DE BOM TAMANHO
Não havia como descartar São Paulo da abertura da Copa 2014. Seria verdadeira heresia desportiva. Além de potência do futebol brasileiro e carro chefe da economia nacional, em tudo por tudo, convenhamos que a capital paulista é a mais bem preparada para o evento. Próxima dela, só mesmo a cidade do Rio de Janeiro,que há dois anos bancou o Pan-Americano e reune condições muito paralelas.
Sempre sustentei que a questão do estádio não seria levada em conta pela Fifa. Não fosse a novela da construção do Itaquerão,não fosse esse o estádio, seria um outro qualquer. Em último caso, até mesmo o Morumbi (que só não foi indicado em razão do problema pessoal existente entre o presidente da CBF e a diretoria do clube).Não seria esse o motivo para a exclusão de São Paulo, não mesmo. Muito menos, o fato de Brasilia ser a Capital Federal. A Fifa jamais levou isso em consideração para a escolha da sede de abertura de um Mundial. O fez,sim, em várias capitais federais dos países que a sediaram,em razão de serem suas cidades mais fortes no campo esportivo e reunirem maior estrutura para bancar o evento. Tanto que Washington, capital do país mais poderoso do planeta, bateu pé, mas não conseguiu sequer ser uma das cidades-sedes na Copa de 94. Induziram o povo brasiliense a acreditar na possibilidade. E, afinal, apesar de Brasilia não possui um mínimo de tradição no futebol nacional, a entidade já havia concedido a Brasilia ser uma das sedes. Favor dos grandes, que sómente aqui não foi reconhecido.E, ainda assim, graças a atuação do ex-presidente Lula junto a Joseph Blatter.
Daí porque inaugurar a Copa das Confederações- e de ser agraciada ainda com uma das partidas das semifinais da Copa 94, ficou de excelente bom tamanho para a capital de todos os brasileiros. Verdadeiro presente dos Deuses do Futebol a uma cidade que ainda engatinha no futebol profissional e cuja federação,por sinal,está sob interveção judicial em razão de desmandos administrativos,o que por si, esportivamente, pelas normas da CBF e Fifa ,poderia ser iediatamente excluída da disputa.
O GDF não tem como sentir-se desprestigiado em razão da indicação paulista.Muito pelo contrário, conseguiu um tento memorável ao obter à abertura da Copa das Confederações,que estava sendo pretendida também pelos governantes baianos ,cearenses e mineiros.
Agora, é trabalhar muito para não fazer feio. Chega de blablabla e institucionais de objetivos meramente políticos. O estádio não é nada em comparação ao que tem de ser feito para a competição de 2013(um ano antes da Copa-2014). Vias de acesso, transportes, hotelaria,segurança, aeroporto, rede hospitalar, instalações esportivas adequadas para os treinos das seleções que estarão na cidade,etc. E isso não se faz da noite para o dia.Em Fortaleza,para que tenham uma idéia do tamanho do problema financeiro para aprontar um estádio para palco dos treinos dessas seleções, o governo de Fortaleza gastou perto de 200 milhões de reais no estádio Presidente Vargas.E aqui não será diferente com os estádios do Cave, Sobradinho, Serejão, etc, que não dispõem de um mpiniinmo de condições para tanto..É isso aí!
..................................................................
PLACAR MORAL
BRASILEIRÃO
Santos 3 X 0 Botafogo
SUL-AMERICANA
Flamengo 0 X 7 Universidad..
..................................................................................................................
..............
"PROVAS" ENTREGUES À PF LEVARÃO MINISTRO A "NOCAUTE", DIZ RELATOR
OU
AJOELHOU, TEM DE REZAR...
Segundo o PM João Dias Ferreira, Orlando Silva será "nocauteado" por "provas" entregues nesta tarde à Polícia Federal
Foto: José Cruz/Agência Brasil
DIOGO ALCÂNTARA
Direto de Brasília
O delator do suposto esquema de corrupção no Ministério do Esporte, o policial militar João Dias Ferreira, entregou ontem à Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília parte do que ele alega serem provas que apontariam a participação do chefe da pasta, Orlando Silva (PCdoB), e de outros integrantes da cúpula do ministério nos desvios. De acordo com o PM, o áudio entregue hoje à PF levará a "nocaute" o ministro, que tem negado com veemência as acusações e se referido a Ferreira com adjetivos como "bandido", "criminoso" e "vil".
Em sete horas de depoimento, Ferreira, que milita pelo partido de Silva, disse ter confirmado as acusações feitas à reportagem da revista Veja e também ter apresentado novas informações, que estão em segredo de Justiça.
Na próxima segunda-feira, o PM volta a prestar depoimento na PF com novos áudios, incluindo um que apontaria a participação no esquema do secretário executivo da pasta em 2008, Watson Ribeiro, acusado de ter coordenado uma reunião às escondidas no ministério para tratar das irregularidades.
Segundo relatou Ferreira, na próxima semana serão convocados para falar cerca de 15 pessoas, ligadas a três entidades. Essas pessoas seriam testemunhas que poderiam comprovar o esquema apresentado pelo policial. Indagados sobre o teor do depoimento, os delegados da Polícia Federal Jackson Rosales e Fernando Souza Oliveira preferiram não se pronunciar e alegaram segredo de justiça.
. Ferreira aproveitou a ida à Polícia Federal para formalizar o pedido de proteção especial, anunciado ontem a líderes da oposição. O PM nega, no entanto, que esteja disposto a participar de um programa de delação premiada. Não tem acordo de delação nem agora, nem nunca", disse.
João Dias Ferreira disse que apresentou hoje documentos que apontam processos de prestação de contas em aberto e outros papéis que apontam fraudes na contratação de ONGs durante o programa Segundo Tempo.
..................................................................................
CERVEJINHA
Dando o dito pelo não dito, o deputado Romário mudou o discurso.Se na semana passada declarou que o país deveria bater de frente com a Fifa e suas imposições, fazendo cumprir a nossa legislação, no México, onde faz comentários dos jogos das seleções masculina e feminina para a Record , no Pan, o Baixinho recuou e disse ser favorável à venda de cerveja nos estádios. E mais: que vai bolar a apresentação de projeto visando sua liberação nas praças esportivas. Pois é....
................................................................
É ISSO AÍ!
Jorge Martins)
COITADO DO NILTON
O Botafogo não tinha como sair da Vila Belmiro com melhor resultado.Aliás, 2 X 0, convenhamos,até que ficou de bom tamanho para o time carioca.Se considerado o volume de jogo e as oportunidades perdidas pelo time santista na fase inicial, o Bota deu sorte. O Botafogo entrou em campo sem determinação e acovardado. Simplesmente não jogou nada. Foi amplamente dominado. Sem Renato no meio-campo e Lucas na lateral, novamente improvisando Caio Jr levou o time a se constituir numa baba para Neymar & Cia .Em momento algum deu a impressão de um time que poderia brigar pela vitória e assumir a liderança do campeonato. Apesar dos dois gols, a zaga foi a salvação. Com Jefferson, Fábio e Antonio Carlos safaram o time de goleada.
O Caio Júnior, como “professor”, continua abaixo da crítica. Cada partida, nova improvisação. Colocar o garoto Bruno no meio foi solução capaz de dar azia em sal de frutas. “Queimou” o rapaz. E onde estavam o Everton o Cidinho e o Alex quando escalou o alvinegro?. Por que tamanha covardia tática? Tentar e chuveirinhos para o uruguaio Loco Abreu tentar resolver é falta de opção. É pouco, muito pouco,se considerado que o Elkeson esqueceu de jogar bola o Maicosuel (apesar de muito esforçado)ainda não encontrou seu melhor futebol e o Bruno Cortês está distante do jogador que chegou a ser convocado para a seleção.
Sei que as eleições do clube estão próximas e que para conseguir à reeleição a atual diretoria pecisa mostrar serviço.Seja ele qual for. Mas levar o Nilton Santos para General Severiano a cada véspera de um jogo importante, de cadeira de rodas e mal conseguindo ouvir e falar ,é política de baixo nível .Há 5 ou 10 anos, o Nilton ainda poderia tentar orientar os atuais jogadores.Mas não agora. Mal consegue atinar para o que está a sua volta.A imagem dele tem de ser preservada, o que não acontece quando mostrado dessa maneira.No aniversário dele, vá lá.Entende-se. Mas não nas circusntâncias que andam explorando sua imagem.
Ainda sobre o Encicloédia, sinto que o tenham induzido a deixar Brasilia. Éra aqui que se sentia bem e passou seus melhores dias desde que veio de Uberaba (onde estava mal de vida e finanças). No DF, obteve um bom apartamento numa área nobre do Plano Piloto e conseguiu comprar sua chácara no Ipê, local que adorava e imitava Garrincha (seu compadre querido) na criação de passarinhos de várias espécies. E onde preenchia o restante do seu tempo na escolinha que comandava na Secretaria de Esportes , sempre cercado do carinho de amigos, principalmente na sede da ABCD,no estádio Mané Garrincha.
O que ele foi fazer no Rio, distante de tudo isso? Nada! Perdeu sua casa, foi internado numa clínica cercado por médicos e enfermeiras e excessivamente distanciado do convívio dos amigos. Enfim, do que podemos chamar de viver. Foi internado para cuidar apenas de um problema. Um só! Plenamente tratável. E está lá há sete anos.O Enciclopédia não merecia isso. Doente ?Agora? Do jeito que tudo aconteceu desde que deixou Brasilia, quem não ficaria? É isso aí!
................................................................................
BOLA CHEIA
O troféu Bola Cheia da coluna vai para seleção brasileira feminina de voleibol, que em partida histórica, repleta de alternâncias e emoções . mesmo com a torcida mexicana contra, derrotou as cubanas por três sets a dois e conquistou de maneira sensacional o título de campeã do Pan-Americano de Guadalaja. Valeu, gatas do Brasil,valeu! Nota mil!
...............................................................
BOLA MURCHA
A bola murcha da semana fica por conta da TV Globo, que no Bom-Dia Brasil desta 6ª.feira não deu uma única nota sobre a conquista da seleção brasileira feminina de voleibol em Guadalara, com certeza, em razão da exclusividade de transmissão ser da Record. Feio, muito feio. Falta de profissionalismo e respeito com as atletas brasileiras. Nota zero!
.............................................................
Fifa não deverá elevar os valores das entradas para os jogos da Copa
ULISSES NETO
Direto de Zurique
A Fifa garantiu nesta quinta-feira que não pretende elevar os preços dos ingressos para a Copa do Mundo de 2014, mesmo com o benefício da meia-entrada para estudantes e idosos. Apesar disso, a entidade voltou a cobrar do governo brasileiro uma definição da Lei Geral da Copa, que deveria ter sido sancionada no final de 2009, mas ainda tramita no Congresso.
O diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, afirmou hoje na sede da entidade em Zurique, na Suíça, que apesar das insistentes cobranças feitas pela federação, este ainda não é considerado um problema crítico. No entanto, Weil espera uma definição para, no máximo, o final deste ano.
Thierry Weil não confirmou a faixa de preços dos ingressos que serão vendidos para 2014. Segundo ele, há uma base que está sendo estudada pela Fifa, mas que ainda precisa de mais detalhes para ser anunciada. Apesar disso, o diretor de marketing afirmou insistentemente que a entidade máxima do futebol vai levar em consideração a realidade social do Brasil e não descartou a possibilidade de ingressos populares.
Cerca de 3,3 milhões de ingressos serão colocados à disposição do público para o Mundial de 2014. O processo de vendas vai seguir esquema semelhante ao realizado em outras Copas, com um sorteio para selecionar os interessados. Ao contrário do que ocorreu na África do Sul, a Fifa espera uma grande demanda para 2014. Segundo Weil, a entidade calcula que 10 milhões de pessoas se inscrevam no sorteio que será aberto em agosto de 2013.
....................................................................................
OPINIÃO
“Caras Pintadas” Sem Força
Coitados dos "caras pintadas" que prometeram trazer para Brasilia o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. Fizeram tanto barulho, campanhas caras e demagógicas, tudo inútil, não conseguiram sensibilizar a Fifa. Brasília já deveria ficar feliz, por ser uma das sub-sedes da copa. Nada de cara triste. Os "caras pintadas" agiriam bem, seriam aplaudidos e estimulados, se gritassem por mais segurança na capital federal. Por melhor transporte público, por melhores hospitais, por melhores escolas. Por um trânsito menos caótico .Como sempre os "caras pintadas" são usados por espertalhões para conseguir algo para eles. Desta vez não deu certo. Os "caras pintadas" ficaram anêmicos.
(Vicente Limongi- Jornalista- DF )
..............................................................................
Mantida decisão que anulou eleição no Vasco em 2006
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a sentença que anulou, por conta de diversas ilegalidades, as eleições realizadas em 2006 para o conselho deliberativo do Clube de Regatas Vasco da Gama. As novas eleições determinadas judicialmente se realizaram em 2008, com as irregularidades sanadas.
A ação anulatória foi ajuizada pela chapa de oposição, encabeçada pelo ex-jogador Roberto Dinamite, com a alegação de várias ilegalidades praticadas nas eleições – vencidas pela chapa da situação. Entre as irregularidades: a distribuição gratuita de títulos do clube para angariar votos para a situação; o fato de que a votação foi realizada com base em lista de eleitores apresentada fora do prazo; a adição, feita à mão, de novos eleitores à lista, e a concessão de anistia a sócios inadimplentes para que pudessem votar.
O juízo de primeiro grau julgou o pedido procedente – diante da aplicação dos efeitos da revelia, quando o réu não apresenta defesa e os fatos alegados pelo autor são presumidos verdadeiros. Com isso, o pleito foi anulado e a justiça determinou a realização de nova eleição, com permissão de voto apenas para os sócios incluídos na lista original e que estavam em dia com as obrigações perante o clube. No julgamento da apelação, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) manteve a decisão.
Tanto os candidatos à reeleição, José Pinto Cabral e Eurico Miranda – à época presidentes da assembleia geral e do clube, respectivamente –, quanto alguns eleitores que se sentiram prejudicados com a anulação recorreram ao STJ. Segundo eles, o tribunal estadual não reconheceu o litisconsórcio passivo necessário, e os efeitos da coisa julgada não poderiam atingir aqueles que não foram parte no processo (no caso, os eleitores tidos como irregulares e os candidatos ao conselho deliberativo cuja eleição foi anulada).
.............................................................
STJ
Sexta Turma mantém goleiro Bruno preso
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou fundamentada a decisão que mantém Bruno Fernandes de Souza preso, e negou o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do ex-goleiro do Flamengo. O relator, ministro Sebastião Reis Júnior, afirmou que a periculosidade do réu é motivo adequado para a manutenção da prisão cautelar.
Bruno está preso há um ano e três meses, acusado da morte de Eliza Samúdio, com quem teve um filho. O corpo não foi localizado, mas a investigação policial aponta que o goleiro e outras oito pessoas participaram do assassinato. O motivo seria a insatisfação do atleta com o pedido de pagamento de pensão da jovem.
Para o ministro Sebastião Reis Júnior, ao contrário do que alegou a defesa, as condições pessoais favoráveis do réu, por si só, não têm o condão de garantir a liberdade do acusado. O pedido de habeas corpus invocou que Bruno tem endereço fixo, entregou o passaporte à polícia e é arrimo de família. Disse, também, que cinco dos nove acusados já estão em liberdade.
Inicialmente, Bruno foi preso em razão de decreto de prisão preventiva. Em dezembro do ano passado, o réu foi pronunciado pelo crime de homicídio e a ordem de prisão foi mantida.
O ministro lembrou que o Supremo Tribunal Federal tem posição de que não é mais possível a prisão automática após a pronúncia, mas apenas quando subsistem os argumentos que levaram a decretação da segregação cautelar. No caso em análise, o ministro relator observou a fundamentação existente na sentença de pronúncia de que a circunstância do crime “ultrapassa os limites da crueldade” e que houve divisão de tarefas entre os réus, eles mantiveram a vítima em cativeiro e o corpo não foi sequer encontrado.
O voto do relator foi acompanhado pelos outros três julgadores da Sexta Turma: ministra Maria Thereza de Assis Moura, ministro Og Fernandes e desembargador convocado Vasco Della Giustina.
.................................................................................................................................
SAÚDE
Vital Recor recebe alunos para realizar estágio
A academia Vital Recor oferece estágio da área de cardiologia para os futuros fisioterapeutas da Faciplac – Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. Além disso, está aberta para atender alunos de outras faculdades. A Vital Recor é um verdadeiro centro de atividades físicas, referência em reabilitação e saúde em Brasília, criada pela profissional de educação física, Cristina Calegaro. Especializada nas atividades de condicionamento físico; reabilitação cardiopulmonar e ortopédica; educação nutricional; RPG e personal trainner, a Vital Recor tem a missão de aprimorar a qualidade de vida e a saúde das pessoas, além de proporcionar maior bem estar e auto-estima elevada, por meio de exercícios físicos personalizados com a adoção de tratamentos de fisioterapia, acupuntura e psicologia. Uma vez que o objetivo da academia é proporcionar à terceira idade a possibilidade de se manter em forma de acordo com as suas possibilidades, e até mesmo de auxiliar o tratamento de doenças, oferecendo aos alunos o espírito de viver bem e com saúde. Participe e faça a diferença em seu estágio. - Vital Recor – Saúde e Reabilitação-SEP/SUL EQ 707/907 Conj. E Lojas 02-06
.....................................................................................................
C R O C _S
COMO era esperado, Brasilia perdeu a parada para São Paulo com relação à abertura da Copa do Mundo. Isso estava escrito.Sempre afirmei que à inauguração da Copa na capital bandeirante eram favas contadas. ///SEMPRE defendi ,sim, que o governo do DF lutasse pela abertura da Copa das Confederações, o que já seria um grande feito,como de fato aconteceu(graças ao ex-presidente Lula) , que ainda mantém bom diálogo com os presidentes Joseph Blatter e Ricardo Teixeira, da Fifa e CBF,respectivamente./// A COPA 2014 começará, sim, em São Paulo. A festa para o mundo ver, começará lá. Falar que começará aqui, em razão da Copa das Confederações,é enganar o desportista da cidade. Trata-se de outra competição, com apenas algumas das seleções ( duas ou três) que virão para o Mundial ./// BRASÍLIA terá mais jogos, por sinal, que outras tantas cidades de muito maior destaque no cenário do futebol nacional e internacional.Mas o estádio Mané Garrincha poderá ter a seleção brasileira por aqui apenas uma vez. Para atuar duas vezes no nosso estádio, a seleção precisará classificar-se para as semifinais.E na atual conjuntura, tanto quanto não temos ainda nenhuma infraestrutura para satisfazer o caderno de encargos da Fifa , muito menos temos também o esboço da seleção nacional.///MELHOR situação que a do Rio de Janeiro, que poderá passar a Copa toda sem ver a seleção.No caso do Maracanã, ela só atuará nele se chegar à final. E acreditar nisso,pelo menos por enquanto, é utopia de fanático./// EM Brasilia desde a última 5ª.feira, o jornalista Jaércio Barbosa (ex-comentarista da equipe de esportes do companheiro Marcelo Ramos), garantiu que até janeiro estará novamente radicado em Brasilia.E que voltará imeditamente ao rádio-esportivo da Capital Federal. Nesse final de semana ele estará em Caldas Novas ,para o acompanhamento do sorteio dos jogos da Caixa Econômica Federal./// QUEM também continua em Brasília é o advogado e jornalista Jesus Afonso, ex-presidente da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos-ABCD- .Segunda-feira ele voltará a ser vovô.///É isso aí!
Não havia como descartar São Paulo da abertura da Copa 2014. Seria verdadeira heresia desportiva. Além de potência do futebol brasileiro e carro chefe da economia nacional, em tudo por tudo, convenhamos que a capital paulista é a mais bem preparada para o evento. Próxima dela, só mesmo a cidade do Rio de Janeiro,que há dois anos bancou o Pan-Americano e reune condições muito paralelas.
Sempre sustentei que a questão do estádio não seria levada em conta pela Fifa. Não fosse a novela da construção do Itaquerão,não fosse esse o estádio, seria um outro qualquer. Em último caso, até mesmo o Morumbi (que só não foi indicado em razão do problema pessoal existente entre o presidente da CBF e a diretoria do clube).Não seria esse o motivo para a exclusão de São Paulo, não mesmo. Muito menos, o fato de Brasilia ser a Capital Federal. A Fifa jamais levou isso em consideração para a escolha da sede de abertura de um Mundial. O fez,sim, em várias capitais federais dos países que a sediaram,em razão de serem suas cidades mais fortes no campo esportivo e reunirem maior estrutura para bancar o evento. Tanto que Washington, capital do país mais poderoso do planeta, bateu pé, mas não conseguiu sequer ser uma das cidades-sedes na Copa de 94. Induziram o povo brasiliense a acreditar na possibilidade. E, afinal, apesar de Brasilia não possui um mínimo de tradição no futebol nacional, a entidade já havia concedido a Brasilia ser uma das sedes. Favor dos grandes, que sómente aqui não foi reconhecido.E, ainda assim, graças a atuação do ex-presidente Lula junto a Joseph Blatter.
Daí porque inaugurar a Copa das Confederações- e de ser agraciada ainda com uma das partidas das semifinais da Copa 94, ficou de excelente bom tamanho para a capital de todos os brasileiros. Verdadeiro presente dos Deuses do Futebol a uma cidade que ainda engatinha no futebol profissional e cuja federação,por sinal,está sob interveção judicial em razão de desmandos administrativos,o que por si, esportivamente, pelas normas da CBF e Fifa ,poderia ser iediatamente excluída da disputa.
O GDF não tem como sentir-se desprestigiado em razão da indicação paulista.Muito pelo contrário, conseguiu um tento memorável ao obter à abertura da Copa das Confederações,que estava sendo pretendida também pelos governantes baianos ,cearenses e mineiros.
Agora, é trabalhar muito para não fazer feio. Chega de blablabla e institucionais de objetivos meramente políticos. O estádio não é nada em comparação ao que tem de ser feito para a competição de 2013(um ano antes da Copa-2014). Vias de acesso, transportes, hotelaria,segurança, aeroporto, rede hospitalar, instalações esportivas adequadas para os treinos das seleções que estarão na cidade,etc. E isso não se faz da noite para o dia.Em Fortaleza,para que tenham uma idéia do tamanho do problema financeiro para aprontar um estádio para palco dos treinos dessas seleções, o governo de Fortaleza gastou perto de 200 milhões de reais no estádio Presidente Vargas.E aqui não será diferente com os estádios do Cave, Sobradinho, Serejão, etc, que não dispõem de um mpiniinmo de condições para tanto..É isso aí!
..................................................................
PLACAR MORAL
BRASILEIRÃO
Santos 3 X 0 Botafogo
SUL-AMERICANA
Flamengo 0 X 7 Universidad..
..................................................................................................................
..............
"PROVAS" ENTREGUES À PF LEVARÃO MINISTRO A "NOCAUTE", DIZ RELATOR
OU
AJOELHOU, TEM DE REZAR...
Segundo o PM João Dias Ferreira, Orlando Silva será "nocauteado" por "provas" entregues nesta tarde à Polícia Federal
Foto: José Cruz/Agência Brasil
DIOGO ALCÂNTARA
Direto de Brasília
O delator do suposto esquema de corrupção no Ministério do Esporte, o policial militar João Dias Ferreira, entregou ontem à Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília parte do que ele alega serem provas que apontariam a participação do chefe da pasta, Orlando Silva (PCdoB), e de outros integrantes da cúpula do ministério nos desvios. De acordo com o PM, o áudio entregue hoje à PF levará a "nocaute" o ministro, que tem negado com veemência as acusações e se referido a Ferreira com adjetivos como "bandido", "criminoso" e "vil".
Em sete horas de depoimento, Ferreira, que milita pelo partido de Silva, disse ter confirmado as acusações feitas à reportagem da revista Veja e também ter apresentado novas informações, que estão em segredo de Justiça.
Na próxima segunda-feira, o PM volta a prestar depoimento na PF com novos áudios, incluindo um que apontaria a participação no esquema do secretário executivo da pasta em 2008, Watson Ribeiro, acusado de ter coordenado uma reunião às escondidas no ministério para tratar das irregularidades.
Segundo relatou Ferreira, na próxima semana serão convocados para falar cerca de 15 pessoas, ligadas a três entidades. Essas pessoas seriam testemunhas que poderiam comprovar o esquema apresentado pelo policial. Indagados sobre o teor do depoimento, os delegados da Polícia Federal Jackson Rosales e Fernando Souza Oliveira preferiram não se pronunciar e alegaram segredo de justiça.
. Ferreira aproveitou a ida à Polícia Federal para formalizar o pedido de proteção especial, anunciado ontem a líderes da oposição. O PM nega, no entanto, que esteja disposto a participar de um programa de delação premiada. Não tem acordo de delação nem agora, nem nunca", disse.
João Dias Ferreira disse que apresentou hoje documentos que apontam processos de prestação de contas em aberto e outros papéis que apontam fraudes na contratação de ONGs durante o programa Segundo Tempo.
..................................................................................
CERVEJINHA
Dando o dito pelo não dito, o deputado Romário mudou o discurso.Se na semana passada declarou que o país deveria bater de frente com a Fifa e suas imposições, fazendo cumprir a nossa legislação, no México, onde faz comentários dos jogos das seleções masculina e feminina para a Record , no Pan, o Baixinho recuou e disse ser favorável à venda de cerveja nos estádios. E mais: que vai bolar a apresentação de projeto visando sua liberação nas praças esportivas. Pois é....
................................................................
É ISSO AÍ!
Jorge Martins)
COITADO DO NILTON
O Botafogo não tinha como sair da Vila Belmiro com melhor resultado.Aliás, 2 X 0, convenhamos,até que ficou de bom tamanho para o time carioca.Se considerado o volume de jogo e as oportunidades perdidas pelo time santista na fase inicial, o Bota deu sorte. O Botafogo entrou em campo sem determinação e acovardado. Simplesmente não jogou nada. Foi amplamente dominado. Sem Renato no meio-campo e Lucas na lateral, novamente improvisando Caio Jr levou o time a se constituir numa baba para Neymar & Cia .Em momento algum deu a impressão de um time que poderia brigar pela vitória e assumir a liderança do campeonato. Apesar dos dois gols, a zaga foi a salvação. Com Jefferson, Fábio e Antonio Carlos safaram o time de goleada.
O Caio Júnior, como “professor”, continua abaixo da crítica. Cada partida, nova improvisação. Colocar o garoto Bruno no meio foi solução capaz de dar azia em sal de frutas. “Queimou” o rapaz. E onde estavam o Everton o Cidinho e o Alex quando escalou o alvinegro?. Por que tamanha covardia tática? Tentar e chuveirinhos para o uruguaio Loco Abreu tentar resolver é falta de opção. É pouco, muito pouco,se considerado que o Elkeson esqueceu de jogar bola o Maicosuel (apesar de muito esforçado)ainda não encontrou seu melhor futebol e o Bruno Cortês está distante do jogador que chegou a ser convocado para a seleção.
Sei que as eleições do clube estão próximas e que para conseguir à reeleição a atual diretoria pecisa mostrar serviço.Seja ele qual for. Mas levar o Nilton Santos para General Severiano a cada véspera de um jogo importante, de cadeira de rodas e mal conseguindo ouvir e falar ,é política de baixo nível .Há 5 ou 10 anos, o Nilton ainda poderia tentar orientar os atuais jogadores.Mas não agora. Mal consegue atinar para o que está a sua volta.A imagem dele tem de ser preservada, o que não acontece quando mostrado dessa maneira.No aniversário dele, vá lá.Entende-se. Mas não nas circusntâncias que andam explorando sua imagem.
Ainda sobre o Encicloédia, sinto que o tenham induzido a deixar Brasilia. Éra aqui que se sentia bem e passou seus melhores dias desde que veio de Uberaba (onde estava mal de vida e finanças). No DF, obteve um bom apartamento numa área nobre do Plano Piloto e conseguiu comprar sua chácara no Ipê, local que adorava e imitava Garrincha (seu compadre querido) na criação de passarinhos de várias espécies. E onde preenchia o restante do seu tempo na escolinha que comandava na Secretaria de Esportes , sempre cercado do carinho de amigos, principalmente na sede da ABCD,no estádio Mané Garrincha.
O que ele foi fazer no Rio, distante de tudo isso? Nada! Perdeu sua casa, foi internado numa clínica cercado por médicos e enfermeiras e excessivamente distanciado do convívio dos amigos. Enfim, do que podemos chamar de viver. Foi internado para cuidar apenas de um problema. Um só! Plenamente tratável. E está lá há sete anos.O Enciclopédia não merecia isso. Doente ?Agora? Do jeito que tudo aconteceu desde que deixou Brasilia, quem não ficaria? É isso aí!
................................................................................
BOLA CHEIA
O troféu Bola Cheia da coluna vai para seleção brasileira feminina de voleibol, que em partida histórica, repleta de alternâncias e emoções . mesmo com a torcida mexicana contra, derrotou as cubanas por três sets a dois e conquistou de maneira sensacional o título de campeã do Pan-Americano de Guadalaja. Valeu, gatas do Brasil,valeu! Nota mil!
...............................................................
BOLA MURCHA
A bola murcha da semana fica por conta da TV Globo, que no Bom-Dia Brasil desta 6ª.feira não deu uma única nota sobre a conquista da seleção brasileira feminina de voleibol em Guadalara, com certeza, em razão da exclusividade de transmissão ser da Record. Feio, muito feio. Falta de profissionalismo e respeito com as atletas brasileiras. Nota zero!
.............................................................
Fifa não deverá elevar os valores das entradas para os jogos da Copa
ULISSES NETO
Direto de Zurique
A Fifa garantiu nesta quinta-feira que não pretende elevar os preços dos ingressos para a Copa do Mundo de 2014, mesmo com o benefício da meia-entrada para estudantes e idosos. Apesar disso, a entidade voltou a cobrar do governo brasileiro uma definição da Lei Geral da Copa, que deveria ter sido sancionada no final de 2009, mas ainda tramita no Congresso.
O diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, afirmou hoje na sede da entidade em Zurique, na Suíça, que apesar das insistentes cobranças feitas pela federação, este ainda não é considerado um problema crítico. No entanto, Weil espera uma definição para, no máximo, o final deste ano.
Thierry Weil não confirmou a faixa de preços dos ingressos que serão vendidos para 2014. Segundo ele, há uma base que está sendo estudada pela Fifa, mas que ainda precisa de mais detalhes para ser anunciada. Apesar disso, o diretor de marketing afirmou insistentemente que a entidade máxima do futebol vai levar em consideração a realidade social do Brasil e não descartou a possibilidade de ingressos populares.
Cerca de 3,3 milhões de ingressos serão colocados à disposição do público para o Mundial de 2014. O processo de vendas vai seguir esquema semelhante ao realizado em outras Copas, com um sorteio para selecionar os interessados. Ao contrário do que ocorreu na África do Sul, a Fifa espera uma grande demanda para 2014. Segundo Weil, a entidade calcula que 10 milhões de pessoas se inscrevam no sorteio que será aberto em agosto de 2013.
....................................................................................
OPINIÃO
“Caras Pintadas” Sem Força
Coitados dos "caras pintadas" que prometeram trazer para Brasilia o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. Fizeram tanto barulho, campanhas caras e demagógicas, tudo inútil, não conseguiram sensibilizar a Fifa. Brasília já deveria ficar feliz, por ser uma das sub-sedes da copa. Nada de cara triste. Os "caras pintadas" agiriam bem, seriam aplaudidos e estimulados, se gritassem por mais segurança na capital federal. Por melhor transporte público, por melhores hospitais, por melhores escolas. Por um trânsito menos caótico .Como sempre os "caras pintadas" são usados por espertalhões para conseguir algo para eles. Desta vez não deu certo. Os "caras pintadas" ficaram anêmicos.
(Vicente Limongi- Jornalista- DF )
..............................................................................
Mantida decisão que anulou eleição no Vasco em 2006
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a sentença que anulou, por conta de diversas ilegalidades, as eleições realizadas em 2006 para o conselho deliberativo do Clube de Regatas Vasco da Gama. As novas eleições determinadas judicialmente se realizaram em 2008, com as irregularidades sanadas.
A ação anulatória foi ajuizada pela chapa de oposição, encabeçada pelo ex-jogador Roberto Dinamite, com a alegação de várias ilegalidades praticadas nas eleições – vencidas pela chapa da situação. Entre as irregularidades: a distribuição gratuita de títulos do clube para angariar votos para a situação; o fato de que a votação foi realizada com base em lista de eleitores apresentada fora do prazo; a adição, feita à mão, de novos eleitores à lista, e a concessão de anistia a sócios inadimplentes para que pudessem votar.
O juízo de primeiro grau julgou o pedido procedente – diante da aplicação dos efeitos da revelia, quando o réu não apresenta defesa e os fatos alegados pelo autor são presumidos verdadeiros. Com isso, o pleito foi anulado e a justiça determinou a realização de nova eleição, com permissão de voto apenas para os sócios incluídos na lista original e que estavam em dia com as obrigações perante o clube. No julgamento da apelação, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) manteve a decisão.
Tanto os candidatos à reeleição, José Pinto Cabral e Eurico Miranda – à época presidentes da assembleia geral e do clube, respectivamente –, quanto alguns eleitores que se sentiram prejudicados com a anulação recorreram ao STJ. Segundo eles, o tribunal estadual não reconheceu o litisconsórcio passivo necessário, e os efeitos da coisa julgada não poderiam atingir aqueles que não foram parte no processo (no caso, os eleitores tidos como irregulares e os candidatos ao conselho deliberativo cuja eleição foi anulada).
.............................................................
STJ
Sexta Turma mantém goleiro Bruno preso
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou fundamentada a decisão que mantém Bruno Fernandes de Souza preso, e negou o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do ex-goleiro do Flamengo. O relator, ministro Sebastião Reis Júnior, afirmou que a periculosidade do réu é motivo adequado para a manutenção da prisão cautelar.
Bruno está preso há um ano e três meses, acusado da morte de Eliza Samúdio, com quem teve um filho. O corpo não foi localizado, mas a investigação policial aponta que o goleiro e outras oito pessoas participaram do assassinato. O motivo seria a insatisfação do atleta com o pedido de pagamento de pensão da jovem.
Para o ministro Sebastião Reis Júnior, ao contrário do que alegou a defesa, as condições pessoais favoráveis do réu, por si só, não têm o condão de garantir a liberdade do acusado. O pedido de habeas corpus invocou que Bruno tem endereço fixo, entregou o passaporte à polícia e é arrimo de família. Disse, também, que cinco dos nove acusados já estão em liberdade.
Inicialmente, Bruno foi preso em razão de decreto de prisão preventiva. Em dezembro do ano passado, o réu foi pronunciado pelo crime de homicídio e a ordem de prisão foi mantida.
O ministro lembrou que o Supremo Tribunal Federal tem posição de que não é mais possível a prisão automática após a pronúncia, mas apenas quando subsistem os argumentos que levaram a decretação da segregação cautelar. No caso em análise, o ministro relator observou a fundamentação existente na sentença de pronúncia de que a circunstância do crime “ultrapassa os limites da crueldade” e que houve divisão de tarefas entre os réus, eles mantiveram a vítima em cativeiro e o corpo não foi sequer encontrado.
O voto do relator foi acompanhado pelos outros três julgadores da Sexta Turma: ministra Maria Thereza de Assis Moura, ministro Og Fernandes e desembargador convocado Vasco Della Giustina.
.................................................................................................................................
SAÚDE
Vital Recor recebe alunos para realizar estágio
A academia Vital Recor oferece estágio da área de cardiologia para os futuros fisioterapeutas da Faciplac – Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. Além disso, está aberta para atender alunos de outras faculdades. A Vital Recor é um verdadeiro centro de atividades físicas, referência em reabilitação e saúde em Brasília, criada pela profissional de educação física, Cristina Calegaro. Especializada nas atividades de condicionamento físico; reabilitação cardiopulmonar e ortopédica; educação nutricional; RPG e personal trainner, a Vital Recor tem a missão de aprimorar a qualidade de vida e a saúde das pessoas, além de proporcionar maior bem estar e auto-estima elevada, por meio de exercícios físicos personalizados com a adoção de tratamentos de fisioterapia, acupuntura e psicologia. Uma vez que o objetivo da academia é proporcionar à terceira idade a possibilidade de se manter em forma de acordo com as suas possibilidades, e até mesmo de auxiliar o tratamento de doenças, oferecendo aos alunos o espírito de viver bem e com saúde. Participe e faça a diferença em seu estágio. - Vital Recor – Saúde e Reabilitação-SEP/SUL EQ 707/907 Conj. E Lojas 02-06
.....................................................................................................
C R O C _S
COMO era esperado, Brasilia perdeu a parada para São Paulo com relação à abertura da Copa do Mundo. Isso estava escrito.Sempre afirmei que à inauguração da Copa na capital bandeirante eram favas contadas. ///SEMPRE defendi ,sim, que o governo do DF lutasse pela abertura da Copa das Confederações, o que já seria um grande feito,como de fato aconteceu(graças ao ex-presidente Lula) , que ainda mantém bom diálogo com os presidentes Joseph Blatter e Ricardo Teixeira, da Fifa e CBF,respectivamente./// A COPA 2014 começará, sim, em São Paulo. A festa para o mundo ver, começará lá. Falar que começará aqui, em razão da Copa das Confederações,é enganar o desportista da cidade. Trata-se de outra competição, com apenas algumas das seleções ( duas ou três) que virão para o Mundial ./// BRASÍLIA terá mais jogos, por sinal, que outras tantas cidades de muito maior destaque no cenário do futebol nacional e internacional.Mas o estádio Mané Garrincha poderá ter a seleção brasileira por aqui apenas uma vez. Para atuar duas vezes no nosso estádio, a seleção precisará classificar-se para as semifinais.E na atual conjuntura, tanto quanto não temos ainda nenhuma infraestrutura para satisfazer o caderno de encargos da Fifa , muito menos temos também o esboço da seleção nacional.///MELHOR situação que a do Rio de Janeiro, que poderá passar a Copa toda sem ver a seleção.No caso do Maracanã, ela só atuará nele se chegar à final. E acreditar nisso,pelo menos por enquanto, é utopia de fanático./// EM Brasilia desde a última 5ª.feira, o jornalista Jaércio Barbosa (ex-comentarista da equipe de esportes do companheiro Marcelo Ramos), garantiu que até janeiro estará novamente radicado em Brasilia.E que voltará imeditamente ao rádio-esportivo da Capital Federal. Nesse final de semana ele estará em Caldas Novas ,para o acompanhamento do sorteio dos jogos da Caixa Econômica Federal./// QUEM também continua em Brasília é o advogado e jornalista Jesus Afonso, ex-presidente da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos-ABCD- .Segunda-feira ele voltará a ser vovô.///É isso aí!
Nenhum comentário:
Postar um comentário