quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CROCODILO


É ISSO AÍ!
(Jorge Martins)

QUE VENHAM OS BÚZIOS

Que ninguém tem como apostar na regularidade da maioria das equipes deste Candangão 2012, não é nenhuma novidade. Não há como qualquer torcedor ou analista antever possibilidades de equipes que se mostram tecnicamente tão raquíticas e mal preparadas até mesmo para a disputa dos torneios promovidos à beira dos eucaliptos dos campos de peladas do Paranóá. Jogando fora de casa, nem o Brasiliense, com toda a sua estrutura,faz por merecer credibilidade.O empate com o Brazlândia, fora do seu terreiro, deixa evidente que até aqui nem teve como mostrar alguma coisa mais eficiente, deixando-se incluir nesse toma-lá-dá-cá que marca o início desse complicado campeonato candango deste ano,
Salvo duas ou três exceções, diante da corrida de última hora para montar sua equipes, evidente que não se poderia esperar outra coisa senão a mostragem de óbvia falta de conjunto e padrão tático que a maioria vem mostrando.Por enquanto,pelo menos, convenhamos estarmos diante de uma grande peladona oficial, com vários deles ainda se arrumando e técnicos completamente perdidos no trabalho de tentar levar a campo times taticamente mais confiáveis. A tarefa é árdua.Não gostaria de estar no lugar de muitos deles,obrigados que estão a usar meninos sem qualquer experiência profissional ou outros tantos que estavam parados e foram redescobertos pelas respectivas diretorias como salvação da lavoura.
Pelo histórico no futebol na cidade nos últimos anos,se dois desses times têm obrigação de se impor e mostrar mais do que apresentaram até aqui, estes, sem dúvida,são o Brasiliense e o Ceilândia .Este último pela boa estrutura que está implantando e contratações que vem fazendo. E, incrivelmente,o que vê até aqui não condiz com o trabalho que exercem fora das quatro linhas.
Daí a razão de estar sustentando ser muito cedo para melhores e maiores avaliações. À parte a estrutura, tecnicamente estão ainda no mesmo balaio de instabilidade, insegurança, sem padrão tático definido e envolvidos em experiências.O fato casa, apenas isso,tem feito um pouco da diferença. No mais, francamente, é contar com algum cidadão que joga Búzio que nos possa ajudar com alguma pista. É isso aí!
...........................................................................................................
FOGO DE SANTELMO

Quando vejo algum dos atuais dirigentes do nosso futebol chiar com algumas críticas mais contundentes, fico a imaginar cá com os meus botóes o que fariam se tivessem pela proa a turma que fez a história da crônica esportiva brasiliense, profissionais das décadas de 60,70 e 80. principalmente. As críticas de hoje ,podem crer, se constituem em verdadeiro Fogo de Santelmo, se consideradas as origens que a maioria dos dirigentes ensejam, quer à frente dos seus clubes,quer nas assembléias, encontros e reuniões da federação.
Tivessem de justificar perante aquela crônica apenas algumas das absurdas medidas tomadas recentemente para que este Candangão finalmente deslanchasse, creio que jogariam à toalha e iriam pra casa certos de que sua missão no futebol chegara ao fim. Tivessem pela frente profissionais obstinados e determinados como Nilson Nelson, Irineu Tamanini, Sergio Oliveira, Kleber Sampaio, José Natal,Lélio Rafanelli, Manoel Barroso, Chico Legal, Paulo Cunha, Juanito Bernardes, Faisca, Sergio Correa, Faisca, Paulo Aquino.Olavo Pinho, Nelson Mota, Wanderley Mattos, Paulo Pestana, Luizinho Mendonça,Rosalvo Azevedo,Jaercio Barbosa, Kleiber Beltrão e Aranha Araujo,dentre outros,somando-se a isso grandes equipes de esportes nos então 4 jornais da cidade e emissoras com equipes próprias, independentes, creio que achariam as cargas atuais verdadeiro traque de velha. Não havia refresco. Nada passava em branco.Um batia, e se com razão estava, todos acompanhavam.
Se a sua administração à frente da FBF mereceu por muito tempo o apoio da crônica, pelo bom trabalho que realizava, foi escorregar na lambança da exclusão do Ceub Esporte Clube do futebol da cidade para o ex-presidente Wilson de Andrade sentir na pele um dos maiores bombardeios já feito no país a um presidente de federação. A tal ponto de comprar espaço no Correio Braziliense para defender-se e atacar um dos cronistas mais conceituados da cidade,José Natal.Foi fazer isso para piorar ainda mais a situação. De repente, viu-se atacado por todos os lados.E não dava para “brigar” com todos. Diferente de hoje em dia, onde efetivamente não há unanimidade no seio da imprensa esportiva. Sorte dele, muita sorte, foi que o repórter que fez no Brasil a primeira matéria sobre o homossexualismo no futebol ,Irineu Tamanini, então na equipe de esportes do Correio Braziliense, não foi acionado na oportunidade para fazer nenhuma matéria espeial sobre ele e a entidade. Se acionado, meu DEUS! Mas não foi preciso. O Wilson jogou à toalha.
Reconheço que há críticas e críticas. E que ,vez por outra, algumas acabam se apresentando como muito pessoais para o meu gosto. A crítica tem de estar devidamente fundamentada. Como quase todas que foram assacadas contra a ex-diretoria do Gama, por dezenas de motivos. Crítica e autocrítica jamais farão mal a ninguém.Quem não deve, não teme.O que deve ser levado em conta é que os excessos são contraproducentes em qualquer segmento.E a ética, principalmente, não pode jamais estar disassociada da conduta dos profissionais .De um lado e do outro. Mas que diante de tantas aberrações, boa parte dessa turma de dirigentes que aí está seria execrada anos atrás, isso seria. Como antigamente, no entanto, os bons dirigentes ainda existem. Temos, sim, alguns de bom nível .E como tal, devem ser reconhecidos e respeitados. Afinal, não é fácil fazer futebol onde as grandes empresas vivem distanciadas das coisas e causas da cidade.O que não podem e não devem, é se meterem falsamente a fazer futebol profissional às custas das têtas do governo. Os desfiles de carnaval da cidade também vivem disso.É isso a.
........................................................................................................................
OPINIÃO

Olá, Jorge, sou o Youssef, internauta assíduo da sua excelente coluna no site Esporte Candango, como você está? E aí, quais foram os fatores determinantes para o outrora forte futebol candango, que já teve o Brasília jogando a elite do futebol brasileiro, a mesma situação do Gama, que dava trabalho a muitos times grandes, e o Brasiliense, que quase foi campeão da Copa do Brasil, em 2002, e que em 2005, esteve na Série A do Brasileirão, enfrentar a sua pior fase, em todos os aspectos, não, só, nos maus resultados obtidos dentros das 4 linhas, da sua história, inclusive, com direito a muita confusão adiando o início do Candangão 2012? E quais seriam as soluções para o futebol de Brasilia voltar a ser competitivo, não só, nos cenários estadual e regional(Youseff Mourad. Desportista brasiliense).

* Iuseff amigo. Como você e milhares de brasilienses que já vivenciariam dias melhores e mais auspiciosos no futebol brasiliense, temos a esperar apenas que diante de tantos desmandos e equívocos, os dirigentes aprendam a lição deste ano e passem a pensar mais profissionalmente. Uma coisa é definitiva: não há como o Distrito Federal possuir tantos pseudos clubes profissionais. A cidade não comporta tantos clubes,todos –ou quase todos- na expectativa de ajuda governamental.Se assim tiver de ser, que reduzam o número dos nossos e que venham então os clubes do entorno, bancados por suas respectivas prefeituras, tendo à frente uma federação mais eficiente,,responsável e menos subserviente a interesses alheios ao esporte. É isso aí! Volte sempre. CROCODILO
.......................................................................................................
ROLETA RUSSA PAULISTA

Os paulistanos começaram a complicar seu crescente e hoje belo e caro carnaval a partir do momento que deram sinal verde a oficialização e participação de escolas de torcidas organizadas nos seus desfiles.Com elas, levaram para o sambódromo à violência, vandalismo e fanatísmo que esses grupos têm demonstrado através dos anos nos estádios. As cenas de vandalismo ocorridas esta tarde na apuração do Anhembi, convenhamos que não pode ser analisada como novidade. Sorte, muita sorte, é que não estava em discussão uma decisão entre a Mancha Verde e a Gaviões da Fiel. As duas não tinham mais condições vencer, atrás l,5 ponto atrás da Mocidade.
Não fosse a imediata ação da PM (que deixou de sobreaviso um contingente com 600 homens a poucos quilômetros do Anhembi), como medida de prevenção, e as consequências podiam ser muito mais graves. Fato, por sinal, que deixa claro que a polícia sempre espera uma reação desse nível em se tratando da presença dessas facções em qualquer evento.Claro que a maioria desses torcedores não é formada por bandidos,por vândalos.Tem gente boa. Mas liderança é liderança.E seus seguidores aparecem em número suficiente para praticar as cenas de vandalismo,violência e covardia que deflagraram.
Misturar futebol,torcidas organizadas e carnaval, é provocar o acirramento de reações negativas.E foi o que São Paulo fez ao permitir esse tipo de roleta russa no seu carnaval. É isso aí!
.......................................................................
VEXAME CANDANGO

Os turistas que vieram a Brasilia no carnaval e pensavam conhecer os principais pontos turísticos da cidade, deixaram a capital de todos os brasileiros estupefatos com o descaso das autoridades com a falta de respeito e despreparo da cidade para tão lucrativo segmento em todo o planeta. Todos os monumentos e locais turísticos estavam fechados, como o Catetinho, em obras desde fevereiro do ano passado.Vieram e voltaram para as suas cidades sem visitar internamente absolutamente nenhum deles. E, claro, inconformados e insatisfeitos com o tratamento que receberam.

Obs- Sorte deles,por sinal, é que não precisaram de banheiros públicos em suas peregrinações pela cidade. Precisassem, e teriam de fazer nas calças.Feriado, nem os ministérios estavam abertos.Verdadeiro salve-se quem puder.
.........................................................
BOLA FORA

A Bola Fora do final de semana vai para a Secretaria de Saúde. Com quase 800 concursados devidamente habilitados para assumir seus cargos, implorando as vagas, contratar por fora 600 cidadãos, é realmente deplorável. Terra de ninguém! E mais: pagando o dobro do que pagariam aos concursados. Nota zero”
..........................................................
VEM PRÁ CÁ, PLEASE!

Não se trata de nenhum fato isolado. Aconteceu em quase todas as agremiações, dirigentes desesperados atrás de integrantes, oferecendo a fantasia para o cidadão ou cidadã compor suas fileiras a fim obterem o número de figurantes exigido no regulamento.?
.............................................................

PERGUNTAR não ofende: quantos milhões,, afinal,será que o governo do Estado da Bahia paga a tantas emissoras de televisão para divulgar o seu carnaval? De onde sai tanto dinheiro? Band, SBT, Record,Globo ,sites e jornais de circulação nacional,enfim. Algumas emissoras (Band) com programação direta, quase que 24 horas de transmissão. Já fizeram idéia do custo de tamanha orgia com o dinheiro público.Ou alguém pode imaginar que a transmissão é gratuita,”jornalismo eficiente?”. Considerando-se que cada camarote da folia baiana,com toda a estrutura bancada pela prefeitura de Salvador e Estado, custa pouco mais de 600 reais para os bolsos dos eternos ocupantes (Ivete Sangalo, Daniel Mercuri,etc), que apuram mais de 7 milhões de reais pelos convites e serviço de bar,o que ganham as autoridades baianas. Projeção, mídia pessoal?
....................................................
Retorno de Andrezinho minimiza ausências no Botafogo



Com possíveis desfalques no time, presença do jogador (dir) contra o Flu ganha importância
Foto: Fernando Soutello/Agif/Divulgação

Os constantes desfalques enfrentados pelo Botafogo neste Campeonato Carioca vêm prejudicando o trabalho do técnico Oswaldo de Oliveira, que apesar de manter o esquema tático pré-definido no inicio da temporada, precisa lidar com uma série de desfalques para armar o time titular. Desta vez, o treinador terá que conciliar o retorno do meia Andrezinho com as possíveis ausências de Maicosuel e Loco Abreu.
Com isso, o retorno de Andrezinho ganha ainda mais importância para o comandante do time alvinegro, que agora precisará analisar o esquema tático montado durante o Estadual para suprir os desfalques nesta semifinal. Oswaldo de Oliveira inovou ao colocar três armadores abastecendo o ataque comandado por Loco Abreu e a ausência de nomes fortes para compor este meio-campo poderão forçar a adoção de uma postura mais convencional.
O certo é que o atacante Herrera deverá ser o principal nome do setor ofensivo do Botafogo caso Abreu não recupere condições de jogo. Ao lado do argentino, Oswaldo poderá optar pela entrada de um novo centroavante e formar o sistema de criação com Andrezinho, mas a preferência do técnico por um esquema que consiga surpreender o
Fluminense deverá levar a definição do time para a próxima quarta-feira, quando o clube finalizará a preparação para o clássico.
....................................................................................................................................
NOVELA
SANCHEZ: TEIXEIRA SÓ DEIXARÁ A CBF
NO DIA QUE O ZORRO FOR PRESO

Apesar da expectativa em relação ao retorno de Ricardo Teixeira ao comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) depois de passar o Carnaval nos Estados Unidos, o recém-empossado diretor de seleções, Andrés Sanchez, não tem dúvidas de que a entidade seguirá presidida pelo mesmo dirigente que ocupa o cargo há 23 anos. Ele faz até graça.
"Quando Ricardo Teixeira deixará a presidência da CBF? Quando o sargento Garcia prender o Zorro", disse o ex-presidente do Corinthians ao jornal Folha de São Paulo, lembrando do herói mascarado que nunca acaba detido pelo personagem que o persegue.
Um dos cartolas mais próximos a Ricardo Teixeira, Andrés Sanchez assumiu o cargo de diretor de seleções logo após deixar a presidência do Corinthians e reforça o apoio ao mandatário. Evitou entrevistas enquanto o presidente estava em reunião na CBF e, quando falou, foi com tom irônico para defender Teixeira.
Cotado para a presidência da entidade a partir de 2015, quando acaba o atual mandato de Teixeira, Andrés Sanchez sempre repete que nunca trabalhou pensando em ser presidente da CBF. Mas ele, responsável por fortalecer o amigo com o enfraquecimento do Clube dos 13 em 2011, frequentemente reforça: "também nunca trabalhei para ser diretor de seleções".
.........................................................................................................................................
OPINIÃO

A CBF de hoje é uma entidade antidemocrática. Uma ditadura. E está mais do que na hora de essa situação mudar. A afirmação é do presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous ao comentar a série de escândalos que a entidade vem enfrentando durante as duas décadas de gestão de Ricardo Teixeira na presidência da entidade esportiva. Há - segundo Damous - um descontentamento não só da classe de advogados como da própria população brasileira com a permanência da atual gestão da CBF.(Colaboração: Irineu Tamanini-Jornalista)
..............................................................................................................................
Pelé falta a reunião pela 3ª vez e irrita Fifa



Vice-presidente da Força-Tarefa Fifa 2014, Pelé não vai à reunião desta quarta-feira
Foto: AP

Vice-presidente da Força-Tarefa Fifa 2014 e embaixador da Copa do Mundo do Brasil, Pelé vai faltar a uma reunião do grupo pela terceira vez seguida nesta quarta-feira, em Zurique, na Suíça. E de acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a ausência do brasileiro irritou vários membros da entidade, que teriam reclamado de uma falta de interlocução entre o Comitê Organizador Local da Copa - presidido por Ricardo Teixeira, que se isolou politicamente da Fifa - e a entidade que comanda o futebol mundia
Segundo a publicação, especula-se também que Pelé não vai à reunião para evitar ser bombardeado com perguntas sobre Teixeira, que teria ficado próximo de deixar o cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última semana. A Força-Tarefa Fifa 2014, que tem o alemão Franz Beckenbauer como presidente e Pelé como vice, é um grupo criado pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, para discutir mudanças de regras, comportamento de atletas e melhorias que façam do Mundial do Brasil superior ao da África do Sul, que aconteceu em 2010.
.............................................................................................................................
Luxemburgo fecha com Grêmio



Luxemburgo teria primeiro trabalho no futebol gaúcho após passagens por Fla e Atlético-MG Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem/Divulgação

DASSLER MARQUES*

Responsável por intermediar as negociações entre Grêmio e Vanderlei Luxemburgo, o empresário Gilmar Veloz t. anunciou nesta segunda-feira a contratação do treinador pelo Grêmio. Ainda segundo Veloz, em contato com o Terra, não há pendências em relação à comissão técnica.
Luxemburgo era a primeira opção da diretoria e o acerto já era esperado.Ele vai substituir Caio Júnior, no cargo desde dezembro de 2011. . ......
........................................................................................................................
COMUNICADO
Sindicato dos Árbitros de Futebol do Distrito Federal (SAF/DF)

Comunicado à Imprensa

17 de fevereiro de 2012

No comunicado veiculado ontem, 16/02, o atual presidente da Comissão Distrital de Árbitros de Futebol - CDAF demonstra publicamente o tipo de comportamento pelo qual seus ex-colegas que não aceitam a sua liderança.
Numa postura antidemocrática, ele despreza o pedido de dispensa assinado por todos os árbitros e assistentes do DF pertencentes à CBF e principalmente a vontade da categoria, demonstrada em assembléia em que ele esteve presente, e que rejeitou o seu comando por 80% dos votos. Com isto, ele desvaloriza o acompanhamento da CDD/OAB-DF, menospreza o caráter e a opinião dos árbitros e brinca com a inteligência das pessoas ao questionar de forma leviana uma decisão coletiva tentando atribuí-la a indivíduos, dentre eles diretores do SAF eleitos para defender a vontade da categoria e membros da RENAF (CBF). Como se não bastasse, desdenha que inclusive os instrutores: técnico e físico, que são base de todo o trabalho de sucesso desenvolvido junto à arbitragem do DF nos últimos anos, não concordam com a sua nomeação.

Sendo assim:

1) O SAF esclarece que não aceita entrar no jogo de ameaças, invenções e bravatas iniciado pelo atual presidente da CDAF, mas se manterá rigorosamente dentro da legalidade e do respeito, buscando o melhor para o futebol do Distrito Federal. Todas as ações do SAF são democráticas, atendem a seu Estatuto e são informadas à OAB, à FBF, ao TJD-DF e à Imprensa;
2) O SAF deixa claro que jamais critica árbitros. Ao contrário, se posiciona contra dirigentes que os mandam a campo sem prover condições básicas, como remuneração justa e de acordo com a lei, capacitação e testes físico e teórico, treinamento qualificado e, principalmente, exames médicos detalhados. Isto depõe contra a profissão e os próprios árbitros, além de arriscar a sua saúde. O SAF acredita que, ao invés de tentar confundir o público e transferir sua responsabilidade, um presidente de Comissão e o presidente de sua FBF devem assumir as conseqüências de seus atos.
Por fim, afirmamos que os árbitros do DF têm voz própria, desejam a melhoria de sua atividade e trabalham coletivamente para isso. Eles não aceitam ser enganados, tratados como moeda de troca ou silenciados com escalas, como parece ser a vontade de alguns dirigentes.
O SAF estuda medidas jurídicas para defender a Instituição e seus associados das acusações levianas de que é alvo.
..................................................................................
E A COPA VEM AÍ

PERGUNTAR não ofende: até quando a Justiça do Distrito Federal pretende manter a intervenção na Federação Brasiliense de Futebol? Se irregularidades existem, que julgue e puna os culpados. Caso contrário, a coluna acredita que l0 meses para avaliar uma ação é tempo suficiente para qualquer magistrado apreciar e julgar uma ação que, afinal, não envolve milhões de reais e muito menos envolve questões constitucionais que requeiram avaliações mais profundas.A Copa está aí! A cidade não pode bancar o mico de ser a única entre as cidades-sedes a ter sua federação sob intervenção da Justiça.
...........................................................................................
C R O C _ S

EMBORA o carnaval continue a falar mais alto em alguns dos grandes centros do país,como Rio, Recife e Salvador, principalmente, onde Momo continuará a mostrar sua força até o final de semana,a o futebol reaparece nesta 4ª.feira apresentando fases decisivas. Como no Rio, onde Vasco e Flamengo saem da passarela da Sapucai para a do Engenhão./// EMBORA envolvendo as duas maiores torcidas do Rio, se o clássico conseguirá reunir mais de 30 mil torcedores (clássico que no Maraca já reuniu mais de 100 mil torcedores em várias oportunidades), tenho minhas dúvidas. Além do dia impróprio, 4ª.feira de Cinzas- e com muita gente ainda fora da cidade- é difícil crer que o Engenhão receba um público maior .Chegar ao Engenhão é complicado. E sair dele, pior ainda. Culpa da federação? Só dela? E os clubes que endossaram a calamidade? Onde entram nisso?///JÁ na 5ª.feira será a vez de Botafogo e Fluminense se defrontarem. O Flu chega para a partida completo. Já o Bota anuncia dois desfalques, de El Loco e Maicosuel. Ainda assim, não há favorito. /// EM relação as duas torcidas, vejo a do tricolor mais confiante.Razão pela qual deverá estar em maior número .A maioria da massa alvinegra ainda não acredita no time e espera contratações.E tem razão.O que o Botafogo vem apresentando é pouco, muito pouco.///O PRESIDENTE Ricardo Teixeira, da CBF, deve retornar ao Brasil na manhã de 5ª.feira. Na 6ª.feira,presidirá assembléia na sede da CBF, no Rio./// O JORNALISTA tricolor Tadeu Sergio, do Rio, passou o carnaval as voltas com clínicas oftalmológicas. Ao tropeçar no seu cãozinho de estimação, um au-au de meio metro de largura por outro tanto de comprimento, bateu com o rosto num armário e feriu a vista.Foi pra rua trajado de ...pirata de um olho só./// O CROCODILO deverá contar brevemente com a colaboração do jornalista Irineu Tamanini, um dos grandes profissionais da imprensa candanga. Esta tarde, no Rio, Tamanini e a mulher Carmem(também jornalista), como bons tricolores, foram assistir o desfile da Escola de Samba Canarinhos das Laranjeiras nas ruas da Zona Sul./// A GLOBO é carioca? Mesmo? Então como explicar que restrinja o noticiário sobre o carnaval acarioca asos desfiles da escola de samba e pouquísimos flashes dos quase 350 blocos que reunem cerca de 4 milhões de pessoas de norte a sul da Maravilhosa? É isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário