DOIS TOQUES
( Iata Anderson)
VEM AÍ MUITO CHORORÔ
É muita ingenuidade achar que não pode haver entrega de jogo por causa da nova tabela estabelecendo para a última rodada jogos clássicos locais. Penso que fica até mais fácil. Podem inventar qualquer fórmula que não vai resolver o problema. É preciso haver uma mudança de “cultura” que, numa tradução fiel significa educação. Vivemos num país onde a impunidade arrasta todos os valores morais como um tsunami. E o maior exemplo está na CBF, onde o presidente se mantém firme, arrogante e prepotente,
assumindo uma postura que não exerceria em nenhuma país sério do mundo.
Num campeonato tremendamente emocionante, mesmo de baixa qualidade técnica, mas inegavelmente
de raras emoções, basta ver o sobe e desce de posições entre os candidatos ao título ou uma vaga para a Libertadores da próxima temporada. Um time de boa qualidade técnica – e há vários pela Europa, por exemplo – estaria com a mão na taça a essa altura da competição. O nível técnico é fraco, repito, para as
condições do país que ganhou cinco vezes a copa do mundo. A seleção é uma prova disso.
Outro aspecto relevante é a postura da imprensa – agora assumindo sem pudores – sua condição de torcedores pagos e privilegiados. É no mínimo ridículo querer atribuir ao Corinthians, um candidato ao título tanto quanto Vasco, Fluminense e até bem pouco tempo, Flamengo, Botafogo e São Paulo, ajuda da arbitragem para dar o título ao time paulista. Esquecem esses “torcedores” , que os dois últimos campeões brasileiros são do Rio, sem nenhuma insinuação da imprensa de outros estados que, como as
daqui, também está cheia de torcedores. Parte dessa mídia não pode mais chamar torcidas organizadas
de “profissionais”.
Vi jogos em que o time dirigido por Tite foi tremendamente prejudicado. Contra o Avaí, Pedro Vuaden, que considero o melhor árbitro brasileiro, expulsou um jogador corintiano no inicio do segundo tempo numa falta quase no meio campo, o que descaracteriza e condição iminente de marcar o gol. Foi vermelho direto, injustamente. Contra o América Mineiro uma falta próximo à grande área foi marcada e da batida o gol da vitória dos mineiros. Em ambos os lances, seria fácil deixar o lance seguir, em caso de “armação”. Ora, isso beira o ridículo.
Esse poderia, sem nenhum favor, ser considerado o mais emocionante de todos, desde 1971, quando foi criado o verdadeiro Campeonato Brasileiro de Futebol. Mas não acredito que isso venha a ocorrer. Haverá muito chororô nas próximas rodadas e até o encerramento da competição. A lisura da competição está sendo posta em dúvida a cada jogo, a cada erro de arbitragem, como se isso fosse uma novidade. Aqui e em qualquer lugar do planeta onde rolar uma bola. Nossos técnicos estão se especializando, principalmente os mais conceituados, em dar desculpas a cada novo dia. Só isso
(Iata Anderson é jornalista e representante Associação Brasiliense de Cronistas Desporivos-ABCD- no Rio de Janeiro)
.....................................................................................................................
PLACAR MORAL
Fluminense 8 X 7 Grêmio
América-MG 3 X 2 Botafogo
Palmeiras 2 X 1 Vasco
Corinthians 1 X 1 Ceará
Inter 2 X 1 Bahia
......................................................
É ISSO AÍ!
(Jorge Martins)
HONRA CANDANGA
Brazlândia campeão. Sobradinho, vice. Creio estar lavada a alma do futebol brasiliense na Segundona da FBF, entidade inventora de factóides e cuja existência parece sobreviver às custas de uma plancheta destinada a angariar assinaturas para a formação de novos políticos e a continuidade dos seus dirigentes. Na última rodada, a dupla candanga impediu que o título fosse para Goiás, por mais que falemos da vizinha Luziânia uma extensão do Distrito Federal. Na verdade, parece. Mas só parece, porquanto ainda não é candanga, o que só acontecerá se houver uma integração baseada em legislação própria, como deseja o senador Rodrigo Rollemberg .
Portanto, quer entendam ou não os nossos bons vizinhos, a sensação de alívio ora externada se baseia no fato de que absolutamente não seria nada agradável ver e ouvir a imprensa goiana a alardear pelos sete cantos que o campeão brasiliense é goiano.Quase aconteceu na primeira divisão.E por pouco, muito pouco, não voltou a ocorrer na Segundona. Na primeira divisão, nosso futebol foi salvo pelo Botafogo-DF , que de forma surpreendente venceu o Formosa .na última rodada e recolocou o Brasiliense na disputa. E agora, pelo Brazlândia e, correndo por fora, na sua cola, o Sobradinho .Ufa!
Nada contra o Luziânia, absolutamente nada. Sua diretoria trabalhou bem , contratou, preparou a equipe e podia perfeitamente abiscoitar o título pelo que produziu nos gramados. Mas o que poderiam ter feito para justificar “a cidadania candanga”, não fizeram: mudar seus estatutos e transferir sua sede para Brasilia, como exige a CBF. Pela quantidade de anos que disputa o Candangão, convenhamos que há muito essa providência já devia ter sido tomada. Se não a tomaram, paciência. Continua goiano, assim como o Formosa. Do Cristalina e do Unaí (MG),prefiro sequer falar. São verdadeiros estranhos no ninho. Invenção da FBF. Aliás, que o TCDF peça, mas peça mesmo, a planilha de gastos dos dois. Afinal, receberam grana dos cofres do BRB, que é nosso, do contribuinte do Distrito Federal. Isso precisa acabar. É orgia com o dinheiro público.Verdadeiras ONGs travestidas de clubes de futebol. Salve o Brazlândia! É isso aí!
................................................................................................
FICA MANÉ GARRINCHA
Sem maiores alardes, a Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa aprovou 5ª feira projeto de lei que trata do nome do estádio que vai receber a Copa das Confederações e Copa do Mundo em Brasilia: Estádio Nacional Mané Garrincha, conforme desejo de alguns deputados, da autora do projeto, Liliane Roriz e, principalmente, da quase totalidade dos desportistas brasilienses, conforme todas as pesquisas já realizadas sobre o assunto e a grande quantidade de assinaturas que vão conseguindo as listas do abaixo-assinado do movimento “Fica Mané Garrincha”, encabeçado pelo desportista Pedro Athayde. É isso aí! É a vontade do povo.
............................................................................................
EURICO MIRANDA provoca Corinthians: "Itaquerão é uma grande mutretagem"
Uma das personalidades mais polêmicas do futebol brasileiro nas últimas duas décadas, Eurico Miranda voltou a discursar de uma maneira surpreendente. Em conversa no programa Kajuru Entrevista, da emissora Esporte Interativo, o ex-presidente do Vasco ratificou o seu repúdio à cidade de São Paulo, e aproveitou também para apontar uma "mutretagem" na construção de Estádio Itaquerão, palco da capital paulista para a Copa do Mundo de 2014.
"Sempre quando vou a São Paulo, eu entro de costas logo quando saio do avião. Não me sinto bem lá. Mesma coisa quando o marido chega de costas na casa da mulher, sabemos o que é. Foi algo que fui criando, sinceramente, e é evidente que tenho que ter bom senso, era necessário. Por exemplo, de repente, em relação ao Corinthians, sempre bati, mas nem estádio tem. Agora tem, né, uma grande 'mutreta', uma grande 'mutretagem'. Gastar um bilhão para ter três, quatro jogos", polemizou o ex-presidente vascaíno.
Embora afastado do comando do clube da Colina, Eurico segue apaixonado pelo Vasco, como próprio definiu. Principal adversário cruz-maltino na disputa pelo título brasileiro, o time do Parque São Jorge foi um dos alvos das palavras do antigo dirigente. Sobrou até para o ex-presidente Lula, que sempre procurou em suas aparições públicas demonstrar o amor pelo time paulista.
"A maioria dos que estão em São Paulo veio do nordeste e vai torcer pelo Corinthians, mas estes mesmos nem sabiam que o Corinthians existia. Em São Paulo só se fala de Corinthians. Vê o Lula; em Garanhuns-PE, ele era vascaíno. Ele não é corintiano, mudou por interesse político. Você muda de religião, de partido, de mulher, mas não muda de clube. Cara que muda de clube, você já pensa duas vezes", declarou Eurico.
Polêmico, o presidente do Conselho de Beneméritos do Vasco disparou sobre a popularidade do Vasco no País. "A mídia favorece totalmente o Flamengo. Parece que o Flamengo está acima do bem e do mal, tudo pode. Os outros têm que enfrentar situações, é um negócio. A mídia transformou o Flamengo no clube de maior torcida do Brasil. Essas pesquisas são mentirosas", completou.
....................
VIPS NA COPA
Enquanto discutem como será a cota de ingressos na Copa de 2014 até para índios, a Nestlé, o Bradesco e o Itaú acabam de adquirir pacotes para distribuir entre os seus convidados Vips.Segundo se sabe nos bastidores, o Bradesco gastou 8 milhões de dólares na compra de ingressos.
...................................
Com 15 medalhas no segundo dia, atletismo passa
Em pódio verde-amarelo, Therezinha foi ouro nos 100 m T11, seguida de Jerusa e Jhulia
Foto: Bruno de Lima/Fotocom/Divulgação
O Brasil conseguiu um resultado espetacular no segundo dia de disputa do atletismo nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, pois todos os brasileiros que chegaram às finais, subiram ao pódio. Foram 15 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e duas de bronze, que deram ao país a liderança na modalidade.
Entre as conquistas da última terça-feira, destaque para as mulheres cegas mais rápidas do continente. Terezinha Guilhermina, Jerusa Santos e Jhulia Karol formaram o pódio verde-amarelo dos 100 m T11 (perda total de visão). Por causa de uma inovação definida no Mundial de Atletismo da Nova Zelândia, os atletas-guia também receberam medalha, pela primeira vez em Guadalajara.
"Eu sempre fui à favor. Para mim, o Guilherme (Santana) é parte fundamental das minhas conquistas e também merece a medalha", aprovou Terezinha.
Nos 100 m T11 (prova para atletas com deficiência visual), o brasileiro Lucas Prado confirmou o seu favoritismo, levou a medalha de ouro e também bateu o recorde no torneio. Outro brasileiro ficou com a medalha de prata, Daniel Silva.
O acreano Thierb Siqueira, de 21 anos, se consagrou o melhor das Américas nos 400 m T12 (baixa visão) e comemorou o resultado: "é um momento de muita emoção para mim". "Eu venci um tumor no cérebro no começo do ano, não pude competir o Mundial da Nova Zelândia e vim com tudo para o Parapan. Esse ouro representa muito para mim, e quero mais", contou o atleta.
Com o resultado, o Brasil se iguala aos os Estados Unidos em número de ouros na modalidade, cada um tem nove medalhas douradas, no entanto, o País tem e quatro pratas a mais (10 contra seis). Nesta quarta-feira, a equipe brasileira volta ao estádio de atletismo para disputar 21 provas, sendo sete finais.
..............................................................................................
O CROCODILO CHIOU
A vingar no Supremo Tribunal Federal a tese de que o político que renunciar ao cargo antes do processo contra ele for aberto,não pode ser punido e tem direito de concorrer na eleição seguinte à renúncia, outra porta para a corrupção deslavada que assola o país estará aberta.E valerá tudo novamente, como dinheiro na cueca, calcinha, bolsas impermeáveis na latrina do banheiro, etc..Não demora, e o STF acabará decidindo que ,para ser honesto, há de existir dispositivo constitucional específico. Meu Deus!
............................................................
O CROCODILO GOSTOU
Da ousadia e estratégia usada pelo secretário de segurança do Rio, José Maria Beltrame, contra os traficantes, retomando para o cidadão carioca a Rocinha, há anos em poder dos marginais .Beltrame, gaúcho de 54 anos, mostrou que quando a autoridade quer, nada é impossível. Ontem à tarde, por sinal, de bermudas , Beltrame passeava com o seu filho na praia de Copacabana. Nota mil, tchê!
..............................................................................................
OPINIÃO
Diante do sucesso das firmes ações policiais combatendo e prendendo traficantes no Rio de Janeiro, creio que vale a pena transcrever o que escrevi sobre o tema, no O Globo do dia 1* de dezembro de 2010: Policia jamais pode perder a guerra contra marginal. É um bom começo. É animador quando a imprensa divulga que foram apreendidas armas, munições, motos, cocaina e maconha dos traficantes. É o que mais os ordinários odeiam, ficam tontos. Invadir seus dominios e diminuir seu poder de fogo e ação. É importante que as operações policiais continuem com todo o vigor. Basta de medidas paliativas. É o momento certo para o Estado passar a realizar ações integradas com ministérios e orgãos de segurança. Onde o Estado não comparece, não ajuda, não marca presença efetiva, surgem os traficantes e colocam suas garras. Aproveitam a comunidade fragilizada. Passam a ser os donos de tudo, inclusive dos passos e das atividades dos moradores.( Vicente Limongi Netto- Jornalista-DF)
..........................................
MANCHETES IMPOSSÍVEIS
Barcelona e Santos fazem amistoso em Sobradinho
Botafogo faz proposta para ter Cristiano Ronaldo
Deputados dormem na fila aguardando atendimento do SUS
Descobertas obras públicas sem propinas na licitação
Preso por corrupção,político assume culpa e é algemado
................................................
Brasilia conquista terceiro lugar geral nos Jogos Regionais do Sesi
A participação do Distrito Federal nos Jogos Regionais do Sesi resultou na obtenção de 45 medalhas durante três dias de jogos, o que rendeu o terceiro lugar geral da competição. Foram 21 ouros, 14 pratas e 10 bronzes conquistados pela delegação brasiliense, que foi representada por 133 trabalhadores atletas.
O Mato Grosso, sede da competição, foi campeão geral dos Jogos Regionais do Sesi 2011. Goiás levou o segundo lugar. As modalidades de futebol de campo, natação, tênis de campo, atletismo e xadrez foram os esportes em que o DF logrou êxito, conquistando a medalha de ouro. Na natação, o DF foi o primeiro lugar geral, com excelentes performances dos nadadores das empesas Metrô-DF e Empresa Correios e Telégrafo (ECT). O futebol de campo da Entherm roubou a cena do esporte coletivo mais badalado, vencendo na final a equipe da casa, Santana Têxtiles, com uma bela goleada: 4x1. O artilheiro da competição e atleta da Entherm, Romário Pereira, recebeu convite de um clube italiano para se profissionalizar na Europa. O vôlei de praia e quadra feminino e o tênis de mesa masculino e feminino também trouxeram medalhas de prata e bronze para o DF. Com o fim da competição, os vencedores do DF já se preparam para a edição nacional dos jogos, a ser disputada em Goiânia em 2012. “Jogamos com muita alegria e vontade. A delegação do DF demonstrou muita seriedade e espírito de luta.
Observamos uma integração mútua da indústria do DF para com as outras e isso era o objetivo real a ser conquistado. A partir de agora, os olhares dos trabalhadores- atletas do DF se voltam para o trabalho a ser feito em 2012”, destacou o chefe da delegação do DF, Bruno Tavares.
Os Jogos do Sesi têm o objetivo de incentivar a prática esportiva entre os trabalhadores da indústria do País. Assim, os trabalhadores ganham em qualidade de vida e as empresas e produtividade.
........................................
AIR BARATA
Um casal americano não pensou duas vezes para abrir um processo contra a Air Tran Airways.E não era para menos, vez que com menos de 15 minutos houve uma verdadeira invasão de baratas no vôo em que viajavam.O casal filmou o momento em que os insetos começaram a sair dos dutos de ar-condicionado da aeronave .É mole?
..........................................
GERAÇÃO CANDANGA REAGE
Brasília não é a privada do Brasil...
Por que tudo o que acontece é sempre dito que é de Brasília? Você liga na Band e vê o Datena dizendo: “Ô de Brasília?!!!”. Se falam de corrupção, “vem de Brasília”. Se meteram a mão na grana, “foi de Brasília”. Tudo o que de ruim acontece vem de Brasília.
Chega! Brasília não é a privada do Brasil.
Somos uma população de 2.606.885 habitantes (segundo o IBGE em 2009). Dos 81 senadores que aqui aportaram, somente 3 são de Brasília. Dos 513 deputados federais, 8 são nossos. Nossos, não, pois, mesmo os que representam Brasília dificilmente são originários daqui.
Portanto, se aqui tem lixo, veio daí, do “seu” estado. O lixo é seu. Você votou nele.
Se já não bastasse termos um dos maiores custo de vida do Brasil devido aos altos salários do representante do “seu” estado, ainda temos que agüentar isso.
Somos 2.606.885 trabalhadores e estudantes, pais e mães de família. Acordamos cedo, ralamos o dia inteiro e temos que esbarrar todo dia no representante do “seu” estado.
Chega! Exigimos respeito.
Aqui não tem só político. Se você pensa assim, vou começar a achar que no Rio de Janeiro só tem traficante, que na Bahia só tem cantor de axé, que no Amazonas só tem índio, que no Rio Grande do Sul todo mundo é boiola, que na Paraíba o macho é só a mulher, e que no Goiás só tem caipira. .
E é bom lembrar: Se o cara é corrupto, ele é espelho do seu voto; É, portanto, espelho seu. Então, pense melhor antes de obrar dentro da urna.
Brasília agradece.
.............................................................................................................................................
C R O C _ S
JÁ se vão 11 meses que o botafoguense ,desportista e governador Agnelo Queiroz assumiu o GDF e até hoje as equipes esportivas das emissoras brasilienses não receberam uma única publicidade capaz de aliviá-las do arrocho financeiro que vivem./// NEM os institucionais ligados aos projetos da Copa têm sido encaminhados as equipes esportivas das emissoras, mas às gerências das rádios, que não os repassam.///VÁLIDO será lembrar que no governo José Roberto Arruda, cada equipe de esportes (que são independentes e alugam o espaço em suas respectivas emissoras) recebeu uma cota mensal de publicidade estimada em 15 mil reais.///TANTO que já foram oito, e agora são apenas cinco. A continuar assim, Brasilia chegará a 2014...sem nenhuma equipe esportiva.///EM GOIÁS, o Estado auxilia mensalmente l5 emissoras, sendo oito da capital.///FUNCIONÁRIOS do STJ contataram hoje a coluna, informando que ,dessa vez, a ordem proibindo que façam ligações particulares(que estão sendo cobradas, mediante senha fornecida a cada funcionário), não partiu do presidente da Corte, ministro Ary Pargendler, mas de um distintíssimo diretor de serviço.Pode? pois é...///A FEIRA do Guará funcionará todos os dias a partir do próximo dia 23,das 9 às 17 horas. /// O DESEMPREGO nos Estados Unidos, acreditem, está levando diversas pessoas fantasiadas de Mickey e Minie a pedirem esmola em Las Vegas e Orlando.A perdurar a aflitiva situação, e deverão aparecer tambem fantasias do Donald,Pluto e até mesmo do Tio Patinhas.Saravá!!! ///É isso aí!
Nenhum comentário:
Postar um comentário