PLACAR MORAL
COPA DO BRASIL
Guarani 4 X 0 Brasiliense
Treze 2 X 1 Botafogo
São Paulo 6 X 0 Independente
Atlético-MG 4 X 2 Cene-MS
Coruripe 1 X 1 Palmeiras
Libertadores
Internacional 7 X 0 Strongest
Cruz Azul 2 X 3 Corinthians
Libertad 1 X 2 Vasco
Fluninense 3 X 0 Zamora
.........................
É ISSO AÍ!
(Jorge Martins)
MUITA ÁGUA AINDA VAI ROLAR
Não foram poucos, claro que não, os motivos que precipitaram à renuncia de Ricardo Teixeira da presidência da Confederação Brasileira de Futebol. Houve, realmente, uma sequência muito forte de dificuldades. Foram seguidas crises de saúde (diverticulite. diabete, hipertensão e coronariopatia)que, somadas aos muitos problemas atrelados aos seu dia a dia à frente da entidade nacional e Fifa, como a iminência da divulgação dos arquivos do caso da ISL,na Suiça, o tenham levado a optar por jogar à toalha. A pressão foi muito grande. Deorintntre elas, sobretudo e principalmente, a intolerância do atual governo Dilma, barrando-lhe o bom trânsito que dispunha no Planalto no governo Lula, praticamente alijando-o do processo que o mantinha como principal articulador ponte de negociações entre o governo e Fifa sobre a Lei Geral da Copa de 2014.O que não deixou de representar também uma vitória particular do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que via em Teixeira seu maior obstáculo para reeleger-se ou eleger seu candidato nas próximas eleições da entidade, também em 2014.
Entre muitos acertos e desacertos, Teixeira paga agora pela quantidade excessiva de anos à frente da entidade. Em 23 anos de seguidos mandatos, óbvio que não arregimentou apenas seguidores, como a quase unanimidade dos presidentes das federações estaduais.Na agenda de inimizades, com certeza reune igual ou maior número de imimizades. Muitos, mas muitos mesmo, decorrentes de antipatias pessoais, motivados, em boa parte, pela sua inegável falta de jogo de cintura com a imprensa esportiva. Foi, sim, prepotente e arrogante em muitos momentos. Como outros tantos milhares- ou mihões- de poderosos existentes no planeta, revestiu-se de um poder que julgou inesgotável enquanto à frente de uma das cinco mais poderosas associações do futebol mundial e, ainda, da Fifa, da qual era vice-presidente há longos anos ( que, afinal, congrega em seu bojo mais paises que a Organização das Nações Unidas-ONU- ).
Agora Teixeira está fora da CBF. Não sei se o momento para deixar a entidade foi o mais adequado. Há menos de 2 anos da Copa ,acho que não. Quem ficou 23 , poderia ficar mais 2 anos.Entendo que o Brasil ficará menos forte no contexto do futebol internacional. O ex—presidente tinha pelo menos algumas 60 associações internacionais nas mãos. Tinha peso. Agora não tem nada. O futebol candango também levará um baque, pois tenho sérias dúvidas sobre a continuidade de um possível prestigio do vice Weber Magalhães, colocado no cargo por Teixeira. Com José Maria Marin, não creioque seja das daT nais confortáveis a situação do brasiliense no novo esquema .
Trata-se de uma opinião sem o mais leve comprometimento com quem quer que seja .Há anos não mantenho qualquer contato com ele.Mais precisamente,desde à campanha à reeleição de Wagner Marques na FBF (do qual deixara de ser amigo) e, mais ainda,muito mais, ao tomar o partido da Sociedade Espotiva do Gama na batalha judicial que travou com a CBF para disputar o Campeonato Brasileiro.Como comprei a briga( e o faria novamente face o justo direito gamense conquistado nos gramados ), óbvio que fui alijado da relação de amigos da entidade .Paciência!Mas nem por isso tornei-me seu inimigo.Lógico que não.Só que, amigos ,amigos,negóciios à parte.Apenas isso.
Quanto ao novo presidente, José Maria Marins, sei apenas ter sido governador biônico de São Paulo no governo militar, que é são-paulino roxo,que não gosta de Andrés Sanchez e que foi guindado ao cargo de vice pelo ex-presidente Ricardo Teixeira.Ah!, e que não quer eleições imediatas na entidade.O mais é esperar para ver.Uma coisa garanto: se não aquinhoar algumas doze federações com favores financeiros imediatos, sua batata começará a assar imediatamente. Quanto as mudanças tão desejadas e aguardadas?Calma. gente! Muita água ainda vai rolar por baixo da ponte.E,pelo visto, turvas e perigosas. Por enquanto, podem crer, a luta será apenas pelo poder total e absoluto.Tal como antes.É isso aí!
.............................................................................................................
ESTAVA ESCRITO
Futebol é futebol. Daí que a expectativa de uma zebra jamais deve ser descartada. Mas a funcionar a lógica (e ela existe), a vitória do Guarani e a consequente desclassificação do Brasilieense na noite de ontem, em Campinas, não tem como ser considerada surpresa.Muito menos, motivo de lamentação por parte da sua diretoria, que decidiu arriscar entrar na competição da CBF com um time bem distante dos melhores que em outras edições o defenderam na Copa do Brasil. A vitória sobre o misto do Bugue em Brasilia,semana passada,enganou os mais céticos.Só isso. Em casa, completo,apoiado , o verdadeiro Guarani surgiu e dissipou imediatamente qualquer tênue sonho de sucesso da equipe candanga.
Desclassificado da Copa do Brasil, claro que aumenta consideravelmente a responsabilidade do atual Jacaré no Candangão 2012. Com uma folha salarial que deve ser,no mínimo, duas vezes mais que as do Ceilândia e Luziânia (e algumas cinco do Gama, Dom Pedro, Brazlândia,etc), óbvio que o time Amarelão de Taguatinga dobrou sua responsailidade perante a sua torcida,além de ter experimentado a dolorosa comprovação de que se possui time para competir domesticamente, está distante , bem distante, de conseguir êxito fora do rincão candango, principalmente no Campeonato Brasileiro( Série C). É isso aí!.
.........................................................
DECEPÇÃO ALVINEGRA
Foi decepcionante a apresentação do Botafogo diante do Treze. A galera alvinegra que compareceu ao estádio não merecia tamanha frustração. Defesa confusa, meio campo sem um mínimo de criatividade e um ataque inoperante e irritante, que conseguiu a proeza de errar quase tudo que tentou. Falar de boa apresentação, convenhamos que seria desejar muito do alvinegro. Ainda mais sem Andrezinho e Marcelo Mattos.Mas o mínimo que o torcedor botafoguense poderia esperar,sim, era uma apresentação com a lucidez de uma equipe mais técnica, mais forte, tamanha a diferença entre as equipes,sobretudo se analisadas suas estruturas, (cristalina, principalmente, pela diferença de suas respectivas folhas salariais.
O Botafogo foi um embrulho mal feito. Da zaga em diante, mostrou fragilidade e falta de postura tática . Causou-me a exata impressão de um grupo que jamais participou de um coletivo tático, time de apenas uma ou outra jogada pensada, trabalhada .Com disposição,é verdade, mas sem qualidade técnica.Jóbson ainda não pegu ritmo,
Andrezinho fez muita falta e ,no meio- campo, até mesmo Marcelo Mattos teve sua ausência sentida. Por sinal, acho ainda que a diretoria deveria contratar urgentemente um auxiliar-técnico para ajudar o Oswaldo Oliveira a dirimir suas dúvidas.Em suma: esse,decididamente, não poderá ser o Botafogo do próximo Campeonato Brasileiro. Ou a vaca irá logo para o brejo.O Estadual carioca é apenas um esboço de competição técnica. E ainda assim, o Oswaldo Oliveira parece-me ainda muito perdido com relação ao grupo que dispõe. É isso aí!
.....................................................................................................
Ronaldo lamenta saída de Teixeira e vê avanço em trabalho do COL
Ronaldo lamentou a saída de Ricardo Teixeira do comando da CBF
Foto: Getty Images
Ronaldo enfim quebrou o silêncio e teceu seus primeiros comentários sobre a saída de Ricardo Teixeira do comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Olímpico Local (COL) da Copa do Mundo de 2014. Em entrevista ao site da Fifa, o ex-atacante, que é membro do COL, lamentou a renúncia do dirigente, considerando que ele precisa cuidar de seu bem estar físico.
"Lamento a saída do Ricardo Teixeira, mas temos que respeitar a decisão dele de cuidar da saúde e da família. Como já conversei com o novo presidente, nós vamos discutir todos os assuntos juntos e tomar as decisões, como num colegiado. Tenho certeza de que essa transição será tranquila para todo o corpo técnico do COL e da Fifa aqui no Brasil", disse Ronaldo.
O ex-jogador não havia feito comentários púbicos sobre a saída de Teixeira. Em seu Twitter, tudo o que publicou desde a renúncia do cartola foram fotos de tartarugas. Ronaldo ainda afirmou que o trabalho realizado pelo Comitê Local vem mostrando resultados, destacou o que ainda precisa ser feito.
"O trabalho do COL está avançando muito bem e todas as nossas tarefas estão sendo cumpridas com sucesso. É preciso manter o foco porque temos pela frente o trabalho de monitoramento dos estádios, a seleção de Centros de Treinamento de Seleções e Campos Oficiais de Treinamento, além de marcos importantes como a divulgação do slogan e da mascote da Copa do Mundo .”
(TERRA)
.....................................................................................................
OPINIÃO
Ricardo Teixeira capitulou para a doença. Jamais se rendeu, porém, aos pregoeiros do caos, aos decaidos, parasitas e fracassados. Timeco de rebotalhos que nunca levantou sequer um tijolo em beneficio do futebol brasileiro. São maledicentes na fabricação de crises. Só mesmo malucos, ressentidos e invejosos não admitem o legado vitorioso que Ricardo Teixeira deixou para o futebol. Foram 112 títulos. Entre eles, duas Copas do Mundo, 5 Copas das Americas e 3 Copas das Confederações. Para piorar os pesadelos e ataques de fígado das eternas vestais grávidas, o experiente José Maria Marin anunciou que na presidência da CBF dará continuidade ao trabalho e aos esforços de Teixeira visando o êxito da Copa do Mundo de 2014 e à modernização do futebol brasileiro. Ou seja, Marin não é criança nem tolo para permitir ser monitorado por arrogantes e donos do monopólio da verdade.
(Vicente Limongi Netto- Jornalista DF)
...................................................................................................................
BLATTER VIRÁ AO DF 6ª FEIRA PARA REUNIÃO COM DILMA. JERÔME NÃO VEM
DIOGO ALCÂNTARA
A presidente Dilma Rousseff irá receber nesta sexta-feira o presidente da Fifa, Joseph Blatter, para reunião em Brasília para discutir a agenda da Copa do Mundo de 2014, entre outros pontos. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também participará do evento.
Este será o primeiro encontro de Brasil e Fifa desde polêmica envolvendo Jérôme Valcke, secretário geral da entidade que rege o futebol. O dirigente disse que o País precisava de um "chute no traseiro" para terminar as obras para o Mundial.
Esta também será a primeira vez que a Fifa vem ao Brasil desde a saída de Ricardo Teixeira, que renunciou às presidências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL). Ele foi substituído por José Maria Marin nas duas entidades.
Entenda a polêmica
Em entrevista concedida na sexta-feira (02/03), o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que os organizadores do Mundial de 2014 precisavam de um "pontapé na bunda" para as obras da Copa do Mundo andarem no País, e afirmou que os preparativos brasileiros estão em "estado crítico".
As palavras não foram bem recebidas pelo governo brasileiro, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou no sábado (03/03) que não quer mais Valcke como interlocutor da Fifa para os assuntos relacionados à Copa de 2014. "As declarações são inaceitáveis, inadequadas para o governo brasileiro", disse Rebelo.
Não é de hoje que Valcke enfrenta rusgas com as autoridades brasileiras. Em comunicado publicado no site da Fifa, o secretário pediu rapidez com a aprovação da Lei Geral da Copa: "o texto deveria ter sido aprovado em 2007 e já estamos em 2012", declarou.
No meio do fogo cruzado, o presidente do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira, manteve discurso neutro e apenas ressaltou que tudo sairá como o planejado. "Em todo processo democrático as discussões devem ser amplas e sempre levar em conta os interesses do povo", disse Teixeira na nota.
Na segunda-feira (05/03), Aldo Rebelo enviou à Suíça uma carta solicitando um novo interlocutor entre o governo brasileiro e a entidade máxima do futebol mundial. De acordo com o ministro do Esporte, "a forma e o conteúdo das declarações escapam aos padrões aceitáveis de convivência harmônica entre um país soberano como o Brasil e uma organização internacional centenária como a Fifa¿.
No mesmo dia, Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados, também atacou as palavras de Valcke, chamando o secretário-geral da Fifa de "deselegante". "Foi uma declaração que merece na verdade é que a gente dê um chute daqui para lá de volta e que se repudie qualquer declaração desse nível", opinou Maia.
Posteriormente, Valcke publicou carta em que se desculpava pelo incidente que classificou como um mal entendido. Segundo o dirigente da Fifa, o que houve não passou de um erro de tradução, e o Brasil segue seguro como "única opção para sediar a Copa do Mundo". Aldo Rebelo aceitou o pedido de desculpas, mas disse que "este tipo de episódio não pode se repetir
.............................................................................................................
BOLA DENTRO
A iniciativa dos clubes de forçar a Confederação Brasileira de Futebol a pagar os salários dos jogadores convocados para a Seleção Brasileira. Não faz sentido, realmente, que os clubes tenham de ceder seus jogadores e ainda se vejam responsáveis pelos salários no período das convocações.Nota mil.
...............................................
BOLA FORA
A pré-convocação do atacante Elkson, do Botafogo, para a seleção olímpica brasileira.Há mais de 90 dias o alviengro vem sendo titular no seu clube apenas em razão da cobertura que vem recebendo do técnico Oswaldo Oliveira.E mais nada! Não etá jogando absolutamente lhufas de bulhufas. Até no atual Gama teria poucas chances de ser titular.Existem pelo menos alguns 20 jogadores em melhores condições técnicas do que ele.Das duas uma:ou o Mano Menezes é muito amigo do Oswaldo Oliveira- ou do próprio Elkson- ou está mais do que explicado o motivo do país ainda não ter sequer o esboço de uma seleção nacional.
...................................................
PERGUNTAR não ofende: Se o ministro Aldo Rebello, do Esporte, estivesse hoje na Oposição, diria que as obras para a Copa estão realmente do desejado para um país que se encontra a dois anos do Mundial e que já no próximo ano estará sediando a Copa das Confederações. Será que ele acharia mesmo que o sistema de comunicações, transportes, segurança, saúde, construção de novas avenidas, viadutos e aeroportos estão mesmo dentro do planejamento adequado para uma competição internacional que trará ao país quase 1 milhão de torcedores? Ou fala apenas como homem do governo que teve na infeliz frase de Jerôme Valcke uma boa válvula de escape para reagir e omitir à realidade dos fatos? O que vocês acham?não ofende: será que se o deputado Aldo Rebello, ministro do
.............................................................................................................
MANCHETES IMPOSSÍVEIS
FBF lidera movimento para eleições imediatas na CBF
TV Apoio compra direitos de transmissão de jogos das Séries A e B
Samambaia fará dois amistosos em Wembley
Brasiliense sai na frente do Mengo e contrata Adriano
GDF inaugura em abril de 2013 nova linha do Metrô para o Gama
Nova CBF dará 30% da renda de amistosos da seleção aos clubes
...................................................................................................................
BYE-BYE
Sem vislumbrar melhores perspectivas num melhor relacionamento entre as partes, principalmente da FBF voltar atrás e aceitar que os próprios árbitros sindicalizados elejam o presidente da Comissão de Árbitros do futebol candango, o árbitro João Antonio de Souza Neto , comunicou hoje ao Sindicato dos Árbitros de Futebol do Distrito Federal- SAF-DF- sua decisão de antecipar o encerramento da carreira como árbitro assistente da CBF e FBF. Segundo afirmou, prefere jogar à toalha e abandonar a arbitragem do que submeter-se a descabida imposição da FBF. É isso aí!
......................................................................................................................
SOMBRA PERMANENTE
Quem garante é um amigo da imprensa chilena e membro da AIPS-Associação Internacional da Imprensa Esportiva: não será fácil o presidente da Fifa, Joseph Blatter, livrar-se tão cedo do prestígio do ex-presidente da CBF junto aos países da Conmebol, onde Teixeira ainda deverá aparecer como um dos homens-fortes da entidade. Ele lembra que à sombra do ex-presidente como candidato à Fifa acompanhará Blatter até mesmo nas eleições do 2014, com muito prestigio eleitoral na América do Sul, América do Norte, América Central, Ásia e África, principalmente, onde Teixeira e o sogro Havelange continuam com cacife suficiente para bater de frente com os europeus pró-Blatter (que somam pouco mais de metade dos filiados da Uefa). Ah!, lembra também, que mesmo afastado da presidência da CBF e da vicê-presidência da Fifa, o brasileiro continua membro do Comitê Executivo da entidade internacional. Posto isto, haja tranquilidade na casa de Blatter!
...................................................................................................
TV
Sky anuncia acordo com a Fox Sports e inicia transmissões nesta quarta
Assinante da Sky também poderá ver o conteúdo da emissora, que tem a Libertadores como grande atração
Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press
A Sky e o Fox Sports anunciaram que chegaram a um acordo para que a operadora passe a veicular conteúdo do novo canal de esportes. Com isso, os assinantes do canal já podem ter acesso os novos conteúdos, disponíveis desde às 12h (de Brasília) desta quarta-feira, pelo canal 28 - onde aconteciam as transmissões do Speed Channel.
"A SKY estava empenhada para chegar a um acordo e ele chegou! A partir das 12h, o FOX Sports estará disponível no canal 28", escreveu a operadora, por meio de seu perfil oficial no Twitter.
Com o acordo, além do conteúdo esportivo do canal, a principal reinvidicação dos usuários da Sky também será atendida: a transmissão dos jogos da Libertadores, que possui os direitos exclusivos de transmissão do torneio continental.
Apesar da "troca", a Fox Sports garantiu, também em postagem no Twitter, que o conteúdo do antigo canal será mantido.
Com o acordo, só resta o acerto entre a Fox Sports, Net e Via Embratel, que ainda detém boa parte deste mercado.
A Sky se junta a Telefônica TV Digital, TVA, Nossa TV, Oi TV, CTBC TV, TVN, TV Alphaville, RCA e BVCI entre as operadoras que trabalham com o sinal da Fox Sports.
Até 2011, a empresa, comandada por Rupert Murdoch, repassava os direitos da Libertadores e da Copa Sul-Americana ao Sportv e BandSports, que transmitiam quase 100% das partidas nos dois torneios. A partir desta temporada, porém, o canal decidiu manter os direitos exclusivos, para conquistar o mercado brasileiro, o que gerou o impasse com as operadoras de maior fatia no mercado.
.......................................................................................................................
Obrigado
De coração, desejo agradecer as manifestações de preocupação, amizade e solidariedade dos amigos que enviaram mensagens em razão do meu problema de saúde, que se não está vencido,teve uma etapa bastante difícil superada. Obrigado, amigos.Por mim e minha família, muito e muito obrigado. Dentre eles, Aderson Maia (presidente da Abrace), jornalistas Irineu Tamanini, Iata Anderson, Tadeu Sergio. Alfredo Bessow,Wilon Wander , Alcir Souza (Jornal do Guará),Kleber Praxedes, Ari Moisés, Vicente Limongi Neto, Deise Lisboa,Eraldo Leite(Rio), Roberto Cavalcante, Jesus Afonso, Maurício Mallui. Gervasio(Equipe Rádio Jornal Regional),Equipe Radio Fibra ( Marlon Nascimento, Fabinho Santos, Vidigal Barbosa, Romer Borges,Wellington,Neto ,Sergio Porto-e demais companheiros, Thomá Filho,Carlos Aberto Macedo(Presidente do Sindicato dos Radialistas do Distrito Federal), Dennys William( Sucursal Associated Press), Glaucio Affsonso (Rádio Santiago), Adalberto Marques, Francisco Stukert, Dimas Ferreira e Família,Paulo Roberto Alves e Genilda, Ruy Telles, Airton Maia, Allan Souza, Alex Monteiro (Jornal SamambaiaAqui), Andrea Caputo(SportTv),Ricardo Leal(Embaixada do Brasil em Israel), Luiz Amaral (Voz da América –Washington DC), Marcelo Ramos (Rádio Bandeirantes-DF), Milton Neves (Band –SP), José Bonetti (ex-Fifa/CBF), Flavio Raupp (Rádio Comunidade do Gama) e, ainda, Sergio Duque Affonso, Paulinho Marreta, Marilia de Freitas, Patricia Lopes Maia, Aparecida Borges Monteiro, Magali Boratto, advogado Hezir Espíndola, Antonio Peixoto, Jornalista Manolo Epelbaum (La Nación), Jornalista JB.Telles (Associação Catarinense de Cronistas Esportivos e
CBF), Wagner Pinheiro(TV-Cabo Frio),Luiz Solano, João Pedro Souza (Associação dos Cronistas do Estado de Goiás), advogado e jornalista Waldir Castro , Jornalista Leda Rodrigues, Elaine Teresinha (RJ), Orlando Castells , dr. Paulo Roberto Lenzi (médico do STJ) ,dr .Bonfim (médico do STJ), dr. Luciano Romanci (médico da CNC), dr. Roberto de Barros Cavalcante (médico do CNC), Equipe do Jornal Interior, Jornalista Nelson Motta Gomes .E outros que citaremos amanhã;Obrigado, amigos, obrigado.
..........................
C R O C _ S
OS holandeses não brincam em serviço. Enquanto por aqui 68% das obras para a Copa continuam em compassso de espera , a seleção ainda não passa de um esboço e com a saída de Ricardo Teixeira da CBF a confusão no comando do nosso futebol, é total e irrestrito, um grupo holandês esteve esta semana de visita a Anápolis. Na agenda holandesa ,a avaliação de um moderno Centro de Treinamento que foi oferecido a sua federação nas imediações da cidade.//// MAL desembarcaram no Aeroporto de Brasilia, os representantes da seleção laranja seguiram imediatamente numa Van alugada para aquela cidade goiana ,com direito a intérprete, já que nenhum dos três integrantes da comissão habla sequer Espanhol.///A OUTRA opção de CT dos holandeses para a Copa fica na Região Serrana do Rio de Janeiro.///APESAR da promessa de que voltariam a Brasilia logo após o carnaval,quando conversariam com o administrador Carlos Nogueira, do Guara, sobre a possibilidade de sua empresa apresentar proposta de arrendamento do Complexo Esportivo do Cave, os representantes da empresa chinesa interessada na transação parecem ter tomado definitivamente o rumo de Fortaleza, onde também manifestaram interesse numa parea para à construção de um grande centro esportivo. Too bad!/// NUMA reunião recente em São Paulo, o novo presidente da CBF,José Maria Marins, não escondeu que pretende tirar o corintiano Andrrés Sanchez do cargo de diretor de seleções da entidade.///SOBRE José Maria Marins, ainda, um detalhe: na última vez que concorreu a um cargo eletivo (prefeito de São Paulo), teve apena dez mil votos. Eleição não é o seu forte./// UM DESEMBARGADOR do Tribunal de Justiça do Rio cassou esta semana a liminar que anulava a última eleição do Vasco, Com a decisão, os conselheiros eleitos em agosto voltam aos cargos, bem como os membros do Conselho Fiscal e Deliberativo./// MEMBROS de conhecido e importante escritório de advocacia da cidade estão pensando seriamente em bancar uma mesa de debates esportivos numa TV da cidade.////PROCEDENTE de São Luís( MA), quem retornou 4ª.feira a Brailia foi o professor e advogado Hezir Espíndola, do Jurídico da Associação Brasileira de Cronistas Desportivos- ABCD- e membro efetivo do Superior Tribunal de Justiça Desportiva Univesitária-STJDU-.Gente que é gente, amigo da gente.. É isso aí!
COPA DO BRASIL
Guarani 4 X 0 Brasiliense
Treze 2 X 1 Botafogo
São Paulo 6 X 0 Independente
Atlético-MG 4 X 2 Cene-MS
Coruripe 1 X 1 Palmeiras
Libertadores
Internacional 7 X 0 Strongest
Cruz Azul 2 X 3 Corinthians
Libertad 1 X 2 Vasco
Fluninense 3 X 0 Zamora
.........................
É ISSO AÍ!
(Jorge Martins)
MUITA ÁGUA AINDA VAI ROLAR
Não foram poucos, claro que não, os motivos que precipitaram à renuncia de Ricardo Teixeira da presidência da Confederação Brasileira de Futebol. Houve, realmente, uma sequência muito forte de dificuldades. Foram seguidas crises de saúde (diverticulite. diabete, hipertensão e coronariopatia)que, somadas aos muitos problemas atrelados aos seu dia a dia à frente da entidade nacional e Fifa, como a iminência da divulgação dos arquivos do caso da ISL,na Suiça, o tenham levado a optar por jogar à toalha. A pressão foi muito grande. Deorintntre elas, sobretudo e principalmente, a intolerância do atual governo Dilma, barrando-lhe o bom trânsito que dispunha no Planalto no governo Lula, praticamente alijando-o do processo que o mantinha como principal articulador ponte de negociações entre o governo e Fifa sobre a Lei Geral da Copa de 2014.O que não deixou de representar também uma vitória particular do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que via em Teixeira seu maior obstáculo para reeleger-se ou eleger seu candidato nas próximas eleições da entidade, também em 2014.
Entre muitos acertos e desacertos, Teixeira paga agora pela quantidade excessiva de anos à frente da entidade. Em 23 anos de seguidos mandatos, óbvio que não arregimentou apenas seguidores, como a quase unanimidade dos presidentes das federações estaduais.Na agenda de inimizades, com certeza reune igual ou maior número de imimizades. Muitos, mas muitos mesmo, decorrentes de antipatias pessoais, motivados, em boa parte, pela sua inegável falta de jogo de cintura com a imprensa esportiva. Foi, sim, prepotente e arrogante em muitos momentos. Como outros tantos milhares- ou mihões- de poderosos existentes no planeta, revestiu-se de um poder que julgou inesgotável enquanto à frente de uma das cinco mais poderosas associações do futebol mundial e, ainda, da Fifa, da qual era vice-presidente há longos anos ( que, afinal, congrega em seu bojo mais paises que a Organização das Nações Unidas-ONU- ).
Agora Teixeira está fora da CBF. Não sei se o momento para deixar a entidade foi o mais adequado. Há menos de 2 anos da Copa ,acho que não. Quem ficou 23 , poderia ficar mais 2 anos.Entendo que o Brasil ficará menos forte no contexto do futebol internacional. O ex—presidente tinha pelo menos algumas 60 associações internacionais nas mãos. Tinha peso. Agora não tem nada. O futebol candango também levará um baque, pois tenho sérias dúvidas sobre a continuidade de um possível prestigio do vice Weber Magalhães, colocado no cargo por Teixeira. Com José Maria Marin, não creioque seja das daT nais confortáveis a situação do brasiliense no novo esquema .
Trata-se de uma opinião sem o mais leve comprometimento com quem quer que seja .Há anos não mantenho qualquer contato com ele.Mais precisamente,desde à campanha à reeleição de Wagner Marques na FBF (do qual deixara de ser amigo) e, mais ainda,muito mais, ao tomar o partido da Sociedade Espotiva do Gama na batalha judicial que travou com a CBF para disputar o Campeonato Brasileiro.Como comprei a briga( e o faria novamente face o justo direito gamense conquistado nos gramados ), óbvio que fui alijado da relação de amigos da entidade .Paciência!Mas nem por isso tornei-me seu inimigo.Lógico que não.Só que, amigos ,amigos,negóciios à parte.Apenas isso.
Quanto ao novo presidente, José Maria Marins, sei apenas ter sido governador biônico de São Paulo no governo militar, que é são-paulino roxo,que não gosta de Andrés Sanchez e que foi guindado ao cargo de vice pelo ex-presidente Ricardo Teixeira.Ah!, e que não quer eleições imediatas na entidade.O mais é esperar para ver.Uma coisa garanto: se não aquinhoar algumas doze federações com favores financeiros imediatos, sua batata começará a assar imediatamente. Quanto as mudanças tão desejadas e aguardadas?Calma. gente! Muita água ainda vai rolar por baixo da ponte.E,pelo visto, turvas e perigosas. Por enquanto, podem crer, a luta será apenas pelo poder total e absoluto.Tal como antes.É isso aí!
.............................................................................................................
ESTAVA ESCRITO
Futebol é futebol. Daí que a expectativa de uma zebra jamais deve ser descartada. Mas a funcionar a lógica (e ela existe), a vitória do Guarani e a consequente desclassificação do Brasilieense na noite de ontem, em Campinas, não tem como ser considerada surpresa.Muito menos, motivo de lamentação por parte da sua diretoria, que decidiu arriscar entrar na competição da CBF com um time bem distante dos melhores que em outras edições o defenderam na Copa do Brasil. A vitória sobre o misto do Bugue em Brasilia,semana passada,enganou os mais céticos.Só isso. Em casa, completo,apoiado , o verdadeiro Guarani surgiu e dissipou imediatamente qualquer tênue sonho de sucesso da equipe candanga.
Desclassificado da Copa do Brasil, claro que aumenta consideravelmente a responsabilidade do atual Jacaré no Candangão 2012. Com uma folha salarial que deve ser,no mínimo, duas vezes mais que as do Ceilândia e Luziânia (e algumas cinco do Gama, Dom Pedro, Brazlândia,etc), óbvio que o time Amarelão de Taguatinga dobrou sua responsailidade perante a sua torcida,além de ter experimentado a dolorosa comprovação de que se possui time para competir domesticamente, está distante , bem distante, de conseguir êxito fora do rincão candango, principalmente no Campeonato Brasileiro( Série C). É isso aí!.
.........................................................
DECEPÇÃO ALVINEGRA
Foi decepcionante a apresentação do Botafogo diante do Treze. A galera alvinegra que compareceu ao estádio não merecia tamanha frustração. Defesa confusa, meio campo sem um mínimo de criatividade e um ataque inoperante e irritante, que conseguiu a proeza de errar quase tudo que tentou. Falar de boa apresentação, convenhamos que seria desejar muito do alvinegro. Ainda mais sem Andrezinho e Marcelo Mattos.Mas o mínimo que o torcedor botafoguense poderia esperar,sim, era uma apresentação com a lucidez de uma equipe mais técnica, mais forte, tamanha a diferença entre as equipes,sobretudo se analisadas suas estruturas, (cristalina, principalmente, pela diferença de suas respectivas folhas salariais.
O Botafogo foi um embrulho mal feito. Da zaga em diante, mostrou fragilidade e falta de postura tática . Causou-me a exata impressão de um grupo que jamais participou de um coletivo tático, time de apenas uma ou outra jogada pensada, trabalhada .Com disposição,é verdade, mas sem qualidade técnica.Jóbson ainda não pegu ritmo,
Andrezinho fez muita falta e ,no meio- campo, até mesmo Marcelo Mattos teve sua ausência sentida. Por sinal, acho ainda que a diretoria deveria contratar urgentemente um auxiliar-técnico para ajudar o Oswaldo Oliveira a dirimir suas dúvidas.Em suma: esse,decididamente, não poderá ser o Botafogo do próximo Campeonato Brasileiro. Ou a vaca irá logo para o brejo.O Estadual carioca é apenas um esboço de competição técnica. E ainda assim, o Oswaldo Oliveira parece-me ainda muito perdido com relação ao grupo que dispõe. É isso aí!
.....................................................................................................
Ronaldo lamenta saída de Teixeira e vê avanço em trabalho do COL
Ronaldo lamentou a saída de Ricardo Teixeira do comando da CBF
Foto: Getty Images
Ronaldo enfim quebrou o silêncio e teceu seus primeiros comentários sobre a saída de Ricardo Teixeira do comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Olímpico Local (COL) da Copa do Mundo de 2014. Em entrevista ao site da Fifa, o ex-atacante, que é membro do COL, lamentou a renúncia do dirigente, considerando que ele precisa cuidar de seu bem estar físico.
"Lamento a saída do Ricardo Teixeira, mas temos que respeitar a decisão dele de cuidar da saúde e da família. Como já conversei com o novo presidente, nós vamos discutir todos os assuntos juntos e tomar as decisões, como num colegiado. Tenho certeza de que essa transição será tranquila para todo o corpo técnico do COL e da Fifa aqui no Brasil", disse Ronaldo.
O ex-jogador não havia feito comentários púbicos sobre a saída de Teixeira. Em seu Twitter, tudo o que publicou desde a renúncia do cartola foram fotos de tartarugas. Ronaldo ainda afirmou que o trabalho realizado pelo Comitê Local vem mostrando resultados, destacou o que ainda precisa ser feito.
"O trabalho do COL está avançando muito bem e todas as nossas tarefas estão sendo cumpridas com sucesso. É preciso manter o foco porque temos pela frente o trabalho de monitoramento dos estádios, a seleção de Centros de Treinamento de Seleções e Campos Oficiais de Treinamento, além de marcos importantes como a divulgação do slogan e da mascote da Copa do Mundo .”
(TERRA)
.....................................................................................................
OPINIÃO
Ricardo Teixeira capitulou para a doença. Jamais se rendeu, porém, aos pregoeiros do caos, aos decaidos, parasitas e fracassados. Timeco de rebotalhos que nunca levantou sequer um tijolo em beneficio do futebol brasileiro. São maledicentes na fabricação de crises. Só mesmo malucos, ressentidos e invejosos não admitem o legado vitorioso que Ricardo Teixeira deixou para o futebol. Foram 112 títulos. Entre eles, duas Copas do Mundo, 5 Copas das Americas e 3 Copas das Confederações. Para piorar os pesadelos e ataques de fígado das eternas vestais grávidas, o experiente José Maria Marin anunciou que na presidência da CBF dará continuidade ao trabalho e aos esforços de Teixeira visando o êxito da Copa do Mundo de 2014 e à modernização do futebol brasileiro. Ou seja, Marin não é criança nem tolo para permitir ser monitorado por arrogantes e donos do monopólio da verdade.
(Vicente Limongi Netto- Jornalista DF)
...................................................................................................................
BLATTER VIRÁ AO DF 6ª FEIRA PARA REUNIÃO COM DILMA. JERÔME NÃO VEM
DIOGO ALCÂNTARA
A presidente Dilma Rousseff irá receber nesta sexta-feira o presidente da Fifa, Joseph Blatter, para reunião em Brasília para discutir a agenda da Copa do Mundo de 2014, entre outros pontos. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também participará do evento.
Este será o primeiro encontro de Brasil e Fifa desde polêmica envolvendo Jérôme Valcke, secretário geral da entidade que rege o futebol. O dirigente disse que o País precisava de um "chute no traseiro" para terminar as obras para o Mundial.
Esta também será a primeira vez que a Fifa vem ao Brasil desde a saída de Ricardo Teixeira, que renunciou às presidências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL). Ele foi substituído por José Maria Marin nas duas entidades.
Entenda a polêmica
Em entrevista concedida na sexta-feira (02/03), o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que os organizadores do Mundial de 2014 precisavam de um "pontapé na bunda" para as obras da Copa do Mundo andarem no País, e afirmou que os preparativos brasileiros estão em "estado crítico".
As palavras não foram bem recebidas pelo governo brasileiro, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou no sábado (03/03) que não quer mais Valcke como interlocutor da Fifa para os assuntos relacionados à Copa de 2014. "As declarações são inaceitáveis, inadequadas para o governo brasileiro", disse Rebelo.
Não é de hoje que Valcke enfrenta rusgas com as autoridades brasileiras. Em comunicado publicado no site da Fifa, o secretário pediu rapidez com a aprovação da Lei Geral da Copa: "o texto deveria ter sido aprovado em 2007 e já estamos em 2012", declarou.
No meio do fogo cruzado, o presidente do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira, manteve discurso neutro e apenas ressaltou que tudo sairá como o planejado. "Em todo processo democrático as discussões devem ser amplas e sempre levar em conta os interesses do povo", disse Teixeira na nota.
Na segunda-feira (05/03), Aldo Rebelo enviou à Suíça uma carta solicitando um novo interlocutor entre o governo brasileiro e a entidade máxima do futebol mundial. De acordo com o ministro do Esporte, "a forma e o conteúdo das declarações escapam aos padrões aceitáveis de convivência harmônica entre um país soberano como o Brasil e uma organização internacional centenária como a Fifa¿.
No mesmo dia, Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados, também atacou as palavras de Valcke, chamando o secretário-geral da Fifa de "deselegante". "Foi uma declaração que merece na verdade é que a gente dê um chute daqui para lá de volta e que se repudie qualquer declaração desse nível", opinou Maia.
Posteriormente, Valcke publicou carta em que se desculpava pelo incidente que classificou como um mal entendido. Segundo o dirigente da Fifa, o que houve não passou de um erro de tradução, e o Brasil segue seguro como "única opção para sediar a Copa do Mundo". Aldo Rebelo aceitou o pedido de desculpas, mas disse que "este tipo de episódio não pode se repetir
.............................................................................................................
BOLA DENTRO
A iniciativa dos clubes de forçar a Confederação Brasileira de Futebol a pagar os salários dos jogadores convocados para a Seleção Brasileira. Não faz sentido, realmente, que os clubes tenham de ceder seus jogadores e ainda se vejam responsáveis pelos salários no período das convocações.Nota mil.
...............................................
BOLA FORA
A pré-convocação do atacante Elkson, do Botafogo, para a seleção olímpica brasileira.Há mais de 90 dias o alviengro vem sendo titular no seu clube apenas em razão da cobertura que vem recebendo do técnico Oswaldo Oliveira.E mais nada! Não etá jogando absolutamente lhufas de bulhufas. Até no atual Gama teria poucas chances de ser titular.Existem pelo menos alguns 20 jogadores em melhores condições técnicas do que ele.Das duas uma:ou o Mano Menezes é muito amigo do Oswaldo Oliveira- ou do próprio Elkson- ou está mais do que explicado o motivo do país ainda não ter sequer o esboço de uma seleção nacional.
...................................................
PERGUNTAR não ofende: Se o ministro Aldo Rebello, do Esporte, estivesse hoje na Oposição, diria que as obras para a Copa estão realmente do desejado para um país que se encontra a dois anos do Mundial e que já no próximo ano estará sediando a Copa das Confederações. Será que ele acharia mesmo que o sistema de comunicações, transportes, segurança, saúde, construção de novas avenidas, viadutos e aeroportos estão mesmo dentro do planejamento adequado para uma competição internacional que trará ao país quase 1 milhão de torcedores? Ou fala apenas como homem do governo que teve na infeliz frase de Jerôme Valcke uma boa válvula de escape para reagir e omitir à realidade dos fatos? O que vocês acham?não ofende: será que se o deputado Aldo Rebello, ministro do
.............................................................................................................
MANCHETES IMPOSSÍVEIS
FBF lidera movimento para eleições imediatas na CBF
TV Apoio compra direitos de transmissão de jogos das Séries A e B
Samambaia fará dois amistosos em Wembley
Brasiliense sai na frente do Mengo e contrata Adriano
GDF inaugura em abril de 2013 nova linha do Metrô para o Gama
Nova CBF dará 30% da renda de amistosos da seleção aos clubes
...................................................................................................................
BYE-BYE
Sem vislumbrar melhores perspectivas num melhor relacionamento entre as partes, principalmente da FBF voltar atrás e aceitar que os próprios árbitros sindicalizados elejam o presidente da Comissão de Árbitros do futebol candango, o árbitro João Antonio de Souza Neto , comunicou hoje ao Sindicato dos Árbitros de Futebol do Distrito Federal- SAF-DF- sua decisão de antecipar o encerramento da carreira como árbitro assistente da CBF e FBF. Segundo afirmou, prefere jogar à toalha e abandonar a arbitragem do que submeter-se a descabida imposição da FBF. É isso aí!
......................................................................................................................
SOMBRA PERMANENTE
Quem garante é um amigo da imprensa chilena e membro da AIPS-Associação Internacional da Imprensa Esportiva: não será fácil o presidente da Fifa, Joseph Blatter, livrar-se tão cedo do prestígio do ex-presidente da CBF junto aos países da Conmebol, onde Teixeira ainda deverá aparecer como um dos homens-fortes da entidade. Ele lembra que à sombra do ex-presidente como candidato à Fifa acompanhará Blatter até mesmo nas eleições do 2014, com muito prestigio eleitoral na América do Sul, América do Norte, América Central, Ásia e África, principalmente, onde Teixeira e o sogro Havelange continuam com cacife suficiente para bater de frente com os europeus pró-Blatter (que somam pouco mais de metade dos filiados da Uefa). Ah!, lembra também, que mesmo afastado da presidência da CBF e da vicê-presidência da Fifa, o brasileiro continua membro do Comitê Executivo da entidade internacional. Posto isto, haja tranquilidade na casa de Blatter!
...................................................................................................
TV
Sky anuncia acordo com a Fox Sports e inicia transmissões nesta quarta
Assinante da Sky também poderá ver o conteúdo da emissora, que tem a Libertadores como grande atração
Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press
A Sky e o Fox Sports anunciaram que chegaram a um acordo para que a operadora passe a veicular conteúdo do novo canal de esportes. Com isso, os assinantes do canal já podem ter acesso os novos conteúdos, disponíveis desde às 12h (de Brasília) desta quarta-feira, pelo canal 28 - onde aconteciam as transmissões do Speed Channel.
"A SKY estava empenhada para chegar a um acordo e ele chegou! A partir das 12h, o FOX Sports estará disponível no canal 28", escreveu a operadora, por meio de seu perfil oficial no Twitter.
Com o acordo, além do conteúdo esportivo do canal, a principal reinvidicação dos usuários da Sky também será atendida: a transmissão dos jogos da Libertadores, que possui os direitos exclusivos de transmissão do torneio continental.
Apesar da "troca", a Fox Sports garantiu, também em postagem no Twitter, que o conteúdo do antigo canal será mantido.
Com o acordo, só resta o acerto entre a Fox Sports, Net e Via Embratel, que ainda detém boa parte deste mercado.
A Sky se junta a Telefônica TV Digital, TVA, Nossa TV, Oi TV, CTBC TV, TVN, TV Alphaville, RCA e BVCI entre as operadoras que trabalham com o sinal da Fox Sports.
Até 2011, a empresa, comandada por Rupert Murdoch, repassava os direitos da Libertadores e da Copa Sul-Americana ao Sportv e BandSports, que transmitiam quase 100% das partidas nos dois torneios. A partir desta temporada, porém, o canal decidiu manter os direitos exclusivos, para conquistar o mercado brasileiro, o que gerou o impasse com as operadoras de maior fatia no mercado.
.......................................................................................................................
Obrigado
De coração, desejo agradecer as manifestações de preocupação, amizade e solidariedade dos amigos que enviaram mensagens em razão do meu problema de saúde, que se não está vencido,teve uma etapa bastante difícil superada. Obrigado, amigos.Por mim e minha família, muito e muito obrigado. Dentre eles, Aderson Maia (presidente da Abrace), jornalistas Irineu Tamanini, Iata Anderson, Tadeu Sergio. Alfredo Bessow,Wilon Wander , Alcir Souza (Jornal do Guará),Kleber Praxedes, Ari Moisés, Vicente Limongi Neto, Deise Lisboa,Eraldo Leite(Rio), Roberto Cavalcante, Jesus Afonso, Maurício Mallui. Gervasio(Equipe Rádio Jornal Regional),Equipe Radio Fibra ( Marlon Nascimento, Fabinho Santos, Vidigal Barbosa, Romer Borges,Wellington,Neto ,Sergio Porto-e demais companheiros, Thomá Filho,Carlos Aberto Macedo(Presidente do Sindicato dos Radialistas do Distrito Federal), Dennys William( Sucursal Associated Press), Glaucio Affsonso (Rádio Santiago), Adalberto Marques, Francisco Stukert, Dimas Ferreira e Família,Paulo Roberto Alves e Genilda, Ruy Telles, Airton Maia, Allan Souza, Alex Monteiro (Jornal SamambaiaAqui), Andrea Caputo(SportTv),Ricardo Leal(Embaixada do Brasil em Israel), Luiz Amaral (Voz da América –Washington DC), Marcelo Ramos (Rádio Bandeirantes-DF), Milton Neves (Band –SP), José Bonetti (ex-Fifa/CBF), Flavio Raupp (Rádio Comunidade do Gama) e, ainda, Sergio Duque Affonso, Paulinho Marreta, Marilia de Freitas, Patricia Lopes Maia, Aparecida Borges Monteiro, Magali Boratto, advogado Hezir Espíndola, Antonio Peixoto, Jornalista Manolo Epelbaum (La Nación), Jornalista JB.Telles (Associação Catarinense de Cronistas Esportivos e
CBF), Wagner Pinheiro(TV-Cabo Frio),Luiz Solano, João Pedro Souza (Associação dos Cronistas do Estado de Goiás), advogado e jornalista Waldir Castro , Jornalista Leda Rodrigues, Elaine Teresinha (RJ), Orlando Castells , dr. Paulo Roberto Lenzi (médico do STJ) ,dr .Bonfim (médico do STJ), dr. Luciano Romanci (médico da CNC), dr. Roberto de Barros Cavalcante (médico do CNC), Equipe do Jornal Interior, Jornalista Nelson Motta Gomes .E outros que citaremos amanhã;Obrigado, amigos, obrigado.
..........................
C R O C _ S
OS holandeses não brincam em serviço. Enquanto por aqui 68% das obras para a Copa continuam em compassso de espera , a seleção ainda não passa de um esboço e com a saída de Ricardo Teixeira da CBF a confusão no comando do nosso futebol, é total e irrestrito, um grupo holandês esteve esta semana de visita a Anápolis. Na agenda holandesa ,a avaliação de um moderno Centro de Treinamento que foi oferecido a sua federação nas imediações da cidade.//// MAL desembarcaram no Aeroporto de Brasilia, os representantes da seleção laranja seguiram imediatamente numa Van alugada para aquela cidade goiana ,com direito a intérprete, já que nenhum dos três integrantes da comissão habla sequer Espanhol.///A OUTRA opção de CT dos holandeses para a Copa fica na Região Serrana do Rio de Janeiro.///APESAR da promessa de que voltariam a Brasilia logo após o carnaval,quando conversariam com o administrador Carlos Nogueira, do Guara, sobre a possibilidade de sua empresa apresentar proposta de arrendamento do Complexo Esportivo do Cave, os representantes da empresa chinesa interessada na transação parecem ter tomado definitivamente o rumo de Fortaleza, onde também manifestaram interesse numa parea para à construção de um grande centro esportivo. Too bad!/// NUMA reunião recente em São Paulo, o novo presidente da CBF,José Maria Marins, não escondeu que pretende tirar o corintiano Andrrés Sanchez do cargo de diretor de seleções da entidade.///SOBRE José Maria Marins, ainda, um detalhe: na última vez que concorreu a um cargo eletivo (prefeito de São Paulo), teve apena dez mil votos. Eleição não é o seu forte./// UM DESEMBARGADOR do Tribunal de Justiça do Rio cassou esta semana a liminar que anulava a última eleição do Vasco, Com a decisão, os conselheiros eleitos em agosto voltam aos cargos, bem como os membros do Conselho Fiscal e Deliberativo./// MEMBROS de conhecido e importante escritório de advocacia da cidade estão pensando seriamente em bancar uma mesa de debates esportivos numa TV da cidade.////PROCEDENTE de São Luís( MA), quem retornou 4ª.feira a Brailia foi o professor e advogado Hezir Espíndola, do Jurídico da Associação Brasileira de Cronistas Desportivos- ABCD- e membro efetivo do Superior Tribunal de Justiça Desportiva Univesitária-STJDU-.Gente que é gente, amigo da gente.. É isso aí!
Nenhum comentário:
Postar um comentário