quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CROCODILO

LEI FEDERAL

:: Lei nº 12.395, de 2011. Art.90-F. Os profissionais credenciados pelas Associações de Cronistas Esportivos quando em serviço têm acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo o território nacional, obrigando-se a ocupar locais a eles reservados pelas respectivas entidades de administração do desporto.
.................................................................................................................................
DESTAQUES

SELEÇÃO CONTINUA EXPERIÊNCIAS CONTRA A BÓSNIA
ALFREDO BESSOW :SURREALISMO REAL NOS PAMPAS
BEIRA-RIO PODE SUBSTITUIR O OLÍMPICO NA COPA
CANDANGÃO: GAMA SAI DA UTI GOLEANDO O LEGIÃO
TULIO MARAVILHA FAZ 5 GOLS EM AMISTOSO
BURITI: VALMIR CAMPELO ADMITE SER CANDIDATO
ACEPPR RECORRE AO MTr CONTRA ATLÉTICO PR
MANCHETES IMPOSSÍVEIS
CROC_S
......................................................................................................................................
É ISSO AÍ!
(Jorge Martins)

GAMÃO RESSUSCITA NO CAVE

Quando muitos esperavam ver a pá de cal baixar em cima do jovem time do Gama, domingo, no Cave, eis que a rapaziada alviverde deu a volta por cima, espanou a poeira e sapecou 6 X 0 (isso mesmo, 6 X 0) na também jovem equipe do Legião. Verdade que o time alaranjado até que começou bem e podia perfeitamente ter saido na frente em duas boas oportunidades criadas logo criou nos primeiros 10 minutos. Mas ficou nisso. A partir daí, como verdadeira legião estrangeira,onde ninguém parece conhecer ninguém e cada qual fala um idioma diferente do companheiro ,seu time acabou se constituindo na vítima que o Verdão tanto necessitava para resssucitar no Candangão enquanto a vítima deu claras mostras de estar em vias de entrar na UTI.E não sair mais dali. Fraco , raquítico e sem disposição, o diagnóstico não é nada auspicioso para o Legião, não mesmo.

Bom para a galera alviverde, que se apreensiva estava antes do jogo, assustada de cair na UTI antes do Legião, com a goleada deixou o Cave alegre, cantando e mandando recado para o Brasiliense “Ah! Ô Jacaré, pode esperar, a tua hora vai chegar! Mas isso é outra história.Papo para gente discorrer no decorrer da semana.

No outro resultado do domingo, ora vejam embora, tido como favorito, não é que o Botafogo-DF foi empacotado pelo Brazlândia ( 2 X 0)? E não é que,de repente, o patinho feito de Brazlândia não só venceu como chegou a liderança do seu grupo? E diante disso,será que alguém em sã consciência reune condições de apostar num resultado qualquer para a próxima rodada?O quê? O favorismo do Jacaré diante do Gama? Pois é...Também acho, também acho.No papel e na lógica, é sim. Mas o amigo apostaria sua casa nisso aí? Eu heim!... É isso aí!
....................................................................................................................
BOLA CHEIA

A notícia de que a federação e clubes não mexerão mais na tabela, prometendo que doravante só haverá jogos nos finais de semana mesmo. Se dá para acreditar, temos nossas dúvidas.Afinal, Candangão é Candagão! O tal campeonato que já mandou o Estatuto do Torcedor às favas e que não está nem aí para Justiça, para o Interventor, para a Dilma, nada enfim. Posto isto, aguardemos os acontecimentos.
.......................................................................................................
BOLA MURCHA

Pela indefinição do grupo e novas experiências há pouco mais de 360 dias da abertura da Copa das Confederações , o troféu Bola Murcha da Semana vai para o técnico Mano Menezes ,da Seleção Brasileira. Não é possível que após a convocação de 59 jogadores e várias repetições, o treinador ainda não tenha uma base para a seleção.Levar Ronaldinho Gaúcho?Para quê?Ele estará na Copa 2014?Por acaso o Ronaldinho está jogando um futebol a La Gerson Canhotinha, Rivelino,Tostão, etc.Então, levá-lo para quê?Testá-lo? Abre o olho André Sanchez,abre o olho!
.................................................................................................................................
MANCHETES IMPOSSÍVEIS

Legião embala e já é candidato a brigar pelo t´tulo
Sportv transmite, ao vivo, Gama e Brasiliense
Dom Pedro desiste do Candangão. Brasilia assume
Gama anuncia bicho de R$10 mil por vitória domingo
Botafogo empresta Loco Abreu ao Botafogo-DF
GDF instala banheiros quimicos na Esplanada
.........................................................................................
CBF
Mano surpreende e escala Hernanes no lugar de Ganso na Seleção



Seleção abre o calendário 2012 diante da Bósnia nesta terça
Foto: Mowa Press/Divulgação

FÁBIO DE MELLO
CASTANHO(TERRA)

O técnico Mano Menezes surpreendeu no treino desta segunda-feira na AGF Arena, em St. Gallen, ao escalar Hernanes no lugar de Paulo

Henrique Ganso entre os titulares da Seleção Brasileira que devem enfrentar a Bósnia amanhã, às 16h (de Brasília).

Hernanes foi escalado de titular nos jogos contra Gabão e Egito, mas na ocasião apenas quem atuava na Europa participou dos amistosos. Ganso não é titular desde o duelo contra Gana, em setembro, quando sofreu uma contusão que o impediu de ser convocado até o fim do ano.

O treino da Seleção desta segunda-feira durou cerca de 20 minutos e contou com a presença de todos os jogadores convocados. A única exceção foi o lateral e volante Danilo, do Porto, cortado previamente por contusão.

Mesmo aqueles jogadores que atuaram no domingo, seja nos estaduais brasileiros como nos campeonatos europeus, participaram normalmente da atividade. Como a partida será nesta terça-feira, o goleiro Júlio César, os laterais Daniel Alves e Marcelo e os volantes Sandro e Hernanes terão apenas um dia de intervalo entre os jogos de seus clubes e o da Seleção.

Nas demais posições, Mano escalou o time esperado, com Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Sandro, Fernandinho e Hernanes; Ronaldinho, Damião e Neymar. Antes do encerramento do treinamento, os jogadores realizaram um rachão.
.............................................................................................................................................
ATRÁS DO GOL 1000
Túlio Maravilha marca cinco gols em amistoso do CSE, de Alagoas

Alagoas - Quem já foi rei nunca perde a majestade. Sem marcar pelo CSE, de Alagoas, há seis jogos, o lendário Túlio Maravilha desencantou. O atacante marcou cinco gols na goleada por 8 a 0 sobre a Seleção de Quebrangulo, amistoso deste domingo. Desta forma, faltam apenas 17, segundo as contas do jogador, para ele chegar ao milésimo. No contrato de Túlio com o CSE consta que ele pode sair do clube quando faltarem apenas sete gols. Quando alcançar esta marca, ele deve retornar ao Botafogo, para fazer o número 1.000 com a camisa alvinegra, no Engenhão. Com 42 anos, o atacante não tem tempo para perder. O clube alagoano já marcou outro amistoso para a próxima quinta-feira, contra o CSA, também de Alagoas, antes do início do segundo turno do campeonato estadual.
............................................................................................................................
GOL DE PLACA

Segundo matéria veiculada pelo Correio Braziliense na última 6ª.feira, a próxima eleição poderá apresentar o nome de um grande desportista como candidato ao governo do Distrito Federal. Trata-se do atual ministro do Tribunal de Contas da União, ministro Valmir Campelo, vascaíno e gamense que construiu o estádio Bezerrão nos ídos de 70, que admite candidatar-se após aposentar-se daquela Corte de Justiça,ano que vem. Paixão por Brasilia e pelo esporte está ali mesmo. Be welcome!
..................................................................................................................
SEGREDO CANDANGO
PARANÁ: GOVERNO E CRÔNICA TRABALHAM JUNTOS NA PREPARAÇÃO DA COPA 2014

O presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná , Isaias Aparecido de Bessa, apresentou ao secretário para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014, Mario Celso Cunha, relatório de ações para o Mundial. O presidente da Acep acompanha os projetos das obras de conclusão da Arena da Baixada (estádio Joaquim Américo), principalmente em relação ao setor de imprensa. “É importante que as áreas de atendimento aos jornalistas credenciados sejam completas, atendendo a globalização, com equipamentos e espaços nos padrões internacionais”, disse Bessa. a Mario Celso, que também é cronista esportivo, citou que estarão no Brasil 18.850 jornalistas credenciados, vindos de 200 países, num total de 4 mil veículos de comunicação, entre os quais 500 estações de televisão. “Serão cerca de 70 mil horas de transmissão. Só para acompanhar os treinamentos das seleções serão credenciados 900 jornalistas”, completou. Segundo Bessa, uma das grandes conquistas foi a recente alteração da Lei Pelé, que modificou o artigo 90-H. O texto ficou assim: “Os profissionais credenciados pelas Associações de Cronistas Esportivos, quando em serviço, têm acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo o território nacional, obrigando-se a ocupar locais a eles reservados pelas respectivas entidades de administração do desporto”. As emendas de alterações já passaram pelas Comissões do Senado e devem seguir para a Câmara Federal.
..........................................................................
OPINIÃO

Como constatam pela nota acima, no Paraná, a associação da crônica esportiva tem tido oportunidade de acompanhar às obras do estádio,principalmente no que concerne às instalações de Imprensa. Procedimento bem diferente do que ocorre no Distrito Federal. A grande diferença, é que lá, à frente dos trabalhos de relacionamento com a Imprensa, o governo paranaense destacou um jornalista- que é também cronista esportivo,Mario Celso. Aqui, tudo corre em segredo.Jornalistas próximos, nem pensar! Posto isto...
.........................................................................................................................................
Dura lex sed lex:
Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná vai ao Ministério do Trabalho contra o Atlético-PR

A Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná esteve hoje em reunião com o Dr. Iros Reichmann Losso – Procurador do Trabalho, da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, que exerce a função de Coordenador do Primeiro Grau, encaminhando uma Representação, em função das retaliações que um dos seus Associados vem sofrendo.

Isso já ocorreu no passado com a Rádio Transamérica, quando a atual diretoria comandava o Clube Atlético Paranaense e voltou a ocorrer agora, no caso do Osmar Antonio da Rádio Banda B.

Os fundamentos da Representação são os seguintes:

a) A Constituição Federal no – TÍTULO II – Dos direitos e garantias fundamentais – incisos VIII, IX e XIII do Art. 5º é cristalino:

“inciso VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa, ou convicção filosófica e política...”, “incisão IX – é livre a expressão da atividade intelectual , artística, científica e de comunicação independente de censura ou licença (grifo nosso), e “XIII – é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

b) O art. 2º, da Lei 12.395 de 16 de março de 2011, que deu nova redação ao art. 90-F da Lei 9.615 de 24 de março de 1998, que instituiu as normas gerais sobre o desporto, dá livre acesso profissional aos profissionais credenciados pela Associações de Cronistas Esportivo, como é o caso do associado. Observe o que diz a Lei: “Art. 90-F. Os profissionais credenciados pelas Associações de Cronistas Esportivos quando em serviço têm acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo o território nacional, obrigando-se a ocupar locais a eles reservados pelas respectivas entidades de administração do desporto.”

A Associação entende que a atitude que está acontecendo com o seu Associado Osmar Antonio, pode estender a outros profissionais se nenhuma medida for tomada. É um ato arbitrário, é uma flagrante violação ao direito de informar, sendo que os Clubes de Futebol não são entidades que estão à margem do Estado de Direito.

Fomos a Procuradoria do Trabalho porque impedindo o acesso do nosso Associado, a atual diretoria do Clube Atlético Paranaense, cerceou o direito dele ao trabalho, prejudicando não só a ele, mas a todos o que dele depende. No Ceará já aconteceu um caso da mesma magnitude e a Procuradoria do Trabalho de lá atuou e as questões foram resolvidas, por isso resolvemos fazer essa Representação.

O Procurador entendeu ser um caso para que o Ministério Público do Trabalho possa atuar, coibindo tais abusos, prometendo nomear de imediato um Procurador do Trabalho para cuidar do caso.

Atenciosamente,

ACEP - Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná
Isaias Aparecido de Bessa - Presidente e Vice Presidente da ABRACE
....................................................................................................................................
O CROCODILO GOSTOU

Da decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu ,à unanimidade de votos, a constitucionalidade do Estatuto do Torcedor. Agora, mais do que nunca, o torcedor tem ao seu dispor um instrumento capaz de fazer respeitar os seus direitos, como exigir o cumprimento das normas estabelecidas para a realização das competições, tais como regulamentos dos campeonatos, tabelas, divulgação de renda e público antes do encerramento do jogos, etc. Nota mil, STF!
............................................................................................
O CROCODILO CHIOU

Com a demora da Federação Brasiliense de Futebol de inserir no seu site,no prazo de 72 horas, o teor das súmulas dos árbitros atuantes no Candangão. Se os borderôs vão sendo publicados normalmente, no prazo estabelecido, por que não as súmulas? Nota zero!
...........................................................................................
MARCHA LENTA

Seria válido, muito válido,o departamento de árbitros da Federação Brasiliense de Futebol chamar à atenção dos seus profissionais no sentido de apitarem com maior rapidez os lances. Alguns estão custando de 1 a 2 segundos para fazê-lo, o que irrita jogadores e torcedores. É como se levassem os apitos nos bolsos.
.....................................................................................................
No RS, a Copa do Mundo virou surrealismo ‘real’



Uma novela se arrasta e envolve os gaúchos – tradicionalmente divididos entre uma maioria de gremistas (65% da torcida) e uma minoria ligada ao Inter e outros clubes do interior.
Enquanto as obras da Arena do Grêmio andam em ritmo acelerado, a reforma do Beira Rio continua empacada. Na última sexta-feira, 24, surgiu enfim a razão pela qual o imbróglio da assinatura do contrato virou motivo de chacota na eterna disputa.

As obras do puxadinho do Inter serão com dinheiro do BNDES – tipo aquelas linhas de financiamento privilegiadas que nenhuma empresa que queira produzir tem acesso. Acontece que o ‘agente’ repassador escolhido e que, no fundo, ficará como avalista junto ao BNDES, era o Banrisul. Mas o povo do ‘banco dos gaúchos’ não gostou do que viu. O próprio presidente do banco, Túlio Zamin, esclareceu: “A operação não está minimamente estruturada do ponto de vista das garantias para o banco aprová-la”, afirma o presidente do Banrisul, que prossegue: “Avaliamos a proposta há 30 dias. E não a consideramos apta à aprovação. A Andrade Gutierrez, se quiser, pode procurar outro banco para fazer a operação”.
Ou seja: estão gestando um golpe contra o dinheiro público. Como o ministro dos espertos, corrigindo, dos Esportes já definiu que a Arena do Grêmio – que será o estádio mais moderno do País e que estará concluído até o fim do ano SEM DINHEIRO PÚBLICO – não pode ser sede porque a Fifa não aceita, a armação é simples: ou vão obrigar o Banrisul a assumir o calote ou vão despejar dinheiro público de modo direto.
Cabe lembrar que o Inter é o time do coração da presidente Dilma, bem como de alguns federais da base aliada. Ou seja: por trás desta enrolação, tem um golpe sendo armado e a conta – mais uma! – será de todos nós brasileiros.
Mas tem mais...
É importante destacar que além das obras do puxadinho, orçadas em R$ 300 milhões e para as quais nem o Inter e nem a Andrade Gutierrez conseguem apresentar garantias reais, o Governo Federal irá investir quase R$ 1 BI em obras no seu entorno – além de uma série de benefícios fiscais.
Enquanto isso...
No caso do Grêmio, não há dinheiro público (mas conta com os mesmos benefícios fiscais do Inter para seu puxadinho). E as obras no seu entorno chegam a R$ 80 milhões. Ou seja: R$ 920 milhões a menos do que aquelas previstas para melhorar o acesso ao estádio dos colorados.
A Copa é uma bagunça
Por estas e outras coisas, eu que já fui a favor da Copa – na minha ingenuidade, pensei que o Governo Federal fosse ser ao menos responsável e ter bom senso no uso de dinheiro público. Mas ia querer que a tradição da bandalheira mudasse logo na Copa?
O pior ainda está por vir...
Toda esta farra com o dinheiro público, através dos malditos aditamentos de contratos, terá como chave de ouro a aprovação da famigerada Lei Geral da Copa. (Alfredo Bessow- Jornalista do DF)
.....................................................................................................................................
RS:Troca-troca à Vista
COL vê semana decisiva para Beira-Rio e admite chance de troca em março

FÁBIO DE MELLO CASTANHO

Direto de St. Gallen

O Estádio do Beira-Rio entra em uma semana decisiva para permanecer na relação de sedes para a Copa do Mundo de 2014. Segundo informações do Comitê Organizador Local (COL), o Internacional prometeu para esta semana a assinatura do contrato com a construtora Andrade Gutierrez que garantirá a continuidade das obras, e o não cumprimento deste prazo provocará um ultimato para a resolução.
A expectativa do COL é de que a questão não se prolongue mais do que março, quando ocorrerá uma inspeção da Fifa pelos estádios da Copa do Mundo. Em caso de veto ao Beira-Rio, dificilmente Porto Alegre ficará fora da Copa do Mundo, já que a Arena Grêmio se encaixa nas recomendações da Fifa e está com as obras avançadas. A mudança de estádio teria de ser solicitada pelo governador do estado, Tarso Genro, que nesta segunda mostrou desconfiança em relação à solução do problema no estádio do Inter. Em entrevista à Radio Gaúcha, ele abriu as portas para uma mudança. "Tenho minhas dúvidas. Precisamos fazer um esforço para ser no Beira-Rio, mas temos que ter um esforço ainda maior para que a Copa saia aqui em qualquer hipótese", disse.
Em caso de solicitação, a alteração de estádio teria de ser analisada pela Fifa, mas os problemas provocados pela exclusão de uma cidade da Copa - o calendário está definido desde outubro de 2011 - facilitariam a aprovação. Fora isso, o projeto da Arena Grêmio atende aos requisitos de um estádio que receberá no máximo um jogo de oitavas de final do Mundial.
A pressão recebida pelo Internacional por parte do COL e do governo para a resolução do imbróglio é consequência da dificuldade do clube em assinar contrato com a construtora Andrade Gutierrez, responsável pela obra.
A empresa, que vai arcar com 20% dos custos das obras, disse no último sábado, em nota, que a única pendência para a assinatura seria a negativa do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) na aprovação do financiamento proposto.
Depois da repercussão, o COL soltou horas depois um comunicado para minimizar a polêmica sobre o estádio do Inter. Veja o comunicado na íntegra:
O Comitê Organizador Local (COL) informa que não há uma data limite para a assinatura do contrato das obras de reforma do Beira-Rio. O COL monitora a situação de perto e continua na expectativa da assinatura do contrato o mais breve possível.
Rodrigo Paiva Diretor de Comunicação do COL
................................................................
S A Ú D E
Combate contra o uso de anabolizantes

Academia Runway apoia lei que exige a afixação de cartazes contendo advertências sobre os efeitos nocivos dessas substâncias. As academias de ginástica, centros esportivos e estabelecimentos similares terão pouco menos de sessenta dias para se adequar à Lei nº 4.755/2012, do Distrito Federal, que exige a afixação de cartaz com advertências sobre o perigo e as consequências do uso de anabolizantes.
De acordo com o professor Marcellus Peixoto, supervisor na Academia Runway, da unidade do Sudoeste, a lei abrange tanto os esteroides quanto os suplementos alimentares. “Acho que a norma é válida e pode ajudar a coibir a comercialização indiscriminada de suplementos dentro das academias”, considera.
O professor ressalta a necessidade de conscientizar a população para os malefícios que o uso dessas substâncias acarreta para a saúde. Ele afirma que os esteróides anabolizantes, por exemplo, podem causar virilização em mulheres (crescimento de pelos, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris e amenorréia), calvície, hipertensão, hipertrofia prostática, acne, dores de cabeça, prejuízo ao crescimento, principalmente em adolescentes, insônia, aumento da pressão arterial, aumento do colesterol e da agressividade e tendinite. “Os esteroides anabolizantes potencializam o crescimento muscular, contrariando o desenvolvimento natural do músculo, acarretando, com isso, lesões tendineas”, completa.
No caso dos suplementos alimentares, Marcellus acredita ser possível obter os nutrientes de que o corpo necessita por meio de uma boa alimentação. Mas, mesmo não defendendo seu uso, acredita que podem ser úteis caso a pessoa não consiga manter o organismo equilibrado, por um distúrbio alimentar ou por não conseguir comer de forma adequada ao longo do dia. .
As exigências impostas pela Lei nº 4.755/2012 fazem parte das campanhas de combate e prevenção ao uso de drogas promovidas pelo Governo do Distrito Federal. Os estabelecimentos que não cumprirem a norma estarão sujeitos à advertência e multa de R$ 600, caso haja reincidência.

Runway Asa Norte

SCRN 710/11 – Bloco C – Loja 20.

Telefone: (61) 3349- 3236

Runway Sudoeste
CLSW 303 – Bloco B -Ed. Rhodes Center – 3° Subsolo.
Telefone: (61) 3342-5000
........................................................................................................................................
C R O C –S

QUE bom seria, mas que bom seria mesmo, se o senador Álvaro Dias fosse representante do Distrito Federal no Senado. A coluna duvida, mas duvida mesmo, que diante da sua forma de atuar e agir, a crônica esportiva candanga estivesse a esta altura tão distante dos preparativos da cidade para o Mundial.///O SENADOR Álvaro Dias, para os que desconhecem o detalhe, antes de chegar ao Senado foi comentarista esportivo filiado a ACEEPR e ABRACE- Associação Brasileira de Cronistas Esportivos-. Foi, por sinal, um dos grandes responsáveis também pela aprovação das alterações na Lei Pelé em favor da crônica esportiva nacional./// OS parlamentares de Brasilia andam excessivamente distanciados da imprensa esportiva do Distrito Federal. Tanto os senadores como os senhores deputados federais e distritais , pouco contato mantêm com a categoria. Muitos, por sinal, só apareceram nas cabines de rádio e TV, nos estádios, antes de se elegerem.///DIFERENTE do que ocorre em outros Estados, onde boa parte dos governantes e parlamentares estão sempre mais acessíveis e interessados nas causas do esporte e da crônica.///O BOTAFOGO infoooorrrrma” :por ter sido convocado para reserva no próximo amistoso da Celeste Uruguaia , Loco Abreu estará fora da estréia do time na Taça Rio, 5ª.feira. A galera alvinegra agradece./// PERGUNTAR não ofende: se nos dois jogos que fará pelo Botafogo na busca do milésimo gol, o Tulio Maravilha fizer gols e agradar, desbancará o Todo Poderoso Loco Abreu ?/// DEVERÁ acontecer ainda esta semana encotro entre a diretoria da ABCD e a direção da OI para tentar resolver os problemas de linha que vêm ocorrendo nos estádios.///CARMEM Oliveira, a campeoníssima olímpica do nosso atletimo, é candidata à reeleição na Federação de Atletismo do DF./// O NOME do ex-presidente da FBF, Ruy Telles, tem sido um dos nomes cogitados por alguns clubes com vistas à sucessão na FBF.///PARECE que a Fifa despertou para a impossibilidade do Internacional conseguir construir o estádio Olímpico dentro do prazo estabelecido pela entidade.As obras, paradas há 251 dias por falta de verba, dificilmente serão concluídas até dezembro de 2013. O Beira-Rio voltou a ser cotado.///É isso aí!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

CROCODILO

PLACA MORAL

CANDANGÃO
Sobradinho 6 X 0 Formosa
Luziânia 4 X 1 Brazlândia
Dom Pedro 2 X 5 Ceilândia

PAULISTA
Santos 11 X 1 Ponte Preta
Corinthians 1 X 1 Botafogo -RP
...................................................................................




C O M U N I C A D O

A diretoria da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos- ABCD-, comunica aos seus associados ,que a partir da próxima rodada (4ª), estará exigindo o credenciamento 2012 para o acesso dos profissionais aos estádios, conforme instrução da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos- ABRACE-, cuja medida vem sendo pratica pelas demais entidades desde a 1ª rodada de seus respectivos campeonatos.
Comunicado nesse sentido estará sendo enviado na próxima 2ª.feira, dia 27, à Federação Brasiliense de Futebol e Administradores dos Estádios, para as providências cabíveis.
A ABCD comunica ainda, que nas cabines são autorizadas apenas as presenças do narrador, comentarista e técnico. Pessoas sem a devida credencial especial da entidade, serão convidadas a retirar-se. O portador de credencial poderá participar dos comentários apenas uma vez, a cada 30 dias.
.....................................................................................
É ISSO AÍ!
(Jorge Martins)

CEILÂNDIA, LUZIÂNIA E
SOBRADINHO ESPANTAM
ZEBRAS SEM DIFICULDADES

NA Metropolitana, no Nucléo Bandeirante, bem que o Dom Pedro iniciou uma recuperação.Mas apenas iniciou, porque o Ceilândia após sofrer um gol, recuperou-se, impôs seu melhor preparo e nível técnico e venceu por 3 X 1.
NO estádio Serra do Lago, em Luziânia, também sem maiores dificuldades ,o Azulão do Cerrado superou o Atlético Ceilandense por 3 X 1, mostrando que tecnicamente a equipe está bem arrumadinha , com força,raça e disposição para aparecer com destaque neste Candangão.
Finalmente, no Agostinho Lima, em Sobradinho, o alvinegro,na condição e dono da casa, não permitiu que o Formosa aparecesse no seu terreiro com alguma zebra goiana, sapecando-lhe um sonoro 4 X 0.
Amanhã, domingo, às 16 horas ,no Cave, o Legião e seu jovem time de juniores recebe a garotada do Gama, enquanto no Bezerrão, terra do Verdão(ora vejam só!), o Botafogo,como alienígena no pedaço gamense,topa o Brazlândia,no mesmo horário das 16 horas.
.................................................................................................

PERGUNTAR não ofende: por acaso alguém teve a oportunidade de ver no site da federação a publicação das súmulas 3 dias após serem apresentadas pelos árbitros?E virm,por acaso, no BID/CBF, os nomes dos jogadores do Dom Pedro regularizados para a partida desta tarde diante do Ceilândia.Ou será que comi mosca, que a publicação foi feita e passei batido.Mas...e se não foi publicado,o que acontecerá? Usarao o sistema “data retroativa”?
.............................................................................................
RECORRER A QUEM?

Procurei reclamar ao Bispo e... não é com ele. O Papa certamente também não terá tempo para ver a incompetencia e o descaso dos empregados funcionarios ou contratados da Caixa Economica para com os produtos das lotericas. Os lotéricos não reclamam e a coisa vai em frente. Existe uma rivalidade entre torcidas para ver quem consegue maior numero de apostas na Timemania. Procuramos o resultado do teste 291 e, no site da Caixa, pasmem, só está a classificação até o teste 288.. o que além de desestimular os apostadores se constitui numa aula de incompetência e descaso no país do Sarney. O que corre nos bastidores é que esse pessoal quer acabar com a loteca ,pois para eles dá muito trabalho. Que Pilantras! ! Ganham milhares de reais de um povo serio, trabalhador e explorado para ficar a bater palmas para picaretas e mentirosos.Ah! se o espirito que norteou Cingapura viesse para o Brasil....Coitados desses apaniguados se tivessem de encarar uma punição na China- ou mesmo em Cuba ou Venezuela. Não tenho mais a quem reclamar. E não sei mais o que fazer, a não ser elogiar o excepcional trabalho realizado pelas Radioloterias e Radiofelizcidade, que apesar de toda a baderna da Caixa faz milagres. Além da alegria, claro, de poder ver algo organizado quando faço uma " fezinha "no jogo do bicho. (Jaércio Barbosa-Jornalista)
................................................................

Flamengo acerta contratação do paraguaio Victor Cáceres




Victor Cáceres, 26 anos, defende o Libertad do Paraguai desde os 18 anos
Foto: Getty Images

Flamengo ainda não anunciou oficialmente, mas acertou a contratação do volante Victor Cáceres, 26 anos, que tem contrato com o Libertad (Paraguai) até a metade do mês de junho. O jogador, que integra à seleção paraguaia, só poderá defender o clube rubro-negro no segundo semestre, na disputa do Campeonato Brasileiro.
O atleta assinou um pré-contrato de quatro anos com o clube brasileiro e a negociação foi intermediada pela Traffic, em uma clara prova de que a relação entre a empresa e o Flamengo não ficou abalada pelo fim da parceria envolvendo os pagamentos salariais do meia Ronaldinho.
Com Victor Cáceres, o Flamengo deverá abrir mão de Aírton, que está cedido por empréstimo pelo Benfica, de Portugal, somente até o meio do ano.
Os direitos federativos do volante estão fixados em cerca de R$ 12 milhões e dificilmente o clube rubro-negro aceitaria pagar uma quantia próxima a este valor. Como os portugueses não aceitam a prorrogação do empréstimo, dificilmente Aírton ficará na equipe.
...........................................................
OPINIÃO

As possíveis contratações do volante Cáceres,pelo Flamengo, e do lateral do Santos, Pará, pelo Vasco, deixam clara a inércia da diretoria do carioca que até aqui mostrou maiores necessidades de melhorar seu elenco:o Botafogo.O problema no alvinego carioca não se prende apenas ao fato da necessidade de não inflacionar a folha de pagamentos, mas sobretudo a grande falta visão técnica e de marketing. O Botafogo, à exceção de Andrezinho,é o mesmo Botafogo que no Brasileiro deixou escapar inúmeras oportunidades de estar na Taça Libertadores por absoluta falta de futebol,de um elenco compatível com as suas tradições.O time é fraco e, salvo dois ou três jogadores, não reune condições de disputar absolutamente título algum.A esperança de melhorar seu ataque está depositada no ponta Jóbson, apenas nele,o que é pouco, muito pouco,se considerado os elencos dos outros três cariocas.Deu para encarar o Boa Vista, Resende, Duque de Caxias,etc.Deu sim.Mas foi apenas isso-.E nada mais.
Sem time, sem reforços, não há como o botafoguense ir a estádio prestigiar a equipe.Torcedor não é bobo.E marketing em cima apenas do bonde Loco Abreu, como se craque fosse, é estelionato técnico. É isso aí! (Jorge Martins)
..........................................................................................
Manchetes Impossíveis

Fiscais da Fifa se empolgam com estádios do DF
Estádio do Cave inaugura seu segundo WC
FBF: Organização empolga Diretoria do Brasilia
Rendas no Candangão motivam volta do Ceub
Formosa e Gama assumem liderança do Candangão
Esplanada ganha 12 banheiros.Com chuveiro e tudo
São Cristovão vai disputar o Candangão 2013
Justin Beber é a atração do mês no Ceilambódromo
Joaquim Roriz anuncia sua despedida da política
Câmara processa Reguffe: economia desnecessária
Papuda: Estupradores vão passar Semana Santa em casa
Andrezinho, cansado de guerra,quer voltar ao Inter
Justiça do DF mantém intervenção na FBF
........................................................................................................................
CBF
Federações menores buscam ajuda da CBF em momento de incerteza





Momento conturbado de Ricardo Teixeira é visto como uma oportunidade por dirigentes de Federações
Foto: Mowa Press/Divulgação

O momento de incerteza política no futebol brasileiro servirá de arma para que federações de menor expressão tentem aumentar o repasse mensal de verbas da CBF - ou, em certos casos, regularizar recorrentes atrasos. Segundo cartolas, as entidades irão à Assembleia Geral Extraordinária da entidade, na próxima quarta-feira, no Rio de Janeiro, dispostas a renegociar a ajuda financeira.
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, precisará do apoio das federações para aprovar a reforma parcial do estatuto que levará a votação durante a reunião. Hoje, a CBF dá mensalmente R$ 30 mil à maioria das Federações. Em 2010, o repasse totalizou R$ 14,5 milhões - 23% a mais do que em 2008. Por outro lado, o lucro da entidade cresceu 159% no mesmo período, chegando a R$ 83 milhões.
"É uma discussão importante e oportuna. Acredito que a questão será levantada", disse o presidente da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), Leomar Quintanilha. Há entidades estaduais que, além de questionarem valores, não recebem regularmente os repasses.
A Federação Brasiliense de Futebol (FBF) sofre há seis meses com atrasos não justificados pela CBF. O período coincide com a nomeação pela Justiça de Miguel Alfredo de Oliveira Júnior como interventor na entidade. O então presidente em exercício da FBF, Paulo Araújo, foi afastado por suspeitas de acobertar irregularidades no repasse de verbas públicas realizadas pelo presidente Fabio Simão
"Achamos que o valor do repasse da CBF deveria ser, no mínimo, o dobro. Não há explicação técnica para termos parado de receber. Em momentos de crise é que as coisas se resolvem", disse Oliveira Júnior.
A Federação Piauiense de Futebol (FPF) também não vem recebendo. Em novembro passado, a CBF anulou o pleito que declarou Cesarino Oliveira Sousa presidente da entidade, alegando irregularidades no processo eleitoral, e nomeou uma comissão especial para administrá-la. Cesarino, no entanto, segue à frente da FPF. "A federação não existe financeiramente. Vamos reivindicar uma definição", prometeu.
Liderado por Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, um grupo de Federações é contrário a Marin e defende a realização de eleições. Os rebeldes acreditam que há brecha no estatuto para evitar a sucessão direta.
"Em 2008, seguindo exigência da Fifa, nossa federação propôs emenda para que o presidente Ricardo Teixeira ficasse no cargo até depois da Copa. Mas isso se aplica apenas a ele, não aos vices", argumentou Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF).
.......................................................................................................................
OPINIÃO

Dilma e Ricardo Teixeira

Não considero justo, oportuno nem inteligente que a presidente Dilma evite receber o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Não é comportamento civilizado de uma Chefe de Governo, seguramente fazendo sua parte, a exemplo de Teixeira, visando o sucesso da copa de 2014. Mesquinharia e ressentimento não são características de Dilma. Rumores sobre o tema são freqüentes. Quem cala, consente. A intrigalhada ganha fôlego. A torpeza se assanha. Parasitas e decaídos soltam venenos. Votei na Dilma e não me arrependo. Não abro mão do dever de alertar, cobrar, criticar e elogiar quando merecer. É lamentável que Dilma seja precipitada com Teixeira, presidente da entidade mais importante do futebol brasileiro. Suas gestões já deram muitas alegrias ao torcedor. Sob o comando de Ricardo Teixeira o Brasil conquistou duas copas do mundo. É um dirigente vitorioso, que atrai a ira e a inveja de recalcados e hipócritas. Não se pode condenar ninguém sem julgamento. Sem sentença definitiva. Os rebotalhos críticos de Teixeira são mestres em requentar matérias. Chutam mais do que analisam. Parvos que não admitem ser contestados. Paladinos de barro. Não ajudam, não somam esforços. Só tumultuam e desagregam. Concordei com Dilma quando certa feita afirmou que não permitiria ser monitorada pela mídia. Perfeito. Faz muito bem. Contudo, agora, Dilma tem tido enormes recaídas. Sobretudo porque os asnos que mais atacam e querem ver Ricardo Teixeira pelas costas jamais fizeram nada de útil pelo engrandecimento do futebol. Não pagam nem ingresso nos estádios. São campeões do lero-lero, de torneios de cuspe a distância. Algum auxiliar com um pouco de lucidez e isenção precisa lembrar para a presidente Dilma que Ricardo Teixeira, Lula e João Havelange são os principais responsáveis pelas realizações no Brasil da Copa, em 2014 e das Olimpíadas, em 2016.
(Vicente Limongi Netto é jornalista de Brasília)
.......................................................................
O BENDITO ENTE ELAS
EM CAPÃO DA CANOA






























Como enquanto descansa carrega pedra, o jornalista Jaércio Barbosa manteve a escrita.Apesar de alguns poucos momentos de descontração ( como ao lado das belas gatas da foto e dos amigos de batalha) ,o roteiro oficial foi o acompanhamento de mais um sorteio da CEF , em Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul.Breve, estará também na terra candanga. Salve ele!
.......................................................................................
C R O C _ S

OS corintianos e rubro-negros são mesmo os mais fiéis aos seus times nas transmissões esportivas. Segundo o Sportv,o jogo de maior audiência no Campeonato Brasileiro do ano passado foi Corinthians e Flamengo: 3,5 milhões sintonizaram o Sportv na oportunidade./// A SEGUNDA transmissão mais vista foi o UFC-Rio, em agosto, com 2,4 milhões de telespectadores, e a terceira a final da Liga de Futsal, no jogo Santo X Carlos Barbosa, com 2,2 milhões de telespectadores.////VOCÊS já imaginaram o futebol candango sem as muitas benesses oferecidas pelo GDF, como estádios, custos de manutenção (água, energia,etc) e mais os trocados que dá para se manterem no Candangão? /// E SABIAM que nenhum deles, mas nenhum mesmo, preenche os requisitos básicos da CBF para se tornarem profissionais, como a propriedade de sedes e estádios, etc? Pois é. E alguns ainda reclamam.///A TURMA do SBT que apresentou neste sábado o Desfile das Escolas de Samba Campeãs do Rio, precisa urgentemente fazer um cursinho sobre esse tipo de cobertura para realizar um trabalho à altura da responsabilidade para com os telespectadores./// O APRESENTADOR Carlos Nascimento até que tentou segurar seus comentaristas e repórteres, mas fraquejou. A falação excessiva atrapalhou por bons momentos a transmissão, principalmente o repórter escalado na área de concentração das escolas. No afã de aparecer, cortou seguidas vezes o desfile da escola que estava na passarela mulheres...que desfilariam na próxima escola a se apresentar. Amadorismo total. .///NO DESFILE da Portela, por sinal, nenhuma das paradinhas da bateria (detentora do Estandarte de Ouro) foi registrada, exatamente em razão da excessiva falação.E vejam bem que o Luiz Roberto, da Globo (que fala até pelos cotovelos), foi bem mais econômico de falação na transmissão dos desfiles./// ALIÁS, SBT, escalar repórter baiana para cobrir desfile de escola de samba no Rio, é o mesmo que colocar dono de terreiro para cobrir missa no Vaticano.///A TVA está lançando pito canaus em alta definição: Telecine Tiouch , Telecine Fun, Sony, Warner, AXN, History Channel, Fox Sports e OFF.É isso aí!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

CROCODILO

PLACA MORAL

C A R I O C A
Vasco 2 X 2 Flamengo
Fluminense 2 X 0 Botafogo

G A Ú C H O
Grêmio 3 X 1 Internacional

CANDANGO
Gama 1 X 4 Botafogo=DF
Brasiliense 5 X 0 Capital
............................................................................................................
Vasco e Fluzão

Quem vence? Advinhar não vale. Pela lógica, pelo que vem rendendo e mostrou nessa Taça Guanabara,há de se ter como favorito o Vasco. Mas clássico é clássico. E não há como deixar de considerar que o tricolor está em ascenção e jogou bem contra o Botafogo, deixando no passado a apatia que marcou a equipe nas primeiras rodadas. É briga de cachorro grande. Que tal um triplo?
....................................................................................................
DEU JACARÉ, FÁCIL!

O Brasiliense confirmou seu favoritismo e passou fácil pelo Capital, ontem à noite, na Boca do Jacaré . Era o esperado, a lógica do encontro, mesmo levando-se em consideração que o time do Guará vinha de bons resultados. Tecnicamente, foi atropelamento. marcador de 4 X 0 ficou de bom tamanho. Felizmente, portanto, sem consequências maiores, sem UTI para os guaraenses, vez que campeonato está apenas começando e o Capital terá tempo suficiente para recuperar-se e continuar a brigar pelas primeiras colocações.E pode mesmo, se avaliadas as forças que terá pela frente neste campeonato sem fantasmas e de qualidade técnica bastante abaixo do esperado.
...................................................................................
É ISSO AÍ!
(Jorge Martins)

JUSTIÇA NO ENGENHÃO

O Fluminense sofreu mas conseguiu classificar-se para à final da Taça Guanabara contra o Vasco. Classificação mais do que justa, já que o tricolor foi mais time nos 90 minutos e não merecia a derrota. Foi melhor no 1º tempo e muito melhor na etapa final,quando no único ataque que conseguiu realizar o alvinegro conseguiu seu gol.Basta lembrar que enquanto Jefferson fez duas boas defesas e golpes de vista em outras duas oportunidades ,o Cavalieri foi chamado a intervir .de fato, apenas aos 90 minutos.Nos pênaltis, uma vez mais, o alvinegro perdeu novamente ,o que já virou rotina em General Severiano.Aliás, a displiscência do Loco Abreu(que não jogou nada, absolutamente nada e está titular em razão de parte da mídia amestrada e marketing interno)na cobrança do pênalti retratou bem o futebol que o uruguaio vem praticando.
Se o Abel Braga mexeu no time para dar-lhe mais agressividade, o Oswaldo Oliveira ,com o 1 X 0 caído do céu,recuou ainda mais o time ao substituir o Elkson pelo Lucas Zen.A torcida pedia Caio, mas ele optou por tentar fechar ainda mais o Botafogo.E deu no que deu. O Tricolor apertou o cerco e,além da jogada do gol, criou mais outras duas boas oportunidades.Seria pois,injusto, muito injusto, outro resultado que não a vitória do time das Laranjeiras.
No Botafogo,o fato é ques poucos estão a salvo da mediocridade técnica. Se ,em termos,a defesa vem se portando razoavelmente bem, daí para à frente o time tem apenas Renato e Andrezinho e esbarra na mesmice dos passes errados, equivocados e levantamentos para o Loco Abreu.E como o uruguaio está mal das pernas e tecnicamente, o Elkson continua brigando com a bola e o Herrera, convenhamos, só joga aquilo mesmo, a torcida botafoguense não deve esperar coisa melhor na Taça Rio.
Rotulado como grande técnico, bom”professsor”, estranho que o Oswaldo Oliveira até agora não tenha atentado para o fato de que Loco Abreu e Herrera , juntos, são peças nulas.Um ou outro, vá lá.Mas juntos, se constituem em dose dupla para elefante. Ainda mais se completados por um Elkson no ensaio de firulas mas sucedidas ,pouco objetivas e campeão de passes errados- ao lado do lateral Márcio Azevedo.Pelo tempo que treina o time, já era para ter percebido a impraticabilidade dessa dupla de ataque. Tem torcedopr que não chia e acha que deve ser isso mesmo.Tenho pena do alvinegro que pensa dessa forma.Vai sofrer muito. No mínimo, jamais jogou uma bolinha por aí, aceita tudo. Lamento, por sinal, que mesmo alguns comentaristas não tenham a coragem suficiente para contestar tais escalações e acham estar tudo bem .Uma ova! Comentarista sério não endossa nada disso. Principalmente aquele que não se deixa seduzir por convites para almoços ou jantares com a diretoria do clube.
O Jóbson breve estará de volta. É a melhor expectativa para dar mais ofensividade ao inútil ataque botafoguense. Mas...e o que fará o novo e grande “professor”? Quem pretende sacar do time para a entrada do Jóbson?E será que a diretoria contratará mais alguém ou enrolará sua torcida mais do que já enrolou?
O Flu jogou à vontade. Fez um, mas poderia ter feito outros;Foi ataque contra defesa. O mais é conversa fiada.E o Oswaldo Oliveira, pelo menos até aqui , convenhamos estar muito mais para Caio Junior do que para Muricy Ramalho. É isso aí!
..................................................................................................................................
CANDANGÃO
DUCHA FRIA NO BEZERRÃO

A nova derrota do jovem time alviverde para o Botafogo-DF, no Bezerrão, foi uma ducha fria na esperança do torcedor gamense de ver sua equipe desanchar no Candangão. Torcedor não é bobo. Sabe que o atual time é pouco, muito pouco, para o alviverde almejar mais do brigar para situar-se no meio da tabela de pontuação e aguardar dias melhores. Mas õbvio que saiu do estádio bastante descrente, consciente de que alguma coisa tem de ser feita imediatamente para evitar decepções maiores ao ao final do campeonato.Dois jogos em casa, duas derrotas, é realmente preocupante
Claro que a situação é difícil e a diretoria não tem como partir para contratações acima das condições permitidas pelo quadro financeiro do clube.Por sinal, situação tão complicada que por pouco o Gama não ficou fora da competição, por absoluta falta de recursos . Mas urge que alguma coisa seja feita.O Gama não pode cair.Sei que é cedo, muito cedo, para cogitar a possibilidade.Mas esperar muito mais para reforçar o elenco, será mais temeroso e nada rentável para os cofres do clube. A torcida se afastará e isso complicará ainda mais a situação.Dois ou três jogadores mais experientes para comandar a garotada cairiam bem. O Botafogo-DF fez isso. Algumas contratações não oneraram tanto mais a sua folha. Os contratados foram dispensados dos seus clubes em razão da reviravolta na competição, da queda do Brasilia ,por exemplo. E toparam as condições oferecidas.E não falo apenas de jogadores atuantes apenas no Distrito Federal, mas em Goiàs e Minas, principalmente. O Gama não necessita somente de boa dose de otimismo e apoio da torcida.Precisa de time.E isso não cai do céu. É isso aí!
..............................................................................................................
BOTA NO SACO

Decididamente ,a tabela do Candangão não vale absolutamente nada. Com ou sem ela, daria no mesmo. Quando muito, serve,em termos, apenas para indicar onde os clubes estarão em ação no decorrer da semana. E contra quem jogarão (caso não haja jogos adiados, antecipados,etc).Fora isso, trata-se de um documento sem qualquer valor, atropeldo e desmoralizado à cada nova semana pelos clubes.Fazem o que bem entemdem. Não há respeito a nada nem ninguém.Muito menos ao torcedor, ao seu Estatuto. Nada!
A impressão que se tem, francamente, é que absolutamente não estamos na Capital da República, mas num interiorzão daqueles sem lei, onde os coronéis é que dão as ordens ao prefeito,ao juiz,ao padre,etc.No futebol nacional,não há baderna maior do que aqui. Em parte, devido a politicalha que assola a cidade. No Distrito Federal, dirigente de clube não se apresenta apenas como dirigente de clube, mas detentor de força em partido político.Iu do big boss da política local. Quando não é o próprio, sempre existe um parente chegado aos chefões, que janta e faz pic-nic em suas casas.E que diante disso julgam-se no direito de mandar em tudo. Trata-se da lei do mais forte. De um governo para o outro, como diria o saudoso Carlos Lacerda, mudam apenas as moscas . Tem sido assim. E continua assim. A melequeira é a mesma, ano após ano..
Se há um jeito da imprensa combater parte da anomalia? Há, claro que há. Mas para tanto haveria necessidade de uma ação que certamente melaria o campeonato em andamento. E boa parte dessa imprensa não se sustentaria . Uma nova paralisação da competição por parte da justiça e com base no Estatuto do Torcedor, certamente os levaria ao caos.E as suas famílias. Vivem disso.E os dirigentes sabem dessa realidade. Daí seguirem promovendo toda essa série de barbáries na tabela, pois sabem que nada acontecerá, nada mudará. São amigos dos caciques . Tão amigos que, como constatam, nem a Justiça tem a força necessária para conter tantos desrespeitos e desmandos.. Com ou sem Interventor, a orgia é a mesma .E dane-se quem quer que reclame. É isso aí!
................................................................................................................................
Em carta, Valcke celebra Carnaval e Bebeto e pressiona por Lei Geral



Votação da Lei Geral da Copa na próxima semana é prioridade para secretário-geral da Fifa
Foto: AP

Em uma carta publicada nesta sexta-feira no site oficial da Fifa, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, voltou a fazer pressão pela aprovação da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014. O francês elogiou a celebração do Carnaval no Brasil e a nomeação do ex-jogador Bebeto como membro do Comitê Organizador Local (COL) e afirmou que chegou o momento de focar todas as atenções para a organização.
Valcke quis se aproximar do país-sede da competição ao escrever que "após a celebração da colorida festa do Carnaval em todo o Brasil, é hora de voltar as atenções para os preparativos da Copa do Mundo da FIFA".
Sua referência é a próxima terça-feira, quando a entidade espera "que a Lei Geral da Copa seja enfim votada na Câmara de Deputados pela Comissão Especial da Copa com um texto que reflita os acordos firmados com o governo". Na sequência, o projeto polêmico, que inclui a permissão de bebibas alcoólicas nos estádios durante a competição, seguirá para a aprovação do Senado Federal.
"Nossa expectativa é de que esse processo transcorra com celeridade, para que todas as partes envolvidas possam agilizar o trabalho, após anos e meses de conversas e debates sobre o mesmo assunto", pressionou Valcke, lembrando que "uma série de decisões fundamentais a serem implementadas pelas cidades-sede" foram colocadas "em suspenso até que a presidente Dilma Rousseff assine" a lei.
O francês ainda informou que, uma vez aprovada a Lei Geral da Copa, o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, "visitará o Brasil para concluir simbolicamente esse importante marco da preparação para 2014, através da divulgação do emblema oficial do evento, em cerimônia com a presidente Rousseff".
Em nome da Fifa e de Blatter, Valcke ainda parabenizou "Bebeto pela nomeação para o Conselho de Administração do COL", o que foi confirmado em 16 de fevereiro. "Para a família do futebol, é extraordinário contar com o envolvimento de dois campeões da Copa do Mundo da FIFA. Juntos, Ronaldo e Bebeto contribuirão com sua rica experiência pessoal na organização da Copa do Mundo da FIFA e no cumprimento de nossas metas comuns", disse o dirigente, ressaltando que Ronaldo é membro do Conselho do COL desde dezembro.
....................................................................................
SORRIA.
Frases Históricas

"Antigamente a maioria das mulheres cozinhavam igual à mãe...
Hoje, estão bebendo igual ao pai!"
.............................................
FRASE DA DÉCADA
(IRRETOCÁVEL)

"Antigamente os cartazes nas ruas, com rostos de criminosos, ofereciam recompensas; hoje em dia, pedem votos".
...............................................
BOLA CHEIA

A Bola Cheia da semana fica por conta da decisão do Superior Tribunal de Justiça-STJ- determinando que as operadoras de saúde não podem estabelecer valor máximo nem prazo prazo de permanência de usuário em internação hospitalar. Nota mil.
........................................................................................................................
BOLA MURCHA

Deixando transparecer de modo cristalino que a marca registrada da impunidade chama-se Brasil, eis que após pagar fiança o energúmeno de grande folha corrida criminal que invadiu o local da apuração dos desfiles das escolas de samba de São Paulo foi liberado .E zás! Está pronto para novas aventuras criminosas,agora apenas mais famoso.Brasil é isso! Uma vergonha!
.....................................................................................
ESPORTE CANDANGO

Ao crocodilo, chega a auspiciosa informação de que o companheiro e amigo Eduardo Castro, editor-geral do site esporte candango,poderá inaugurar nesta rodada do candangão ,transmissão por tv, ao vivo, no seu site ,de um jogo da rodada. Se assim for, nossos cumprimentos ao dinãmico e dedicado companheiro.Bola pra frente!
.................................................................................
Colégio eleitoral da cbf

Se não sabiam, anotem : o colégio eleitoral da cbf é constituido pelos presidentes das 27 federações e dos 20 clubes participantes da primeira divisão do Brasileirão. Dia 29, na assembléia-geral marcada pelo presidente Ricardo Teixeira, eles é que decidirão (se proposição oficial houver), se Teixeira deve ou não continuar a´frente da entidade.
Se permitem a este velho escriba uma prévia sobre o encontro,creio que a proposta irá para a gaveta,mas que ,se apresentada, o autor perderá por uma diferença de, no mínimo, 42 votos. Podem crer que, mais fácil do que uma proposta nesse sentido for aprovada, é o Deivid e o Loco Abreu aparecerem como os ‘craques da rodada” no Cariocão.
.............................................................................
OPINIÃO

O destrambelhado Juca Kfoury pisou novamente na maionese. O carnaval acabou mas o magoado e indócil Juquinha não tira a fantasia de eterno ressentido. Desta feita, o porta-estandarte dos rebotalhos, no artiguete "Tudo Passa", a começar por ele, Folha de 23/02, exibe todo seu patético e enfadonho furou civico contra Ricardo Teixeira, com insultos também para Sarney, Collor, Renan, Maluf e Barbalho. Pura apelação, coitado do Juquinha. Não tem gabarito para engraxar os sapatos de nenhum deles.
Vicente Limongi Netto-Jornalista-DF
.................................................................................
TJDF



A foto registra as presenças do desembargador João Marios (ex-professor do CEUB) ,novo presidente eleito do TJDF-Desembargador João Mariosi, Roberto Gurgel, (Procurador-Geral da República) e professor e advogado Hezir Espíndola, novo Chefe da Assessoria Parlamentar do TJDF. após almoço oferecido esta semana no Carp Diem do Iate Clube pelo Reitor Getulio ao amigo e novo chefe do Judiciário do DF,desembargador João Marios.

.........................................................................................................................................
Manchetes impossíveis

Loco Abreu será o cobrador oficial de pênaltis da Celeste
Gama e Brazlândia vão representar o DF na Libertadores
Real Madri propõe a troca de Kaká por Deivid (Fla)
Congresso decide vetar bebida alcóolica na Copa
Verdade! Dilma fica fora das eleições municipais
Com voto decisivo da FBF,Teixeira é derrubado da CBF
.......................................................................................................................................
IMPRENSA
Paulo Henrique Amorim é condenado por racismo contra jornalista

O Tribunal de Justiça de Brasília condenou o jornalista Paulo Henrique Amorim a se retratar e a pagar uma multa de R$ 30 mil ao também jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo. A sentença proferida pelo juiz Daniel Felipe Machado considerou os comentários de Amorim em seu blog Conversa Afiada como racistas e ofensivos. Na ocasião, o jornalista da TV Record chamou o colega de profissão de "negro de alma branca" e insinuou que Heraldo fosse empregado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
Após uma audiência de conciliação no dia 15 de fevereiro, ficou decidido que Amorim deverá "publicar nos jornais Correio Braziliense e Folha de S. Paulo, nos cadernos de política, economia ou variedades", no prazo de 20 dias, um texto com o título "Retratação de Paulo Henrique Amorim Concernente à Ação 010.01.1.043464-9".
Nos jornais, Amorim terá que assinar a um texto dizendo "que reconhece Heraldo Pereira como jornalista de mérito e ético; que Heraldo Pereira nunca foi empregado de Gilmar Mendes; que apesar de convidado pelo Supremo Tribunal Federal, Heraldo Pereira não aceitou participar do Conselho Estratégico da TV Justiça; que, como repórter, Heraldo Pereira não é e nunca foi submisso a quaisquer autoridades; que o jornalista Heraldo Pereira não faz bico na Globo, mas é empregado de destaque da Rede Globo; que a expressão 'negro de alma branca' foi dita num momento de infelicidade, do qual se retrata, e não quis ofender a moral do jornalista Heraldo Pereira ou atingir a conotação de 'racismo'".
Após a retratação pública, ficou decidido que Paulo Henrique Amorim terá que efetuar uma doação no valor de R$ 30 mil, divididos em 6 parcelas iguais. A primeira parcela deverá ser paga no dia 15 de março, a uma instituição de caridade indicada por Heraldo.
............................................................................................................
Fifa pode mudar até seis regras do futebol; saiba quais



Quarta substituição pode ser permitida em prorrogações
Foto: Getty Images

DASSLER MARQUES

O Comitê de Força Tarefa da Fifa 2014 se reúne nesta quarta-feira, em Zurique, e discute possíveis mudanças na regra do futebol. São seis as pautas mais importantes, inclusive a comentada possibilidade de ser permitida a quarta substituição em jogos com prorrogação.
A discussão visa determinar os tópicos para a reunião do International Football Association Board, o IFAB. Marcados por decisões conservadoras, os encontros do IFAB são realizados sempre entre fevereiro e março na chamada Assembleia Geral Ordinária.
Existe a possibilidade bastante considerada de admitir como regra as presenças de árbitros atrás dos gols e o spray para marcação de barreiras em cobranças de faltas, ambas já testadas no futebol brasileiro, inclusive no Campeonato Paulista.
Historicamente, mudanças importantes já foram feitas a partir dos encontros do IFAB. O acréscimo no fim dos dois tempos (1987), proibição da mão no recuo de bola (92), terceira substituição (94) ou a recente disposição sobre a paradinha em cobranças de pênalti são exemplos (2010). O ponto mais polêmico da regra na atualidade, entretanto, deve ser adiado outra vez.
A implantação de tecnologia na bola para lances duvidosos sobre a linha será mais uma vez discutido pelo International Board, mas comunicado recente informa que ainda não haverá uma decisão definitiva. São oito diferentes tipos de tecnologias a serem discutidas. Um parecer final e que já visaria a Copa de 2014 pode ser tomado em julho, na Ucrânia, por conta da Eurocopa.
Para selecionar a melhor tecnologia, é possível que o IFAB use o critério econômico para influenciar a decisão e permitir a maior abrangência possível do chip na bola para todas as divisões do futebol profissional. "Eles têm essa posição (conservadora), mas pode ser alterada. É um conceito apenas", acredita Marinho.
Pela proximidade com o International Board, a imprensa inglesa acompanha as discussões mais de perto e acredita na quarta substituição como a mudança mais factível. "É algo que beneficiaria o espetáculo e as equipes. Não há ingerência na regra, acho interessante mexer nisso", afirma o Coronel Marinho.
Para a mudança ser aprovada, ela deve ter o voto de pelo menos seis dos oito membros da Assembleia Geral Ordinária. Compõem o pleito quatro delegados da Fifa e membros de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda, fundadores do IFAB. O sistema é utilizado desde 1958.
O International Board surgiu em 6 de dezembro de 1882 por ingleses, escoceses, galeses e irlandeses para que se definissem as regras do futebol entre os quatro países. Em 1904, a Fifa foi criada e adotou as disposições do IFAB, que admitiria a entidade nove anos depois.
(TERRA)
.............................................................................................
BECKENBAUER E O FAIR PLAY




Alemão integra grupo de trabalho da Fifa que tenta melhorar imagem do esporte
Foto: AP

Um dos nomes mais famosos do futebol em todos os tempos, Franz Beckenbauer fez um pedido aos atuais astros da bola. Segundo o alemão, campeão da Copa do Mundo de 1974 como jogador e de 1990 como treinador, opinou que os atletas precisam pensar mais no chamado "fair play" ("jogo limpo") e sugeriu que eles sempre se reúnam no círculo central e se cumprimentem ao final de cada partida.
"Vocês podem se reunir na linha central e sair de campo juntos", disse Beckenbauer nesta quarta-feira. "É assim que costumávamos fazer quando estávamos na escola".
................................................................................................
SAÚDE

Medicina Popular do Centro-OESTE
3ª.Edição

AS DOENÇAS E SUA CURA ESTÃO NA NATUREZA. Com esta afirmação do autor radicado em Goiânia, Bariani Ortencio, o livro chega à sua 3ª edição (revista e atualizada pelo autor), para continuar a divulgar que as tradições populares são grande fonte de saúde. Tal sabedoria, esquecida pela modernidade, se mostra pujante e viva na pesquisa de mais meio século do autor.

A editora Thesaurus lançará no dia 7 de março (quarta-feira), em Brasília (Carpe Diem restaurante, 104 Sul), a partir das 19h, a terceira edição do livro Medicina Popular do Centro-Oeste (548 págs., R$59,00), no qual o autor, Bariani Ortencio, em 1953, se propôs a escrever uma trilogia dos conhecimentos populares do Centro-Oeste. Em 1967, saiu o primeiro volume, Cozinha Goiana – estudo e receituário. Em 1983, foi publicado o Dicionário do Brasil Central – subsídios à Filologia, que conquistou o prêmio “Maior Realização Cultural de 1983”. Depois foi a vez deste Medicina Popular do Centro-Oeste (também com estudo e receituário) terminando a trilogia.

O livro, além de um registro histórico, traz ao leitor ensinamentos de nossos antepassados. É uma forma de lutar contra os efeitos colaterais da maioria dos remédios alopáticos e seus altos preços. Em Medicina Popular do Centro-Oeste, você encontra o tratamento de 500 doenças e incômodos, 800 estudos sobre produtos da natureza além de mais de 3.000 receitas da medicina popular; informações de curas, técnicas de colheita, preparo de vegetais, glossário e bibliografia. Segundo o autor, "neste Medicina do Centro-Oeste, retrato como o povo do Brasil Central vinha e vem cuidando de suas doenças e incômodos (macacoas e perrenguices), mormente os interioranos e os sertanejos, dividindo e desmembrando a medicina alternativa em várias outras denominações, sinônimos e até seitas: popular, caseira, doméstica, rústica, empírica, folclórica, natural, botânica, mágica, religiosa, vegetal, mística…", explica.

O autor - Waldomiro Bariani Ortêncio nasceu em Igarapava (SP) em 24 de julho de 1923 e reside em Goiânia desde 1938. É autor de cerca de 30 livros. Foi alfaiate, jogador de futebol, professor de Matemática, comerciante, industrial, fazendeiro e minerador. Vários cantores gravaram músicas suas (letras e melodias). Atualmente cuida somente de literatura, música, pescaria no fabuloso rio Araguaia e... boas amizades. Já ganhou prêmios de prestígio como: “Prêmio Maior Realização Cultural de 1983” – com o Dicionário do Brasil Central – APCA – (Associação Paulista de Críticos de Artes); "Prêmio João Ribeiro – FOLCLORE – da Academia Brasileira de Letras – 1986 – com a Cartilha do Folclore Brasileiro e "2004 – Prêmio CLIO", da Academia Paulistana da História, com A Fronteira-Revolução Constitucionalista-1932. É cronista semanal do jornal de Goiânia O POPULAR e da Rede Globo e palestrante, contribuindo para instituir o hábito da leitura nas escolas. Desde o ano de 2000, é presidente da Comissão Goiana de Folclore(IBECC-UNESCO).
Serviço:
Lançamento: Quarta-feira, dia 7 de março de 2012, a partir das 19h, no Carpe Diem restaurante, 104 Sul.
Livro: Medicina Popular do Centro-Oeste
Autor: Bariani Ortencio
Editora: Thesaurus
Valor : R$59,00 - 548 páginas
..........................................................................................................................
UTILIDADE PÚBLICA
STJ abre inscrições para concurso com salário de até R$ 6 mil

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) abriu na quarta-feira as inscrições para um concurso público com 28 vagas efetivas e cadastro de reserva, com locação no Distrito Federal. Há oportunidades para quem tem o Ensino Médio ou Superior completo. A remuneração inicial vai de R$ 4.052,96 a R$ 6.611,39, de acordo com o edital da seleção, que será feita pela Cespe/UnB.
Os graduados com nível Superior disputam cargos de analista judiciário, com especialidade exigida em biblioteconomia, medicina, psiquiatria e psicologia. Já quem tem o Nível Médio completo pode concorrer a vagas de técnico judiciário, nas áreas de telecomunicações e eletricidade.
A primeira fase do concurso com provas objetivas está prevista para 6 de maio. Quem quiser concorrer deve se inscrever até 16 de março por meio do site www.cespe.unb.br/concursos/stj2012 .
.............................................................................................................
C R O C _ S

MEMBROS do Comitê Local da Copa em São Paulo visitarão na próxima semana mais treze locais indicados para Centro de Treinamento das seleções que virá para a Copa 2014..Todos nas imediações da capital bandeirante. Em Brasília, ainda não se tem conhecimento do mesmo procedimento.E a Copa das Confederãções vem aí, ano que vem. //JÁ lhes contei a histórinha do cidadão russo que, numa Van alugada e em plena Esplanada dos Ministérios, necessitando urgentemente aliviar o intestino de subita cólica,pediu ao motorista para levá-lo às pressas a um banheiro público?E que (incrivelmente) não havendo um único banheiro público em toda a Esplanada, levado a socorrer-se num banheiro ministerial, para usá-lo pediram-lhe antes para apresentar a identidade ou passaporte?E que o russo, embora agradecido, disse ao motorista ter sido a primeira vez, em todo o planeta , que para fazer cocô pediram-lhe carteira de identidade ou passaporte?Pois é...pois é...Êta Brasilia complicada!///O DELEGADO Luiz Fernando Corrêa deixou esta semana a diretoria de segurança do comitê da Rio 2016, órgão responsável pela organização dos Jogos Olímpicos no Brasil. Motivo? O dito cujo , ex-chefe da Polícia Federal, foi alvo de pedido de abertura de ação de improbidade pelo Ministério Público Federal. A Justiça do DF,porém, já mandou arquivar .Saravá!!! ???A FOX absolutamente não desistiu da compra da TVBandeirantes.A transação está em “ Banho Maria” nos bastidores../// PIADA vascaína sobre o jogador David, do Flamengo,que perdeu aquele gol incrível na 4ª.feira, no Engenhão:” Sabem por quê o Flamengo só viaja pela TAM?. Por que se viajar pela GOL, o David perde!”. Maldade, maldade.///SE o dileto leitor guaraense quer sugerir idéias ou participar de debates sobre a cidade, anote: Rádio Guará FM (610kms), às 6as feiras,às 11 horas.O programa é conduzido por Antonio Carlos- o Antonio do “Frango Bahia”.///O PRESIDENTE da CBF, Ricardo Teixeira, desembarca no Rio neste final de semana.Na semana que vem, presidirá assembléia geral na entidade. Nos bastidores, diz-se que ele continuará firme à frente da CBF.///ALIÁS, em termos de permanência no cargo (23 anos), Teixeira só perde para Julio Grondona, da associação argentina, que preside a entidade desde l979, e para Angel Maria Villar,que desde l988 está a frente da Real Federação Espanhola.///AFINAL, quando será que o Juiz que determinou a Intervenção Judicial na FBF irá julgar a ação (oito meses em seu poder) e pemitir a realização de eleições na entidade? DE um inconformado desportista guaraense sobre o Botafogo-DF,( que transferiu seus jogos para o Bezerrão)-“ Se cair para a Segunda Divisão,ficarei feliz”.Coitado do Foguinho candango.../// SOBRE o Botafogo, vai aqui um lembrete para as equipes esportivas da cidade:colocar o hino do Botafogo em suas programações,como sendo também o do alvinegro de Brasilia,pode acarretar ação judicial contra a emissora. A execução do hino como se do daqui fosse, foi proibido pelo Glorioso.Trata-se de decisão do Conselho Deliberativo há tempos encaminhada a CBF e Justiça Esportiva (STJD)./// DEVAGAR, devagarinho, o Luziânia vem se arrumando e provando ser administrativa e financeiramente um dos clubes mais bem estruturados do atual futebol candango./// DE Porto Alegre, quem regressou a Brasilia( e já reassumiu a apresentação do Bola na Rede, da Band ) foi o friburguense Fabinho Santos, comandante também da equipe Show de Bola, da Rádio Fibra. ///A ASSESSORIA de Comunicação do GDF está expedindo cartas aos jornais do Entorno.Consta que o assunto é a liberação de patrocínio até 4 mil reais. Com isso, diz-se que o GDF estaria interessado politicamente em revigorar-se na periferia.///DIZEM que o arquiteto Oscar Niemeyer( l04 anos) é só felicidade em razão da notícia de que será enredo da União da Ilha no ano que vem. Neste sábado, a convite do prefeito Eduardo Paes, vai estar presente no desfile das campeãs..///REBAIXAR a “Renascer se Jacarepaguá” foi ou não foi uma grande sacanagem dos jurados da Sapucaí? /// E NÃO é que a Aruc deixou escapar o título de campeã dos desfiles das escolas de samba de Brasília ? Salve a Acadêmicos da as Norte , a grande campeã. ///NO RIO, quem aniversariou ontem foi a simpaticíssima vassourense e querida amiga tricolor Aparecida Borges Monteiro.A ela, nosso carinho e votos de felicidades. ///É isso aí!