PLACAR MORAL
RIO DE JANEIRO
BOTAFOGO 5 X 2 BONSUCESSO
.........................................................................
É ISSO AÍ!
(JORGE MARTINS)
VAI OU NÃO VAI?
Eis que após vários capítulos apresentados pelos clubes, a federação, inúmeros recursos na justiça esportiva, exigência de verbas do GDF para iniciarem a competição, recusas de jogar, guerra com os árbitros, alterações na tabela e baixarias outras, com dois jogos marcados para este domingo, parece que o Candangão deslanchará. Pelo menos é o que está previsto neste momento que escrevo, sábado, às 13 horas, já que após tudo o que aconteceu, em meio a tantas e degradantes viradas de mesa e desrespeitos a tudo e todos, não há cristão que tenha como afiançar nada do que foi dito ou escrito pelos homens que estão à frente do futebol “profissional” da cidade. Lógico, muito lógico, que diante de tudo o que ocorreu dentro e fora dos bastidores da FBF, haja ainda também um grande suspense com relação aos próximos capítulos. Se podem ser finalizados ou não com um happy end, nem os autores sabem. E não sabem porque fora da sua alçada,o STJD ainda vai avaliar o recurso do Dom Pedro que, afinal, não pede vaga alguma,mas apenas que o campeonato tenha 10 clubes, e não doze, como acertado na assembléia ( que chegou a elaborar,inclusive, a primeira rodada da competição).Que, claro, também não valeu para nada.
Para a crônica esportiva vinculada as emissoras de rádio, a a abertura da competição é vista com alívio para as suas atividades. Com a bola rolando, têm como vender espaços e se manterem vivas. Afinal, não há como vender o que não existe. E sem jogos, é o que vinha acontecendo: o mesmo que vender terreno no meio do lago. Mas o que não devem é confiar que a bola continuará a correr.Espero que sim, mas francamente como não me arrisco a dizer que a simples inclusão do Dom Pedro possa marcar o final da novela. Entendo que alguma água ainda poderá rolar por essa ponte do descalabro contruída pela federação e seus partners.Urge, aliás, que o Dom Pedro desista imediatamente do recurso que encaminhou ao STJD. De repente, ao julgá-lo, a Corte maior do futebol pode achar que o clube está com razão , determinar que o campeonato tenha mesmo só dez clubes e...cataplum! Volta tudo a estaca zero. Além de outros tantos pormenores, como jogadores negando-se a entrar em campo por falta de pagamento, adiamentos e cancelamentos de jogos,etc.
Sobre Sobradinho e Capital, no Agostinho Lima, e Luziânia e Legião, no estádio Serra do Lago, entendo não haver favoritos. Tudo pode acontecer.O mais importante é ver a bola correr.Pelo menos. É isso aí!
........................................................................................
O P I N I Ã O
Meu caro Jorge Martins.
Mais um vez, excelente o seu texto de hoje abordando as verdades sobre o Candangão.
Mas estive pensando numa coisa paralela que pode traduzir bem o que ocorre. Sabe aquelas lanchonetes que existem por aí, onde se lê uma placa dizendo "Monte você mesmo o seu sanduíche"? Ou os restaurantes self-service onde você monta seu prato?
Pois é, os dirigentes de times do DF são os primeiros no mundo a incluir esse método no futebol. Aqui, está claro que cada um monta sua participação na rodada, do seu jeito. Time daqui do DF opta por jogar no dia que quer, na hora que quer e onde quer. É self-service!!!
É terra de ninguém ! Rasgaram o Estatuto do Torcedor. Infelizmente essa é a nova realidade do Candangão.
A tabela é só pra constar ,pois com certeza será desrespeitada até o fim do campeonato, se tiver campeonato.
Cadê o comando? Cadê a Federação pra colocar ordem nessa zona?
Abraços!
Adalberto Marques
Repórter Fotográfico www.adalbertomarques.com
Messenger: msn@adalbertomarques.com
Brasília - Distrito Federal - Brasil
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................
O P I N I Ã O
Meu prezado amigo alvinegro Jorge! (hoje foi 4x1 hein?...rsrs)
Embora entendendo sua provável posição sobre o assunto, devo lhe dizer que agora sou neutro em relação às arbitragens que vão trabalhar no candangão 2012; porém tenho minha opinião a respeito e acho que tenho esse direito constitucional também, vejamos como eu escreveria uma nota se eu fosse um jornalista (do seu gabarito por exemplo), ou dirigente de federação etc..etc,mas o faço com um cidadão qualquer que procura sempre informar para ajudar:
""Embora entendendo a posição do sindicato, e acho até que o campeonato deve ter uma caída na qualidade de arbitragem em função dessa colocação do SAF, porém não se deve esquecer que o sindicato é quem provocou essa situação. Sempre houve indicação do SAF para o comando do quadro de arbitragem da FBF, porém não há norma ou legislação no Brasil que legitima essa atitude das federações de todo o Brasil, pois isso é uma benesse que as citadas federações concede aos sindicatos de árbitros.Vejam bem;a lei Pelé rege no seu artigo 88 que os árbitros são autônomos e não tem nenhum vinculo com essas entidades ditas federações, portanto não tem o direito de indicar árbitros à chefia do quadro que é um órgão da federação.É inegável a qualidade dos árbitros do DF, poderia citar um a um o nome desses árbitros extremamente qualificados; porém é preciso que todos nesse momento se juntem em prol do futebol do DF, e se persistir essa "greve" todos vão perder, principalmente os árbitros.Também há que se respeitar as pessoas dos árbitros que estão sendo escalados, e que estão se prontificando a trabalhar para que haja campeonato, pois além de árbitros eles são pais ou componentes de família, que lutam pelo direito de trabalho, direito irretratável na constituição Brasileira."
Do sempre admirador,
Roberto Marques.
Obs O Marques, um dos pioneiros do futebol candango, é ex-presidente do Brasilia Esporte Clube.
............................................................................................................................
G L O R I O S O
Botafogo faz 4 no Bonsucesso
Herrera marcou dois gols e ajudou Botafogo a golear Bonsucesso por 4 a 1
Foto: Sátiro Sodré / Agif/Divulgação
O Botafogo superou um início ruim de partida neste sábado, contra o Bonsucesso, se recuperou no fim da etapa inicial e aplicou 4 a 1, no Engenhão, pela sexta rodada da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca. O resultado fez o clube alvinegro somar três pontos importantes na competição estadual, manteve a equipe invicta e ainda a aproximou da semifinal do torneio regional.
O time da casa chegou aos 12 pontos no Grupo A, com três vitórias e três empates em seis duelos disputados, e pode garantir a classificação ainda neste fim de semana, desde que Resende ou Flamengo não vençam seus jogos - eles encaram Madureira e Nova Iguaçu, respectivamente.
O Bonsucesso, por sua vez, segue em situação delicada no certame, com cinco pontos ganhos em 12 batalhados e na sexta colocação. A equipe retorna a campo no próximo sábado, quando irá enfrentar o Olaria, na Rua Bariri. Já o Botafogo irá encarar o Macaé, no Moacyrzão, em Macaé.
Ficha técnica :
BOTAFOGO 4 x 1 BONSUCESSO:
Gols:
-BOTAFOGO: Maicosuel, aos 43min do 1º tempo, Loco Abreu, aos 2min, e Herrera, aos 27min e 45min do 2° tempo ;
BONSUCESSO: Adriano Magrão, aos 12min do 2º tempo .Times-
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antonio Carlos, Fabio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes (Herrera) e Maicosuel (Cidinho); Elkeson (Lucas Zen) e Loco Abreu -Treinador: Oswaldo de Oliveira .BONSUCESSO: Saulo; Ranieri (Dráuzio), Admilton, Gomes e Dieguinho; Ricardo Bóvio, Márcio Guerreiro, Marco Goiano e Alex (Juninho); Adriano Magrão (Jeferson) e Diogo ;Treinador: Wilson Gottardo -Cartões amarelos-BOTAFOGO: Maicosuel -BONSUCESSO: Gomes, -Dieguinho e Alex .Árbitro-Maurício Coelho Júnior (RJ)-Local:Estádio do Engenhão (RJ) .
(TERRA)
.............................................................................................................................................
OPINIÃO
Valeu pela vitória,pelos 3 pontos e a segurança de poder chegar às semifinais. O fato,porém, é que o alvinegro custou a engrenar.Se os atacantes do Bonsucesso tivessem mais tranquidade e fossem mais eficientes, o alvinegro poderia ter enfrentado maiores problemas no 1°tempo ,,quando Loco Abreu só foi apresentado a bola aos 31 minutos .Fato que por si configura perfeitamente a ineficiência ofensiva do time. No segundo tempo, com um gol logo aos 3 minutos e aumentada a vantagem, isso , tranquizou mais os alvinegros,.que voltaram a perder duas boas oportunidade, duas com Loco Abreu e uma com Cidinho (atrapalhado na conclusão pelo uruguaio). Andrezinho ( que contundidoi foi substituído por Felipe Menezes) fez muita falta. Maicoseul, até fazer seu belo gol no primeiro tempo, não havia dito ainda o que foi fazer em campo.Melhorou a partir daí, mas sentiu o joleho direito e foi substituido pelo garoto Cidinho, que se movimentou bem e com boa ginga e velocidade teve participação efetiva nos dois gols finais de Herrera (que substituiu Felipe Meneses, que não estava bem). Elkson até que correu muito, mas ficou na correria.De efetivo, nada produziu .O placar poderia ser mais amplo?Poderia.Mas não faria justiça ao primeiro tempo do rubro-anil treinado pelo ex-botafoguense Gotardo. Foi apenas uma boa vitória. É isso aí!
.....................................................................................................
Corinthians
Eleito, Gobbi agradece vitória ao"mestre" Andrés e divulga prioridades do Timão
Novo presidente corintiano, ex-diretor foi eleito com 60% dos 3200 votos Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press
MARINA NOVAES
Mário Gobbi, novo presidente eleito do Corinthians, deu suas primeiras declarações após o pleito deste sábado no clube paulista. Escolhido para governar a equipe no triênio 2012/2014, Gobbi - representante da chapa da situação - agradeceu o apoio do "mestre" Andrés Sanchez, ex-presidente do clube e atual diretor de Seleções da CBF.
Sucessor de Roberto de Andrade, que assumiu a presidência justamente após a licença pedida por Andrés em dezembro, Gobbi disse que a prioridade deste ano para o Corinthians será preparar jogadores da base e construir o CT para as categorias. Apesar do título da Copa São Paulo de futebol júnior de 2012, o tema foi bastante criticado na gestão de Andrés.
Emocionado com os votos recebidos, Gobbi comemorou a vitória sobre Paulo Garcia, representante da chapa da oposição. "Acho que o Corinthians sai hoje fortalecido. E esse processo só vem a colaborar ainda mais por todo esse trabalho que vinha sendo feito", disse Gobbi, ex-diretor de futebol e ex-vice-presidente de futebol do clube, indo além.
"Estou emocionado, sensibilizado, estou ciente da grande responsabilidade que recai sobre os meus ombros. Isso foi muito bem pensado, calculado, e tudo farei para que alegrias sejam dadas aos corintianos", completou.
Ao todo, Gobbi foi eleito com 1920 dos 3200 votos, ou 60% do total - Paulo Garcia recebeu 1280 votos, equivalente a 40% dos eleitores. O novo presidente do Corinthians disse ainda que irá pedir consellhos sempre que precisar ao antecessor Andrés Sanchez, seu principal cabo eleitoral.
..............................................................................................................................
Jornal: Maracanã da Copa não serve para Olimpíada, e fecha após 2014.Nova obra?
Reforma no Maracanã teria seu custo elevado em milhões de reais com as exigências para a Olimpíada
Foto: André Naddeo/Terra
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a reforma de R$ 1 bilhão pela qual passa o Estádio do Maracanã, visando a Copa do Mundo de 2014, não será suficiente para adequar a arena a todas as exigências dos organizadores da Olimpíada de 2016. Como o governo do Rio de Janeiro se recusou a aumentar a obra atual e fazer todas as alterações necessárias antes do Mundial, o mais provável é que o estádio volte a fechar para reformas depois da Copa.
Entre as reivindicações para os Jogos Olímpicos que não são necessárias para a Copa, estão um poço de cerca de 5 m de profundidade no meio do gramado (para cerimônias de abertura e encerramento), a ampliação do pé direito do novo túnel de acesso ao campo, e a modificação da nova cobertura. As exigências aumentariam o custo da reforma em milhões de reais, segundo a publicação.
.............................................................................................................................................
BIRITA NOS ESTÁDIOS? SÓ NA COPA.
Ao contrário do que desejava seu relator da Lei Geral da Copa, o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), o projeto vai liberar a venda de bebidas alcoólicas em estádios da Copa do Mundo apenas durante o Mundial de 2014, e não permanentemente. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo. Segundo a publicação, o presidente da comissão especial da Câmara, deputado Renan Filho (PMDB-AL), afirmou que o foco na Copa vai acabar com a resistência de parlamentares ligados às áreas de saúde e segurança pública, que não aprovavam a liberação definitiva.
A sanção da Lei Geral da Copa deve acontecer em março, como havia prometido o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a representantes da Fifa. O secretário-geral da entidade que comanda o futebol mundial, Jérôme Valcke, tem cobrado constantemente a aprovação do texto em suas visitas recentes ao Brasil.
........................................................................................................................................
IMPRENSA
Boletim Eletrônico da Federação Nacional dos Jornalistas
Número 315 - 10 de Fevereiro de 2012
Em defesa do diploma
FENAJ e parlamentares buscam aprovação da PEC dos Jornalistas no dia 29 de fevereiro
Reunida em Brasília nos dias 7 e 8 de fevereiro, a Executiva da FENAJ cumpriu extensa agenda de contatos profissional do Jornalismo, o PL 1078/11, sobre a federalização de crimes contra jornalistas, e o PL 2960/11, que propõe a instituição entre elas a PEC dos Jornalistas, que reinstitui a exigência do diploma para o exercício no Congresso Nacional pela aprovação de matérias de interesse dos jornalistas, do Piso Nacional dos Jornalistas. A FENAJ e a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma trabalham pela votação da PEC dos Jornalistas em 2º turno no Senado no dia 29 de fevereiro.
10/02/2012 | 17:59 Leia mais
Piso unificado Luta pelo piso nacional dos jornalistas será ampliada A Executiva da FENAJ reuniu-se com o deputado federal André Moura (PSC/SE) nesta quarta-feira (08/02) para traçar uma estratégia de luta pela aprovação do Projeto de Lei 2960/11, que propõe a instituição do Piso Nacional dos Jornalistas no valor de R$ 3.270. O autor da proposta já colhe assinaturas pela criação da Frente Parlamentar em defesa do Piso Nacional dos Jornalistas.
10/02/2012 | 17:46 Leia mais
Liberdade de Imprensa Sindicatos repudiam agressões contra profissionais de comunicação Três casos de agressões contra profissionais de imprensa movimentaram os Sindicatos dos Jornalistas do Paraná, de Londrina e de Santa Catarina. Em Londrina, o prefeito Homero Barbosa Neto proferiu ataques pessoais à repórter da Folha de Londrina, Loriane Comeli. Em Curitiba, os jornalistas Félix Calderaro e Cristiano Castilho foram vítimas da truculência da Polícia Militar. E em Garopaba (SC), o radialista André Luiz de Oliveira foi agredido pelo gerente e por funcionários de um restaurante do município.
10/02/2012 | 17:44 Leia mais
Mais notícias
10/02/2012 Jornalista de ministério ganha na justiça adicional pelas horas extras trabalhadas
10/02/2012 Militantes de partido de Moçambique agridem jornalistas locais
10/02/2012 Jornalistas caem na folia em diversos estados
10/02/2012 Finalistas do 18º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo serão conhecidos nesta sexta
Artigos
10/02/2012 Por que não criar um CNJ para a imprensa? Envie informações - texto e fotos - para o sistema de notícias da Federação Nacional dos Jornalistas pelo e-mail boletim@fenaj.org.br
..............................................................
JORNALISTA E A NAMORADA SÃO
ASSASSINADOS EM BARRA DO PIRAÍ
RIO - O jornalista e blogueiro Mário Randolpho Marques Lopes, de 50 anos, que era conhecido como Boca Maldita, foi assassinado na madrugada desta quinta-feira, junto com a namorada, Maria Aparecida Guimarães. Os corpos foram encontrados no bairro Coimbra, em Barra do Piraí, no Sul Fluminense. Randolpho era dono do jornal online "Vassouras na Net", e a mulher, funcionária do serviço de ambulâncias da cidade.
O casal foi rendido em casa por três homens por volta das 22h de quarta. Os dois foram levados para a Estrada do Chacal, onde ocorreu a execução. O jornalista era conhecido por se envolver em polêmicas e respondia a processos no município relacionados à sua atividade. Segundo um policial, que pediu para não ser identificado, um delegado e um juiz chegaram a processar Randolfo por calúnia e difamação.
A delegada adjunta da 88ª DP (Barra do Piraí), Thais Pinheiro, trabalha com a hipótese de o crime ter motivação política. Antes da execução, Randolpho já havia sido vítima de um atentado. Há cerca de quatro meses, um homem armado invadiu a redação do site em Vassouras, jogou o jornalista no chão e disparou cinco tiros em sua cabeça. Randolpho sobreviveu, mas ficou internado em estado grave no CTI do Hospital Universitário de Vassouras. Por motivos de segurança, o local tinha vigilância 24h. A polícia chegou a abrir inquérito para investigar o caso, mas ninguém foi preso. Após se recuperar, Randolpho mudou-se para Barra do Piraí.
O jornalista Wilians Renato, que comanda um programa de rádio na região, contou que esteve com a vítima na última terça-feira. Randolpho pretendia voltar a Vassouras.
-Eu tentei alertá-lo para que não fizesse isso. Além da tentativa de homicídio no ano passado, ele já havia sido atropelado propositalmente, quando pilotava uma moto. A casa dele também já tinha sido alvejada a tiros — contou.
Nesta quinta-feira, o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schröder, repudiou o crime e disse que é urgente a adoção de medidas para coibir ações violentas contra jornalistas.
Randolpho é o quarto jornalista morto no interior do estado em menos de dois anos. No ano passado, o repórter Valério Nascimento, de 49 anos, foi executado com tiros nas costas e na cabeça. Ele era dono do jornal "Panorama Geral", que circula em Angra dos Reis e em Bananal, no interior de São Paulo.
Outro assassinato foi o de Benoni Alencar, de 66 anos, em 2011. O jornalista, encontrado morto em sua casa, no distrito de Palmital, próximo de Barra de São João, foi estrangulado. Também ano passado, José Rubens Pontes de Souza, de 39 anos, foi morto com um tiro na nuca em Paraíba do Sul. Ele presidia o "Entre Rios Jornal", de Três Rios. Na época, foi investigada a ligação do crime com a máfia dos caça-níqueis.
..............................................................................
C R O C _S
A COLUNA não poderia deixar passar a oportunidade de agradecer ao amigo e desportista, Ari Almeida, ligado ao Ceilândia Esporte Clube, pela oportuna e profíqua colaboração para a efetivação do acordo celebrado com a Assessoria de Comunicação do Governo do Distrito Federal visando aliberação de patrocíno para três equipes esportivas, no caso, das rádios Brasilia (RBV), Redentor e Bandeirantes/DF. /// FOI o pontapé inicial de um contato que deverá abranger futuramente outras emissoras e sites, já que as primeiras a serem atendidas foram emissoras AM e FM,cujas equipes arrendam o espaço e têm obrigações imediatas com as respectivas emissoras./// POSTO isto, na espera do novo encontro ,não há como a coluna e a crônica deixarem de externar seu agradecimento ao amigo Ari, que foi realmente fundamental para o êxito dessa primeira jornada em favor da imprensa esportiva candanga.//OUTRO que merece nossa admiração é Didi Viana, que igualmente vem colaborando assiduamente em favor de melhores dias para a crônica das rádios e sites.// MUITOS detalhes sobre o imbróglio envolvendo os quatro clubes que foram à justiça esportiva na busca das duas vagas ( do ex-campeonato com dez clubes),apenas agora começam a ser esclarecidos. O que a coluna tem de imediato para justificar a batalha jurídica que se instalou após a primeira assembléia, é que nenhum dos atos foi publicado no prazo, daí o cabimento dos recursos. Voltaremos com maiores detalhes./// A REVIRAVOLTA do que foi estabelecido na assembléia ,teria acontecido, sim, muito mais por falta de providências legais da federação do que por culpa dos clubes. /// O CROCODILO jamais contestou a disposição, dinamismo e atuação do vice-presidente Paulinho Araújo, que na verdade sempre se constituiu no baluarte da administração Fábio Simão com relação ao dia a dia da federação. O que O Crocodilo contestou, sim, é que lançassem o seu nome para a condição de Supervisor do Candangão, tendo em vista a Intervenção determinada pela Justiça e, assim. estar afastado do cargo. Como lidaria com documentação do campeonato sem acesso a entidade, se impedido de atuar pela Justiça? ///NO mais, nada, absolutamente nada, contra o Paulo Araujo. O mais é disse-me-disse sem nexo e vaidades feridas. /// A RODADA começa amanhã? Que bom, que bom...Vamos nessa! É isso aí!
Nenhum comentário:
Postar um comentário