estejam liberados para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o que seria também uma alternativa para a redução do trânsito nas cidades que receberão jogos do Mundial, de acordo com informações da Folha de S.Paulo.
A ideia é que o começo do ano letivo seja em 20 de janeiro, para que o primeiro semestre acabe até o dia 10 de junho - retornando no dia 21 de julho. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação diz que nenhuma escola pode ter menos que 200 dias letivos e 800 horas anuais de aula. A Copa do Mundo acontecerá de 12 de junho a 13 de julho de 2014.
.........................................................................................................................................
MUNDIAL DE CLUBES
Léo e Diogo são ausências em penúltimo treino antes de estreia
CELSO PAIVA
Direto de Nagoya
O Santos teve, pela primeira vez desde que chegou ao Japão, dois desfalques no treinamento desta segunda-feira, em Nagoya, o penúltimo antes da estreia no Mundial de Clubes, quarta, contra o Kashiwa Reysol, pela fase semifinal do torneio. O lateral esquerdo Léo e o atacante Diogo foram os únicos entre os 23 jogadores inscritos que não participaram das atividades no gramado comandadas pelo técnico Muricy Ramalho.
Léo sentiu uma pancada que tomou no joelho no treino de sábado, enquanto Diogo ficou de fora por conta de dores na coxa direita. Há a possibilidade de uma lesão no músculo adutor, mas nenhuma contusão mais séria foi confirmada pela equipe alvinegra.
Enquanto a equipe treinava, ambos os atletas ficaram se tratando no "mini-Cepraf" - como foi apelidada pelo Santos a sala de fisioterapia do hotel em que a equipe está hospedada, em alusão ao Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol (Cepraf) do CT Rei Pelé. Nenhum dos dois jogadores está nos planos da equipe titular de Muricy para o jogo de estreia. Léo disputa posição com Durval na lateral esquerda, mas dificilmente começará a partida contra o Kashiwa Reysol. Já Diogo é visto apenas como quinta opção para o ataque santista, atrás de Neymar, Borges, Rentería e Alan Kardec. O Santos enfrenta o Kashiwa às 8h30 desta quarta-feira, em Toyota.
......................................................................
O P I N I Ã O
E a fortuna prometida?
(JANIO GOMES)
O que os esperançosos torcedores da Sociedade Esportiva do Gama aguardam é que a nova diretoria, eleita no último dia 06 de dezembro, apresente para o Candangão 2012 uma equipe forte, com jogadores de peso e um treinador de nome nacional. Isso foi o que o empresário e investidor Froylan Pinto e companhia prometeram via imprensa na última assembleia.
Sem querer ser pessimista, mas sendo bem realista naquilo que eu penso sobre o assunto, eu acho pouco provável que o time seja tudo isso que eles estão prometendo. Como duvido muito que o homem-forte vá desembolsar essa fortuna toda para bancar o time. Ao mesmo tempo estou na torcida para que o Froylan faça, ao menos, metade do que ele prometeu. Isso já seria muito mais do que a antiga diretoria vinha fazendo.
Mas, imaginar que o investidor irá sacar R$ 700 mil por mês da sua gorda conta e disponibilizar ao clube, assim sem mais nem menos... Isso eu duvido muito que aconteça. Poderá até acontecer, desde que alguns milhões entrem na conta dele através de uma “ajudinha” do GDF.
Froylan Pinto é um empresário. É um homem de negócios. Não vai tirar dinheiro do bolso e aplicar no Gama sem ganhar algo com isso. Apenas por amor ao clube? Nem ele e nem ninguém faria isso. Ou faria?
Vou até opinar aqui como eu acho que ele poderá fazer esse investimento todo no Gama. Se o Froylan, através da sua empresa, conseguir pegar uma gigantesca obra do GDF, que lhe proporcione muitos milhões... Aí, sim. Desta forma ele poderia até tirar uma pequena fatia do lucro e aplicar no Gama.
Aí o leitor me pergunta: Mas o que o Gama tem a ver com o GDF e as empresas do Froylan?
Simples! Sem alongar nos detalhes, o negócio é o seguinte: o que vale no submundo dos negócios e, sobretudo, dos interesses políticos é: “você me ajuda e eu te ajudo”. Entendeu?
Não estou afirmando que é isso e nem acusando A ou B. Mas é o que eu penso.
Por Jânio Gomes - www.janiogomes.blogspot.com( Janio Gomes é membro da Associaão Brasiliense de Cronistas Desportivos-ABCD)
......................................................................
NEM TUDO ESTÁ PERDIDO
O LEGAL, O MORAL E A ÉTICA
Durante um jogo de futebol, na Holanda, um jogador do Ajax (equipe de vermelho), se contundiu e ficou caído no chão. Um dos jogadores da equipe adversária, de amarelo, como é hábito, atirou a bola para fora para que o jogador fosse atendido. Quando o jogador se recuperou, a cobrança do lateral pertenceu ao Ajax (de vermelho) e como manda o desportivismo, um jogador do Ajax tentou devolver a bola para o campo do adversário. Só que o fez de forma, que sem querer, acabou fazendo o gol. Todos, incluindo o jogador que, sem querer, fez o gol, ficaram desconcertados. O árbitro, corretamente considerou o gol valido! A bola voltou ao centro para o jogo ser retomado com aquele injusto resultado. Foi nesse momento que os jogadores do Ajax, com grande espírito desportivo, rapidamente tomaram uma resolução: ficaram todos impassíveis para permitir que a equipe adversária (de amarelo), fizesse também um gol para repor a justiça no resultado. E foi isso que aconteceu!!! Sem dúvida, fantástico o sentido de justiça da equipe do Ajax, principalmente o entendimento unânime para que nenhum deles se movimentasse. Eles queriam ganhar, mas a vitória teria que ser justa, limpa! Repassem este "e-mail". Para que chegue a todos: Às Famílias, às Escolas, às Empresas... Quem sabe chega também ao congresso, ao Governo, aos Tribunais... Todos precisamos aprender com exemplos de honestidade...* Ética é isso. O gol foi legal, mas imoral!
......................................................................
CADÊ A ESCRITURA?
Como disse a coluna um torcedor do Gama, está para lá de monótona a história do alviverde mudar de diretoria, entrar nova diretoria e ninguém conseguir esclarecer qual foi o real valor da venda da sede do clube,o que a diretoria anterior recebeu como sinal e o que o Gamão tem a haver da milionária transação.O prédio em construção no local da ex-sede está quase pronto e o din-din do Gama, lhulhas!
......................................................................
BOLA MURCHA
A bola murcha deste início de semana vai para a administração do Aeroporto de Brasilia. As vésperas de uma Copa do Mundo e considerado o terceiro aeroporto de maior movimento do país, constatarmos que até hoje o local não dispõe de uma Lan House para o uso daqueles que não portam um notebook em sua bagagem, convenhamos tratar-se de uma bola profundamente murcha.Coisa de terceiro mundo ( ou quarto). Nota zero!
............................................................................................
BOLA CHEIA
A Bola Cheia da semana vai para a equipe de futsal do Botafogo pela conquista, domingo, do Campeonato Estadual de Futsal do Rio de Janeiro, o primeiro do alvinegro na modalidade. Com isso, o Botafogo representará o Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro de 2013. Valeu, Fogão! Valeu rapaziada!
..............................................................................................
ESTÁ FALTANDO HOMEM
Acredite quem quiser, mas a Renascer de Jacarepaguá, que vai desfilar em 2012 no Grupo Especial do Sambódromo carioca, está com um sério problema: não está conseguindo encontrar homens com H que completem sua ala de passistas. Explicamos: é que a diretoria da escola vem encontrando sérias dificuldades na busca de bambas que dancem como malandros. Até agora, das 20 vagas, a escola só conseguiu preencher 9 vagas. Os candidatos têm aparecido, mas como sambam muito mais como mulatas rebolativas do que malandros, são dispensados. A escola aceita até gay, mas desde que, como passista, gingue como malandro, à moda antiga: machão mesmo. Saravá!!!
...................................................................................
ELE, DE NOVO
O ministro Ari Pargendler, presidente do Superior Tribunal de Justiça, volta a atacar:mandou retirar das áreas e seções do tribunal todos os enfeites de Natal.Sua justificativa:”o Estado é laico”.Meu Deus! A falta de sensibilidade desse senhor é inacreditável!Só se mete onde não deve.
...............................................................................................
MAIS ESSA
Deputado recorre à Justiça por prisão de governador do DF
LARYSSA BORGES
Direto de Brasília
O deputado federal Fernando Francischini (PSDB-PR) encaminhou nesta terça-feira à Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, representação criminal com pedido de prisão preventiva do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). Suspeito de participar de um esquema de desvio de verbas do Ministério do Esporte, Agnelo Queiroz, conforme a revista Isto É, viu o patrimônio de sua família atingir o patamar de cerca de R$ 10 milhões entre o início de 2008 e setembro deste ano.
O crescimento suspeito dos bens de sua família está sendo investigado pela Polícia Federal (PF) e o Núcleo de Combate às Organizações Criminosas (NCOC) do Ministério Público do Distrito Federal. "Certo que a prisão preventiva é medida excepcional, que neste caso se evidencia necessária, com base na autorização concedida pela Constituição Federal, uma vez que se pretende o resguardo da paz social e jurídica, e à vista da pressuposta manutenção da ordem pública e econômica, conveniência da instrução criminal e aplicação da lei penal", defendeu o parlamentar na ação.
Na ação encaminhada ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel Francischini, que é delegado licenciado da Polícia Federal, também defende a quebra do sigilo bancário e fiscal e bloqueio dos bens da família do governador. Pede ainda a prisão do irmão do governador, Ailton Queiroz, e o bloqueio de bens da família de Agnelo e da dupla Glauco Alves e Santos e Juliana Suaiden Alves e Santos, casal que teria emprestado seus nomes para a compra de
...........................................................................................
MANCHETES IMPOSSÍVEIS
Papai Noel paga taxas dos juízes e Candangão começa
Capital, atrás de vaga, contrata Ives Gandra para sua defesa
Carro do Papai Noel afunda em cratera em Vicente Pires
PT vai bancar árvores de Natal no Plano e Satélites
Gama sai da crise e já sonha com a contratação de Tévez
....................................................................................................
CINEMA/ESPORTE
Rodrigo Santoro, como “Helono”, Alessandra Negrini e 'Tropa 2' são premiados em Havana
Padilha foi eleito o melhor diretor e seu filme levou prêmio especial do júri. Santoro ganhou por 'Heleno' e Alessandra, por 'O abismo prateado'.
Do G1, em São Paulo
O cinema brasileiro levou a maioria dos principais prêmios do 33º Festival de Cinema de Havana, em cerimônia realizada na noite deste domingo (11), na capital cubana. Rodrigo Santoro ganhou o Coral de melhor ator por sua atuação em "Heleno", cinebiografia do jogador de futebol Heleno de Freitas (1920-1959) dirigida por José Henrique Fonseca. Já Alessandra Negrini foi escolhida a melhor atriz por "O abismo prateado", de Karim Aïnouz, filme inspirado na canção "Olhos nos olhos", de Chico Buarque. O Coral de melhor direção de longa de ficção, por sua vez, ficou com José Padilha, por "Tropa de elite 2 - o inimigo agora é outro", que faturou ainda o prêmio especial do júri.
Rodrigo Santoro protagoniza "Heleno", cinebiografia do jogador Heleno de Freitas
(Foto: Reprodução)
O Brasill também destacou-se em categorias menos nobres (veja lista completa abaixo). A melhor edição foi atribuída a Daniel Rezende, por seu trabalho em "Tropa 2". Leandro Lima e Ricardo Cutz levaram o Coral de melhor trilha sonora, por "O abismo prateado", que rendeu, por fim, a distinção de melhor fotografia a Mauro Pinheiro Jr.
O principal prêmio da noite - o "primeiro Coral" de longa de ficção - ficou com a produção mexicana "El inferno", de Luis Estrada. Em segundo lugar, apareceu novamente "O abismo prateado", à frente de "Fábula", de Lester Hamlet. Em nota distribuída pela assessoria de imprensa que divulga "Heleno", Rodrigo Santoro comentou seu Coral de melhor ator: "Tenho enorme respeito pelo festival de Havana, que é considerado o grande ponto de encontro do cinema feito na América Latina, ser reconhecido por ele é extremamente motivador e uma grande honra para mim”.
Veja lista dos principais prêmios para longas de ficção no 33º Festival de Havana: Direção: José Padilha , por "Tropa de elite 2 - o inimigo agora é outro" Roteiro: Marité Ugás y Mariana Rondón, por "El chico que miente" (Venezuela, Peru) Ator: Rodrigo Santoro, por "Heleno" Atriz: Alessandra Negrini, por "O abismo prateado" Edição: Daniel Rezende, por "Tropa de elite 2 - o inimigo agora é outro" Música Original: Michael Brook, por "El infierno" (México) Trilha sonora: Waldir Xavier, leandro Lima e Ricardo Cutz por "O abismo prateado" Fotografia: Mauro Pinheiro Jr, por "O abismo prateado" Direção de arte: Salvador Parra, por "El infierno" (México) Figurino: Mariestela Fernández, por "El infierno" (México) Menção do júri: "Um conto chinês", de Sebastián Borensztein (Argentina, España) Prêmio especial do júri: "Tropa de elite 2 - o inimigo agora é outro"
Terceiro prêmio coral: "Fábula", de Lester Hamlet (Cuba) Segundo prêmio coral: "O abismo prateado", de Karim Aïnouz Primeiro prêmio coral: "El infierno", de Luis Estrada (México)
.......................................................
S A Ú D E
Calçado correto para as diversas modalidades esportivas
Tênis de corrida deve ser escolhido corretamente para evitar lesões, como inflamação do tendão de Aquiles, fascite plantar, dor na coluna e nas articulações, dentre vários outros. Na Pró Corrida – loja de produtos esportivos – há diversos calçados com características peculiares feitos especialmente para as diferentes modalidades existentes.
O tênis Asics Gel Kayano 17 é um exemplo para quem gosta de correr. Super leve, caracterizado pelo equilíbrio entre amortecimento e suporte, o calçado possui o sistema Discrete Heel Unit. Uma unidade de amortecimento independente que leva as pisadas a um novo nível criando maior grau de atenuação dos choques em relação ao solo. Já o ciclo da marcha é orientado pela tecnologia Asics Gel, que aumenta a estabilidade e a rápida resposta de propulsão em cada pisada. Pesa aproximadamente 321g, feito para pisadas neutras ou pronadas. Conheça esse e vários outros tênis que combinam com o esporte que pratica na Pró Corrida, no Terraço Shopping!/// Pró Corrida/////////SHC/AOS EA 02/08 Lote 05, loja 148/149 – Terraço Shopping//Tel: (61) 3234-0041
............................................................
Gratuidade de justiça pode ser pedida no curso do processo
Por: Josemar Augusto
(josemar@stj.jus.br) , do Superior Tribunal de Justiça.
O benefício da gratuidade de justiça pode ser pedido no curso do processo, e não apenas no ato de demandar. A decisão é da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e se deu no julgamento de recurso contra acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que extinguiu um processo por deserção, pois a isenção só foi pedida na interposição da apelação.
O caso diz respeito a uma mulher que, como terceira, embargou ação de execução para desconstituir a penhora sobre imóvel que ela havia adquirido do executado. O juízo de primeiro grau julgou o embargo improcedente. Ela apelou e requereu expressamente os benefícios da justiça gratuita, por falta de condições financeiras para suportar os encargos do preparo do recurso.
O juízo de primeiro grau concedeu o benefício. Ocorre que o recurso não chegou a ser conhecido, pois o TJSP considerou que houve deserção por falta de preparo, porque “somente houve pedido de justiça gratuita quando da interposição da apelação”.
A mulher recorreu ao STJ. Segundo o ministro Luis Felipe Salomão, relator do caso, a Lei 1.060/50 – que regula o benefício da gratuidade de justiça – prevê a possibilidade do requerimento tanto no ato de demandar quanto no curso do processo. Para o ministro, na situação em questão, a prática foi legítima, ainda mais porque o benefício foi deferido pelo primeiro grau.
“O órgão julgador deve se pronunciar primeiramente sobre o deferimento ou não do pleito”, afirmou o ministro, “não podendo, de plano, declarar deserto o recurso, sem que, no caso de indeferimento, seja concedido prazo para recolhimento das custas devidas.”
O ministro Salomão ressaltou que, “se a jurisprudência não tem admitido a decretação de deserção nem quando negada a assistência judiciária, hipótese em que deve ser oportunizado o recolhimento das custas”, não há como deixar de admitir o recurso quando o pedido de gratuidade foi formulado concomitantemente à interposição da apelação e deferido pelo juiz de primeiro grau.
Embora possa ser feito durante o curso do processo, o pedido de gratuidade não tem efeitos retroativos, ou seja, aplica-se somente às despesas vindouras e contanto que ainda não tenha se esgotado a prestação jurisdicional. Isso porque “a necessidade de isenção não é causa legal de remissão das obrigações contraídas em virtude do processo, e sim de isenção das despesas processuais futuras”. Com a decisão da Quarta Turma, os autos retornarão ao TJSP para julgamento da apelação.
Superior Tribunal de Justiça - O Tribunal da Cidadania
.......................................................................................
CROC_S
EM amistoso realizado no último sábado, na Boca do Jacaré, o Brasiliense meteu 6 no Brazlândia, campeão da segunda divisão do Candangão. Sábado próximo, os dois novamente se defrontarão, dessa vez no estádio Chapadinha, na data do aniversário do Brazlândia. Qual será o presente?/// ACOMPANHADO por Ronaldo Fenômeno, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, iniciará em janeiro uma visita as 12 cidades da Copa de 2014. A primeira cidade a ser visitada será Manaus. Brasília deverá ser a quinta./// NO Distrito Federal, a dupla encontrará a Federação local interditada por ordem judicial. /// O MINISTÉRIO Publico Federal tem convocado os conselheiros do Patrimônio Histórico Nacional –IPHAN- A intenção é saber por que os conselheiros não foram ouvidos na decisão que autorizou a derrubada da marquise do Maracanã.Pois é...///POR falar em marquises, seria válido alguém do GDF apresentar a planilha de custos da construção do estádio Mané Garrincha e provar que a construção da marquise está incluída no custo de 671 milhões da obra. Consta que não. Nem a marquise, nem o gramado,o sistema de drenagem e os placares eletrônicos e câmeras de segurança.Afinal, perguntar não ofende./// NOTA veiculada pelo botafoguense Claudio Humberto na sua esplêndida coluna :”Dinheiro na Mão. Roga-se aos seguranças do Palácio do Buriti que selecionem melhor os visitantes que carregam malas e pacotes, principalmente contendo cédulas .Palácio do governo não é agência bancária,senhores”./// SE não sabiam anotem: a Polícia Civil possui 7390 mandados de prisão a cumprir, o que representa 6,4 mil cidadãos soltos nas ruas, boa parte deles ladrões, estupradores, assassinos,etc. ///O DITO pelo não dito: tão de repente como baixou a primeira norma, o presidente do STJ, Ari Pargendler (olha ele aí de novo), por decisão do Conselho de Administração ,revogou a Resolução l9, baixada no mês passado, que estipulou a nova jornada de trabalho para os funcionários do tribunal,de 8 horas. A carga horária volta a ser de 6 horas.É fria atrás de fria./// É isso aí!
Nenhum comentário:
Postar um comentário