DA COPA DO BRASIL
Em final dramática, saldo de gols ajuda e embora derrotado por 3 X 2 pelo Coritiba, Vascão conquista Copa do Brasil e estará a Libertadores 2013
Vasco marcou duas vezes fora de casa, conteve a pressão do Coritiba e comemorou o título
Foto: Fábio Borges/Fotocom/Divulgação
Com mais uma boa atuação fora de casa e um falha improvável do goleiro Edson Bastos, o Vasco conquistou, nesta quarta-feira, o título da Copa do Brasil.
No Estádio Couto Pereira, a equipe foi derrotada por por 3 a 2 mas, com a vitória por 1 a 0 obtida em São Januário, garantiu o título inédito, confirmando a reação de uma equipe que, no começo do ano, não dava qualquer indício de sucesso para 2011.
O Vasco está de novo no topo, depois de ser humilhado por times de menor expressão no Campeonato Carioca e viver grave crise. Mais: o time volta ao topo depois de disputar a Série B de 2009. Desde então, a torcida esperava esse engrandecimento que parecia jamais chegar. Trata-se do primeiro título de primeira divisão desde 2003, quando foi campeão carioca.
Depois de dez anos, o Vasco garante vaga para a Copa de Libertadores - a última disputada foi em 2001, por conta do título da Copa João Havelange em 2000. Isso só foi possível pelo desempenho como visitante: longe de São Januário, o time garantiu a classificação contra Comercial-MS, Náutico e Avaí, além de encaminhar a vaga contra o Atlético-PR. Já o Coritiba, perde chance de encerrar jejum de 26 anos - em 1985, venceu o Brasileiro, seu último título nacional.
O Vasco tem batido na trave na Copa do Brasil desde 2006, quando ficou com o vice-campeonato ao perder a decisão para o Vasco. Fez boas campanhas em 2008 e 2009, mas acabou eliminado na semifinal. A conquista também é relevante para o técnico Ricardo Gomes, que chegou ao clube depois de passagem sem brilho pelo São Paulo e acrescenta ao currículo sua primeira taça nacional.
"Foi uma vitória com cara de Vasco da Gama", afirmou o presidente do clube, Roberto Dinamite, ex-jogador e ídolo da torcida, que agora consegue a primeira conquista de expressão em sua administração.
Um chute certeiro, de longe: aos 20min, Willian pegou rebote após corte da zaga vascaína, dominou e acertou um petardo no ângulo esquerdo de Fernando Prass. O gol reascendeu a disputa e jogou o Coritiba para cima do rival, reclamando de pênalti de Dedé aos 25min e lamentando boa jogada desperdiçada por Bill aos 28min - foi travado na hora do chute.
Enquanto Marcelo Oliveira colocou o time para frente com as entradas de Marcos Aurélio e Eltinho, o Vasco recuou de vez com as saídas de Diego Souza e Felipe, substituídos por Jumar e Bernardo. Os minutos finais foram de pressão do Coritiba, que quase marcou com Bill aos 39min, após Fernando Prass se atrapalhar, mas se recuperar. O atacante perdeu outra grande chance aos 44min.
Os quatro minutos de acréscimos assinalados pelo árbitro Sálvio Spinola Fagundes Filho foram dramáticos. O Coritiba tentou finalizar de longe, cruzou bolas na área e quase perdeu a paciência diante da enrolação dos jogadores vascaínos. Só não conseguiu marcar o gol que quebraria o jejum de 26 anos sem conquistas nacionais de primeira divisão. O título inédito ficou com o Vasco, que fez a festa em Curitiba.
......................................................................................................
Ficha Técnica
Coritiba 3 x 2 Vasco
Gols
Coritiba:Bill, aos 29min, e Davi, aos 44min do primeiro tempo; William, aos 21min do segundo tempo
Vasco:Alecsandro, aos 11min do primeiro tempo; Éder Luis, aos 12min do segundo tempo
Coritiba: Édson Bastos; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes (Eltinho); William, Léo Gago (Marcos Aurélio), Marcos Paulo (Leonardo), Rafinha e Davi; Bill. Técnico: Marcelo Oliveira
Vasco: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Rômulo, Eduardo Costa, Felipe (Jumar) e Diego Souza (Bernardo); Éder Luis e Alecsandro. Técnico: Ricardo Gomes
Cartões amarelos
Coritiba: Léo Gago, Bill e Leonardo
Vasco: Eder Luis, Eduardo Costa, Felipe e e Jumar
Árbitro
Sálvio Spinola Fagundes Filho (Fifa/SP)
Renda/público:
R$ 892.060,00/ 35.141 pagantes
Local
Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
NOTÍCIA TERRA.
.......................................
SUFOCO NO FRIO
Foi um senhor sufoco. E sufoco num frio de 5 gráus em Curitiba .Quanto ao jogo, não me venham os mais fanáticos com a história de risco calculado, porque não houve nada disso! O que houve,sim, foi um amplo domínio do time paranaense , que com a desvantagem do gol que sofreu em São Januário, foi atrás do resultado e imprensou a equipe carioca todo o tempo .Se o goleiro Fernando Prass não estivesse bafejado pelos Deuses, ,inspiradíssimo, o excessivo recuo do time no segundo tempo poderia ter custado caro aos vascaínos,que se valia apenas de incrível festival de chutões.Em alguns instantes, lembrou-me o Botafogo de Alessandro & Cia. Não houve recuo programado, absolutamente não.O que aconteceu é que o Coritiba tomou conta do jogo e não deixou o time de São Januário pensar, tramar jogadas. Toda dividida era dele. Nem quando sofreu o terceiro gol, ocorrido numa memorável falha do goleiro Edson Bastos, o Coxa deixou-se levar pelo desânimo.Daí a razão de ter sido aplaudido pela sua fiel e fanática galera ao final da partida.
Diferente do que aconteceu há dois anos, quando ,inconformados com o marasmo do time e a consequente queda para a segunda divisão, seus torcedores praticamente destruiram o estádio Couto Pereira.
Apesar da derrota, o título acabou fazendo justiça a boa campanha vascaína ao longo da competição. Se não foi o time dos sonhos dos vascaínos, foi uma equipe aguerrida,com bons momentos técnicos e jogadores que honraram o pavilhão da Cruz de Malta, com dedicação,garra e determinação.
A conquista, por sinal, veio premiar o trabalho realizado pelo presidente Roberto Dinamite nos últimos 3 meses, quando realmente decidiu trabalhar melhor a equipe e afastar a perspectiva de sucesso dos seus prováveis adversários nas eleições do clube.Parabéns ,Vascão!Casaca neles!
.................................................................
FESTA SEM GRAÇA
Suárez marcou para o Uruguai, que conseguiu vencer a Holanda nos pênaltis
Foto: AFP
..............................................
A seleção do Uruguai precisou dos pênaltis para derrotar a Holanda no amistoso realizado nesta quarta-feira em Montevidéu. Depois de uma igualdade por 1 a 1 no tempo normal, conseguido graças a um gol do atacante Dirk Kuyt aos 46min do segundo tempo para os visitantes, os donos do Estádio Centenário conseguiram o triunfo no desempate por 4 a 3.
Assim como no sábado, quando empatou por 0 a 0 com o Brasil em Goiânia, a Holanda reeditou nesta quarta outro duelo realizado na fase decisiva da última Copa do Mundo. A equipe laranja eliminou o Uruguai nas semifinais, quando venceu por 3 a 2 e se credenciou para ir à decisão contra a Espanha - que levou a melhor na final por 1 a 0 e levantou a taça.
O embate em Montevidéu nesta quarta foi marcado inicialmente por duas homenagens a ídolos uruguaios: o atacante Diego Forlán, eleito o melhor da Copa do Mundo do ano passado, e Alcides Ghiggia, autor do gol que deu o bicampeonato mundial ao país sul-americano em 1950, contra o Brasil.
....................................................
CELESTE DEU BOBEIRA
A Celeste Uruguaia perdeu boa oportunidade para ir à forra da eliminação da Copa da África pela Holanda. Jogando em casa, com o grupo completo,o estádio Centenário lotado e o marcador de 1 X 0 até os 42 minutos da etapa final, o empate foi uma verdadeira ducha fria na torcida. Chance maior ainda, se considerado o fato de a seleção holandesa não ter vindo à América do Sul completa, tendo atuado em Goiânia e em Montevidéu com apenas cinco titulares, jogos esses cujo objetivo consistiu apenas em mantê-la em atividade e testar novos valores contra seleções consideradas fortes. Aliás, há 12 anos oito jogos) os holandeses não perdem para seleções sul-americanas.
Se algum consolo é válido, é ter jogado um melhor futebol do que aquele que a seleção brasileira apresentou em Goiânia ,quando os holandeses criaram duas ótimas oportunidades e só não chegaram ao gol em razão de sensacionais defesas do Julio Cesar. Ao contrário do que aconteceu em Goiânia, foi a Celeste que criou as melhores chances e teve pelo menos duas boas oportunidades para liquidar a fatura.
Vitória na base da cobrança de penalidades máximas, convenhamos que não é bem aquilo que o torcedor espera, mormente em se tratando da seleção do seu país.Numa Copa do Mundo, vá lá! A euforia costuma superar a razão e a festança é inevitável.Mas não num amistoso. O que a Federação Uruguaia devia ter feito, sim era ofertar a taça em disputa (Taça Confaternização) aos holandeses,que estavam fora de casa, era o time convidado.
No mais, gostei do time uruguaio. Mantém a base da Copa e tem promissoress jogadores das bases do Nacional e Peñarol em ascenção.Pareceu-me,por isso mesmo, bem mais ajustada que a seleção do Mano Menezes,com padrão e escalação definidas.Com certeza, dará trabalho na Copa América. É isso aí!
................................................................
COMPASSO DE ESPERA
A seleção do Mano Menezes tem mosrado que boa parte dos jogadores da era Dunga continuam brigando pelas posições de titulares do time da CBF. É plenamente constatável també, que o meio de campo, a exemplo do que aconteceu na Copa da África di Sul, continua habitualmente apinhada de volantes ,mas armadores de discutível condição técnica para ditar o ritmo da seleção. A propalada renovação anunciada pela CBF e pelo próprio treinador ao assumir,pois, até agora não saiu do papel.Nem poderia, admito, diante da quantidade de experiências feitas pelo treinador, a maioria trazida do exterior,de valores que, acredito, nem ele deve ter a necessária segurança para apostar num aproveitameno consistente e definitivo. O que ocorre é qu diante dos testes,ele se vê obrigado a ter pelo menos uma pequena base. E essa geralmente está baseada exatamente nos valores da era Dunga,como Daniel Alves ou Maicon, Lúcio, Elano, Robinho,etc.
Sobre Robinho,tenho sérias dúvidas se ele será capaz de mostrar um futebol superior ao que vem exibindo na seleção.Pode ser que no seu clube tenha feito boas partidas e decisivo em algumas oportunidades.Mas aqui,na seleção, confesso-lhes não ter me agradado em nenhuma oportunidade.Não falo apenas dos jogos contra a Holanda e Romênia. Nada disso! Vou bem lá atrás, e não consigo lembrar-me de nenhuma apresentação diga de titular da seleção brasileira.Exatamente como o Elano.Com todo o respeito, mesmo considerando o futebol que exibe no Santos, o vejo distante de ser o armador que o torcedor deseja ver na seleção. Ah, temos ainda o Pato. O que ele mostrou na seleção para ser tão esperado pelo Mano?O quê?Quando? Daí a razão de lamentar que o Douglas (Grêmio) e, sobretudo, o Thiago Neves,tenhma sido jogado às traças.É isso aí!
............................................................................
NA GANDAIA NOVAMENTE
Mal tirou a tal bota imobilizadora que protegia o pé esquerdo, não deu outra: Adriano caiu na gandaia numa boate da Zona Sul do Rio de Janeiro,dançando funk e hiphop até altas horas.A informação foi veiculada no jornal “Extra”, que comprovou a matéria com fotos do atacante no embalo, acompanhado por três mulheres,uma delas a modelo Dani Sperle, ex-namorada do ator Alexandre Frota.
E tem mais. Há duas semanas, o jornal “Mais” também mostrou o jogador numa boate paulista do bairro Itaim,entre às 2 e 4 da manhã, quando ainda usava a bota de segurança.
Ou seja, pau que nasce torto...
.......................................................................................
POLÍTICA (DF)
Câmara Legislativa recebe representação contra o distrital Chico Vigilante
O brasiliense pastor Osésa Rodrigues de Oliveira entrou na tarde de hoje (7/6) com uma representação contra o deputado distrital Chico Vigilante (PT), na Câmara Legislativa do Distrito Federal, que foi protocolada diretamente na Mesa Diretora, pedindo investigação e punição do parlamentar, por infração ao Código de Ética e decoro parlamentar, devido as denúncias publicadas na revista Época desta segunda-feira (6). “Chega, Brasília não merece! Sou brasiliense e sempre senti orgulho de ter nascido na capital do Brasil, mas nos últimos dois anos, ter nascido em Brasília tem sido motivo de chacota”, esbravejou Osésa, que também foi autor de um dos pedidos de impeachment do ex-governador José Roberto Arruda.
Ele também explicou que não tem o objetivo de atacar o deputado Chico Vigilante, da mesma forma que não tinha quando com Arruda. “Não foi por motivos pessoais, não tenho nada contra ele, votei nele para governador, o que não suportava eram as denúncias que circulavam em jornais, revistas, rádio e canais de TV por todos estados onde passava. Agora, estou passando pela mesma situação envolvendo esse governo e as denúncias contra o deputado distrital Chico Vigilante. Por causa deles, todos os brasilienses são discriminados”, reclama.
.......................................................
OPINIÃO
O que mais impressiona é um país onde esta canalhada de bandidos corruptos curte a vida enquanto quinhentos heróis mofam na cadeia sem direito sequer a Habeas Corpus.
Terça-feira, aproveitando a confusão da demissão do milionário Palocci, a justiça anulou o processo contra Daniel Dantas, pois “a Polícia Federal havia tido a ajuda da ABIN nas investigações”. PODE?
Sergio Bandeira de Mello
............................................................
DESABAFO
Silvino Geremia é empresário em São Leopoldo, Estado do Rio Grande do Sul.
Eis o seu desabafo, publicado na revista EXAME:
"Acabo de descobrir mais um desses absurdos que só servem para atrasar a vida das pessoas que tocam e fazem este país: investir em Educação é contra a lei .
Vocês não acreditam?
Minha empresa, a Geremia, tem 25 anos e fabrica equipamentos para extração de petróleo, um ramo que exige tecnologia de ponta e muita pesquisa.Disputamos cada pedacinho do mercado com países fortes, como os Estados Unidos e o Canadá.
Só dá para ser competitivo se eu tiver pessoas qualificadas trabalhando comigo.
Com essa preocupação criei, em 1988, um programa que custeia a educação em todos os níveis para qualquer funcionário, seja ele um varredor ou um técnico.
Este ano, um fiscal do INSS visitou a nossa empresa e entendeu que Educação é Salário Indireto.
Exigiu o recolhimento da contribuição social sobre os valores que pagamos aos estabelecimentos de ensino freqüentados por nossos funcionários, acrescidos de juros de mora e multa pelo não recolhimento ao INSS.Tenho que pagar 26 mil reais à Previdência por promover a educação dos meus funcionários?
Eu honestamente acho que não.
Por isso recorri à Justiça. Não é pelo valor em si, é porque acho essa tributação um atentado.Estou revoltado.Vou continuar não recolhendo um centavo ao INSS, mesmo que eu seja multado 1000 vezes.O Estado brasileiro está completamente falido.Mais da metade das crianças que iniciam a 1ª série não conclui o ciclo básico.A Constituição diz que educação é direito do cidadão e um dever do Estado.
E quem é o Estado?
Somos todos nós.
Se a União não tem recursos e eu tenho, acho que devo pagar a escola dos meus funcionários.
Tudo bem, não estou cobrando nada do Estado.
Mas também não aceito que o Estado me penalize por fazer o que ele não faz.
Se essa moda pega, empresas que proporcionam cada vez mais benefícios vão recuar..
Não temos mais tempo a perder.
As leis retrógradas, ultrapassadas e em total descompasso com a realidade devem ser revogadas. A legislação e a mentalidade dos nossos homens públicos devem adequar-se aos novos tempos.
Por favor, deixem quem está fazendo alguma coisa trabalhar em paz.
E vão cobrar de quem desvia dinheiro, de quem sonega impostos, de quem rouba a Previdência, de quem contrata mão-de-obra fria, sem registro algum.
Eu Sou filho de família pobre, de pequenos agricultores, e não tive muito estudo.
Somente consequi completar o 1º grau aos 22 anos e, com dinheiro ganho no meu primeiro emprego, numa indústria de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, paguei uma escola técnica de eletromecânica.
Cheguei a fazer vestibular e entrar na faculdade, mas nunca terminei o curso de Engenharia Mecânica por falta de tempo.
Eu precisava fazer minha empresa crescer.
Até hoje me emociono quando vejo alguém se formar. Quis fazer com meus empregados o que gostaria que tivessem feito comigo. A cada ano cresce o valor que invisto em educação porque muitos funcionários já estão chegando à Universidade.
O fiscal do INSS acredita que estou sujeito a ações judiciais.
Segundo ele, algum empregado que não receba os valores para educação poderá reclamar uma equiparação salarial com o colega que recebe.
Nunca, desde que existe o programa, um funcionário meu entrou na Justiça.
Todos sabem que estudar é uma opção daqueles que têm vontade de crescer...
E quem tem esse sonho pode realizá-lo porque a empresa oferece essa oportunidade.
O empregado pode estudar o que quiser, mesmo que seja Filosofia, que não teria qualquer aproveitamento prático na nossa Empresa Geremia.
No mínimo, ele trabalhará mais feliz.
Meu sonho de consumo sempre foi uma Mercedes-Benz.
Adiei sua realização várias vezes porque, como cidadão consciente do meu dever social, quis usar meu dinheiro para fazer alguma coisa pelos meus 280 empregados.
Com os valores que gastei no ano passado na educação deles, eu poderia ter comprado Duas Mercedes. Teria mandado dinheiro para fora do País e não estaria me incomodando com essas leis absurdas .
Mas infelizmente não consigo fazer isso.
Eu sou um teimoso.
No momento em que o modelo de Estado que faz tudo está sendo questionado, cabe uma outra pergunta.
Quem vai fazer no seu lugar?
Até agora, tem sido a iniciativa privada.
Não conheço, felizmente, muitas empresas que tenham recebido o mesmo tratamento que a Geremia recebeu da Previdência por fazer o que é dever do Estado. As que foram punidas preferiram se calar e, simplesmente, abandonar seus programas educacionais. Com esse alerta temo desestimular os que ainda não pagam os estudos de seus funcionários.
Não é o meu objetivo.
Eu, pelo menos, continuarei ousando ser empresário, a despeito de eventuais crises, e não vou parar de investir no meu patrimônio mais precioso:
as pessoas.
Eu sou mesmo teimoso!...
Não tem jeito...
Nenhum comentário:
Postar um comentário