segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CROCODILO


................................................................................................
TÉCNICO DETONA FUTEBOL DA ESPANHA
“ O futebol é movido por interesses alheios a ele”, disse o treinador Michel, do Sevilha, em entrevista ao jornal “AS”, de Madrid, um dia antes do início da Liga das Estrelas, que reúne dois dos mais poderosos times do mundo. Ao contrário dos profissionais brasileiros, que se omitem totalmente, o treinador sevilhano referiu-se, principalmente, aos horários estabelecidos pela Federação Espanhola de Futebol atendendo aos interesses das televisões.
O Sevilha estréia sábado (18-08-12) contra o Getafe, às 21 horas, horário tradicional na Espanha, mas as mudanças nas primeiras rodadas moveram o técnico a se manifestar, como outros que já se pronunciaram contra o que consideram um grande prejuízo, no futuro, para a própria seleção campeã do mundo: “são interesses que não tem nada a ver com o futebol”, disse Michel.
“Nós somos culpados porque nos tornamos cúmplices dessa situação. Uma partida de futebol às 11 horas da noite ... Alguém que goste de futebol pode estabelecer um horários desses, numa segunda-feira ? Me parece que o futebol está sendo dirigido para atender a interesses que não tem nada a ver com ele, e isso o está destruindo. Por isso os jogadores estão indo para outros campeonatos, somente dois clubes (Real Madrid e Barcelona) podem ganhar a Liga e o resto fica remando ... isso mesmo, remar e trabalhar se não te sacam”, declarou Michel.
O técnico do Sevilha disse que os responsáveis pela confecção da tabela não levam em conta o interesse dos jogadores. “Basta ver esses horários. É uma falta de carinho e respeito com equipes como o Sevilha, que tem jogadores internacionais e apenas maio dia para treinar e tem que jogar aos sábados. A meu ver falta sensibilidade para estabelecer um acordo com quem detém os direitos de televisão”, afirmou.
Michel mantém sua posição em defesa da preservação física dos jogadores, e dá um exemplo da falta de planejamento na confecção da tabela, que visa apenas o interesse das televisões que tem os direitos de transmissão. “Há conflitos entre os jogadores e aqueles que não são seus patrões, há clubes com leis especiais, que permitem que pessoas cheguem e saiam e deixem os problemas. Continuam permitindo isso. Por que nem começamos a treinar temos que expor o Navas que acaba de jogar 90 minutos (Espanha 2x1 Porto Rico) porém tem que jogar amanhã (sábado). Falta sensibilidade, carinho, em todos que estamos envolvidos com o futebol”, concluiu.
Por último Michel denunciou o tratamento especial que recebem Real Madrid e Barcelona para que tenham o mesmo compromisso dos demais clubes. “Tive que mudar um treino porque um jogador importante teve que jogar e nossa estréia será no sábado., enquanto os dois grandes atuam no domingo, podem treinar. Vamos jogar numa segunda para cansar, porém não vamos atuar num domingo, às cinco da tarde, que é um horário que gostamos”, disse.
“Carinho dos organizadores com os jogadores e torcedores, zero. Vamos ver se o Sevilha continua protestando para ver o que pode acontecer, concluiu Michel.

Iata Anderson - Jornalista e correspondente da ABCD - DF
........................................................................................................................

Brasil perde para os EUA na semifinal e disputa 3º lugar com o Japão no Mundial sub-14

Equipe brasileira não conseguiu superar os favoritos norte-americanos em Prostejov e volta a jogar no sábado
Antonioni Fasano e Lucas Koelle jogaram a partida de duplas que fechou o confronto com os Estados Unidos
Crédito: Divulgação/CBT.
O Time Correios Brasil não conseguiu passar pelos Estados Unidos nas semifinais do Campeonato Mundial ITF da categoria 14 anos e perdeu por 3 a 0. Com o resultado, a equipe formada pelos tenistas Antonioni Fasano, Lucas Koelle e Orlando Luz voltam a jogar no sábado na disputa pelo terceiro lugar contra o Japão.
Depois de uma campanha com vitórias sobre o México, a Austrália e a Alemanha, a equipe campeã sul-americana de 14 anos não conseguiu o seu melhor desempenho diante dos favoritos ao título, que eram cabeças de chave 1. Com a vitória, os Estados Unidos brigam pelo título com a Coreia do Sul.
Nesta sexta-feira o time brasileiro não joga e realiza apenas treinos para o confronto com o Japão, que será realizado apenas no sábado, a partir das 10h locais (5h de Brasília). A movimentação em quadra na sexta fica na disputa entre Alemanha e Espanha pelo quinto lugar e no duelo entre Argentina e Taiwan pela oitava colocação.
A disputa brasileira na semifinal começou com Antonioni Fasano, que perdeu para o norte-americano Michael Mmoh por 2 sets a 0, com duplo 6/2. Orlando Luz também não conseguiu passar por Francis Tiafoe, que venceu com duplo 6/4. Nas duplas, Antonioni Fasano e Lucas Koelle perderam para William Blumberg e Francis Tiafoe com parciais de 7/5 e 6/3.
O time japonês que enfrenta o Brasil no sábado conta com os tenistas Riki Oshima, Renta Tokuda e Yuki Takamura, que venceram Chile, África do Sul e Espanha antes de perderem nas semifinais para a Coreia do Sul.

COLABORAÇÃO - imprensa@cbtenis.com.br
...................................................................................................................
Série C: Brasiliense 2x1 Caxias.
Jacaré começa sair do atoleiro
Na tarde deste sábado, no estádio Serejão, em Taguatinga, o Brasiliense recebeu a equipe do Caxias-RS, pela oitava rodada da série C, grupo B. O time candango precisava dos três pontos para começar a sair do atoleiro da lanterna e tentar deixar a zona de rebaixamento. O Caxias tudo para se manter na liderança.
O Brasiliense abriu 2 a 0 com gols de Rafael Ipuã e Jandson e permitiu com que o Caxias diminuísse através do gol de Adriano. Com a vitória, o time candango deixou a lanterna do grupo B, mas permanece na zona de rebaixamento, em nono lugar, com oito pontos ganhos. O Caxias se mantém na liderança provisória, pois caso o Madureira empate ou vença a Chapecoense, ultrapassa o time candango.
CONFUSÃO
O grande momento do evento acabou sendo fora das quatro linhas. A diretoria do Caxias como seu treinador Mauro Ovelha partiu para cima do árbitro Jânio Pires Gonçalves, reclamando da arbitragem. O técnico do Brasiliense, Ney da Mata, acabou se envolvendo no episódio e os dois técnicos discutiram bastante, quase indo a vias de fato.
Ney da Mata explicou à Rádio Fibra de Brasília que: “O treinador deles vem reclamar que o árbitro deu somente seis minutos de acréscimo, que nos beneficiou. O que é isto? A maioria das faltas dadas foi contra o Brasiliense, e a partida terminou aos 51 minutos. A arbitragem não foi boa nem para eles e nem para nós. Agora, que não venha querer ganhar no grito aqui em nossa casa”, disse Ney da Mata.

O JOGO

O Brasiliense bastante modificado partiu para o ataque em busca do primeiro gol. Até os 10 minutos, o time candango estava com domínio das ações.Foi quando o Caxias então começou a ir mais para o ataque. O time caxiense buscava em jogadas rápidas chegar ao gol do goleiro Welder.
Entretanto, aos 25 minutos, em cruzamento da esquerda de Erivelto, o recém contratado Rafael Ipuã cabeceou e colocou a bola no fundo da rede do goleiro Paulo Sérgio, do Caxias, fazendo 1 a 0 Brasiliense. Muita reclamação do Caxias, sobre que teria acontecido falta de ataque.
Rafael Ipuã acabou deixando o time, além da batida na trave, como também,por sentir-se mal e estar desidratado.
O time candango ainda teve uma segunda chance na primeira etapa, com Erivelto que entrou livre pela esquerda e chutou em cima do goleiro do Caxias. O time candango perdeu o atacante Hugo, com uma lesão muscular.
No segundo tempo, logo a um minuto de jogo, uma grande jogada individual de Ferrugem, ele passou por três adversários e deu o gol de presente à Jandson, que fez 2 a 0 Brasiliense.
Ferrugem, ele que está no Brasiliense a três anos, estava no banco de reservas e entrou no lugar de Rafael Ipuã. O jogador declarou que: “Estou aqui no clube e tenho de respeitar o treinador. Não me encaixei no esquema de jogo dele, mas estou à disposição. Tive a chance de ajudar a equipe e isso é o que importa. Enfim vencemos e agora é pensar no Vila Nova”, disse o ponderado Ferrugem.
O time do Caxias partiu para cima do Brasiliense. Aos oito minutos, depois de um rebote na trave de Welder, do Brasiliense, Adriano pegou o rebote e fez o gol caxiense.
O time do Sul continuou martelando em busca do gol de empate. O Brasiliense fazia o possível e o impossível para tirar a bola de sua área. O time candango teve pelo menos mais uma chance de ampliar o placar. O Caxias acertou mais uma vez a trave do Brasiliense, em chute de Diogo Roque, mas a partida terminou no 2 a 1 para o jacaré brasiliense.
Andrade, volante do Brasiliense afirmou que: “Estamos com outro espírito de luta, de garra. Este é o novo Brasiliense, com jogadores com vontade”, disse o capitão do time candango.
Pelo lado do Caxias, o atacante Adriano destacou: “Fomos prejudicados bastante e acabamos não conseguindo um melhor resultado. Fica difícil assim, com todos os problemas contra nós”, encerrou o jogador caxiense.

PRÓXIMOS JOGOS

O Brasiliense estará em Goiânia no próximo final de semana, enfrentando o Vila Nova-GO. O Caxias receberá a equipe do Duque de Caxias, no estádio Centenário, em Caxias do Sul.

FICHA TÉCNICA

Brasiliense 2x1 Caxias-RS
Data: 18/08 (sábado)
Local: Estádio Serejão, em Taguatinga-DF
Arbitragem: Janio Pires Gonçalves (TO), com Francisco Casimiro de Souza e Gilvan Cavalcante dos Santos,ambos de Tocantins. Quarto árbitro: Rodrigo Raposo (DF)
Gols: Rafael Ipuã, 25’1ºt; Jandson, 1’2ºt (Brasiliense); Adriano, 8’2ºt (Caxias)
Cartões amarelos: Welder, Leandro Camilo, Éverton, Julio Bastos, Marquinho e Jandson (Brasiliense); Mateus, Umberto, Diogo Roque, Garroni, Adriano e Badé (Caxias)Renda: R$ 2.462,00Público: 780 pagantes

BRASILIENSE

Welder; Thiago Crispim, Leandro Camilo e Erivelto; Andrade, Everton, Marquinho (Julio Bastos) e Rafael Ipuã (Ferrugem); Jandson e Hugo (Evandro)
Técnico: Ney da Mata

CAXIAS-RS

Paulo Sérgio; Michel, Jean, Lino e Mateus (Marcos Paulo); Umberto, Diogo Roque, Garroni e Diniz (Diego Torres); Adriano e Rafael SantiagoTécnico: Mauro Ovelha

Jandson Comemora o gol

Cene-MS x Ceilandia-DF: Vale o primeiro lugar e permanência no campeonato
    
Neste domingo a partir das 16 horas, horário de Brasília, o Cene-MS recebe o Ceilândia-DF em jogo válido pela penúltima rodada da primeira fase da série D, no grupo A5. O time sul-matogrossense tem de vencer a partida e contar com uma ajuda da Aparecidense que enfrenta o Crac-GO. O Ceilândia busca a primeira colocação do grupo.
O Cene-MS é o segundo colocado do grupo A5, com 10 pontos ganhos. Será sua última partida nesta primeira fase. Vencendo ao Ceilândia, chega aos 13 pontos. Então, dependerá de uma ajuda da Aparecidense, que terá de vencer o Crac-GO, impedindo que o time goiano se aproxime da pontuação do Cene, caso esteja vença o Ceilândia. Então, a decisão da vaga irá para a última rodada.
CENE-MS
      
O time do técnico Valter Ferreira tem só um resultado a buscar, que é a vitória. Outro resultado o deixará praticamente fora da briga pela segunda vaga do grupo A5. Para tanto, o treinador do time do Mato Grosso do Sul conta com o retorno do zagueiro Volpe, ele que se recuperou de lesão. Também retorna ao time, o meio campista Chico, que cumpriu a suspensão pela expulsão diante do Sobradinho, vitória por 2 a 0.
CEILÂNDIA-DF
O Gato Ceilandia do técnico Adelson de Almeida é o líder do grupo A5, com 14 pontos e já está classificado para a próxima fase. Resta saber se será o primeiro ou o segundo do grupo. O treinador não contará com o atacante Dimba, ele que foi julgado no STJD no Rio de Janeiro na quinta-feira, sendo punido com duas partidas, pela expulsão diante do CRAC, empate em 2 a 2.
O outro desfalque é o zagueiro Panda, ele que recebeu o terceiro cartão amarelo. Perivaldo é o mais cotado para entrar em seu lugar. Na vaga de Dimba, Nélisson e Zé do Gol disputam a camisa 7. Em contra partida, quem está de volta é o experiente Allan Delon, que cumpriu suspensão automática.
TRANSMISSÃO DA PARTIDA PARA O DISTRITO FEDERAL
O Timaço Show de Bola da Rádio Fibra já se encontra em Dourados-MS para a transmissão deste domingo. Fábio Santos e Vidigal Barbosa trarão as emoções de Cene x Ceilandia. Acesse o www.radiofibra.org.br e acompanhe as emoções do futebol envolvendo clubes candangos.

FICHA TÉCNICA
CENE-MS X CEILANDIA-DF

Data: 19/08 (domingo)
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Local: Estádio Douradão, em Dourados-MS
Arbitragem:Edivaldo Elias da Silva (PR); com os auxiliares paranaenses Marcos Rogério da Silva e Pedro Martinelli Christino. Quarto árbitro: Paulo Henrique Vollkopf (MS)

CENE-MS

Fanini; Serginho, Volpe, Xandão e Fabiano; Rodrigo, Vina, Adriano e Chico; Kanú e Cristiano
Técnico: Valter Ferreira
CEILANDIA-DF

Darci; Dudu, Perivaldo, Badhiuga e Kabrine; Liel, Didão, Tompson e Allan Delon; Cássius e Nélisson (Zé do Gol)
Técnico: Adelson de Almeida
Série C: Brasiliense com novidades para enfrentar o Caxias e mais um chega à
Boca do Jacaré
Na tarde desta quinta-feira, o técnico do Brasiliense Ney da Mata, comandou sua equipe visando a partida de sábado, diante do Caxias-RS. Tendo a vitória como resultado somente que poderá até mesmo tirar a equipe candanga da incomoda lanterna do grupo B da serie C. Ainda, caso alcance a vitória sobre o time caxiense, combinado com tropeços de Duque de Caxias e Tupi-MG, pode até deixar a zona de rebaixamento.
Contando com mais um reforço vindo da comunidade mineira do Ipatinga, pois o zagueiro Azevedo, que deixou o time do Vale do Aço e tem contrato até dezembro deste ano, o treinador do time candango começa a definir a equipe para a batalha de sábado. Azevedo, Marquinhos e Evandro que foram os últimos a chegaram ao Serejão, já estão constando no Boletim Informativo Diário da CBF.
Com relação ao time que treinou na quarta-feira, Ney da Mata fez quatro alterações na equipe. No gol, voltou Welder Aurora. Na lateral direita, Thiago Crispim atuou no lugar do jovem Jônathas Bocão. Na lateral esquerda, Erivelto que já jogou pelo arquirrival Gama naquela função, deve ser o camisa 6.
No ataque do time candango, Jandson teve a presença de Hugo que depois foi substituído por Djavan. O recém contratado Evandro, atuou no time reserva. Uma dúvida ainda não definida pelo treinador está no meio de campo. O recém chegado Marquinhos disputa vaga no meio de campo com Ferrugem.
O provável Brasiliense para ir em busca da vitória frente ao Caxias, no sábado, poderá formar com: Welder; Thiago Crispim (Bocão), Luan, Leandro Camilo e Erivelto; Andrade, Everton, Ferrugem (Marquinhos) e Rafael Ipuã; Jandson e Hugo. Nesta sexta-feira, o trabalho final de preparação onde Ney da Mata confirmará o time para a partida de sábado, no Serejão.
MAIS UM NEGOCIA RESCISÃO DE CONTRATO COM O CLUBE
A chegada de jogadores continua no Brasiliense. Uns chegam e outros se vão. Agora é a vez do zagueiro Fabão, ele que está entregue ao departamento médico em recuperação de uma lombalgia, negocia sua rescisão de contrato com o Brasiliense. Para sua vaga, o zagueiro Azevedo, ex-Ipatinga já chegou ao clube e inclusive treinou nesta quinta-feira.
TIMAÇO SHOW DE BOLA DA RÁDIO FIBRA INCLUSIVE NA RÁDIO FUTEBOL INTERIOR
Neste sábado, a partir das 15 horas, o Timaço Show de Bola da Rádio Fibra entra em campo para a transmissão de Brasiliense x Caxias, direto do estádio Serejão, em Taguatinga. A narração será de Reiner Borges. Nas reportagens, pelo lado do Brasiliense, Sérgio Porto. Com o Caxias, a competência de Romer Borges. No plantão esportivo, Vidigal Barbosa. Na ancoragem e comentários, Welliton Lopes. Acompanhe Brasiliense x Caxias através do www.radiofibra.org.br e também pela Rádio Futebol Interior, através do www.futebolinterior.com.br.
COLABORAÇÃO
Sérgio Porto, Brasília/DF

...............................................................................................................
MERCADANTE/KIMONO DE OURO
CONQUISTOU 18 MEDALHAS
NO CAMPEONATO REGIONAL EM BROTAS

A equipe do Projeto Kimono de Ouro da Associação Marcos Mercadante de Judô participou no último sábado (11) na cidade de Brotas, do “CAMPEONATO REGIONAL DE ASPIRANTE”, realizado pela 8ª. Delegacia Oeste da Federação Paulista de Judô.
Os judocas ararenses foram orientados pelo técnico Bruno Pasqualoto que conquistou 18 medalhas, sendo 9 medalhas de ouro, 2 de prata e 7 de bronze, além das medalhas os atletas também garantiram classificação para o Campeonato Estadual do Interior de Aspirante, que será no próximo dia 25 em Louveira.

São Paulo recebe etapa final da Copa Games Carrefour 2012
Neste fim de semana, o hipermercado Carrefour da cidade de Osasco realiza a última etapa da Copa Games Carrefour 2012. O torneio de futebol digital começa com uma eliminatória no sábado, dia 18, para selecionar os dois últimos finalistas. A grande final acontece no domingo, dia 19, quando os vencedores da seletiva de São Paulo se juntam aos vencedores das nove etapas anteriores. As disputas começam sempre às 10:00 AM horas. Para os jogadores interessados em participar, as inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas apenas por maiores de 18 anos no site  www.copagamescarrefour.com.br.
 
O campeonato é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual (CBFDV) em parceria com o Carrefour. Os 12 atletas vão disputar um prêmio de R$ 10 mil e uma viagem com todas as despesas pagas para a feira de Games E3, a maior feira internacional de games do mundo, na charmosa cidade de Los Angeles (EUA). O segundo e terceiro colocados levam para casa R$ 5 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente.

A Copa Games Carrefour 2012 iniciou em 31 de março e foi dividida em 10 etapas, sendo cada fase em um estado. As seletivas aconteceram em uma estrutura especialmente montada num hipermercado Carrefour. Além da oportunidade de participar da final, o vencedor de cada etapa foi premiado com um Xbox 360. Tanto a última seletiva como a grande final serão disputadas no game Pro Evolution Soccer - plataforma XBOX 360.

Sobre o Grupo Carrefour 

Há 36 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em todas as regiões do país, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour.com.br e Atacadão, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos consumidores, como postos de combustíveis, drogarias e serviços financeiros. No mundo, o Grupo Carrefour é o segundo maior varejista do mercado, presente em 33 países e com uma equipe de mais de 400 mil colaboradores. Por mais de 50 anos, a empresa tem estado presente na vida de mais de 25 milhões de consumidores da Europa, Ásia e América Latina.

COLABORAÇÃO - S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br/ Twitter / Facebook / Youtube:
S2publicom
.....................................................................................................................................................
Neozelandês quebra recorde na Subida de Montanha mais famosa do automobilismo mundial
Rhys Millen supera marca de subida em estrada de quase 20 quilômetros e 156 curvas em Pikes Peak cinco segundos mais rápido que tempo anterior
O mau tempo e uma série de acidentes marcaram a edição 2012 do Pikes Peak International Hill Climb, famoso festival americano realizado no Colorado. Mas, além de todas as complicações, o que vai ficar para a história é a quebra do recorde de subida da estrada de 12,42 milhas (cerca d e 20km) e 156 curvas estipulado pelo neozelandês Rhys Millen.
O piloto especializado em drift (derrapada controlada) percorreu o trajeto em 9:46.164, uma marca impressionantemente cinco segundos mais rápida que o tempo anterior (09:51.278) estipulada pelo japonês Nobuhiro ‘Monster’ Tajima. Para chegar ao novo recorde, Millen pilotou um Hyundai Genesis Coupe 2013 V6, preparado em parceria com a montadora coreana e a Rhys Millen Racing, equipe própria do neozelandês, que contém 700 cavalos.
“Pilotei o mais rápido que pude. A pista estava muito escorregadia em 75% do percurso, mas tirei o máximo possível do carro”, comemor ou Millen. O piso escorregadio se deu em virtude do mau tempo na região, que chegou a ver neve no cume da montanha de cerca de 4.300 metros de altura.
Em 2010, o neozelandês esteve no Brasil para estabelecer um recorde inédito na Serra do Rio do Rastro, estrada de 9,4 quilômetros, com as mesmas 156 curvas de Pikes Peak, que liga as cidades de Lauro Mller a Bom Jesus da Serra, em Santa Catarina.
COLABORAÇÃO
Créditos: Rhys Millen Racing 
RED BULL COMMUNICATIONS:
Leonardo Mu rgel, 11 9441 7534 
..............................................................................................................

GOLFE: Golfista nº 1 do Brasil confirma presença na Taça Pantanal


Ronaldo Francisco, líder do ranking da Confederação Brasileira de Golfe, é uma das atrações do 4º Aberto Internacional Terras do Golfe, que acontece de 23 a 25 de agosto em Campo Grande

O golfista paulista Ronaldo Francisco, líder do ranking da Confederação Brasileira de Golfe, será uma das principais atrações do 4º Aberto Internacional Terras do Golfe - Taça Pantanal, que acontece entre os dias 23 e 25 de agosto no Terras do Golfe, em Campo Grande.

Ronaldo venceu na semana passada a Taça São Carlos de Golfe, etapa do Circuito Brasileiro de Golfe (CBG Pro Tour) disputada no Damha Golf Club, em São Carlos (SP), assumiu a liderança do ranking nacional e garantiu uma vaga para disputar o PGA Tour Lationamerica, que se inicia em setembro. Em 2011, Ronaldo foi vice-campeão da Taça Pantanal após perder o título no primeiro buraco de playoff contra o gaúcho Rafael Barcellos.

"A presença do Ronaldo é muito importante, pois al&eacu te;m de ser um golfista excepcional, ele será um dos representantes do país no PGA Tour latino-americano", diz Alexandre Miranda, diretor da Associação Terras do Golfe.

O torneio, válido para o ranking da Federação Paulista de Golfe, também terá a presença de amadores de diversos estados. O evento vai misturar competição de altíssimo nível com um ambiente descontraído e com muitas atrações, firmando-se como um dos eventos mais divertidos do golfe nacional. A lista de todos os atletas profissionais confirmados será divulgada nos próximos dias. Será distribuída uma bolsa de R$ 15 mil em prêmios.

A Taça Pantanal será uma excelente oportunidade para golfistas de fora do Mato Grosso do Sul conhecerem o campo, que foi projetado pelo americano Dan Blankenship, um dos principais designers de camp os de golfe em atividade no país, que já desenhou campos como o Terravista Golf Course, em Trancoso, e o da Ilha de Comandatuba, ambos no sul da Bahia. O Terras do Golfe tem excelente manutenção, conta com irrigação da Rain Bird, líder mundial no setor, e possui 7.290 jardas de extensão para o tee dos profissionais, que encontrarão um campo bastante desafiador.

O evento inicia na quinta-feira dia 23 com o Pro-Am Grama Pontal - John Deere, competição de confraternização por equipes formadas cada uma por um profissional e por três amadores. Na sexta e sábado acontece a competição, disputada na modalidade stroke play em 36 buracos, sendo 18 por dia.

Patrocínio - O evento conta com o patrocínio da Mercedes-Benz Big Star, Grama Pontal, Grupo Mikasa, Totvs, John Deere, Stilo Segurança e Indaiá Hotel, al&eacu te;m de apoio da Federação Paulista de Golfe, Vermelho Grill, Grupo JBS, Tokio Marine Seguradora, Vivara, MMartan, Califórnia Mudas, Morhena Limpeza e Zagaia Eco Resort.
Miranda e Ronaldo durante a premiação da Taça São Carlos de Golfe, no Damha - Crédito: Zeca Resendes

Informações para a imprensa
Albatroz Comunicação
11 3368 8900 | 11 3368 2008
Henrique Fruet | 11 8427 5844 |
Cecilia Lima | 11 8469 4777 |
.............................................................................................................................
COLUNA DE CLAUDIO COLETTI
GOVERNO E SERVIDORES NÃO SE ENTENDEM
Vários setores do Brasil estão devagar quase parando por conta das greves dos servidores públicos federais. Eles querem um reajuste salarial linear de 22%, mas há categorias que pedem 56%. Se concedidos todos os reajustes, os cofres públicos seriam onerados em R$ 92,2 bilhões, segundo cálculos do Ministério de Planejamento.
A presidente Dilma Roussef mantém-se inflexível: o governo não dispõe de recursos para atender tal demanda. Diz ela que há um grande exagero nas reivindicações, lembrando que de 2003 a 2011 os servidores tiveram aumentos salariais de 170% enquanto neste mesmo período, o país registrou uma inflação acumulada de 70%.
Afirma a presidente que, neste momento de turbulências em todo o mundo, a meta principal do governo é favorecer investimentos produtivos, para estimular a retomada da economia e proteger o emprego privado, que não tem a estabilidade existente no serviço público. E mais: na media, as carreiras de Estado, hoje, ganham mais do que os trabalhadores da iniciativa privada com funções semelhantes.
A presidente decidiu também isolar as centrais sindicais nas conversas com as lideranças do funcionalismo. Na avaliação do Palácio do Planalto, essas entidades vinham jogando contra o governo e o país, ao apoiarem movimentos grevistas que pedem reajustes impossíveis de serem dados neste momento, diante da frágil situação econômica do Brasil e da grave crise mundial.
A presidente decidiu esta semana reabrir as negociações com os grevistas, admitindo fazer uma revisão salarial obedecendo a inflação em torno de 5%, o que causaria um impacto de R$ 22,5 bilhões no Orçamento da União. Esse reajuste já faria parte da proposta do Orçamento da União para 2013, a ser enviada ao Congresso Nacional no dia 31 deste mês. O governo volta negociar, mas cortará o ponto dos 80 mil servidores que estão em greve.
LULA APONTADO COMO CHEFE DO MENSALÃO
Na defesa que fez do ex-deputado Roberto Jefferson, o autor da denúncia que resultou no escândalo do mensalão, o advogado Luis Francisco Barbosa fez fortes ataques ao ex-presidente Lula e ao procurador-geral Roberto Gurgel. Afirmou que Lula foi o verdadeiro comandante do mensalão e classificou a denúncia do Ministério Público de “açodada e mediática”, sustentando que “Lula é safo, é doutor honores causa. Não só sabia, como ordenou. Ele ordenou, sim. Os ministros citados no processo eram apenas executivos dele”. O advogado observou que Lula seria um “pateta, se não soubesse do esquema de compra de votos de parlamentares”.
Tanto Lula como o procurador-geral se recusaram a ser pronunciar sobre as criticas e denúncias do defensor do ex-deputado Jefferson.
A fase de defesa dos 38 réus do mensalão terminou na quarta-feira. Nesse mesmo dia, o ministro-relator deu inicio a leitura do seu voto, que, por ser longo (mais de mil paginas), consumirá três sessões do Supremo. Depois vem o voto do ministro- revisor Roberto Lewandowski, que se estenderá até as próximas terça ou quarta-feiras. Depois votarão os outros nove ministros.

DESTAQUES
FOLGA TOTAL- Esta semana no Congresso Nacional foi de sombra e água fresca. Os deputados e senadores foram liberados para as campanhas eleitorais. O mesmo deverá ocorrer na próxima semana. Só no fim do mês deverão retornar aos trabalhos legislativos, mas apenas por dois dias, para tentarem votar medidas provisórias, cujos prazos de validade estão para expirarem.
CÓDIGO FLORESTAL- Não será nenhuma surpresa se o novo Código Florestal for para o espaço. A medida provisória que trata do tema continua sem consenso, correndo o risco de caducar por decurso de prazo. As divergências são enormes em torno de vários de varias propostas. O ultimo nó foi criado pelos ruralistas: desabrigar os proprietários rurais de reflorestar as margens dos rios intermitentes. São aquele rios que secam durante o período de estiagem.
No Estado do Piauí nada mais de 80% dos rios são intermitentes. Trata-se de uma grave ameaça ao bioma do cerrado.
ELEIÇÃO COMPLICADA- As cúpulas do PMDB e do PT reafirmaram acordo de 2010 para eleger o deputado Henrique Alves (RN), hoje líder de bancada peemedebista, para presidir a Câmara no biênio 2013-2014. Mas já se articula outra candidatura, também da base aliada, para se opor ao candidato das duas maiores legendas. À frente o PSB do governador de Pernambuco Eduardo Campos e do PSD do prefeito Kassab. Em cima do muro está a oposição (PSDB, DEM e PPS). Só vai definir sua posição depois das eleições de outubro. Entendem os oposicionistas que a campanha eleitoral e os resultados das urnas vão deixar marcas, que certamente vão influenciar os entendimentos com vistas a escolha do futuro presidente da Câmara.
HORÁRIO ELEITORAL- Começa na próxima terça-feira, dia 21, o horário eleitoral nas tevês e rádios, que se prolongará até o dia 4 de outubro.
Colaboração
Coletti.Imprensa@yahoo.com.br
......................................................................................................
Excelentíssima Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Luiza Bairros
Excelentíssimo Ouvidor da Secretaria de Políticas de Promoção da
Igualdade Racial,
Dr. Carlos Alberto Junior
E Demais
A escola é por construção representação de mundo, portanto, condensa e pode expressar tudo que estiver socialmente posto. E no caso Brasileiro, escola pública transcende de importância por ser uma das poucas oportunidades de ascensão social, tornando qualquer intervenção nesta passiva de ampliar as inúmeras mazelas que já funcionam até como verdadeiras barreiras de contenção social.
Por isso, o tema aqui em questão, fazer pesquisa genética que até tira sangue de estudante da rede pública, merece mais do que cuidado, pesquisas das mais profundas. E por isso, anexo, encaminho o INFORME SEPPIR no qual delineio alguns fatos e sugestões que não estão ao alcance da minha especialidade, bem como o encaminhamento que fiz ao MPF/MG no que diz respeito ao ensino da matemática, ofício para Secretária de Educação de Minas, Dossiê Simave/Minas, Recurso em Procedimento no MPF/DF e documentação da pesquisa obtida pela SEPPIR .
Belém-Pa, 10 agosto de 2011
Assina: João Batista do Nascimento – UFPA/ICEN/Matemática
..........................................................................................
Veja parte das nossas propostas metodológicas:

Novo olhar sobre a Matemática por Paulo Henrique Gadelha /Abril 2011 foto Acervo do Pesquisador Historicamente, a Matemática foi concebida como uma ciência hermética e desinteressante. É comum escutarmos relatos de experiências traumáticas quando o assunto em questão é o aprendizado da disciplina. Seria possível, então, estudar os conteúdos matemáticos de uma forma alternativa e atraente, tornando-os inteligíveis para os alunos e eficiente para o professor?

Para essa indagação, o professor João Batista do Nascimento, da Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da Universidade Federal do Pará (UFPA), não titubeia em afirmar que sim. A resposta tem respaldo na metodologia criada pelo próprio docente: o uso do teatro na aula de Matemática.

De acordo com o professor, a didática consiste em trabalhar os conceitos dessa área de conhecimento de uma maneira em que os alunos possam assimilar os conteúdos de forma lúdica e prazerosa. “Com o auxílio do teatro, a criança vai perder o medo da Matemática e passar a ter uma nova visão sobre a disciplina, pois a linguagem teatral tem o poder de despertar os nossos sentimentos e emoções. Dessa forma, após vivenciar no palco o que sempre foi considerado enfadonho, o aluno vai ter mais sensibilidade para aplicar a Matemática no seu cotidiano”, afirma o professor João Nascimento.

Com o primeiro resultado prático de sua metodologia, o professor criou, em 2003, o Projeto de Extensão “Atividades de Matemática para 3ª e 4ª séries”, o qual vigorou durante aquele ano na UFPA e contou com a ajuda de quatro alunos que cursavam Licenciatura em Matemática na Universidade, na época. A iniciativa recebeu, ainda, apoio do Clube de Ciências do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica (NPADC), atualmente Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), e da Faculdade de Matemática. Alunos participam e encenam espetáculos propostos pela nova metodologia

As atividades da iniciativa aconteciam aos sábados no Clube de Ciências. Nesses encontros, crianças do bairro Guamá entravam em contato com a Matemática não só por meio de peças de teatro, mas também por utilização de jogos e outras brincadeiras. Essas dinâmicas, segundo João Nascimento, são eficientes, pois contribuíam para uma melhor fixação dos conteúdos.

Espetáculo conta origem das figuras geométricas

 Após essa experiência, o professor pensou em criar um espetáculo teatral que pudesse consolidar o seu trabalho. Então, João Nascimento elaborou a proposta da peça chamada “De ponto em ponto formamos...”, na qual os personagens representam elementos da Geometria Plana. O objetivo era discorrer a respeito dos conceitos básicos desse tópico da Matemática, tudo de forma informal e bem humorada.

A peça era dividida em cinco atos: OH! Sujeito quadrado! (ato 1); Triângulo Amoroso (ato 2); Círculo Vicioso (ato 3); Tem que andar na linha (ato 4); Ponto Finalmente (ato 5). No momento das encenações, os personagens (elementos matemáticos) se apresentavam, explicavam suas funções e peculiaridades contracenando uns com os outros. A proposta foi apresentada em instituições de ensino superior no Pará, adequando o conteúdo à realidade local. No Campus Universitário do Baixo Tocantins (CUBT) da UFPA, em Abaetetuba, isso aconteceu durante a realização da disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino de Matemática, ministrada pelo professor Aubedir Seixas Costa, que também desenvolveu o trabalho nos municípios de Breves, Tailândia e Concórdia do Pará.

A metodologia foi batizada de “Matemática e Teatro – da construção lúdica à formalização”. A forma alternativa de ensinar Matemática ganhou notoriedade na mídia local, nacional e até internacional, sendo divulgada em Portugal.

Modelo tradicional é deficiente e ultrapassado

Apesar de defender com afinco o seu método, o professor mostra-se cético quanto a possíveis mudanças no modelo tradicional de se ensinar a ciência na rede básica, o qual ele considera extremamente deficiente e ultrapassado. Um problema que não se restringe ao Brasil, “o ensino de Matemática praticado aqui é de péssima qualidade. Essa realidade ultrapassa as fronteiras do País e se estende por toda a América Latina. É premente a necessidade de melhorar o ensino. Não adianta mais o professor apenas se limitar a escrever uma definição no quadro e o aluno copiar. E para atingir a qualificação esperada, o docente precisa buscar novos métodos. Porém não vejo uma movimentação intensa nesse sentido”, declara João Nascimento.

Para o professor, um dos fatores que contribuem para essa realidade é a concepção de que o aluno da rede básica não faz ciência. “Isso é falso. Eles produzem ciência tanto quanto quem está na universidade. Agora, é claro que existe uma diferença na densidade da produção. Isso é natural. Mas a produção do ensino básico não deixa de ser científica por ser menos complexa”, considera.

O próximo desafio de João Nascimento é produzir um livro que contemple todo o histórico da sua metodologia, para auxiliar estudantes e professores. A obra deve conter as dinâmicas envolvendo teatro e também poesia, música e outras vivências. O projeto já tem título “Matemática para Aprender e Ensinar”. Faltam alguns detalhes para a publicação, no entanto o professor já usa o esboço do material para auxiliar alguns colegas que têm interesse no trabalho.

“Não consigo visualizar grandes mudanças. Porém continuo insistindo em relacionar o teatro com a Matemática. Quero que as crianças não se limitem a aplicar o conhecimento em um papel frio de prova, mas possam defender o seu saber com todos os recursos e emoções disponíveis”, finaliza João Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário