terça-feira, 26 de junho de 2012

O VALOR DA ORGANIZAÇÃO 

Hoje, Brasília pode ser considerada a capital do basquetebol brasileiro, graças ao poderio da equipe representativa da cidade – UNICEUB – no NBB. 
O grande mérito dessa equipe que nos últimos quatro campeonatos foi finalista em todos, tendo um segundo lugar, três primeiros títulos consecutivos, deve-se ao seu conjunto em que todos os jogadores são brasileiros e jogam juntos há vários anos, provando que em qualquer equipe de esporte coletivo, o que vale é o conjunto – Guilherme , Alex, Nézinho, Arthur e Lucas (Cipriano) – onde os titulares têm reservas a altura, para que o padrão de jogo não caia.
Já o futebol brasileiro??????????????????? Alguém é capaz de escalar o time principal, se é que existe! Ou melhor: Alguém é capaz de saber quem serão os convocados para a Copa, a excessão de Neymar e Ganso?
A seleção de 58, primeiro título mundial para o Brasil, todos os saudosista sabem de cor – Gilmar, Djalma Santos, Belini, Orlando e Nilton Santos – Zito e Didi – Garrincha, Vavá, Pelé e Zagalo .
A Seleção de 62, bicampeã. Com poucas mudanças, todos guardam de cor: Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nilton Santos – Zito e Didi – Garrincha, Vavá, Amarildo (Pelé contundiu-se no primeiro jogo) e Zagalo.
Em 1970 veio o tricampeonato, também com uma seleção definida de há muito tempo: Felix, Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza e Everaldo - Clodoaldo e Gerson – Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivelino.
Tivemos mais dois títulos, mas sofridos, sendo que um foi na decisão em penalidades máximas, e o outro graças a dois ou três jogadores fora de série...Ronaldo, Ronaldinho Gaucho e Romário.
E, agora: O que vai acontecer dentro de casa. Repetição de 1950? Naquela época o Brasil era disparado o melhor, mas perdeu para seu egocentrismo, perdeu para o já ganhou, perdeu nas comemorações de véspera.
Vamos aproveitar a Olimpíada de Londres, para começar um trabalho sério e acabar com as experiências e, principalmente com as intromissões de jornalistas, dirigentes e torcedores na escalação do time, a fim de evitar que dirigentes coloquem jogadores no banco de reservas, a exemplo do que aconteceu no São Paulo.
Seguir as lições do UNICEUB e do Voleibol é esperar resultados positivos.
Essa é Minha opinião.
Ruy Telles

Nenhum comentário:

Postar um comentário