quinta-feira, 26 de maio de 2011

CROCODILO

PLACAR MORAL

Libertadores

Santos 1 X 0 Cerro Portenho

Copa do Brasil

Vasco 3 X 0 Avaí
Coritiba 2 X 1 Ceará

.......................................................................





A FORRA DO MANÉ

Da mesma forma que mais de 70% dos cariocas lamentam a forma que encontraram para reformar o Maracanã,,demolindo todo o seu interior e a extinção do aspecto original da fachada, acredito que a grande maioria dos brasilienses vibrou pelo mico da implosão das arquibancadas do estádio Mané Garrincha.Como disse Arnaldo Bloch no segundo caderno do jornal O Globo (21-05),”é o espírito do craque de folclóricos dote e virilidade a tudo assistindo,de algum lugar, fazendo broxar o ímpeto destruidor de todas as tradições”.Concordo plenamente com o conceituado colunista, sobretudo quando diz que se no correr das décadas os governos tivessem reformado e conservado de modo responsável e honesto nossos estádios,não haveria agora a necessidade da construção de tantos estádios a gastos astronômicos.Como destacou Block, estádio de futebol do tipo de um Maracanã, Morumbi Mineirão e Mané Garrincha, é como uma catedral, um templo:não se muda; se restaura. Muito menos, muda-se seus nomes de uma hora para outra,como se tradição nada valesse para o país e seu povo. No caso do Maracanã, o estádio podia ,sim, ter sido refomado sem perder a sua cara, seu esilo carioca de ser. Não precisavam dizer amém a tantas e absurdas imposições da Fifa.A Copa acaba, o estádio fica.E o novo Maraca,agora terá mais a cara de europeu,distante do Maraca moleque,bem carioca e brasileiro que serviu de palco ao nosso melhor futebol nos seus setenta anos de existência. Já em Brasilia, mudar o nome do estádio ,igualmente não faz o mínimo sentido.Principalmente, se ao contrário do que dizia o ex-governador Arruda, de que a mudança era imposição da firma parceira da construção, isso já não existe, vez que o dinheiro (pelo menos até aqui) da obra sairá apenas dos cofres do GDF. E mesmo porque essa história pomposa de chamá-lo de estádio nacional ,é coisa ultrapassada lembrança das antigas ditaduras do Chile e Portugal.Isso é passado. Wembley é prova disso. Demolido o antigo, o novo manteve o nome de Wembley.E daí por diante. É assim no mundo todo. É isso aí!
.......................................................................
MAIS PROBLEMAS COM O MARACA













O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro não tem brincado em serviço. Esta semana, abriu dois inquéritos civis públicos que visam apurar irregularidades nas obras do Maracanã. Com base em denúncias de técnicos do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional),o órgão investigará se a reforma viola o tombamento do estádio. Já o outro inquérito foi aberto com base em análises do TCU e da CGU, que apontaram suportas ilegalidades na licitação,que pode ter gerado sobrepreço.
Em relação a violação do tombamento histórico do Maracanã, são questionadas as demolições da marquise e do anel inferior,que teriam modificado a estrutura original do estádio. Por falar nisso-e como perguntar não ofende-, no Distrito Federal funciona alguma delegacia do Iphan?Mesmo?
...............................................
BASQUETE DO UNICEUB
FAZ O QUE O FUTEBOL CONTINUA DEVENDO

A galera brasiliense mostrou que quando o espetáculo é bom e merece apoio, ela está sempre presente .Foi o que aconteceu nos dois jogos do Brasilia/Uniceub, quando o ginásio Nilson Nelson recebeu 36 mil fanáticos candangos torcendo alucinadamente pelo time da casa contra o todo poderoso Franca. Um espetáculo realmente fantástico. Há os que dizem que o público do basquete é diferente e que,nessa oportunidade, estava praticamente quase toldo no ginásio.É possível,é possível!Principalmente se considerarmos que Brasília sequer possui um campeonato de basquetebol que tenha como reunir à cada partida mais de 500 pessoas.Esse fato, no entanto,não fica tão distante do que acontece no nosso futebol, onde se a média de público é igualmente baixa no estadual ,melhora consideravelmente se um dos representantes do futebol da cidade enfrenta times de fora numa Copa do Brasil ou Campeonato Brasileiro. O importante é a qualidade do espetáculo e a credibilidade do seu representate em qualquer esporte, coisa que nos últimos anos tem acontecido apenas no basquetebol,que não é bicampeão por acaso.Tem,sim, um senhor elenco, com três ou quatro destaques de ponta, da seleção, e um bom técnico(Zé Galinha).
Na transmissão pela TV, no entanto, constatei uma grave injustiça. Em momento algum narrador,comentarista e repórteres falaram no Uniceub, o grande responsável pelo sucesso do time.Falam do time como se ele não tivesse por trás uma instituição a mantê-lo. É Brasília,sim, mas Uniceub/Brasília,sem o que ele não existiria.O BRB ajuda, faz a sua parte na parceria.Mas ele só existe porque a instituição Uniceub está por trás.
A mesma que há quase três décadas deu ao futebol da cidade o seu real grande primeiro clube profissional e levou o Distrito Federal a ter um representante à altura dos anseios dos torcedores no extinto Campeonato Nacional de Clubes, com Rildo, Roberto Dias, Fio Maravilha, Xisté,Paulo Victor e outros tantos expoentes do futebol brasileiro.Tudo por conta também da instituição Ceub e do sonho do hoje advogado Adilson Peres , que ainda jovem motivou-se em tirar o nosso futebol do marasmo ,apoiado por toda a família Peres(muitos dos quais ainda se encontram na instituição).
Brasília só ,uma ova! O basquete que chegou ao bicampeonato ,só chegou lá por conta da organização e administração do Uniceub (antes, pela Faculdade Universo). Posto isto, salve,antes de mais nada, o UNICEUB! É isso aí!
...................................................................
RECEITA MINEIRA

O promotor Paulo Castilho, do Juizado Especial Criminal (SP), acredita que as finais do Campeonato Mineiro,que tiveram torcida única,possa criar um bom precedente para o Brasileirão. A adoção da medida implica que quando Cruzeiro e Atlético enfretarem equipes de fora,em Minas,terão nos estádios apenas suas torcidas,com reciprocidade para os adversários quando os jogos forem em outros estados. A idéia de Castilho enfrenta resistência no próprio Ministério Público Paulista.
............................................................
REAÇÃO CORINTIANA

O diretor de marketing do Corinthians, Luis Paulo Rosemberg, reagiu com certa gozação à possibilidade de São Paulo perder o jogo de inauguração da Copa 14 para Brasília: “ Essa euforia candanga de achar que tem alguma chance de abrir a Copa,é sonho de uma noite de verão.Não há a menor chance do Corinthians abrir mão disso”.
......................................................
DE OLHO NAS SUB-SEDES (I)

Os goianos vão aproveitar a presença da seleção holandesa em Goiânia, dia 4 de junho, por ocasião do amistoso contra a seleção brasileira,para venderem o seu peixe visando conquistar o direito de sediar uma sub-sede da Copa. A vontade é tamanha, que uma parte do estádio Serra Dourada está sendo pintada de laranja(cor da seleção holandesa).A intenção é fazer de Goiânia a terra da Holanda no Brasil durante a Copa
....................................................................
DE OLHO NAS SUB-SEDES (II)

Também Tocantins iniciou seu lobby na disputa de uma das sub-sedes do Mundial. Com aval do governador (rubro-negro) Siqueira Campos, a cidade de Palmas começou a trabalhar no sentido de convencer a Fifa a torná-la numa sub-sede.A candidatura tocantinense ganhou força durante a realização do 37º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos realizado em Palmas.
.....................................................
GAROTINHO

Diante da convocação do presidente da CBF para depor na CPI que apura fraudes no Cartório onde a entidade registrou a escritura de compra da área para a construção do seu novo CT, na Barra da Tijuca, e ainda em razão das denúnicas da BBC,de que o dirigente teria recebido propina da empresa ISL(valor de R$ 9,3 milhão), o deputado Antony Garotinho detonou:
“Foi uma vergonha os deputados brasileiros terem tirado os seus nomes do pedido que apresentei para à abertura de uma CPI para apurar as irregularidades envolvendo o presidente da CBF.Se ele pediu propina lá fora, imagina o que vão pensar dos parlamentares daqui”.
...............................................
GALERA AFLITA

Já chega a mais de 3 mil assinaturas o abaixo-assinado (Petição Pública) que a torcida do Botafogo encaminhará ao presidente Mauricio Assumpção pedindo a destituição do vice-de futebol,Anderson Barros, tido e havido como o grande (ir )responsável pelo péssimo desempenho do alvinegro nos últimos anos, quer pelos gastos nas contratações de jogadores superados e outros tantos sem qualidade técnica para vestir a gloriosa camisa alvinegra. E pior: por enganar a torcida,prometendo contratações que nunca sairam do papel enquanto a equipe vira saco-de-pancadas nos gramados.
O Botafogo que tem ído aos gramados é um atentado aos botafoguenses. Trata-se de um embrulho-mal-feito,repleto de jogadores de baixa qualidade técnica e que, a continuar como está, apenas lutará para não ser rebaixado no Brasileirão. A torcida merece respeito. São milhões de alvinegros espalhados pelo Brasil e exterior inconformados com o descaso e despreparo do departamento de futebol que, pelo visto, contrata atletas via empresários sem qualquer vínculo afetivo com o clube e :outros tantos por vídeo,por ouvir falar.
Além do mais, um clube que se dizia sem recursos financeiros para efetuar melhores contratações, não tem que falar em Seedorf e Diogo.Tem,sim, de buscar mlhores reforços aqui e na América do Sul,,onde os salários dos jogadores são bem menores que no Brasil e possui uma boa gama de jogadores de boa qualidade.Pelo menos, de qualidade bem superior aos que esse senhor tem realizado.
Estranho, muito estranho mesmo,é que o presidente Mauricio Assumpção ,vendo e revendo o quadro e a situação do seu departamento de futebol, não tenha tomado as providências cabíveis, dentre elas, a destituição de quem está a dizimar(verdadeiramente) o patrimônio do clube e a tradição alvinegra no cenário do futebol nacional e internacional.É isso aí!
........................................................
CAFÉ “VITAMINADO”

Continua dando samba a briga entre Maradona e o presidente da Federação Argentina. Após Dieguito afirmar que sua seleção usou substâncias proibidas no jogo de repescagem das eliminatórias da Copa 94,contra a Austrãlia, jogo que garantiu a seleção no Mundial, dizendo terem colocado no café algo que fez a seleção correr bem mais do que o normal, e que não houve exame antidoping após a partida, a entidade disse estar preparando processo de difamação e calúnia contra ele. Mas segundo amigos da imprensa local, tudo não passa de jogo de cena.Não acreditam no processo e, muito menos, em retratação. Quanto a Fifa.... Bem, a Fifa é a Fifa. Para “variar”,sequer vai querer saber que briga é essa.
................................................................
MANCHETES IMPOSSÍVEIS

Botafogo contrata Seedorf e Ganso
Brasileiro: BRB garante verba de R$ 1 milhão mensal ao Gama e Jacaré
Lula garante presença na abertura da Copa no Mané Garrincha
Ministro do Esporte se diz desapontado com denúncias contra Teixeira
Barcelona quer Ronaldinho de volta
GDF inaugura até 2012 novas linhas do Metrô de Brasília
.........................................................
PÉROLA DO ESPORTE

Cruzeiro x Paraná. Título praticamente assegurado, time preparando-se para a tradicional foto, e o zagueiro Cris detona:
- Vamos lá, gente! Vamos tirar a foto para a “prosperidade”.
Pano rápido!
...................................................
A ABCD INFOOOORMA!

O Conselho de Administração da Associação Brasiliense de Cronistas Despotivos-ABCD-, autorizou a diretoria a cancelar as inscrições dos associados que há 3 anos não renovam suas anuidades. A decisão está estribada nos estatutos da entidade.Na oportunidade, a ABCD encaminhou ao seu pessoal de Apoio a relação das credenciais canceladas.A relação será enviada a FBF ,Gama e Brasiliense.
.................................
DE CABO FRIO
Correspondência enviada pelo jornalista Wagner Pinheiro.

QUERIDO JORGE ,

O PROGRAMA DE TURISMO CITY TOUR COMPLETA 10 ANOS NA TV COSTA DO SOL PARA COMEMORAR RESOLVI FAZER UMA REVISTA DE TURISMO IMPRESSO CITY TOUR PRA COMEÇAR 24 PAGINA SEM POLICROMIA 4X4 PAPEL COUCHE 90 TIRAGEM REAL 5000 EXEMPLARES, VC FAZ PARTE DESSA MINHA TRAJETORIA
OBRIGADO UM ABRAÇÃO .SUCESSO E SAUDE
Wagner Pinheiro
Diretor Apresentador
MTb 7720/RJ
Tel: (22) 2648-1664 / 9911-3004
tvcitytour@hotmail.com
wagnerpinheiro@hotmail.com
...............................................................................
TV NA LIDERANÇA

A Discovery Kids revelou que no universo de quem paga para ver TV, 77% dos país das crianças de até 10 anos ainda preferem consumir a televisão a outras mídia. São paulo e Rio são maiorias no universo de 1457 entrevistados,mas o estudo inclui também as cidades de Florianópolis,Porto Alegre e Curitiba.Desses pais, 93% dizem ver mais TV paga do que aberta e 40% regulam o que os filhos veem na tv aberta-as novelas têm a maior restrição,seguidas dos reality shows e dos programas de humor.
.................................................
SOLDADO CANINO

Até o final do ano, as Forças Armadas dos Estados Unidos têm cerca de 2700 cachorros que prestam serviço militar ativo.As raças preferidas são o pastor alemão,,o pastor belga ou Malinois,mas os fuzeileiros navais no Afeganistão usam labradores puros-sangues,isso devido ao seu faro apurado e temperamento não agressivo,ansioso por agradar.O cão que participou do ataque lançado por comandos Seals da Marinha contra a mansão de Bin Laden,dia 2 de maio,vem aumentando o interesse pelos cães militares.Os estados Unidos usam cães desde a primeira Guerra Mundial.
..................................................................
SOLDADO CANINO (II)

Para um cão ser considerado altamente treinado, seu treinamento pode custar até U$ 40 mil.Para a descoberta de bombas de produção caseira no Afeganistão,que causam as maiores baixas nas tropas norte-americanas, os fuzileiros afirmam não haver nenhuma tecnologia que supere os amados e eficientes soldados caninos.
........................................
LULA NA GAVIÕES

Dirigentes carnavalescos da Gaviões da Fiel querem transformar o ex-presidente Lula em samba-enredo da escola em 2012. Seu nome,porém, não é unanimidade. Um outro grupo quer homenagear o corintiano Adoniram Barbosa, autor,dentre dezenas de composições,de Saudosa Maloca”.
...................................
OPINIÃO

Antes tarde do que nunca. Novamente é preciso aplaudir com entusiasmo o STF por finalmente mandar para a cadeia o assassino confesso Pimenta Neves. Com o ordinário Pimenta Neves realmente preso, a suprema corte brasileira quebra um pouco a terrível, pretensiosa e arrogante tradição juridica segundo a qual rico e poderoso com bom advogado não vai preso no Brasil. Na verdade, para brasileiros de bem, a perplexidade é tão grande com a ´decisão dos ministros do STF que a ficha ainda não caiu.

Vicente Limongi Netto(Jornalista-DF)
.......................................................
CROC_S

VAI ganhando força no Botafogo a escolha do Benemérito dr. Jorge Aurelio (um dos mais respeitáveis nomes da história do clube) para representar a Oposição nas próximas eleições do Glorioso./// Os CHEFES de Estado e convidados VIP que forem ao Itaquerão na Copa, serão atendidos por 12 elevadores e escadas rolantes.Como consequência, o projeto teve também de incluir mais banheiros e lanchonetes. Já a área de imprensa teve um aumento de l50 lugares e agora o projeto prevê de 3 a 5 mil lugares,em dois setores./// BRASÍLIA agora terá mais um forte concorrente na pretensão de sediar à solenidade de abertura da Copa 14:Belo Horizonte, cujas autoridades decidiram encaminhar oficialmente a Fifa sua disposição de sediar o jogo de abertura do Mundial. Os mineiros garantem,inclusive, que o novo Mineirão estará pronto para a Copa das Confederações ./// UM abaixo-assinado contendo as assinaturas de mais de 4 mil torcedores do Botafogo foi encaminhado quarta-feira à presidência do clube.No documento,pedem o imediato afastamento do vice-de-futebol,Anderson Barros.Consta, no clube, que Barros seria um rubro-negro infiltrado no Glorioso. A guerra está declarada./// SERÁ de R$ 15 milhões o investimento do carioca OX Grupo no 1º Centro de Treinamento com bandeira do Espanyol de Barcelona no Brasil. A parceria envolverá intercâmbio de atletas. O OX financiará 35% vendendo cotas a investidores.O CT da Ilha do Governador (RJ) fica pronto em 2012 e vai receber 90 atletas. Até 2015, o OX abrirá um CT também em São Paulo./// O ADMINISTRADOR do Guará não anda nada satisfeito com as indicações políticas para cargos na Administração. E deve ter suas razões. Segundo bochinchos ouvidos na satélite, não está havendo o mínimo critério nas indicações./// A TAM lançará ainda este ano um vôo para o México.A rota era atedida por duas empresas mexicanas.A empresa também prepara um segundo vôo diário para Orlando, a partir de julho.///OS guaraenses agora têm à disposição, aos sábados pela manhã, uma Feirinha de Artezanato.Fica na QE 30,atrás da loja de conveniências “A Barraca”.Vale à pena conferir./// NEM bem foi inaugurada, e a Pizzaria São Paulo (QE 15-GuaráII ) já mudou de nome:”Fausto & Manoel”. /// O GUARAENSE Wilson Bomfim ,proprietário da banca de jornais da QE 15 (Banca do Atleta), seguiu dia 23 para Durban. Na agenda, participação na Ultramaratona COMRADES,na África do Sul, dia 29, cujo percurso é de 89 kms e reunirá 19.617 atletas de todo planeta.!/// NÃO é segredo que ao longo dos anos algumas “otoridades” criticadas por jornalistas de Brasília têm tido a cara de pau de exigirem a demissão dos profissionais. E que, não raras vezes, foram atendidos .E se assim não for, a retaliação vem em forma de pressão financeira, cortando-lhes os anúncios governamentais.É assim que funciona.E é assim que ainda será enquanto essas empresas estiverem atrás de migalhas e dependendo deles para sobreviverem. Por isso mesmo, viva a Folha de São paulo e o Estadão, exemplos de liberdade editorial. É isso aí!
................................................................
J U S T I Ç A
Decisão do Desembargador José Luiz Palma Bisson, do Tribunal de Justiça de São Paulo, proferida num Recurso de Agravo de Instrumento ajuizado contra despacho de um Magistrado da cidade de Marília (SP), que negou os benefícios da Justiça Gratuita a um menor, filho de um marceneiro que morreu depois de ser atropelado por uma motocicleta. O menor ajuizou uma ação de indenização contra o causador do acidente pedindo pensão de um salário mínimo mais danos morais decorrentes do falecimento do pai. Por não ter condições financeiras para pagar custas do processo o menor pediu o direito à justiça gratuita prevista na Lei 1060/50. O Juiz, no entanto, negou-lhe tal direito dizendo não ter, o menor, apresentado prova de pobreza e, também, por estar representado no processo por "advogado particular". A decisão proferida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a partir do voto do Desembargador Palma Bisson é daquelas que merecem ser comentadas, guardadas e relidas diariamente por todos os que militam no Judiciário.É o relatório.
Eis a a íntegra do voto. Que sorte a sua, menino, depois do azar de perder o pai e ter sido vitimado por um filho de coração duro - ou sem ele -, com o indeferimento da gratuidade que você perseguia. Um dedo de sorte apenas, é verdade, mas de sorte rara, que a loteria do distribuidor, perversa por natureza, não costuma proporcionar. Fez caber a mim, com efeito, filho de marceneiro como você, a missão de reavaliar a sua fortuna.Aquela para mim maior, aliás, pelo meu pai - por Deus ainda vivente e trabalhador - legada, olha-me agora. É uma plaina manual feita por ele em paubrasil, e que, aparentemente enfeitando o meu gabinete de trabalho, a rigor diuturnamente avisa quem sou, de onde vim e com que cuidado extremo, cuidado de artesão marceneiro, devo tratar as pessoas que me vêm a julgamento disfarçados de autos processuais, tantos são os que nestes vêem apenas papel repetido. É uma plaina que faz lembrar, sobretudo, meus caros dias de menino, em que trabalhei com meu pai e tantos outros marceneiros como ele, derretendo cola coqueiro - que nem existe mais - num velho fogão a gravetos que nunca faltavam na oficina de marcenaria em que cresci; fogão cheiroso da queima da madeira e do pão com manteiga, ali tostado no paralelo da faina menina. Desde esses dias, que você menino desafortunadamente não terá, eu hauri a certeza de que os marceneiros não são ricos não, de dinheiro ao menos. São os marceneiros nesta Terra até hoje, menino saiba, como aquele José, pai do menino Deus, que até o julgador singular deveria saber quem é. O seu pai, menino, desses marceneiros era. Foi atropelado na volta a pé do trabalho, o que, nesses dias em que qualquer um é motorizado, já é sinal de pobreza bastante. E se tornava para descansar em casa posta no Conjunto Habitacional Monte Castelo, no castelo somente em nome habitava, sinal de pobreza exuberante. Claro como a luz, igualmente, é o fato de que você, menino, no pedir pensão de apenas um salário mínimo, pede não mais que para comer. Logo, para quem quer e consegue ver nas aplainadas entrelinhas da sua vida, o que você nela tem de sobra, menino, é a fome não saciada dos pobres.Por conseguinte um deles é, e não deixa de sê-lo, saiba mais uma vez, nem por estar contando com defensor particular. O ser filho de marceneiro me ensinou inclusive a não ver nesse detalhe um sinal de riqueza do cliente; antes e ao revés a nele divisar um gesto de pureza do causídico. Tantas, deveras, foram as causas pobres que patrocinei quando advogava, em troca quase sempre de nada, ou, em certa feita, como me lembro com a boca cheia d'água, de um prato de alvas balas de coco, verba honorária em riqueza jamais superada pelo lúdico e inesquecível prazer que me proporcionou. Ademais, onde está escrito que pobre que se preza deve procurar somente os advogados dos pobres para defendê-lo? Quiçá no livro grosso dos preconceitos...
Enfim, menino, tudo isso é para dizer que você merece sim a gratuidade, em razão da pobreza que, no seu caso, grita a plenos pulmões para quem quer e consegue ouvir. Fica este seu agravo de instrumento então provido; mantida fica, agora com ares de definitiva, a antecipação da tutela recursal. É como marceneiro que voto.

JOSÉ LUIZ PALMA BISSON – Relator Sorteado

Nenhum comentário:

Postar um comentário