quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CROCODILO

É ISSO AÍ!
(Jorge Martins)


Maracanã: gigante abandonado pela Fifa e CBF

CATEDRAL ABANDONADA

Nos meu quase 50 anos de jornalismo esportivo ,confesso-lhes ser a primeira vez que assisto com tristeza a CBF e a Fifa distanciarem a Seleção Brasileira da Maracanã,

conhecido mundialmente como a Catedral Mundial do Futebol nacional, rótulo que já pertenceu ao estádio de Wembley, da Inglaterra. Que há bom tempo a CBF vem afastando a seleção do torcedor brasileiro, realizando a maioria dos seus amistosos no exterior, não é segredo. Atrás de grana, a CBF também faz qualquer negócio. Engagam-se aqueles que acham que a entidade nacional é diferente da Fifa. Nada,porém, justifica o afastamento da seleção do seu torcedor e, principalmente, do Maracanã , o mais tradicional palco do futebol brasileiro.
Daí a frieza e desinteresse que o torcedor carioca vem demonstrando com relação a Copa do Mundo de 2014. Se o fato já vinha ocorrendo, piorou consideravelmente após a Fifa divulgar a relação dos jogos da seleção no Mundial. Excluir a terra carioca um ou dois jogos da seleção na Copa, não faz sentido.É aberração ! Como seria excluir Roma dos jogos da seleção italiana; Madri dos jogos da Azurra e Wembley das partidas do English Team. Lá fora isso jamais aconteceria. A intenção seria imediatamente rechaçada, o que não aconteceu aqui (pelo menos até agora), por frouxidão ,covardia e falta de posicionamento do governo estadual e federal ( vez que a CBF, pressionada pelo escândalo levantado pela imprensa inglesa e ameaçada com a divulgação do dossiê da justiça suiça assistiu a todo de braços cruzados). Tivesse o Rio um governador (como dizia o ex-presidente Collor) com “aquilo roxo”, capaz de bater de frente com Blatter e seus pupilos, e certamente o torcedor carioca não estaria ameaçado de sequer assistir um jogo do time da CBF na Copa, isso após uma reforma que custará aos contribuintes do Estado perto de um bilhão e meio de reais.
Para corrigir tamanha falta de sensibilidade,quer da Fifa ,quer da CBF, resta esperar que o movimento iniciado na semana passada na cidade, exigindo um ou dois jogos da seleção no Maracanã, realmente surta efeito. Uma canetada, sabemos todos, e tudo muda. A Fifa é assim!E a CBF também! É isso aí!
.....................................................................................
DOIS TOQUES
(Iata Anderson)

COMO ELES ROUBARAM O JOGO

O secretário geral da Fifa Jerôme Valcke achou-se no direito de subir o tom de voz nas conversas que teve com as autoridades brasileiras e tirou onda – ô terminho bem aplicado – como quem diz “não quer fazer a copa, dá para outro”. Veio na nossa casa dizer isso, nas entrelinhas e foi além, falou textualmente: “vocês fazem exigências demais à entidade que comanda o futebol”, referindo-se à Fifa.
E o que fizeram nossas autoridades quando essa turma que dirige a Fifa chegou aqui com um caderno de encargos que incluía liberação de bebida alcoólica, isenção de todos os impostos, que nós pobres mortais pagamos sem reclamar, e mil e uma exigências ? Absolutamente nada. Nem a nossa soberania foi respeitada, quiseram pisar em cima. Faltam machos nesse país, tenho repetido. Nossos dirigentes, além de incompetentes são frouxos.
“Só porque vocês ganharam cinco copas do mundo se acham no direito de pedir, pedir, pedir”, disse o Mr. Futebol – ou pelo menos é o que ele se julga ser – depois de se reunir com o Ministro Aldo Rebelo e o conselheiro do Comitê Organizador Local (COL), Ronaldo Fenômeno, posto no cargo para descascar os abacaxis do sumido Ricardo Teixeira, que está esperando a poeira baixar.
Tivesse a CBF respaldo moral ou fosse presidida por João Saldanha –não sei por que penso sempre nele nesses momentos – esse cara teria sido expulso da sala e levaria um sonoro pontapé no traseiro. Mas estamos em baixa, ocupando o sexto lugar no ranking dos “homens”, não podemos, ele tem razão, fazer muitas exigências. Puseram o rabinho entres as pernas e saíram de fininho.
Quando Jerôme cobra pressa na aprovação da lei – um conjunto de medidas que regulamenta a realização do mundial da Fifa, desde o preço dos ingressos até a proteção de marcas dos patrocinadores, inclusive cervejas, (quer salvar a Budewiser, claro), está certo, fazendo o seu papel. E, mais uma vez, tem razão.
A lei criou uma série de divergências entre as autoridades brasileiras e a Fifa, entre elas a concessão de meia-entrada para estudantes e idosos e a proibição de bebidas alcoólicas nos estádios, que já citei acima. Talvez seja esse o maior entrave pela força política da marca americana de cervejas, a Budeweiser, um dos grandes patrocinadores da copa do mundo.
Jarôme tem suas razões para reclamar, temos que reconhecer isso. A Fifa não veio aqui pedir para fazer copa do mundo. A forma como ele chega, se aboleta numa poltrona e diz o que bem entende é que pega mal.. Guardadas as astronômicas diferenças, o Brasil faz a copa de 1950 e ninguém da Fifa veio aqui fazer cobranças. Pelo menos isso nunca foi publicado.
O que será que mudou tanto, o Brasil, a Fifa ou a incalculável fortuna que rola numa copa do mundo ? Depois de ler o livro do inglês David Yallop “Como eles roubaram o jogo” nunca mais vi futebol da mesma forma. Uma sensação de asco me tortura até hoje. Se quer conhecer como funciona “o jogo” vá correndo a uma boa livraria.
Sobre a Fifa, Yallop escreve, na página 222, espero que ele permita transcrever um trecho importante de sua obra.
“Ao ser fundada em Paris, em 1904, a Fifa tratava de futebol e de pouco mais. Seu “ethos” permaneceu na maior parte intacto sub sucessivos presidentes, dois franceses, um belga e três ingleses, até que um brasileiro ocupou o trono em 1974. Dentro de alguns anos, o “ethos” começou a mudar. Uma década depois, havia sido inteiramente transformado. A Fifa não tratava mais de futebol. Tratava de produto, de patrocínio, publicidade e comercialização do produto. Tratava de dinheiro. O jogo ? O jogo havia sido roubado. Como fazem ladrões profissionais de obras de arte, o original fora substituído por uma cópia bem feita. A peça falsificada enganou muita gente. O que nos resta é esperar devotamente que Abraham Lincoln estivesse certo quando expressou suas opiniões sobre “enganar o povo”.

*(Iata Abderson é jornalista e rpresentante da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos- ABCD- no Rio de Janeiro)
..........................................................................................................................................
COMPROMISSO
Fifa diz que Brasil se comprometeu a aprovar Lei Geral da Copa até março

O Governo se comprometeu a aprovar até março a Lei Geral da Copa, que inclui as principais exigências da Fifa para a realização do Mundial no Brasil, afirmou nesta quarta-feira o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, que está no país para acompanhar a preparação para o evento.
O dirigente disse que a garantia partiu do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que afirmou inclusive que o Congresso vai autorizar a venda de cerveja nos estádios durante a Copa do Mundo, um dos pontos mais polêmicos da lei. A comercialização de bebidas alcoólicas é proibida em estádios brasileiros.
"Não quero parecer arrogante, mas na questão do álcool não negociamos. É um compromisso assumido pelo Governo do Brasil e um de nossos patrocinadores é uma cervejaria brasileira", disse Valcke em entrevista coletiva com correspondentes estrangeiros.
O Congresso, que está em recesso até 1º de fevereiro, analisará a questão na votação da lei, que contém os compromissos assumidos pelo Governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2007, antes da escolha da sede da Copa.
Além disso, Valcke disse que a Fifa foi "muito flexível" em outras exigências, como na distribuição de ingressos populares à população pobre, outro ponto de atrito entre a entidade e as autoridades brasileiras.
Sobre a questão das entradas, o dirigente explicou que um milhão de ingressos chegarão às bilheterias, e 300 mil serão vendidos a preços mais baixos e serão destinados a camada mais pobre da população.
O secretário-geral se mostrou contente com o progresso no andamento das obras e disse que "os estádios nunca são um problema", mas mostrou preocupação em relação à infraestrutura hoteleira e de transporte em algumas das doze sedes.
Valcke dará uma nova entrevista coletiva nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, e depois irá para Brasília para conversar com uma comissão de deputados liderada pelo ex-jogador Romário (PSB-RJ).
...........................................................................................................
G L O R I O S O

A diretoria do Botafogo promete para amanhã a apresentação do lateral Rojas. Assim seja! Com relação ao zagueiro nipo-brasileiro Tanaka (que ninguém conhece por aqui, a não ser o técnico Oswaldo de Oliveira), o alvinegro garante ter passado uma borracha no assunto,sem garantir que buscará um outro reforço para a zaga.A melhor expectativa,a esta altura dos acontecimentos,é que Maicosuel se apresente melhor do que no ano passado e possa,ao lado de Andrezinho, fazer o elenco alvinegro render mais do que em 2011,quando foi um “embrulho mal feito, com alguma sorte”. Jóbson, na minha opinião,continua sendo o melhor reforço deste ano. A única dúvida que tenho, é se a sua cabeça funcionará de forma mais profissional . Loco Abreu,sem nenhuma sombra na reserva a assustá-lo, a jogar a mesma bolinha, melhor será retornar a Montevidéu e levar adiante o projeto de apresentador de TV.
.......................................................................................................
ESPANHA
Barça vira sobre Real, dança hit de Michel Teló e fica perto de semifinal na Copa do Rei



Abidal e Daniel Alves dançam Michel Teló no Santiago Bernabéu
Foto: AFP

Em mais um emocionante e nervoso clássico entre Barcelona e Real Madrid, o lado catalão saiu vitorioso novamente. Nesta quarta-feira, no Santiago Bernabéu, a equipe visitante derrotou o atual campeão da Copa do Rei por 2 a 1 de virada, e ficou mais perto da semifinal da competição. Com o triunfo, o Barcelona tem a vantagem do empate na partida do Camp Nou, além de poder perder por 1 a 0 que ainda avança de fase. O próximo adversário sai do duelo entre Valencia e Levante.
Além da derrota, a torcida do Real Madrid ainda viu o rival dançar o sucesso do cantor brasileiro Michel Teló em pleno Santiago Bernabéu. Quando o francês Eric Abidal fez o gol da virada, saiu para comemorar com Daniel Alves, e juntos fizeram a coreografia de Ai, Se Eu Te Pego. Cristiano Ronaldo havia aberto o placar, com Puyol obtendo o empate.
Além disso, o Barcelona chegou a uma marca história. É o primeiro time a visitar o Real Madrid em sete vezes consecutivas e sair da capital espanhola sem uma derrota.
O Barcelona só teve uma alteração em relação a seu time titular: Pinto surgiu no gol substituindo Valdés. Já o Real Madrid contou com uma escalação bastante modificada. Altintop foi escalado na lateral direita, e Ricardo Carvalho formou a dupla de zaga com Sergio Ramos. Com Marcelo no banco, Fábio Coentrão jogou pela esquerda, e Lass Diarra e Pepe jogaram na contenção do meio de campo.
O Real Madrid iniciou a partida de modo parecido com o último clássico disputado no Santiago Bernabéu. A marcação na saída de bola adversária foi a tônica dos primeiros minutos, e o Barcelona tinha dificuldades de empregar seu tradicional toque de bola. E com 10 minutos a vantagem no placar era do time da casa. Benzema achou Cristiano Ronaldo com grande passe, e o português finalizou por entre as pernas de Pinto após driblar Piqué e Daniel Alves.
A primeira jogada de ataque do Barcelona saiu três minutos depois, quando Iniesta passou fácil por Altintop e chutou no canto direito - Casillas defendeu. Com o jogo equilibrado, os catalães criaram novo perigo em cabeçada de Sanchez que acertou a trave. Na sequência o futebol deu lugar a lances pegados, e Pepe e Piqué receberam cartão amarelo.
Messi apareceu pela primeira vez aos 23min, em chute potente pela esquerda que obrigou Casillas a fazer grande defesa. O Barcelona passou a ter o jogo à sua cara, e Iniesta ficou perto do empate aos 28min depois de jogada trabalhada, mas arrematou para fora. Os lances ofensivos foram aos poucos se tornando raros, e o Real basicamente marcava a troca de passes adversária.
Depois do intervalo, o Barcelona contou com três minutos para empatar. Em cobrança de escanteio, Puyol aproveitou desatenção de Pepe e cabeceou com força para o fundo das redes. A virada ficou perto de ocorrer quatro minutos depois, em chute de Fábregas que só não virou gol por desvio de Sergio Ramos. A resposta madridista saiu aos 10min: Altintop fez linda jogada pela direita, deixou Iniesta no chão e cruzou para Benzema cabecear na trave direita.
Buscando equilibrar a partida, José Mourinho promoveu duas mudanças: tirou Diarra e Higuaín para as entradas de Ozil e Callejón. A partida voltou a ficar quente, com direito a pisão de Pepe na mão de Messi. O Real Madrid não era capaz de um chute a gol, e tinha Cristiano Ronaldo bastante apagado.
Se o português não conseguia criar, Messi produziu. O argentino deu grande passe para a entrada surpresa de Abidal na área, que tocou na saída de Casillas. Como o resultado já era desastroso, Mourinho enfim tirou Pepe para a colocar Granero em campo. O clima, porém, era de mais uma vitória do Barcelona sobre o Real Madrid. (TERRA)
...............................................
FUTEBOL ARGENTINO
O NOVO ALVINEGRO PORTENHO

Boca Juniors apresenta camisa preta e branca.Vontade de ser botafoguense?




Atacante Lucas Viatri posou de modelo para apresentar o novo uniforme, com listras pretas e brancas, que será utilizado pelo Boca Juniors no Torneio de Verão deste ano






...................................................................................
FUTEBOL CANDANGO

Fui informado que num rompante de bom senso, o representante dos clubes na federação candanga mudou o discurso e informou ao Interventor a decisão dos clubes de iniciar o campeonato no próximo dia 12 de fevereiro, o que vem atender determinação contida no Estatuto do Torcedor.
O campeonato, pelo que deduzi,terá mesmo 12 clubes, reunindo os 4 que estavam a brigar por duas vagas na justiça desportiva :Brasília Esporte Clube, Legião, Atlético Ceilandense e Capital, cujas ações deverão ser consideradas extintas pelo TJD da federação.
Restam ainda ,porém,duas pendências para o Candangão ter prosseguimento, o recurso do Dom Pedro pleiteando uma vaga na competição e a desavença entre árbitros e federação, isso em razão da indicação do presidente do departamento, sem o seu aval.
Se o Dom Pedro vai ou não retirar o recurso, eis aí uma incógnita. Afinal, não se trata apenas do sonho de disputar a competição e a forte expectativa de ter o seu Direito reconhecido na ação levada ao STJD.Vai mais longe, bem mais. Trata-se de tentar abocanhar também os cerca de 250 mil reais prometidos pelo GDF (BRB) a cada um dos clubes incluídos no campeonato. E como dois entraram pla janela (de 10 para 12 clubes), o Dom Pedro também quer a parte dele.Dura lex, sed lex, a menos que do bolo arranquem uma fatia para ele silenciar. É isso ai!
........................................................
JUSTIÇA DO TRABALHO
JUSTIÇA ISENTA O SANTA CRUZ DO PAGAMENTO DE CLÁUSULA PENAL A JOGADOR DISPENSADO

Entendimento foi da Oitava Turma do TST, que, ao não conhecer, por unanimidade, do recurso do jogador, manteve decisão do TRT da 6ª Região (PE) pelo não pagamento da cláusula penal
Fonte | TST

O Santa Cruz Futebol Clube, do Recife (PE), não precisará pagar ao jogador Creedence Clearwater Couto, dispensado de seu elenco, o valor de R$ 2 milhões referentes à cláusula penal prevista no artigo 28 da Lei nº 9.615/88 (Lei Pelé). O entendimento foi da Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que, ao não conhecer, por unanimidade, do recurso do jogador, manteve decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) pelo não pagamento da cláusula penal.
O atleta profissional descreve em sua inicial que teria firmado contrato de trabalho com o clube por tempo determinado de quatro meses, com início em 1/8/2007 e término em 30/11/2007, com remuneração de R$ 9 mil mensais, mas teria sido dispensado sem motivo pelo Santa Cruz em 25/10/2007, ficando sem trabalhar ater o início de 2008. Durante o período em que permaneceu treinando e jogando, o clube, segundo ele, "não efetuou o pagamento de nenhuma quantia sequer", nem das verbas rescisórias quando da dispensa. Na ação trabalhista pedia o pagamento dos salários, as verbas rescisórias devidas os R$ 2 milhões previstos na cláusula penal.
Em sua defesa, o Santa Cruz alegou que, em decorrência da natureza bilateral do contrato e usando seu poder diretivo, optou pela dispensa devido ao baixo rendimento de Creedence Clearwater nos treinos e jogos. Alegou ainda que teria cumprindo todas as suas obrigações legais, tais como salários, férias proporcionais, 13º e depósito do FGTS referentes ao período do vínculo de emprego. Quanto ao pagamento da cláusula penal, afirmou não ser devida, pois no caso de a rescisão antecipada se dar por iniciativa do empregador, este deve pagar ao atleta a multa rescisória prevista no artigo 479 da CLT.
A 23ª Vara do Trabalho de Recife (PE) concedeu ao atleta apenas a multa rescisória, ou seja, 50% da remuneração devida até o final do contrato. Julgou procedente ainda o pedido do pagamento dos salários devidos nos meses de agosto, setembro e 25 dias de outubro de 2007. Da mesma forma, o TRT-PE entendeu indevido o pagamento da cláusula penal, independentemente da hipótese de dispensa imotivada.
O jogador recorreu ao TST sob a argumento de que a cláusula penal tem aplicação bilateral e serve tanto ao atleta quanto ao clube, alcançando os casos de rescisão antecipada e imotivada de jogador de futebol. O processo foi julgado pela Oitava Turma tendo como relatora a ministra Dora Maria da Costa, que, em seu voto, destacou que a jurisprudência do
TST, "atual e tranquila", considera que a cláusula penal prevista na Lei Pelé se aplica aos casos em que a rescisão contratual seja motivada pelo atleta, e é devida apenas em favor das entidades esportivas.
Processo: RR-3678800-03.2007.5.09.0007

............................................................................................................................






S A Ú D E
Teste da pisada na Pró Corrida

No dia 21 de janeiro, sábado, a Pró Corrida oferece o Teste da Pisada, das 16h às 18h, no Terraço Shopping. O teste é feito com o uso de um aparelho chamado de baropodometro que mede a pressão plantar exercida pelo corpo e sua anatomia, tanto em posição estática (parado), quanto dinâmica (movimento). Dessa forma, é avaliado o tipo de pé e pisada (neutra, pronada ou supinada), como também possíveis desvios posturais. Segundo o fisioterapeuta Wesley Albuquerque, responsável pela realização do Teste da pisada na Pró Corrida, qualquer pessoa pode fazer o exame, seja ele atleta ou não, pois é uma forma de praticar exercícios físicos com qualidade e segurança. Vá a Pró Corrida e saiba qual é o seu tênis ideal!Pró Corrida-SHC/AOS EA 02/08 Lote 05, loja 148/149 – Terraço Shopping-Tel: (61) 3234-0041
....................................................................
BRONCA NA GLOBO
São Paulo, 17 de Janeiro de 2012.

Senhor Presidente,
do Complexo Globo de Comunicação
e Brilhante Diretor de Jornalismo.

A REDE GLOBO DE TELEVISÃO, nas ultimas quatro décadas, tem sido a grande beneficiaria da força dos ex-bicheiros, hoje, empresários vitoriosos.
Essa pergunta não pode calar:
- Por que este portentado mundial, permite que os referidos empresários, milionários, sejam bombardeados pelas ambições políticas do Beltrame e da Marta?
Alguma dúvida que todos os impostos não recolhidos pelos ex-bicheiros, hoje empresários vitoriosos, repito, tiveram destinação social? Inclusive, dando condições de vida aos ex-apenados?
O que é isto Dr. José Roberto?
O que é isto meu diretor Schroder?
Por que tamanha omissão? Por que tanta covardia dentro de um regime democrático?
Que mal o Anísio e seus colegas, fizeram ao Rio de Janeiro para merecerem tamanho exibicionismo.
O apartamento comprado ao saudoso Dr. Roberto Marinho teria sido pago com dinheiro sujo? O que é isso ilustres comandantes?
SOCORRO!
Com respeito mas,
indignado.

AGNALDO TIMÓTEO
Cantor e Vereador
Ao-Dr. JOSÉ ROBERTO MARINHO
DD PRESIDENTE
..................................................................
C R O C _ S

Acho até graça quando alguém comenta que a Fifa tem afrontado contra à soberania nacional . Que afronta é essa? Pelo que sei, até aqui a entidade não cometeu nennhum atentado contra a Constituição Federal ,principalmente na questão da exigência da venda de bebida da Ambev nos estádios da Copa,ela que recentemente adquiriu direitos da fabricação da norte-americana Budweiser em nosso território./// AO admitir os termos apresentados para a realização do Mundial, o governo brasileiro sabia que essa seria uma das exigências da entidade em favor de um dos seus maiores patrocinadores (e da CBF) .Além do mais, nem todos os Estados proibiram à venda do produto nos estádios. A Capital da República de todos os brasileiros é prova disso. Aqui, proibe-se apenas a venda do produto em garrafas. E a venda é liberada não apenas nos bares das praças esportivas como por ambulantes que percorrem os degraus das arquibancadas e gerais. Tanto que PM nunca prendeu ninguém por consumir o líquido embebedor.///SE o Estatuto do Torcedor reza outra coisa, a norma é descumprida em 90% do território nacional.///COMO preocupação maior, bem maior, vejo a liberação da entrada de turistas estrangeiros apenas com seus passaportes, sem checagem dos nossos consulados e embaixadas no exterior. Ou será que isso é menos preocupante do que a venda de bebidas nos estádios da Copa?Ou terrorista é menos perrigoso do que uma lata de Budewiser? ////SOBRE outras tantas deficiências registradas até aqui pela Fifa com relação aos preparativos de infraestrutura para a Copa nas cidades-sedes. Como mobilidade urbana, aeroportos, hotelaria,etc., ainda nesta 4ª.feira, num programa do SportTv, levantamento feito pela Folha de São paulo e discutido no programa, demonstrou claramente que se as obras dos estádios estão indo bem, o mesmo não acontece com relação aos demais encargos. Apenas Fortaleza e Belo Horizonte cumprem até agora 40% da etapa de programação de infraestrutura. E isso faltando apenas 1 ano e cinco meses para a Copa das Confederações. Com relação aos aeroportos, um dos mais problemáticos entraves que o Brasil enfrenta no dia a dia da nossa aviação comercial, nada foi feito para receber os cerca de 800 mil turistas que chegarão na Copa./// EM BRASÍLIA, os locais para treinos das seleções , inexistem.Os que existem, são inadequados e terão de sofrer inúmeras obras para atender as exigências das delegações visitantes.///A CIDADE, diga-se de passagem, tem um deficit de leitos na ordem de 6 mil (por baixo) e as vias , transportes e esquema de segurança mal sairam da chamada” fase de estudos”.///POSTO ISTO, convenhamos;se a Fifa não “apertar”, na Copa apresentaremos apenas puxadinhos,´congestionamentos gigantes e turistas( os u conseguirem desembarcar nos nossos aeroportos) acampando nas ruas e assistidos por ambulâncias do SAMU nas ruas das cidades –sedes. É isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário