Jogos Mundiais Militares Rio 2011 inauguram Vila Verde, que vai receber atletas
O Comando Militar do Leste (CML) e o Comitê de Planejamento Operacional (CPO) dos 5º Jogos Mundiais Militares informam que foi a Vila Verde, local onde ficará hospedada parte das delegações de vários países que participarão do campeonato. O evento ocorreu no dia 11 de junho, sábado, às 11h30, na avenida General Benedito da Silveira, nº 600 (em frente ao quartel do 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista), na Vila Militar, em Deodoro, e contou com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, do Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri, do Comandante Militar o Leste, General-de-Exército Adriano Pereira Júnior e de outras autoridades.
Depois de 18 meses de obras, que envolveram 1.600 trabalhadores, a Vila Verde, um dos três locais que receberão atletas que participarão da quinta edição dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011 - os Jogos da Paz - ficou pronta.Faltando 35 dias para o início da competição, que será disputada de 16 a 24 de julho, a Vila Verde, situada em Deodoro, é inaugurada com uma marca especial: a de ser um dos legados para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
São 17 blocos com 24 unidades cada – seis por andar – totalizando 408 unidades, 1.632 quartos e 2.856 leitos. Os apartamentos têm 110 metros quadrados, e contam com uma sala com varanda, quatro quartos – sendo um com suíte e um reversível –, banheiro e uma ampla cozinha.
Dentro da Vila Verde, os atletas contarão ainda com dois salões de festas, oito churrasqueiras, duas quadras poliesportivas e dois parques infantis, além de restaurante, salas de reunião, acesso à internet, sala de musculação e capela. A Vila possui ainda uma área administrativa, duas guaritas, dois depósitos de lixo, uma estação elevatória de água e uma estação de tratamento de esgoto.
Uma das principais preocupações dos responsáveis pelo projeto da Vila Verde, foi com a sustentabilidade. Destaque para a preservação de uma área de 12.422 metros quadrados de Mata Atlântica. “Os edifícios seguiram os padrões de edificações do Exército e ganharam as adaptações de aspecto sustentável”, explica a Tenente Renata Castro.
A área verde da Vila, em Deodoro, ganhou ainda mais 2.170 mudas de 22 espécies de árvores ao seu redor e dentro do perímetro das obras. Este replantio seguiu as normas da Medida Compensatória do órgão regulador da Prefeitura do Rio de Janeiro.
No projeto, diversos pontos foram observados no aspecto da sustentabilidade: a disposição dos edifícios para melhor captar luz solar e arejamento; 17 cisternas, uma em cada bloco, com capacidade para 10 mil litros que permitem o aproveitamento das águas das chuvas; descargas ecológicas nos banheiros; iluminação fluorescente de baixo consumo com controle de horário e sensores nos corredores dos edifícios; e pavimentação permeável e semipermeável - através de blocos de concreto intertravados em toda a área para não sobrecarregar a rede pluvial.
Mas a preocupação com o meio ambiente começou ainda durante as obras, com campanhas de conscientização ambiental e palestras com os trabalhadores sobre reciclagem; coleta de lixo seletivo; controle e tratamento de resíduos e esgoto nas elevatórias; além de sinalização ambiental, para a circulação e eliminação de dejetos.
Os prédios também servirão de legado para os Jogos Olímpicos de 2016, quando hospedarão oficiais técnicos.
De 16 a 24 de julho, o Rio de Janeiro sediará a 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares do CISM - os Jogos da Paz - que reunirão por volta de 5 mil atletas de cerca de 100 países. O evento é um legado dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, fator importante na escolha da cidade como sede dos Jogos da Paz – no julgamento final (em maio de 2007, em Burkina Faso, na África Ocidental), a infraestrutura esportiva já estabelecida no Rio de Janeiro para o Pan e o apoio demonstrado pelas três esferas de poder governamental foram decisivos para a vitória do Brasil.
Para o evento da inauguração da Vila Verde, não haverá necessidade de credenciamento, bastando ao profissional da imprensa apresentar o crachá do seu veículo de mídia.
Att.,
Seção de Comunicação Social do CML
Mais uma ótima iniciativa do nosso governador.
ResponderExcluirParabéns Cabral.