quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CROCODILO

LEI FEDERAL

:: Lei nº 12.395, de 2011. Art.90-F. Os profissionais credenciados pelas Associações de Cronistas Esportivos quando em serviço têm acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo o território nacional, obrigando-se a ocupar locais a eles reservados pelas respectivas entidades de administração do desporto.
.................................................................................................................................
DESTAQUES

SELEÇÃO CONTINUA EXPERIÊNCIAS CONTRA A BÓSNIA
ALFREDO BESSOW :SURREALISMO REAL NOS PAMPAS
BEIRA-RIO PODE SUBSTITUIR O OLÍMPICO NA COPA
CANDANGÃO: GAMA SAI DA UTI GOLEANDO O LEGIÃO
TULIO MARAVILHA FAZ 5 GOLS EM AMISTOSO
BURITI: VALMIR CAMPELO ADMITE SER CANDIDATO
ACEPPR RECORRE AO MTr CONTRA ATLÉTICO PR
MANCHETES IMPOSSÍVEIS
CROC_S
......................................................................................................................................
É ISSO AÍ!
(Jorge Martins)

GAMÃO RESSUSCITA NO CAVE

Quando muitos esperavam ver a pá de cal baixar em cima do jovem time do Gama, domingo, no Cave, eis que a rapaziada alviverde deu a volta por cima, espanou a poeira e sapecou 6 X 0 (isso mesmo, 6 X 0) na também jovem equipe do Legião. Verdade que o time alaranjado até que começou bem e podia perfeitamente ter saido na frente em duas boas oportunidades criadas logo criou nos primeiros 10 minutos. Mas ficou nisso. A partir daí, como verdadeira legião estrangeira,onde ninguém parece conhecer ninguém e cada qual fala um idioma diferente do companheiro ,seu time acabou se constituindo na vítima que o Verdão tanto necessitava para resssucitar no Candangão enquanto a vítima deu claras mostras de estar em vias de entrar na UTI.E não sair mais dali. Fraco , raquítico e sem disposição, o diagnóstico não é nada auspicioso para o Legião, não mesmo.

Bom para a galera alviverde, que se apreensiva estava antes do jogo, assustada de cair na UTI antes do Legião, com a goleada deixou o Cave alegre, cantando e mandando recado para o Brasiliense “Ah! Ô Jacaré, pode esperar, a tua hora vai chegar! Mas isso é outra história.Papo para gente discorrer no decorrer da semana.

No outro resultado do domingo, ora vejam embora, tido como favorito, não é que o Botafogo-DF foi empacotado pelo Brazlândia ( 2 X 0)? E não é que,de repente, o patinho feito de Brazlândia não só venceu como chegou a liderança do seu grupo? E diante disso,será que alguém em sã consciência reune condições de apostar num resultado qualquer para a próxima rodada?O quê? O favorismo do Jacaré diante do Gama? Pois é...Também acho, também acho.No papel e na lógica, é sim. Mas o amigo apostaria sua casa nisso aí? Eu heim!... É isso aí!
....................................................................................................................
BOLA CHEIA

A notícia de que a federação e clubes não mexerão mais na tabela, prometendo que doravante só haverá jogos nos finais de semana mesmo. Se dá para acreditar, temos nossas dúvidas.Afinal, Candangão é Candagão! O tal campeonato que já mandou o Estatuto do Torcedor às favas e que não está nem aí para Justiça, para o Interventor, para a Dilma, nada enfim. Posto isto, aguardemos os acontecimentos.
.......................................................................................................
BOLA MURCHA

Pela indefinição do grupo e novas experiências há pouco mais de 360 dias da abertura da Copa das Confederações , o troféu Bola Murcha da Semana vai para o técnico Mano Menezes ,da Seleção Brasileira. Não é possível que após a convocação de 59 jogadores e várias repetições, o treinador ainda não tenha uma base para a seleção.Levar Ronaldinho Gaúcho?Para quê?Ele estará na Copa 2014?Por acaso o Ronaldinho está jogando um futebol a La Gerson Canhotinha, Rivelino,Tostão, etc.Então, levá-lo para quê?Testá-lo? Abre o olho André Sanchez,abre o olho!
.................................................................................................................................
MANCHETES IMPOSSÍVEIS

Legião embala e já é candidato a brigar pelo t´tulo
Sportv transmite, ao vivo, Gama e Brasiliense
Dom Pedro desiste do Candangão. Brasilia assume
Gama anuncia bicho de R$10 mil por vitória domingo
Botafogo empresta Loco Abreu ao Botafogo-DF
GDF instala banheiros quimicos na Esplanada
.........................................................................................
CBF
Mano surpreende e escala Hernanes no lugar de Ganso na Seleção



Seleção abre o calendário 2012 diante da Bósnia nesta terça
Foto: Mowa Press/Divulgação

FÁBIO DE MELLO
CASTANHO(TERRA)

O técnico Mano Menezes surpreendeu no treino desta segunda-feira na AGF Arena, em St. Gallen, ao escalar Hernanes no lugar de Paulo

Henrique Ganso entre os titulares da Seleção Brasileira que devem enfrentar a Bósnia amanhã, às 16h (de Brasília).

Hernanes foi escalado de titular nos jogos contra Gabão e Egito, mas na ocasião apenas quem atuava na Europa participou dos amistosos. Ganso não é titular desde o duelo contra Gana, em setembro, quando sofreu uma contusão que o impediu de ser convocado até o fim do ano.

O treino da Seleção desta segunda-feira durou cerca de 20 minutos e contou com a presença de todos os jogadores convocados. A única exceção foi o lateral e volante Danilo, do Porto, cortado previamente por contusão.

Mesmo aqueles jogadores que atuaram no domingo, seja nos estaduais brasileiros como nos campeonatos europeus, participaram normalmente da atividade. Como a partida será nesta terça-feira, o goleiro Júlio César, os laterais Daniel Alves e Marcelo e os volantes Sandro e Hernanes terão apenas um dia de intervalo entre os jogos de seus clubes e o da Seleção.

Nas demais posições, Mano escalou o time esperado, com Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Sandro, Fernandinho e Hernanes; Ronaldinho, Damião e Neymar. Antes do encerramento do treinamento, os jogadores realizaram um rachão.
.............................................................................................................................................
ATRÁS DO GOL 1000
Túlio Maravilha marca cinco gols em amistoso do CSE, de Alagoas

Alagoas - Quem já foi rei nunca perde a majestade. Sem marcar pelo CSE, de Alagoas, há seis jogos, o lendário Túlio Maravilha desencantou. O atacante marcou cinco gols na goleada por 8 a 0 sobre a Seleção de Quebrangulo, amistoso deste domingo. Desta forma, faltam apenas 17, segundo as contas do jogador, para ele chegar ao milésimo. No contrato de Túlio com o CSE consta que ele pode sair do clube quando faltarem apenas sete gols. Quando alcançar esta marca, ele deve retornar ao Botafogo, para fazer o número 1.000 com a camisa alvinegra, no Engenhão. Com 42 anos, o atacante não tem tempo para perder. O clube alagoano já marcou outro amistoso para a próxima quinta-feira, contra o CSA, também de Alagoas, antes do início do segundo turno do campeonato estadual.
............................................................................................................................
GOL DE PLACA

Segundo matéria veiculada pelo Correio Braziliense na última 6ª.feira, a próxima eleição poderá apresentar o nome de um grande desportista como candidato ao governo do Distrito Federal. Trata-se do atual ministro do Tribunal de Contas da União, ministro Valmir Campelo, vascaíno e gamense que construiu o estádio Bezerrão nos ídos de 70, que admite candidatar-se após aposentar-se daquela Corte de Justiça,ano que vem. Paixão por Brasilia e pelo esporte está ali mesmo. Be welcome!
..................................................................................................................
SEGREDO CANDANGO
PARANÁ: GOVERNO E CRÔNICA TRABALHAM JUNTOS NA PREPARAÇÃO DA COPA 2014

O presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná , Isaias Aparecido de Bessa, apresentou ao secretário para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014, Mario Celso Cunha, relatório de ações para o Mundial. O presidente da Acep acompanha os projetos das obras de conclusão da Arena da Baixada (estádio Joaquim Américo), principalmente em relação ao setor de imprensa. “É importante que as áreas de atendimento aos jornalistas credenciados sejam completas, atendendo a globalização, com equipamentos e espaços nos padrões internacionais”, disse Bessa. a Mario Celso, que também é cronista esportivo, citou que estarão no Brasil 18.850 jornalistas credenciados, vindos de 200 países, num total de 4 mil veículos de comunicação, entre os quais 500 estações de televisão. “Serão cerca de 70 mil horas de transmissão. Só para acompanhar os treinamentos das seleções serão credenciados 900 jornalistas”, completou. Segundo Bessa, uma das grandes conquistas foi a recente alteração da Lei Pelé, que modificou o artigo 90-H. O texto ficou assim: “Os profissionais credenciados pelas Associações de Cronistas Esportivos, quando em serviço, têm acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo o território nacional, obrigando-se a ocupar locais a eles reservados pelas respectivas entidades de administração do desporto”. As emendas de alterações já passaram pelas Comissões do Senado e devem seguir para a Câmara Federal.
..........................................................................
OPINIÃO

Como constatam pela nota acima, no Paraná, a associação da crônica esportiva tem tido oportunidade de acompanhar às obras do estádio,principalmente no que concerne às instalações de Imprensa. Procedimento bem diferente do que ocorre no Distrito Federal. A grande diferença, é que lá, à frente dos trabalhos de relacionamento com a Imprensa, o governo paranaense destacou um jornalista- que é também cronista esportivo,Mario Celso. Aqui, tudo corre em segredo.Jornalistas próximos, nem pensar! Posto isto...
.........................................................................................................................................
Dura lex sed lex:
Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná vai ao Ministério do Trabalho contra o Atlético-PR

A Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná esteve hoje em reunião com o Dr. Iros Reichmann Losso – Procurador do Trabalho, da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, que exerce a função de Coordenador do Primeiro Grau, encaminhando uma Representação, em função das retaliações que um dos seus Associados vem sofrendo.

Isso já ocorreu no passado com a Rádio Transamérica, quando a atual diretoria comandava o Clube Atlético Paranaense e voltou a ocorrer agora, no caso do Osmar Antonio da Rádio Banda B.

Os fundamentos da Representação são os seguintes:

a) A Constituição Federal no – TÍTULO II – Dos direitos e garantias fundamentais – incisos VIII, IX e XIII do Art. 5º é cristalino:

“inciso VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa, ou convicção filosófica e política...”, “incisão IX – é livre a expressão da atividade intelectual , artística, científica e de comunicação independente de censura ou licença (grifo nosso), e “XIII – é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

b) O art. 2º, da Lei 12.395 de 16 de março de 2011, que deu nova redação ao art. 90-F da Lei 9.615 de 24 de março de 1998, que instituiu as normas gerais sobre o desporto, dá livre acesso profissional aos profissionais credenciados pela Associações de Cronistas Esportivo, como é o caso do associado. Observe o que diz a Lei: “Art. 90-F. Os profissionais credenciados pelas Associações de Cronistas Esportivos quando em serviço têm acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo o território nacional, obrigando-se a ocupar locais a eles reservados pelas respectivas entidades de administração do desporto.”

A Associação entende que a atitude que está acontecendo com o seu Associado Osmar Antonio, pode estender a outros profissionais se nenhuma medida for tomada. É um ato arbitrário, é uma flagrante violação ao direito de informar, sendo que os Clubes de Futebol não são entidades que estão à margem do Estado de Direito.

Fomos a Procuradoria do Trabalho porque impedindo o acesso do nosso Associado, a atual diretoria do Clube Atlético Paranaense, cerceou o direito dele ao trabalho, prejudicando não só a ele, mas a todos o que dele depende. No Ceará já aconteceu um caso da mesma magnitude e a Procuradoria do Trabalho de lá atuou e as questões foram resolvidas, por isso resolvemos fazer essa Representação.

O Procurador entendeu ser um caso para que o Ministério Público do Trabalho possa atuar, coibindo tais abusos, prometendo nomear de imediato um Procurador do Trabalho para cuidar do caso.

Atenciosamente,

ACEP - Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná
Isaias Aparecido de Bessa - Presidente e Vice Presidente da ABRACE
....................................................................................................................................
O CROCODILO GOSTOU

Da decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu ,à unanimidade de votos, a constitucionalidade do Estatuto do Torcedor. Agora, mais do que nunca, o torcedor tem ao seu dispor um instrumento capaz de fazer respeitar os seus direitos, como exigir o cumprimento das normas estabelecidas para a realização das competições, tais como regulamentos dos campeonatos, tabelas, divulgação de renda e público antes do encerramento do jogos, etc. Nota mil, STF!
............................................................................................
O CROCODILO CHIOU

Com a demora da Federação Brasiliense de Futebol de inserir no seu site,no prazo de 72 horas, o teor das súmulas dos árbitros atuantes no Candangão. Se os borderôs vão sendo publicados normalmente, no prazo estabelecido, por que não as súmulas? Nota zero!
...........................................................................................
MARCHA LENTA

Seria válido, muito válido,o departamento de árbitros da Federação Brasiliense de Futebol chamar à atenção dos seus profissionais no sentido de apitarem com maior rapidez os lances. Alguns estão custando de 1 a 2 segundos para fazê-lo, o que irrita jogadores e torcedores. É como se levassem os apitos nos bolsos.
.....................................................................................................
No RS, a Copa do Mundo virou surrealismo ‘real’



Uma novela se arrasta e envolve os gaúchos – tradicionalmente divididos entre uma maioria de gremistas (65% da torcida) e uma minoria ligada ao Inter e outros clubes do interior.
Enquanto as obras da Arena do Grêmio andam em ritmo acelerado, a reforma do Beira Rio continua empacada. Na última sexta-feira, 24, surgiu enfim a razão pela qual o imbróglio da assinatura do contrato virou motivo de chacota na eterna disputa.

As obras do puxadinho do Inter serão com dinheiro do BNDES – tipo aquelas linhas de financiamento privilegiadas que nenhuma empresa que queira produzir tem acesso. Acontece que o ‘agente’ repassador escolhido e que, no fundo, ficará como avalista junto ao BNDES, era o Banrisul. Mas o povo do ‘banco dos gaúchos’ não gostou do que viu. O próprio presidente do banco, Túlio Zamin, esclareceu: “A operação não está minimamente estruturada do ponto de vista das garantias para o banco aprová-la”, afirma o presidente do Banrisul, que prossegue: “Avaliamos a proposta há 30 dias. E não a consideramos apta à aprovação. A Andrade Gutierrez, se quiser, pode procurar outro banco para fazer a operação”.
Ou seja: estão gestando um golpe contra o dinheiro público. Como o ministro dos espertos, corrigindo, dos Esportes já definiu que a Arena do Grêmio – que será o estádio mais moderno do País e que estará concluído até o fim do ano SEM DINHEIRO PÚBLICO – não pode ser sede porque a Fifa não aceita, a armação é simples: ou vão obrigar o Banrisul a assumir o calote ou vão despejar dinheiro público de modo direto.
Cabe lembrar que o Inter é o time do coração da presidente Dilma, bem como de alguns federais da base aliada. Ou seja: por trás desta enrolação, tem um golpe sendo armado e a conta – mais uma! – será de todos nós brasileiros.
Mas tem mais...
É importante destacar que além das obras do puxadinho, orçadas em R$ 300 milhões e para as quais nem o Inter e nem a Andrade Gutierrez conseguem apresentar garantias reais, o Governo Federal irá investir quase R$ 1 BI em obras no seu entorno – além de uma série de benefícios fiscais.
Enquanto isso...
No caso do Grêmio, não há dinheiro público (mas conta com os mesmos benefícios fiscais do Inter para seu puxadinho). E as obras no seu entorno chegam a R$ 80 milhões. Ou seja: R$ 920 milhões a menos do que aquelas previstas para melhorar o acesso ao estádio dos colorados.
A Copa é uma bagunça
Por estas e outras coisas, eu que já fui a favor da Copa – na minha ingenuidade, pensei que o Governo Federal fosse ser ao menos responsável e ter bom senso no uso de dinheiro público. Mas ia querer que a tradição da bandalheira mudasse logo na Copa?
O pior ainda está por vir...
Toda esta farra com o dinheiro público, através dos malditos aditamentos de contratos, terá como chave de ouro a aprovação da famigerada Lei Geral da Copa. (Alfredo Bessow- Jornalista do DF)
.....................................................................................................................................
RS:Troca-troca à Vista
COL vê semana decisiva para Beira-Rio e admite chance de troca em março

FÁBIO DE MELLO CASTANHO

Direto de St. Gallen

O Estádio do Beira-Rio entra em uma semana decisiva para permanecer na relação de sedes para a Copa do Mundo de 2014. Segundo informações do Comitê Organizador Local (COL), o Internacional prometeu para esta semana a assinatura do contrato com a construtora Andrade Gutierrez que garantirá a continuidade das obras, e o não cumprimento deste prazo provocará um ultimato para a resolução.
A expectativa do COL é de que a questão não se prolongue mais do que março, quando ocorrerá uma inspeção da Fifa pelos estádios da Copa do Mundo. Em caso de veto ao Beira-Rio, dificilmente Porto Alegre ficará fora da Copa do Mundo, já que a Arena Grêmio se encaixa nas recomendações da Fifa e está com as obras avançadas. A mudança de estádio teria de ser solicitada pelo governador do estado, Tarso Genro, que nesta segunda mostrou desconfiança em relação à solução do problema no estádio do Inter. Em entrevista à Radio Gaúcha, ele abriu as portas para uma mudança. "Tenho minhas dúvidas. Precisamos fazer um esforço para ser no Beira-Rio, mas temos que ter um esforço ainda maior para que a Copa saia aqui em qualquer hipótese", disse.
Em caso de solicitação, a alteração de estádio teria de ser analisada pela Fifa, mas os problemas provocados pela exclusão de uma cidade da Copa - o calendário está definido desde outubro de 2011 - facilitariam a aprovação. Fora isso, o projeto da Arena Grêmio atende aos requisitos de um estádio que receberá no máximo um jogo de oitavas de final do Mundial.
A pressão recebida pelo Internacional por parte do COL e do governo para a resolução do imbróglio é consequência da dificuldade do clube em assinar contrato com a construtora Andrade Gutierrez, responsável pela obra.
A empresa, que vai arcar com 20% dos custos das obras, disse no último sábado, em nota, que a única pendência para a assinatura seria a negativa do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) na aprovação do financiamento proposto.
Depois da repercussão, o COL soltou horas depois um comunicado para minimizar a polêmica sobre o estádio do Inter. Veja o comunicado na íntegra:
O Comitê Organizador Local (COL) informa que não há uma data limite para a assinatura do contrato das obras de reforma do Beira-Rio. O COL monitora a situação de perto e continua na expectativa da assinatura do contrato o mais breve possível.
Rodrigo Paiva Diretor de Comunicação do COL
................................................................
S A Ú D E
Combate contra o uso de anabolizantes

Academia Runway apoia lei que exige a afixação de cartazes contendo advertências sobre os efeitos nocivos dessas substâncias. As academias de ginástica, centros esportivos e estabelecimentos similares terão pouco menos de sessenta dias para se adequar à Lei nº 4.755/2012, do Distrito Federal, que exige a afixação de cartaz com advertências sobre o perigo e as consequências do uso de anabolizantes.
De acordo com o professor Marcellus Peixoto, supervisor na Academia Runway, da unidade do Sudoeste, a lei abrange tanto os esteroides quanto os suplementos alimentares. “Acho que a norma é válida e pode ajudar a coibir a comercialização indiscriminada de suplementos dentro das academias”, considera.
O professor ressalta a necessidade de conscientizar a população para os malefícios que o uso dessas substâncias acarreta para a saúde. Ele afirma que os esteróides anabolizantes, por exemplo, podem causar virilização em mulheres (crescimento de pelos, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris e amenorréia), calvície, hipertensão, hipertrofia prostática, acne, dores de cabeça, prejuízo ao crescimento, principalmente em adolescentes, insônia, aumento da pressão arterial, aumento do colesterol e da agressividade e tendinite. “Os esteroides anabolizantes potencializam o crescimento muscular, contrariando o desenvolvimento natural do músculo, acarretando, com isso, lesões tendineas”, completa.
No caso dos suplementos alimentares, Marcellus acredita ser possível obter os nutrientes de que o corpo necessita por meio de uma boa alimentação. Mas, mesmo não defendendo seu uso, acredita que podem ser úteis caso a pessoa não consiga manter o organismo equilibrado, por um distúrbio alimentar ou por não conseguir comer de forma adequada ao longo do dia. .
As exigências impostas pela Lei nº 4.755/2012 fazem parte das campanhas de combate e prevenção ao uso de drogas promovidas pelo Governo do Distrito Federal. Os estabelecimentos que não cumprirem a norma estarão sujeitos à advertência e multa de R$ 600, caso haja reincidência.

Runway Asa Norte

SCRN 710/11 – Bloco C – Loja 20.

Telefone: (61) 3349- 3236

Runway Sudoeste
CLSW 303 – Bloco B -Ed. Rhodes Center – 3° Subsolo.
Telefone: (61) 3342-5000
........................................................................................................................................
C R O C –S

QUE bom seria, mas que bom seria mesmo, se o senador Álvaro Dias fosse representante do Distrito Federal no Senado. A coluna duvida, mas duvida mesmo, que diante da sua forma de atuar e agir, a crônica esportiva candanga estivesse a esta altura tão distante dos preparativos da cidade para o Mundial.///O SENADOR Álvaro Dias, para os que desconhecem o detalhe, antes de chegar ao Senado foi comentarista esportivo filiado a ACEEPR e ABRACE- Associação Brasileira de Cronistas Esportivos-. Foi, por sinal, um dos grandes responsáveis também pela aprovação das alterações na Lei Pelé em favor da crônica esportiva nacional./// OS parlamentares de Brasilia andam excessivamente distanciados da imprensa esportiva do Distrito Federal. Tanto os senadores como os senhores deputados federais e distritais , pouco contato mantêm com a categoria. Muitos, por sinal, só apareceram nas cabines de rádio e TV, nos estádios, antes de se elegerem.///DIFERENTE do que ocorre em outros Estados, onde boa parte dos governantes e parlamentares estão sempre mais acessíveis e interessados nas causas do esporte e da crônica.///O BOTAFOGO infoooorrrrma” :por ter sido convocado para reserva no próximo amistoso da Celeste Uruguaia , Loco Abreu estará fora da estréia do time na Taça Rio, 5ª.feira. A galera alvinegra agradece./// PERGUNTAR não ofende: se nos dois jogos que fará pelo Botafogo na busca do milésimo gol, o Tulio Maravilha fizer gols e agradar, desbancará o Todo Poderoso Loco Abreu ?/// DEVERÁ acontecer ainda esta semana encotro entre a diretoria da ABCD e a direção da OI para tentar resolver os problemas de linha que vêm ocorrendo nos estádios.///CARMEM Oliveira, a campeoníssima olímpica do nosso atletimo, é candidata à reeleição na Federação de Atletismo do DF./// O NOME do ex-presidente da FBF, Ruy Telles, tem sido um dos nomes cogitados por alguns clubes com vistas à sucessão na FBF.///PARECE que a Fifa despertou para a impossibilidade do Internacional conseguir construir o estádio Olímpico dentro do prazo estabelecido pela entidade.As obras, paradas há 251 dias por falta de verba, dificilmente serão concluídas até dezembro de 2013. O Beira-Rio voltou a ser cotado.///É isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário