sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Rio de cara nova‏

Conheça dez obras que prometem mudar a cara da cidade nos
próximos dez anos
por Ernesto Neves | 01 de Agosto de 2011
Fonte: Revista Veja Rio



Cidade do Rock

O terreno de 250 mil metros quadrados às margens da Lagoa de Jacarepaguá será usado pelo Rock in Rio em setembro deste ano. Vai abrigar dois grandes palcos, um parque de diversões, lojas e até recriar uma rua de Nova Orleans. Serão cerca de 20 casas, que alcançam até sete metros de altura, com bares, restaurantes e apresentações de jazz. Após o festival, a região será transformada em espaço permanente para shows e usada nas Olímpiadas de 2016.

Hotel Glória

Lançado em 1922, o Glória foi o primeiro hotel cinco estrelas do Brasil. Após hospedar presidentes e a alta sociedade, entrou em decadência junto com o bairro da Glória. Em 2008, foi comprado pelo empresário Eike Batista e está fechado para obras. O hotel terá seu interior e a fachada refeitos ao custo de 200 milhões de reais e será reaberto no último trimestre de 2011, com o nome Glória Palace. Eike já disse que sua vontade é transformá-lo no primeiro seis estrelas do país.




Museu do Amanhã

Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o museu ocupará 12,5 mil metros do Píer Mauá. A obra, estimada em 130 milhões de reais, integra o projeto Porto Maravilha, conjunto de intervenções urbanísticas para revitalizar a região portuária. A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2012 e o edifício também ostenta selo verde. Seu teto será semelhante a escamas e se moverá durante o dia de acordo com a posição do sol, para gerar energia solar. Além disso, vai utilizar água da Baía de Guanabara na refrigeração dos ambientes.




Museu da Imagem e do Som (MIS)

Com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2012, a nova sede do MIS ficará na Avenida Atlântica, no local em que funcionou a boate Help. O edifício, projeto dos arquitetos americanos Elizabeth Diller e Ricardo Scofidio, prevê seis mil metros quadrados de área construída. Terá ainda selo verde e vai abrigar um museu interativo, auditório, cafés e restaurante panorâmico, entre outras atrações. As vidraças privilegiam a paisagem da Praia de Copacabana.



BRTs

Os corredores de ônibus vão cruzar a cidade, e prometem uma revolução nos transportes públicos. Serão construídos três BRTs, sigla que em inglês significa Trânsito Rápido de Ônibus: Transoeste, a Transcarioca e a Transolímpica. O custo total dos corredores de ônibus é estimado em aproximadamente 3,7 bilhões de reais. Segundo a prefeitura, uma viagem entre a Penha e a Barra cairia dos atuais 1h 40 minutos para 40 minutos.




Novo Maracanã

O estádio vai passar pela reforma mais radical em seus 61 anos de história. Para atender às exigências da FIFA para a Copa de 2014, o Maracanã teve de ser totalmente reformulado. Os assentos serão substituídos por modelos retráteis, separados 50 centímetros uns dos outros. Também vão ser construídos novos banheiros, além de bares e restaurantes. O teto do estádio será ampliado, e deixará apenas o campo exposto às chuvas. Problemas na cobertura antiga divulgados recentemente aumentaram o valor da obra, que já chega a quase R$ 1 bilhão.



Porto Maravilha

Cerca de 3,4 bilhões de reais serão despejados em projetos numa das regiões mais antigas - e decadentes - do Rio. A reforma abrange seis bairros, uma área com cinco milhões de metros quadrados, e a população residente ali deve passar dos atuais 20 000 para 100 000 moradores na próxima década. As obras foram divididas em duas etapas e seu ponto mais ambicioso é a derrubada do viaduto da Perimetral, que deve ser concluída em 2015.



Linha 4 do Metrô

Sonhada como solução para o trânsito em direção à Barra por décadas, a construção da linha 4 do metrô enfim saiu do papel. Serão seis estações nos bairros de São Conrado, Gávea, Leblon e Ipanema. Segundo a Secretaria de Transportes, o tempo de viagem entre a Zona Oeste e o Centro será de 35 minutos. Além disso, os trens passarão por uma ponte estaiada (suspensa por cabos), que vai ser construída sobre a Lagoa de Marapendi.




Parque Recanto do Trovador

O antigo Jardim Zoológico será reformado, após décadas sitiado pela violência imposta por traficantes do Morro dos Macacos. Os criminosos foram expulsos após a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora, em outubro de 2010 No parque, de 35,5 mil metros quadrados, vai ser construída a Nave do Conhecimento. O prédio contará com cursos, oficinas de capacitação digital e atividades interativas. O Recanto do Trovador vai abrigar ainda a Vila Olímpica de Vila Isabel, que terá capacidade para receber até 2 500 pessoas.




Morar Carioca

O projeto promete urbanizar todas as favelas cariocas até 2020. As intervenções incluem urbanização e implantação de infraestrutura, com a melhoria e ampliação das redes de água, esgoto e drenagem; abertura de novas vias e pavimentação; criação de praças, quadras esportivas e áreas de lazer; iluminação pública, paisagismo; e novo sistema de coleta de

Nenhum comentário:

Postar um comentário