DF 22/JANEIRO/2012
.................................
OS DIREITOS DE CADA UM
NO CONTEXTO GERAL
DAS NORMAS DA ABRACE
As associações estaduais não criam normas, apenas cumprem as determinações emanadas pela Associação Brasileira de Cronistas Esportivos- ABRACE, responsável pela edição dos atos que regem a imprensa esportiva nacional, na conformidade da legislação e acordos , contratos nacionais e internacionais celebrados pelas confederações e federações com as empresas detentoras dos direitos de exclusividade das transmissões esportivas.
As normas seguem os fundamentos dos contratos celebrados pela Fifa, CBF ,Uefa e Confederação Sul-Americana com as empresas contratantes, através de atos que devem reger a atuação da crônica nos estádios de todo o mundo , aplicáveis em todas as competições oficiais internacionais e nacionais.
No Brasil, cabe à Confederação Brasileira de Futebol- CBF- acatá-las e praticá-las em todas as competições oficiais sob sua chancela, na conformidade dos contratos de exclusividade sacramentados com as emissoras detentoras dos direitos de transmissão.
No caso dos repórteres de campo , rezam as normas que eles devem estar postados atrás dos gols, ressalva feita apenas aos repórteres das emissoras detentoras dos direitos de transmissão.
As transgressões das normas orientadoras são puníveis desde advertência e multas à cassação de transmissão diretamente das praças esportivas. No caso de reincidência, pode ocorrer ainda o cancelamento definitivo da inscrição da empresa e profissionais sob sua responsabilidade dos quadros das entidades estaduais e nacional, responsáveis pelo credenciamento.
COPA DO MUNDO
Nas eliminatórias e jogos da Copa do Mundo, Copa da UEFA, Copa Libertadores, Copa das Confederações, Copa América e campeonatos nacionais da Espanha, Inglaterra, Irlanda, Escócia, Suécia, Portugal, França, Itália, Rússia, México, Argentina, Chile, Venezuela e Colômbia, dentre alguns, os repórteres credenciados são liberados apenas para a realização de entrevistas coletivas Os fotógrafos, por seu turno, devem ficar posicionados atrás de placas publicitárias junto as bandeirinhas de escanteio( menos nas eliminatórias e Copa).
A Fifa não credencia repórteres de campo.
ACESSO AOS GRAMADOS
O acesso aos gramados é liberado apenas aos repórteres de rádio (dois), TVs , fotógrafos, cinegrafistas ,auxilares e técnicos( também dois por emissora), devidamente coletados pelas respectivas associações e devem ficar posicionados atrás dos gols. Os técnicos são liberados apenas antes das partidas , para ajustes dos equipamentos (ou em caso de problemas ocorridos no meio da transmissão que, comprovadamente, possam exigir sua presença no gramado)
É expressamente proibido o acesso de narradores e comentaristas aos gramados, os quais devem cumprir suas tarefas nas cabines que lhe são destinadas nos estádios. Apenas em casos excepcionais (como a falta de um repórter) a liberação é passível de permissão pelos representantes das entidades ,por momentos, e não por mais de três vezes no decorrer da temporada.
Para entrevistas nos vestiários após os jogos, os repórteres de jornais, revistas , sites e blogs serão liberados pelo pessoal de apoio das entidades estaduais faltando cinco 5) minutos para o encerramento da competição, devidamente coletados.
..........................................................................................................
SITES E BLOGS
Na último Congresso Nacional da Abrace, realizado em Palmas, em abril do ano passado, ficou estabelecido que o credenciamento dos sites e blogs seguirão as mesmas normas estabelecidas para os demais profissionais de rádio,TV ,jornais e revistas, mediante o cumprimento da exigência da apresentação do registro profissional emitido pela DRT e solicitação feita em papel timbrado e assinado pelo proprietário da empresa, igualmente profissional devidamente habilitado pela DRT e respectivos Sindicatos (Radialistas ou Jornalistas).
Cada blog e site não poderá ter mais de seis(6) profissionais credenciados pelas entidades, número que só poderá ser maior no caso de empresas de âmbito nacional, com sucursais num mínimo de 5 Estados.
.......................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário