GALO DEPENADO
Como cheguei a mencionar na última coluna, estranho, muito estranho, a falta de empenho , combatividade e total falta de compromisso do Atlético Mineiro diante do seu arquirival adversário Cruzeiro . Como se recordam, cheguei a dizer que para evitar uma avaliação precipitada, preferia aguardar a análise dos cronistas mineiros sobre a acachapante goleada para poder fazer melhor e mais justa análise. Goleadas acontecem. Difícil, no entanto, é admitir tamanha passividade de um time, como vi acontecer com a equipe alvinegra das Alterosas nessa partida.
Admitir que o time entrou em campo sem maiores objetivos, porquanto havia lutado para escapar do rebaixamento, alcançara seu objetivo e que porisso atuou de forma desinteressada contra o seu maior rival, convenhamos não fazer sentido. Num jogo do porte do clássico mineiro, não existe isso. Como não existiu entre Vasco e Flamengo e Corinthians e Palmeiras. Não há esse tipo de comportamento.Amigos ,amigos, negócios à parte.
Razão tem, pois, o presidente Alexandre Kalil, de estar a esta altura suscitando sérias dúvidas sobre o motivo do comportamento do time,como uma possível entrega do resultado. Pelo que o Cruzeiro vinha jogando, meter 6 com tamanha facilidade, é realmente para se estranhar. Fato para qualquer atleticano que se preza exigir melhor explicação.
Mudando o panorama, não foi surpresa(pelo menos para mim) a exclusão do Neymar na seleção final para a eleição do melhor jogador do planeta. A jogar o que vem jogando, certamente que a vez ele chegará.Mas,agora, era cedo, muito cedo, para alcançar tamanha destaque internacional .E absolutamente não se trata de estar ou não distante do foco europeu. Tanto que está no Santos e teve o seu nome incluído. O fato é que ainda falta-lhe maior currículo, mais experiência e títulos.A vez dele ainda chegará. É isso aí!
.............................................................................
Manchetes Impossíveis
Melhores do Mundo: Megueba está na relação da Fifa
Zidane poderá assumir o comando do Brazlândia
El Loco barra Forlán no ataque da Seleçao Uruguaia
Fluminense desbanca o Real e contrata C.Ronaldo
Federação candanga vai emprestar dinheiro aos filiados
Lupi deixa o cargo enaltecendo papel da imprensa
Estaleiro brasileiro lança dois porta-aviões nucleares
Eike Batista,o bilionário,compra ações do Gama
..........................................................................................
SUSPEITA
Kalil cancela "bicho", insinua entrega e fala em vergonha no Atlético-MG
A torcida cruzeirense ironizou o comportamento do Atlético-MG em campo
Foto: Douglas Magno/Vipcom/Divulgação
A acachapante goleada por 6 a 1 sofrida para o Cruzeiro causou revolta ao presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil. Satisfeito até a partida deste domingo pela reação da equipe no segundo turno do Campeonato Brasileiro, quando escapou do rebaixamento para a Série B, o dirigente foi duro ao comentar a atuação dos jogadores e afirmou que a premiação de um milhão de reais ao grupo pela fuga da degola não vai mais ocorrer.
"A torcida do Atlético não merece a vergonha que passou hoje. Eu cansei de prometer, de fazer. Eu tinha prometido um bicho de R$ 1 milhão pela permanência na Série A, que está sendo cancelado. Eu dei o bicho e acabo de tomar", afirmou o mandatário em entrevista concedida depois do clássico à Rádio Itatiaia. Para Kalil, os jogadores do Atlético-MG deram por encerrada a temporada do clube após a fuga do rebaixamento e acabaram demonstrando falta de vontade no clássico deste domingo, em Sete Lagoas.
"Fomos desmobilizados, fizemos festa durante a semana por termos saído do rebaixamento. Abandonamos o Campeonato Brasileiro depois do jogo contra o Botafogo, quando saímos do rebaixamento", analisou o dirigente.
Com o mando de campo sendo do Cruzeiro, a torcida comemorou muito a goleada sobre o Atlético-MG e chegou até mesmo a gritar o nome de Cuca, técnico do rival, sugerindo que o time alvinegro estaria entregando o jogo. Para Kalil, esta opção não pode ser descartada.
"Dá a impressão, e até eu acho, que houve um acerto para entregar o jogo para o Cruzeiro, tamanha desmobilização e descompromisso. Eu me reuni com os jogadores e disse a eles que era o jogo mais importante da história do clube. Eu sou o mais envergonhado, não vou sair para a rua, pois tenho vergonha na cara", concluiu o presidente atleticano.
........................................................................................................................................
RACHA NO BOTAFOGO
Além do problema técnico que se abateu sobre alguns jogadores, a verdade é que o clima entre os jogadores do alvinegro também contribuiu para levar mais para baixo o rendimento do time. Tudo ,mas tudo mesmo, em consequência do oba-oba da diretoria e parte da midia em cima do Loco Abreu. Segundo alguns dos insatisfeitos( mais da metade do elenco), com tamanho endeusamento e sentindo-se a grande estrela do time, o uruguaio passou a reclamar de tudo e todos, exigindo a bola nos pés e se omitindo das mais simples disputas quando a equipe é atacada, o que causou atritos e a justa insatisfação de muitos.
Aliás, convenhamos: só mesmo no Botafogo, com aquela diretoria de futebol ,o El Loco podia ser rotulado de craque. Por onde quer que passou, foi considerado apenas como “mais um”.E rodava a cada final de contrato. É isso aí!
..........................................................................................
MELHORES DO MUNDO
Sem Neymar, Bola de Ouro tem Messi, C. Ronaldo e Xavi como finalistas
Neymar não é finalista da briga pelo prêmio de melhor do mundo, mas pode ter o gol mais bonito de 2011
Foto: Getty Images
Escolhido entre os 23 melhores jogadores do mundo, Neymar não disputará a Bola de Ouro da Fifa e da France Football referente à temporada de 2011. Em cerimônia realizada em Paris nesta segunda-feira na sede da revista francesa, o argentino Lionel Messi, o português Cristiano Ronaldo e o espanhol Xavi Hernández foram anunciados como os concorrentes ao prêmio.
Messi agora buscará a terceira condecoração seguida como o melhor do planeta em 9 de janeiro em Zurique, na Suíça. Ele ganhou o prêmio em 2009 e 2010. Na última vez os outros dois finalistas também eram jogadores do Barcelona: os meias Andrés Iniesta e Xavi, campeões da Copa do Mundo pela Espanha.
Embora fora da concorrência pela Bola de Ouro, Neymar pode ficar com outra conquista na festa de Zurique. O gol que ele marcou diante do Flamengo, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, é um dos três que concorrem ao Prêmio Puskas, referente ao mais bonito do ano. As outras opções são o gol de Messi contra o Arsenal pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa e o do atacante inglês Wayne Rooney, do Manchester United, no clássico da cidade diante do City pelo Campeonato Inglês.
Entre as mulheres, a meia-atacante Marta acabou confirmada como candidata ao hexacampeonato da Bola de Ouro. A brasileira concorrerá com a meia japonesa Homare Sawa, campeã e artilheira do Mundial de 2011, e a atacante americana Abby Wambach, vice do mesmo torneio.
Mourinho tenta o bi entre os técnicos:
Também foram anunciados os concorrentes ao prêmio de melhor técnico de 2011. O português José Mourinho tenta reconfirmar a conquista de 2010. Ele venceu a Copa do Rei da Espanha em sua primeira temporada no Real Madrid e terá pela frente na disputa o catalão Josep Guardiola, atual campeão espanhol e europeu com o Barcelona, e o escocês Alex Ferguson, que comemorou 25 anos no comando do Manchester United com o 12º Campeonato Inglês pelo clube.
No futebol feminino, o melhor treinador segundo a Fifa e a France Football será o o japonês Norio Sasaki (campeão da Copa de 2011), a sueca Pia Sundhage (terceiro colocado da competição) ou o francês Bruno Bini (quarto). No ano passado o prêmio havia ido para a alemã Silvia Neid.
Os prêmios são definidos respeitando os votos de técnicos e capitães de seleções do mundo todo e também de jornalistas. A exceção é a eleição do gol mais bonito, escolhido em votação aberta na internet.
............................................................................................................
ABCD
Luiz Solano é Cidadão Honorário de Brasília
O jornalista paraense de Abaetetuba, Luiz Solano, conhecido como O Repórter do Planalto e membro da Comissão de Ética da Assocação Brasiliense de Cronistas Desportivos- ABCD- de recebeu, na manhã do dia 25 de novembro, o título de Cidadão de Brasília, outorgado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, em cerimônia no gabinete do presidente da CLDF, deputado Patrício. Luiz Solano já foi agraciado com as mais altas honrarias do governo do Distrito Federal (GDF), destacando-se a Medalha do Mérito Buriti, Medalha do Mérito Brasília, Medalha do Mérito Alvorada, Medalha do Mérito Tiradentes, Medalha do Mérito Dom Pedro II, Medalha do Mérito da Polícia Civil e Medalha da Segurança Pública do Distrito Federal. Valeu, valeu!
..........................................................................................................................................
O CROCODILO CHIOU
Com a situação dos vôos que chegam e partem do saturadíssimo Aeroporto de Brasília. Não é possível passageiros aguardarem até 50 minutos dentro de um avião a espera da liberação da torre para a decolagem ou aterrisagem. Se o aeroporto não comporta tamnho fluxo, que descentralizem alguns vôos de escalas para Goiânia ou Palmas. Além disso, no sábado, após uma espera de quase 50 minutos, ós passageiros desembarcados em Brasilia ainda tiveram de aguardar cerca de 20 minutos por suas bagagens.Uma vergonha! (E a copa vem aí!)
..................................................
O CROCODILO GOSTOU
Dos aplausos da torcida vascaína para a sua equipe após o jogo contra o Flamengo, no Engenhão, como retribuição pelo bom desempenho e luta demonstrados pelo time no Brasileirão.Nota mil!
.......................................................
BOLA FORA
A trinta dias da inauguração assistirmos parte do teto do novo terminal do Aeroporto de Cumbica,em obras, despencar ,exatamente num momento em que o governo anuncia medidas antiapagão, convenhamos, tratar-se de verdadeira bola fora.O que será que ainda veremos mais para a frente?
.........................................................
BOLA DENTRO
A bola dentro da semana foi detonada pelo Figueirense. Numa competição milionária como o Brasileirão, alcançar a sétima colocação com os recursos que dispôs para a formação do grupo, merece aplausos.Se desconhecem o detalhe, sua diretoria trabalhou com apenas 20% dos recursos que operaram as trajetórias dos dez primeiros colocados. Nota mil!
.............................................................
DATA VENIA
Alguém entendeu o que a presidente Dilma Rousseff quis dizer ao afiirmar que o ex-ministro defenestrado,Carlos Lupi”, ainda será muito útil ao país?” Como minha senhora, como? Num país sério, senhora nossa, ele já estaria sendo até fichado. Enfim, como Brasil é isso...
.......................................................
SENADO
Alvaro Dias destaca benefícios que CPI proporcionou para o futebol brasileiro
· Ao lembrar que a CPI do Futebol completa, no próximo dia 04/12, 10 anos desde que encerrou seus trabalhos, o Líder do PSDB, Alvaro Dias, destacou que muita coisa mudou no universo do futebol após a aprovação do relatório produzido na comissão. Para Alvaro Dias, o futebol brasileiro pode ser dividido em duas fases: antes da CPI e depois da CPI.
"Os cronistas mais credenciados do país afirmam sempre que o futebol brasileiro tem duas fases: até a CPI e depois da CPI. Até porque, após a CPI, surgiram documentos legais importantes como o Estatuto do Torcedor, a Lei de Responsabilidade Social do Desporto, além de termos assistido a uma mudança no conceito de gestão do futebol do país. Agora há maior transparência, os clubes são obrigados a realizar auditorias externas, publicar balanços. Hoje sabe-se quanto os clubes devem, enfim, há maior responsabilidade na gestão e os dirigentes não podem mais arrombar os cofres e ir embora sem que nada aconteça", disse o senador tucano.
O Líder lembrou também que a CPI gerou grande diversas ações na esfera criminal, que ainda tramitam, como o indiciamento de 17 "cartolas". Quanto aos recursos desviados por dirigentes corruptos, o senador tucano salientou que a CPI do Futebol proporcionou recuperação de R$ 140 milhões pela Receita Federal e mais de R$ 40 milhões pelo Banco Central. "Portanto, no que diz respeito à recuperação de recursos, a CPI do Futebol superou as expectativas", disse.
Ao falar sobre os 10 anos das CPI do Futebol, o Líder do PSDB disse que o ex-jogador de futebol Ronaldo corre risco de prejudicar sua imagem ao aceitar o convite da CBF Dias. para compor o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014. Para o tucano, essa parceria só favorece ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que estaria tentando se "blindar" contra as denúncias de corrupção na gestão do futebol brasileiro.
"Como admirador do Ronaldo, que foi um talento como atleta, e que possui visibilidade e respeitabilidade nacional e internacional, lamento que ele aceite misturar sua imagem à do Sr. Ricardo Teixeira. Nós o apoiaríamos e estimularíamos se ele assumisse posição de comando no COL, mas como coadjuvante de Ricardo Teixeira, Ronaldo corre o risco de ver sua imagem contaminada. Nós condenamos o governo porque aceita essa parceria com Ricardo Teixeira, e aceitando ingressar nesse comitê, Ronaldo acaba sendo coadjuvante numa forma de blindar Ricardo Teixeira, de tentar melhorar a imagem dele e dar a ele conforto diante das pressões que ocorrem", afirmou o senador Alvaro Dias.
(Carlos Nascimento)
.............................................................................................................................................
CROC_S
O BOTAFOGO deve anunciar nesta 2ª.feira, oficialmente, a contratação do técnico Oswaldo Olveira. O presidente Mauricio Assumpção disse esperar que Oliveira o ajude a relacionar o mais rápido possível os jogadores que ele pretende aproveitar no elenco de 2012. Coitado...///E se ele disser que,do grupo atual, só quer o Jefferson?Pois é../// SEGUNDO o noticiário, o presidente Joseph Blatter, da Fifa,poderá antecipar a divulgação do processo que envolve o presidente Ricardo Teixeira,acusado de ter recebido propina numa negociata,razão de processo julgado pela justiça suiça.///O QUE o tornaria Blatter um cidadão destemido,se considerado que, nos bastidores da CBF, Teixeira também teria em seu poder documentação que compromete sobremaneira Blatter em duas negociatas. Chumbo grosso.///APESAR de adorar as noitadas cariocas, Ronaldinho Gaúcho revelou a um amigo que dificilmente as curtirá por muito tempo.Sua intenção é mesmo deixar o Brasil por algum tempo.///A TORCIDA do Colorado (Inter) adorou a notícia de que Caio Júnior será o técnico do Grêmio em 2012.Meu Deus!/// SERÁ que os botafoguenses se deram conta de que o Botafogo é o único dos cariocas fora da Taça Libertadores?///DE uma coisa o presidnte Maurício Assumpção pode ter certeza absoluta: a torcida alvinegra não está nem aí para o fato do clube ter ou não uma ou dez pisicinas. O que a torcida quer, presidente, é um time do qual possa orgulhar-se , confiar e ver disputar uma final de competição. Sem essa, por favor, de boa administração e nenhum futebol. /// AFINAL, este ano Brasilia terá ou não a sua árvore de Natal na Esplanada./// BOA, muito boa, a manchete do Correio Braziliense sobre a queda de Carlos Lupi:” Lupi pede demissão por justa causa”. /// OS hotéis cariocas devem ter ocupação média de 86% no verão e de 100% no reveillon. A perda de turistas estrangeiros em razão da crise na Europa e Estados Unidos,será compensada pelos brasileiros.A estimativa é do presidente do Sindicato de Bares, Restaurantes e Hotéis do Rio. Paulistas ,baianos e mineiros lideram a onda de turistas que invadirão o Rio a partir do dia 27./// É isso aí!
..........................................................
TURISMO
AJUDA PARA A TERRA DOS BARÕES
Casario de Vassouras sofre com um abandono histórico
Ministério Público Federal promoverá audiência pública na cidade nesta quarta-feira
RIO - Quando chegam as nuvens grossas, prenunciando temporal, a noite é de insônia para Isabel Rocha, a responsável técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Vassouras, no Vale do Paraíba fluminense. Ela já sabe que, a cada aguaceiro, é menos um telhado, um forro ou uma parede no casario da cidade. Aos poucos, a natureza vai varrendo do mapa uma das mais valiosas relíquias do Brasil Império: a malha urbana da capital do ciclo do café e moradia dos barões que comandaram a economia do país por meio século.
Vassouras foi o primeiro centro histórico do século XIX tombado no país, em 1958 (antes mesmo de Petrópolis). Paradoxalmente, a cidade vive hoje uma corrida contra o tempo para não ver esse acervo transformado em pó. Na quarta-feira, o Ministério Público Federal promoverá audiência pública na cidade (às 17h, no auditório do Sesc) para cobrar a responsabilidade de cada agente público envolvido na questão, do Ministério da Cultura à prefeitura local.
- Há certa timidez e falta de articulação na luta para preservar um dos mais importantes períodos da história do Estado, quando o Vale do Paraíba esteve no centro da vida nacional - lamenta o historiador Ricardo Salles, autor de “E o vale era o escravo - Vassouras, século XIX. Senhores e escravos no coração do Império”.
Ou, nas palavras do procurador da República Rodrigo Lines, responsável pela abertura de quatro inquéritos civis públicos sobre o problema:
- O abandono é total.
Tapumes escondem o acervo destruído
Tapumes e escoras são os únicos vestígios do poder público nos casarões arruinados. Na entrada do centro histórico, o Solar do Barão de Vassouras desponta como símbolo deste desamparo. Vencida pelas infiltrações, uma parede desabou em 2007, levando junto toda a ala social do casarão erguido em 1848, em forma de “U”, para abrigar a família do barão Francisco José Teixeira Leite (1804-1884), uma das mais influentes do sul fluminense no Segundo Reinado.
Numa época em que cidades como Vassouras mereciam as mesmas atenções e paparicos dedicados à Corte, o Solar era, ao mesmo tempo, residência e centro de poder. Foi ali que os acionistas da Estrada de Ferro D. Pedro II assinaram o contrato de construção da ferrovia. Conta-se que o Barão de Vassouras teria dado socos na mesa, exigindo que uma mudança no traçado fizesse o trem passar pela cidade.
- O Barão de Vassouras representa a segunda das três gerações das famílias produtoras de café. Antes, vieram os desbravadores, que desmataram para o plantio. A segunda geração ergueu as cidades da região. Dom Pedro II vivia por ali. Os barões praticamente não frequentavam a capital. Só a terceira geração, a dos seus filhos, passou a visitar a Corte com regularidade - explicou o professor Ricardo Salles.
Visto de fora, cercado por tapumes, o casarão parece íntegro. Por dentro, o quadro é desolador. O telhado, o forro de tábua corrida e as paredes de divisão interna praticamente sumiram, junto com as pinturas decorativas. Sem escoras, o que resta do palacete pode vir abaixo a qualquer momento. A prefeitura chegou a desapropriar o imóvel, mas a Justiça considerou o ato irregular e mandou devolvê-lo ao verdadeiro proprietário, que o prefeito Renan Vinícius de Oliveira confessa não saber quem é.
Mais acima, outra construção tira o sono da equipe do Iphan: o Asilo Barão do Amparo, antigo hospital da cidade, que só continua de pé porque o instituto, pressionado pelo Ministério Público, destinou este ano recursos emergenciais para escorar o prédio, erguido entre 1848 e 1853.
- Além de alegar que não tinha condições financeiras para assumir a obra, a Irmandade Santa Casa da Misericórdia de Vassouras, proprietária do asilo, não pagava as contas de luz - disse Isabel Rocha, do Iphan de Vassouras.
Irmandade não pagava nem a luz
Apesar de reiterados alertas desde 2002, a irmandade não tomou providências para evitar o desabamento. Fez apenas obras que descaracterizaram a construção original. Cinco anos depois, quando as rachaduras avançavam pelas paredes, o Ministério Público estadual determinou a evacuação do prédio, alegando haver risco para os idosos que ali viviam. O pior viria no ano seguinte. Durante o carnaval, um misterioso incêndio consumiu parte do casarão. Desde então, o asilo ficou abandonado.
A situação do asilo aquece o bate-boca que facilita o avanço da destruição: o Iphan diz que a responsabilidade é do proprietário; o proprietário alega não ter dinheiro para proteger um bem da sociedade; a prefeitura diz que o orçamento só chega para as despesas básicas, como saúde e educação. E o Ministério Público entende que cada um tem a sua parcela de culpa pelo quadro desolador.
Seja como for, a audiência de quarta-feira pode ser a última chance para salvar os casarões. Um deles, contudo, ficará de fora. Reduzido às paredes externas, o Palacete do Barão do Amparo, no alto de uma colina, é dado como perdido pelo Iphan. Os proprietários, da família Avelino, não chegam a um consenso sobre o destino do que restou. Há quem diga que o desejo inconfesso dos herdeiros é lotear o terreno e vender tudo.
© 1996 - 2011. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário