terça-feira, 4 de outubro de 2011

CROCODILO

PLACAR MORAL

São Paulo 1 X 1 Flamengo
Vasco 2 X 2 Corinthians
Atlético PR 3 X 1 Inter
Atlético-MG 2 X 0 Ceará
Atlético-GO 5 X 0 Botafogo
Grêmio 3 X 0 Cruzeiro
FLUMINENSE 2 X 2 SANTOS
.......................................................................................................................
BOTAFOGO DÁ VEXAME EM GOIÂNIA

Com início arrasador, Atlético-GO vence e impede Botafogo de ser segundo.



Felipe marcou os dois gols do Atlético-GO no jogo deste domingo
Foto: Carlos Costa/Futura Press

O Atlético-GO recebeu o Botafogo no Estádio Serra Dourada, neste domingo, e, com dois gols em apenas dez minutos de jogo, venceu por 2 a 0, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado impede o time carioca de assumir a segunda posição do Nacional, já que com uma vitória, a equipe ultrapassaria Corinthians e São Paulo que não venceram nesta jornada e possuem 48 e 46 pontos, respectivamente.
Dessa forma, o time alvinegro estaciona nos 45 pontos e fica na quarta posição. Já o Atlético-GO chega a 38 e pula da 12ª para a nona colocação.
Durante a semana, o técnico Caio Junior já havia elogiado a equipe goiana, a qual ele apontou como a mais difícil de se vencer entre os times considerados intermediários no Campeonato Brasileiro. No campo, essa preocupação do treinador botafoguense foi justificada.
O Atlético-GO dominou a primeira etapa e, com dois gols do atacante Felipe, foi para o intervalo vencendo por 2 a 0. Na etapa final, a equipe alvinegra esboçou uma reação e passou a criar algumas chances de gol, porém nada que pudesse evitar a derrota. O time goiano, por sua vez, também teve oportunidades de ampliar a vantagem, porém não teve sucesso.
Na próxima rodada do Brasileiro, o Botafogo receberá o Bahia, no Engenhão às 18h (de Brasília) de sábado. No dia seguinte, o Atlético-GO visitará o Corinthians, no Pacaembu, às 18h.
.................................................................................
É ISSO AÍ!

( Jorge Martins)

SORTE AJUDOU O BOTA

Não me importa a avaliação que vem sendo a tônica de certos comentaristas das poderosas TVs ou de jornais de grande circulação nacional sobre o elenco alvinegro. Não procuro me basear neles. Muito menos preciso externar opiniões que satisfaçam dirigentes ou técnicos de clubes grandes, médios ou pequenos. A diferença entre eles e nós, primos pobres distanciados do eixo Rio-São Paulo, repito, é que falam e escrevem nas grandes redes de TV ou em jornais de grande circulação, respectivamente.E o torcedor acredita Não importa muito se o profissional é realmente bom ou apenas mediano. Se cai nas graças de um amigo poderoso nesse ou naquele veículo, geralmente bem “apadrinhados”, logo vão para telinha e aparecem no cenário como magos da avaliação .Existem os bons. Existem.Mas essa faixa é de .no máximo, 20%.Os demais são enganadores do dia a dia alguns com o dom de belo palavreado , sim, mas pouquíssima consistência em suas avaliações. E coragem para dizer a verdade. Os melhores, não tenham dúvidas, ainda nas rádios, como o Gerson Canhotinha, o Washington Rodrigues,Iata Anderson e outros poucos mais.
Apesar das grostecas atuações do Botafogo ao longo do campeonato ,convenhamos não ser possível sequer ao torcedor mais fanático ver o alvinegro como um time à altura de disputar o título. Absurdo total! Dos grandes, é o menos estruturado para o feito.E o pior: comandado por um técnico que classifico, no ranking dos técnicos da Série A, como um dos mais fracos É covarde, por faltar-lhe a devida personalidade para escalar e promover as substituições compatíveis com as necessidade do time.
Tenho dito e repetido: time que jogar em cima do Botafogo tocando a bola, trocando passes curtos e rápidos, tem tudo para envolver a defensiva alvinegra, que marca mal, não conta com a ajuda de um meio-campo mais técnico,criativo e combativo e a sua frente tem um Herrera e El Loco que não funcionam. São menos dois. Podem acertar num jogo. Já conseguiram o “feito” .Mas é uma vez ,uma vezinha só, numa sequência de dez jogos. E olhe lá! E como o Maicosuel não anda bem e o Elkeson parece atacado com o peso da amarelinha da CBF ,também o poder ofensivo vê-se carente de jogadores capazes de abrir a defensiva adversária..O Botafogo ,com muita sorte, escapou de levar uma balaiada de gols no Serra Dourada. Foram bolas na trave e intervenções espetaculares do goleiro Jefferson. Dominio amplo e incontestável do time goiano. Do princípio ao fim. O quadro não é novo, nem nenhuma surpresa. Foi assim contra o Atlético PR, Figueirense, Avaí e mesmo nas vitórias sobre o Galo Mineiro e Cruzeiro.Taticamente, o time não existe e,individualmente, está distante de contar com o mesmo potencial dos demais candidatos ao título.Com o Caio Junior e alguns pseudos “craques”,não conseguirá ir muito longe.Com sorte, muita sorte, chegará em sétimo ou oitavo..O mais é fantasia. É isso aí!
.....................................................................
É ISSO AÍ!

(Jorge Martins)

A BARRA PESOU

Francamente como não me recordo de ter visto no futebol brasileiro- ou mesmo no mundial- a diretoria de um clube oferecer 50 mil reais de “bicho” por uma vitória, fora de uma decisão. Numa decisão, valendo o título, tudo bem. Já vi acontecer.Mas para os seus jogadores conseguirem uma vitória simples- quando restavam 5 jogos para pontuar e encostar nos rivais que disputam duas vagas- , aí confesso-lhes ser uma novidade nesses meus 40 anos e pedrada de crônica esportiva.
Por 50 mil reais (para cada atleta), convenhamos que era o caso do grupo entrar em campo vendo na bola um refestelado e fantástico prato de comida posto à mesa por um grande mestre da culinária internacional, refinado a camarões e lagostas importadas, antes de uma batalha inspirada no tema ...“vida ou morte”. Ou um oásis no meio do deserto, com os cantis secos e a esperança de água se constituindo num verdadeiro milagre sob o sol causticante das áreas desérticas.E nem assim, meus amigos, nem assim, a diretoria conseguiu fazer com que seus atletas obtivessem êxito diante do Ipatinga. No gramado, o que se viu foi time enroscado nas suas nítidas e múltiplas deficiências e incompetência técnica.
A esta altura, mediante o uso da necessária coerência de avaliação fria do que temos presenciado do Jacaré , não adianta quem quer que seja sustentar a tese do time ter amarelado.Orá, pílulas! Amarelado por enfrentar o Ipatinga?. Por favor, me poupem de tamanha asneira. O que há, sim, é que o elenco é fraco. Salvam-se seis ou sete jogadores. O resto é o resto! Cabem em qualquer clube da nossa Segundona.E ainda assim, após as devidas avaliações. Erram e erraram no gramado não mais do que a diretoria do Jacaré pecou ao contratá-los.Ou mantê-los num time que aspira o retorno a Série B.Para tanto, tinha de estar melhor preparado.E isso não acontece, sebrtudo se analisado o aspecto de que está ainda na segunda etapa da competição, sem o afunilamento final, com certeza, mais difícil.
Não colocarei também a culpa no novo treinador Não seria ele, alienígena no pedaço, que chegaria do frio do sul,sem conhecer devidamente o elenco, que aqui chegaria e, num passe de mágica, arrumaria a casa em tão poucos dias e salvaria o time de posssível degola. Do jeito que está.,para conseguir seu intento, melhor teria sido mandar um portador com a mesma mala de grana a Ipatinga e oferecê-la por lá. Aí, quem sabe, a vitória não viria? É isso aí!
...........................................................................................................
FUTEBOL É COISA SÉRIA

( Iata Anderson)



Às vezes penso que estou sonhando ou é brincadeira do pessoal que dizem na televisão – com raras exceções – não ligo, finjo que não escuto e vou em frente. Só para justificar esse meu pensamento, até “pátria de chuteiras” já foi dito. Sem falar na grande bobagem de “ganhar dos argentinos tem outro sabor”. Babaquice (desculpe, a palavra) pura, falta de imaginação. Toda vitória é importante, tem o mesmo sabor.
A vitória sobre a “seleção” argentina não teve nada demais, a não ser a boa partida que fez o Cortês, com muita personalidade, jogando o mesmo futebol simples, mas sério, objetivo, que vem jogando no Botafogo. Nada mais que pudesse justificar o espanto e o endeusamento de um jogador que é uma baita promessa, mas muito inferior, ainda a Marcelo, por exemplo, mas infinitamente melhor que o inexplicável convocado Cleber. Tem moral e futebol para jogar a copa do mundo, mas vamos com calma.
Esse menino do São Paulo, Lucas, vai ser titular na Copa, a não ser que haja uma mudança de percurso em sua carreira, mas ainda tenho muitas dúvidas com relação a Neymar, hoje, por absoluta falta de atacantes de talento, o melhor jogador em atividade por aqui. Mas praticando um futebol solitário, inadequado aos padrões modernos, exaustivamente mostrado pelo Barcelona, um primor de agrupamento, equipe. Neymar precisa aprender essa lição o quanto antes. Nenhuma restrição ao seu talento, óbvio.
O time “B”, vamos chamar assim, é muito fraco, não justifica o público que levou ao Mangueirão. Resta saber se vem outro inquérito por aí para apurar o “jabá” que ronda todas as atividades da CBF (os 9 milhões do jogo em Brasília ainda não foram esclarecidos) quando põe o time amarelo em campo. Aliás, a camisa além de horrorosa, com aqueles números pavorosos que saem durante o jogo, cada dia mais perde prestígio internacional, basta ver em que posição está no ranking mundial.
Mas esse não conta, dirão alguns. Tudo bem, concordo. Mas o que vamos fazer diante da violação que é chamar o Dedé de “mito”, pela mídia, que deveria ter a responsabilidade de informar e que por extensão acaba formando a opinião pública ? O que esse pessoal diria se Leandro, Luiz Pereira, Oscar, Luisinho, Amaral, Orlando Peçanha, Brito, Marinho Peres, Juan, Aldair, Miguel, Ricardo Gomes, Ricardo Rocha, Mozer, Sebastião Leônidas, Djalma Dias, Alexandre Torres e muitos outros superiores ao zagueiro do Vasco estivessem atuando hoje ?
Não quero, com isso, criar nenhum embaraço para a minha cabeça, nem a sua, caro leitor. Falo da irresponsabilidade profissional de quem deveria tratar as coisas do futebol – paixão nacional – com seriedade, não com disparates dessa magnitude. Nada contra o futebol do Dedé, que está buscando seu espaço, tem correspondido, e pode até ser prejudicado com esse tipo de bajulação. Menos. Vamos dar mais algum tempo para sua afirmação. Aí sim, podemos buscar um lugar para ele na galeria dos grandes zagueiros do futebol brasileiro. Por enquanto é um bom jogador..

( Iata Anderson é jornalista e representante da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos-ABCD- no Rio de Janeiro)
................................................................................................................................
COPA 2014
Cidades-sedes criticam
Governo e pedem definições
Sobre a Lei Geral da Copa




Cidades-sedes da Copa 2014 desejam maior intervenção do governo federal nas negociações com a Fifa
Foto: Roberto Stuckert Filho / PR/Divulgação

A omissão do governo federal no texto da Lei Geral da Copa de assuntos como a venda de meia-entrada para estudantes e proibição ou não de bebidas alcoólicas nos estádios causa temor nas cidades-sedes de eventuais retaliações da Fifa. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, representantes de alguns Estados criticam o governo federal por não resolver esses pontos diretamente com a entidade máxima do futebol e por empurrar para eles a responsabilidade de negociarem sozinhos. Creem que, se não atenderem aos desejos da Fifa, reflexos poderão vir na decisão da entidade sobre os papéis de cada cidade no Mundial. A Fifa deve decidir neste mês as atribuições das sedes.
Segundo a reportagem, um dos representantes das cidades afirma que, no modo Fifa de negociar, provavelmente a sede que vetar bebida alcoólica terá papel diminuído em 2014. Aceitar as vontades da Fifa, porém, não é algo tão simples. Sete Estados presentes no Mundial têm legislações próprias que vetam bebidas alcoólicas nas arenas. E não é fácil derrubar leis só para um determinado período. As cidades-sedes ainda insistem que deverá haver um entendimento entre governo federal e Fifa nos próximos dias para que os Estados não fiquem com essa responsabilidade nas costas. Nesta segunda-feira, em Bruxelas, acontece um encontro entre a presidente Dilma Rousseff e Joseph Blatter, da Fifa, com participação do ministro do Esporte, Orlando Silva, para definir alguns detalhes sobre o Mundial de 2014.
..........................................................................
BRASILIENSE

ACOSTA DIZ QUE O JACARÉ AMARELOU EM IPATINGA. AGORA SÓ RESTA VENCER 3 DOS 4 JOGOS QUE FALTAM

O Brasiliense deixou Taguatinga na quinta-feira, com destino à Ipatinga. O primeiro trecho da viagem foi de avião. Depois, à bordo de um confortável ônibus, seguiu de Belo Horizonte para Ipatinga. Hospedado em um hotel de primeira linha o time aguardou o jogo diante do Ipatinga. Ainda, a promessa de uma premiação de até R$ 50 mil pela conquista da vaga e do título da terceira divisão nacional.

Mas nem tudo isso foi suficiente para motivar o elenco, em busca de três pontos. O desabafo foi do atacante Acosta, em entrevista ao site do clube. O uruguaio disparou: "Aqui corre sangue uruguaio. O time amarelou. Foi uma vergonha. Nunca vi, todo tempo e os caras não marcavam ninguém. Entrei fulo da vida. Salário em dia, bicho bom, tudo bom. Na hora em que tem de jogar, tem jogadores que amarela", concluiu Acosta.

O atacante Djavan, que mais uma vez entrou no segundo tempo marcando gols, também falou sobre a sua situação e do time: "Meu contrato tá acabando, mais este povo fala que eu não jogo, eu quero ficar aqui. Gosto do Brasiliense e é ele que me sustenta. Não ganhamos em casa, fora de casa é ainda pior ganhar. Faltam quatro jogos e temos de acreditar que podemos ainda nos classificar", concluiu Djavan.

O experiente Ruy Cabeção, antes da partida comentou sobre a famosa premiação oferecida ao time, de até R% 50 mil, afirmando: "Podem oferecer até um milhão. Se o jogador não incorporar a vontade, a garra e a camisa do clube, não adianta. Tem que colocar o coração na ponta da chuteira, pois do contrário não ganhará nada", disse o capitão do time, sobre a grana prometida ao elenco.

O Brasiliense retornou ao DF neste domingo. Na segunda-feira, a reapresentação do elenco. O lateral direito Cicinho, com terceiro cartão amarelo desfalca a equipe diante do Joinvile, no sábado, na Arena Joinvile. Com um ponto ganho em dois jogos, o Brasiliense é o lanterna do grupo F. Para sonhar com uma classificação, tem de vencer três dos quatro jogos que faltam (Joinvile e Chapecoense fora de casa e Joinvile e Ipatinga no Serejão.

Sérgio Porto
..........................................................................
RECADO DO TORCEDOR

O QUE a coluna Crocodilo temia,está acontecendo: dois times de fora (Luziânia e Cristalina-Capital) lideram o Campeonato da 2ª.Divisão da Federação Brasiliense de Futebol. Na competição da 1ª.Divisão,por pouco muito pouco mesmo, o desportista brasiliense não teve de ver o Formosa (GO) sagrar-se campeão candango de 2011.
Quanta coisa para se preocupar ,como os atletas não receberem seus salários, a caótica situação do Gama. Brasília sem representante na 1ª divisão, a situação dos nossos Estádios,além das dificuldades da Crônica Esportiva local e uma Federação sem respeito e prestigio. Lutar para o crescimento do nosso futebol? Como? Se os clubes candangos não se cuidarem , logo os times do entorno irão mandar no nosso futebol . E quem sabe, celebrar títulos de campeão do DF
José Egidio..
..................................................................................
OPINIÃO

Foi um caso sério. De arrepiar. Encantou a todos. O torcedor paraense cantando o Hino Nacional foi marcante e emocionante. Nunca tinha visto coisa igual em estádio de futebol. Nem mesmo em jogo da seleção brasileira. Belo exemplo do Estado do Pará para os incrédulos de todos os tamanhos, origens e procedências. Inclusive bela e forte lição de amor e cidadania para as crianças. Tomara que a corrente positiva do paraense alcançe e sensibilize torcedores de outros Estados. O paraense mostrou que tem sangue bom, astral para cima.Os jogadores, por sua vez, souberam retribuir com bom futebol e excelente vitória. Tomara que esta boa vibração paraense prossiga até a Copa de 2014.
Vicente Limongi Netto- Jornalista-DF
......................................................................................................................................................................................................................................................................
AMÉRICA-MG
Marcus Salum critica distribuição de cotas de TV, mas garante
que o América vai continuar crescendo no futebol brasileiro

O integrante do Conselho de Administração do América, Marcos Salum, em entrevista ao programa Bate Bola da ESPN, em São Paulo, fez um balanço da situação do time na Série A e explicou que a injusta distribuição de receitas de televisão provocou desnível surpreendente entre os clubes e atingiu diretamente o América, que retornava à Série A depois de 10 anos.

O América recebeu, líquido, pouco mais de R$8 milhões, enquanto o grupo classificado como A recebeu R$35 milhões, os da B receberam R$30, como adiantamento. Porém, mesmo com o pouco recurso em comparação com a maioria, o clube, com muita criatividade, conseguiu montar um bom grupo, embora os resultados em campo não estejam sendo os esperados.

"O América tem um time certo, bom, mas não tem diferenciais. O diferencial, estou falando de jogadores como Neynar, o Valdívia, que são no máximo uns 15, custam cinco milhões por ano a um clube. Então, não dá para dizer que campanha do América é um fracasso. Reclamo mais uns sete ou oito pontos. Mas se o Amárica cair, espero que não caia, vamos estar estruturados para a Série A".

Mesmo como este abismo entre as cotas, Salum afirma que o América vai continuar crescendo.

"O América é um dos clubes economicamente mais ricos do Brasil. Tem dois CT´s, estádio próprio, sede social, shopping e está com as contas em dia. Estamos buscando um modelo ainda mais profissional para administrar o o futebol do América pelos próximos 10 ou 12 anos, independente de quem esteja no comando".
...............................................................................
Promoção Vital Recor Primavera/Verão 2011

A academia Vital Recor – Saúde e Reabilitação – acaba de lançar a promoção Primavera/Verão 2011 – Cliente indica Cliente. Cada aluno da academia que indicar dois alunos, que efetivarem a matrícula, será premiado com uma mensalidade gratuita. A Vital Recor é referência em Brasília, especializada nas atividades de condicionamento físico, reabilitação ortopédica, educação nutricional, RPG e personal trainner. Ela tem a missão de aprimorar a qualidade de vida e saúde das pessoas, além de proporcionar bem-estar e auto-estima elevada, por meio de exercícios físicos personalizados com a adoção de tratamentos de fisioterapia, acupuntura e psicologia. Aproveite essa promoção, que ficará até dezembro de 2011! Vital Recor Academia SEP/SUL EQ 707/907 Conj. E Lojas 02-06 Térreo Ed. San MarinoTel.: (61) 324202157Brasília – DF
...............................................................
STJ

Duas mulheres e um homem compõem lista tríplice para vaga pertencente à Justiça Federal
Duas juízas e um juiz de Tribunal Regional Federal (TRF) compõem a lista tríplice que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) encaminhará à presidenta da República para indicação à vaga do ministro aposentado Aldir Passarinho Junior. A definição se deu durante sessão do Pleno do Tribunal, na tarde desta quinta-feira (29).

Os magistrados Néfi Cordeiro, do TRF da 4ª Região (TRF4), e Assusete Dumont Reis Magalhães, do TRF da 1ª Região (TRF1), foram destacados para figurar na lista tríplice, em primeiro escrutínio. O primeiro alcançou 25 votos de um total de 29. A segunda somou 20 votos.

Em segundo escrutínio, foi escolhida para a lista a magistrada Suzana de Camargo Gomes, do TRF da 3ª Região, com 15 votos (14 votos, em primeiro escrutínio). O magistrado Francisco Queiroz Cavalcanti, do TRF da 5ª Região, alcançou 12 votos em segundo escrutínio (10 votos, em primeiro).

A lista será encaminhada à presidenta da República, Dilma Rousseff, que indicará o nome de um deles para ocupar o cargo de ministro do STJ. O indicado será submetido à sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal e, posteriormente, a referendo do plenário daquela Casa.
...............................................
C R O C _ S

NA coluna de amanhã, 2ª.feira, a coluna abordará alguns dos temas levados ao plenário do 1° Encontro Internacional ABRACE-FIFA NA COPA 2014, realizado em Fortaleza nos dias 30 de novembro e lº de outubro, com as presenças dos presidentes de nove das doze associações estaduais de cronistas esportivos das cidades –sedes do Mundial de 2014 no Brasil. O encontro contou ainda com a participação de várias autoridades do governo do Estado do Ceará e representantes da Associaççao Internacional de Imprensa Esportiva (AIPS) e da FIFA./// NO ENCONTRO, entre várias decisões, ficou estabelecido que através dos governadores do Ceará ,do Paraná, das bancadas dos dois Estados no Congresso e do presidente Aderson Maia, da Abrace, será agendado um encontro com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, quando algumas reivindicações e sugestões serão apresentadas em nome das doze associação estaduais das cidades que receberão jogos do Mundial./// NA OPORTUNIDADE dos debates , apresentação de trabalhos relativos ao andamento geral das obras e aavaliação do índice de participação da crônica junto as autoridades estaduais e municipais nos preparativos para a competição, ficou evidente acontecer no Distrito Federal o maior distanciamento entre crônica e governo, o que será informado a CBF e constará de relatório a ser enviado a Fifa pela Asssociação Internacional da Crônica Esportiva (AIPS). É isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário