terça-feira, 27 de março de 2012

CROCODILO

PLACAR MORAL

CANDANGÃO
LUZIÂNIA 4 2 SOBRADINHO

CARIOCA
BOTAFOGO 3 X 0 DUQUE DE CAXIAS
VASCO 1 X 1 RESENDE

PAULISTA
CORINTHIANS 3 X 2 PALMEIRAS
SANTOS 3 X 1 BRAGANTIMO
..................................................................................................................................
É ISSO AÍ!
(Jorge Martins)

SEM CHORO NEM VELA

Não foi absolutamente uma conquista obtida em resultados inesperados, aqueles que formam a zebra de cada dia e acabam conduzindo um time ao título,muito mais pela instabilidade alheia do que pelos méritos do vencedor. Não foi isso que aconteceu.Longe disso. Méritos, convenhamos, foi o que não faltou ao Luziânia para superar tamanha sequência de adversários e chegar ao título, caminhando célere,decidido, quando o campeonato ainda era uma incógnita e os papões se posicionavam nos bastidores com certo favoritismo. Aquela autoridade de quem se acha dono do pedaço, divide com alguns poucos a hegemonia do futebol candango e conhece os meandros de tudo que passa a a sua volta.

Só que o futebol não é só isso. É também preparação, dedicação, determinação , arrumação admninistrativa e gente com vontade de ajudar. E diante do que acontecia com os tmes made in in Distrito Federal, sem esquema definido, sem patrocidadores definidos e plataformas de programas vazias , a espera de milagres , ficou para mim mais fácil entender recado de um amigo de Luziânia , alertando-se que enquanto alguns clubes do Distrito Federal brigavam por uma vaga no campeonato na justiça desportiva, por dinheiro do GDF e administrativamente não tinham absolutamente nada esquematizado em termos de trabalho de equipe, de definido para encarar a maratona da bola que se aproximava, ,enfim, que o Entorno parecia estar à frente de melhor organização, de maior disposição,formando seus times, até mesmo pela necessidade de ter de enfrent´-los quase que imediatamente, equipes mais experientes e bem estruturadas como eram o caso, principalmente, do Brasiliense, Ceilândia e até mesmo do Gama ( onde apesar dos problemas existentes, tudo poderia ser solucionando de um momento para o outro, sobretudo com a notícia de que o empresário Froylan Pinto estava de chegada ao clube, o que lhe poderia dar a ajuda tão necessária para compor o time e começar a competição com o pé direito.).

Goiano da periferia mas agindo como um mineirinho seguro, disposto a dar o ar da graça apenas na hora devida, de preferência em silêncio e humildade, o Luziânia iniciou sua preparação sem pensar em super- surpresas.. Pensou apenas nele.O mais, era uma circunstância, necessidade do futebol. O importante era fazer a sua parte. E fez. Como manda o figurino, fez suas contas, e com os pés, com paciência montou uma equipe competitiva ,graças a boas indicações e boa integração com a comunidade.
Foi campeão assim, de fato e de direito: 3 X 2 Não deixou qualquer dívida. Sua campanha diz tudo. Dono da bola e do espaço. E papou o título em cima do segundo melhor time do campeonato, Ceilândia, que igualmente fez um bom trabalho e merece o aplauso dos seus torcedores e desportistas.
O segundo turno é outra história. A hora é, sim,de celebrar essa primeira conquista, justa , justisima e quem sem ´dúvida laureou o excelente trabalho da sua direteoia e fez a festa da galera de Luziânia.O outro turno é outra novela Vencer o Ceilândia,por si ,pelo que o alvinegro representa, é mais do que motivo para a turma celebrar pedra até fazer cascalho. Parabéns .Luziânia! É ISSO AÍ!

..............................................................................................



Festa goiana (foto- Adalberto Marques)

E TOME MAIS

Além da estupenda vitória do Luziânia em cima do Ceilândia, teve mais goiano fazendo festa este final de semana em Brasilia. Foi o Formosa, que renascendo das cinzas, vez que pouco antes da abertura do campeonato dispensou meio time e teve de contratar às pressas uma meninada recém- saída do Centro Infantil do Jogador do Futuro de Formosa, foi sábado ao Gama jogar s inventada Taça João Saldanha... E capaplum: Foi, viu e venceu o Verdão em pleno Bezerrão!

Meu Deus! Cadê o futebol brasiliense, gente ? Isso é inédito! ´Realmente, jamais aconteceu. Nem nos tempos do amadorismo do Defelê, Coenge, Rabello, enfim, chegamos ao fundo de tamanha cratera Onde está a força do Gama: Do Brasiliense,? Do Ceilândia? Do Sobradinho, do Guará? O que fizeram com os nossos times, enfim. Saravá! ...

.............................................................................................
SEM CHANCE

O que se comenta no Rio, é que é difícil, muito difícil, que a Confederação Brasileira de Futebol um dia saia do Rio. Independente das promessas ou não do seu novo presidente, José Maria Marins,o problema não tem nada a ver com ele e suas promessas, mas sim em razao do Estatuto da entidade, que estabelece que eventual mudança da sede” tem de ser aprovada por unanimidade, incluído aí o voto da Federação do Rio de Janeiro.” Chega ou querem mais?
............................................................................................

POR SINAL, mesmo sem que o assunto tivesse sido cogitado recentemente, eis algumas federações que sempre optarão para a sede da CBF permanecer no Rio de Janeiro: Alagoas, Amazonas, Acre, Pará, Paraíba, Pernambuco, Bahia. Espírito Santos ,Mato Grosso Ceará. Mato Grosso do Sul. Maranhão, Piuai, Sergipe, Goiàs, Tocantins, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande Norte, Distrito Federal ,Minas Gerais e Amapá Só essas....
.........................................................................................
A FESTA DAS BARGANHAS
Futebol, cerveja e política



Edmilson Lopes Júnior
De Natal (RN)

Nas últimas semanas, o mundo político brasileiro foi envolvido pelo debate em torno da chamada "Lei Geral da Copa". O projeto, em discussão no Congresso Nacional, traduz as exigências impostas pela Fifa para a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil. Aceitas pelo governo brasileiro, no ambiente de euforia da escolha do país como sede, essas imposições, no seu conjunto, implicam em limitações razoáveis às ações do Estado Nacional.
Embora algumas vozes tenham mencionado palavras como "autonomia" e "soberania", o que domina o debate é mesmo a discussão em torno da liberação de bebidas alcoólicas nos estádios onde ocorrerão os jogos. A Fifa mantém, há tempos, acordos comerciais de monta com a indústria de cervejas e não abre mão do livre consumo do álcool nas arenas futebolísticas. Negócios são negócios. Se o Brasil quer a realização da Copa, então, que arque com os custos sociais, políticos e financeiros de sediar o evento, esse é o recado bem claro da entidade reguladora do esporte bretão.
Muito se tem comentado sobre os custos sociais e financeiros da Copa. E essas não são, de fato, questões menores. Basta lembrarmos o fato de que, na maioria das cidades-sede, apenas as obras dos estádios estão sendo tocadas. Mobilidade urbana? Os projetos ainda não saíram das pranchetas. Na hierarquia das obras prioritárias, depois dos estádios, estão os aeroportos. Apesar disso, pouco se avançou. O que cresce, de verdade, é a angústia de famílias que começam a ser desalojadas para que as incertas "obras da Copa" sejam viabilizadas. Enquanto isso, o debate nacional gira em torno da cerveja...
Fechados no seu mundo e em suas demandas, os políticos não se dão conta de que o seu próprio palco (o terreno da política) está sendo redefinido. E aí chegamos aos custos políticos da Copa. A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, esses eventos estratégicos para o reposicionamento de cidades e regiões nas paisagens mundiais do poder, são geridos por forças transnacionais (Fifa, COI), cujo poder crescente é diretamente proporcional ao estreitamento das margens de manobra dos estados nacionais. Grupos políticos farão chantagens e tentarão garantir "reciprocidades" para aprovarem a Lei Geral da Copa, mas, fatalmente, recuarão ante o poder das megaestruturas globais. Até porque, para meio mundo neste país é como se fosse um dado da natureza o fato de que a realização da Copa será um grande ganho. Nesse quadro, quem se disporia a pagar, até o fim, o preço político de ser responsabilizado pela inviabilização do evento?

POR: Edmilson Lopes Júnior é professor de sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
.................................................................................








sábado, 24 de março de 2012
NBB: UniCEUB derrota Flamengo e assume terceira posição
Fotos:AdalbertoMarques.com



O UniCeub/Brasília recebeu a visita do Flamengo na tarde deste sábado (24), no Ginásio Nilson Nelson, em partida válida pelo Novo Basquete Brasil, venceu por 93 a 74 e tomou a terceira posição do rubro negro na tabela de classificação do principal torneio nacional.

Os dois times entraram em quadra desfalcadas de peças importantes. Pelo lado do UniCeub/Brasília a ausência sentida foi do pivô Lucas Tischer, com contusão no tornozelo sofrida no ultimo treino do grupo. O Flamengo não contou com o ala Marcelinho, que está com o dedo fraturado. O atleta da equipe carioca viu de perto, sentado no banco de reservas, seus colegas serem derrotados pelo anfitrião.

A equipe candanga envolveu seu arqui-rival e abriu boa vantagem logo no inicio da partida. Com a vantagem aumentando com facilidade a cada quarto, o time do DF precisou apenas administrar o placar esperando o termino do confronto.

Na linda festa da torcida que foi ao ginásio, a nota triste, ficou por conta de um indivíduo, que de maneira isolada, levou sustos aos torcedores detonando rojões (bombinhas) na arquibancada, mas logo dominado por policiais militares que tiveram que correr bastante atrás do barderneiro até dominá-lo.

O cestinha da partida foi o armador Nezinho, do time de Brasília, que marcou 28 pontos. Pelo lado do Flamengo, quem mais acertou a cesta adversária foi Jackson, com 21. Fotos: Adalberto Marques
às 23:35
....................................................................................
EL GRANDE MICO
Ministro do Esporte comete gafe: "sem Messi, Espanha é seleção comum"



Rebelo se confundiu ao falar sobre Lionel Messi, astro do Barcelona, mas camisa 10 da seleção argentina
Foto: Edson Lopes Jr./Terra

Aldo Rebelo quis se despir da condição de ministro do Esporte para palpitar sobre as chances da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014 nesta sexta-feira, em entrevista à Rádio Bandeirantes. Mais do que otimista com as chances da equipe de Mano Menezes em faturar o hexa dentro de dois anos, o político se empolgou ao elogiar a promissora dupla Neymar e Lucas - que sequer é titular no atual combinado verde-amarelo -, classificou-a como única do mundo e acabou se atrapalhando ao comentar sobre o argentino Lionel Messi, que, de acordo com Rebelo, é peça-chave da seleção espanhola.

"Tire o Messi da Espanha e a seleção espanhola não é acima do normal", palpitou Rebelo, sem se lembrar de que, sem o argentino que atualmente veste a 10 do Barcelona, o time ibérico conquistou a Eurocopa de 2008 e o Mundial de 2010. "Não creio que haja país com a capacidade de reunir tantos talentos como o Brasil. Não vejo alguém com um ataque como Neymar e Lucas e não imagino como essa zaga europeia vai encontrar um meio de pará-los. Os dois vão estar na melhor fase em 2014. Nossos zagueiros são melhores que europeus e argentinos , e os nossos meias no mínimo se equivalem. E o fato de a Copa ser no País nos dá uma vantagem, nos torna favoritos", concluiu.
............................................................................................................................................
INIMIGO PARA SEMPRE
Fifa insistirá em mostrar documentos contra Teixeira



Apesar da renúncia do Comitê Executivo, Ricardo Teixeira (à esq.) continuará sendo investigado pela Fifa
Foto: Getty Images

Ricardo Teixeira deixou o comando da CBF e o cargo de membro do Comitê Executivo da Fifa, mas seu pesadelo em relação às suspeitas de corrupção que o envolvem não terminam. De acordo com publicação deste sábado do jornal O Estado de S. Paulo, o conselheiro da Fifa para o combate à corrupção, Mark Pieth, afirmou nesta sexta-feira querer a publicação dos documentos que mostrariam como Teixeira e seu ex-sogro, João Havelange, receberam propinas da ISL. A renúncia do cartola impede que haja qualquer tipo de processo contra o brasileiro dentro da entidade máxima do futebol. Mas Pieth entende que pelo menos deve haver uma iniciativa de transparência, expondo os envolvidos e publicando o conteúdo desses documentos.
Segundo a publicação, Teixeira conseguiu que o Tribunal Superior da Suíça mantivesse os documentos em sigilo. Nada pode ser revelado até o final do processo, que ainda pode levar vários meses. Nesta sexta-feira, porém, em declarações ao jornalista Graham Dunbar, Mark Pieth afirmou que não abandonará o caso. No entanto, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que já viu o documento, teria alegado motivos legais - a decisão do tribunal suíço - para impedir que o especialista tivesse acesso ao conteúdo do processo.
..................................................................................................................................
Campeonato Gaúcho
Com pênalti polêmico, Grêmio arranca vitória e continua 100%



Marcelo Moreno converteu penalidade aos 53min do 2º tempo e garantiu sexta vitória seguida ao time tricolor
Foto: Grêmio/Divulgação


Dois dias após Vanderlei Luxemburgo completar um mês como técnico do Grêmio, a equipe voltou a campo, fora de casa, disposta a manter a boa fase desde a troca no comando. Mesmo diante da forte marcação do Cruzeiro-RS, que atuava em casa, e com um pênalti polêmico, aos 50min da segunda etapa, o time tricolor venceu por 2 a 1, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, manteve sequência invicta nesta fase e dispuarou na ponta do Grupo 2.
Permanecendo 100% no returno do Campeonato Gaúcho e com seis vitórias seguidas, a equipe de Luxemburgo chega aos 12 pontos. Com o tropeço do então vice-líder Veranópolis, a vantagem na liderança chega aos cincos pontos sobre o Cerâmica, novo segundo colocado. Já a equipe de Novo Hamburgo fica com cinco pontos e continua fora do G-4 para o mata-mata do torneio.
Mas nem tudo terminou bem para os gremistas na partida fora de casa. No segundo tempo, o atacante Kleber sofreu uma pancada no tornozelo e teve que deixar o campo, podendo desfalcar o time nos próximos compromissos.

..........................................................................................................................





ABCD
PREFERÊNCIA NAS CABINES

A Associação brasiliense de cronistas desportivos, reitera ser a seguinte a ordem preferencial de ocupação nas cabines dos estádios brasilienses com menores dependências : 1)- emissoras am e fm que tenham linham fixas nos estádios ; 2)-emissoras am e fm, sem linha fixa, por ordem de pedido de kinha as empresas de telefonia; emissoras de tv 9transmissão); emissoras de tv (apenas filmagens de lances da partida) ; 3)- sites .
A ordem acima é estabelecida em decisão tomada pela abrace em 23 de abril de 2007 ,com a presença de todos os representantes das entidades nacionais da crôniica e o descumprimento da mesma pode acarretar de advertência escrita até o cancelamento temporário ou definitivo da credencial da equipe da emissora ou site em caso de reincidencia.

* ÓBVIO, MAIS QUE ÓBVIO, QUE O OCUPANTE DE UA NOVA EQUIPE FM (SOBRETUDO COMUNITIRÁRIA) OU AM, OBEDECERÁ A ESCALA POR ATIGUIDADE DE INSCRIÇÃO NA ABCD, EMBRATEL, OI OU OUTRA TELEFÔNICA
...............................................................................................................
Chile anuncia que receberá Copa América de 2015 no lugar do Brasil

A Associação Nacional de Futebol do Chile (ANFP) anunciou, em entrevista concedida neste sábado, que o país receberá a Copa América de 2015. A competição estava prevista anteriormente para ocorrer no Brasil.
"Com emoção e alegria comunico que, depois de 24 anos, a Copa América será realizada no Chile", afirmou Sergio Jadue, presidente da ANFP. "Queremos organizar a melhor Copa América da história, tanto administrativamente quanto esportivamente. Colocaremos todos os nossos esforços para que a seleção chilena siga tendo partidas amistosas para chegar com uma equipe competitiva e que possa vencer o torneio", completou.
O treinador da seleção do Chile, Claudio Borghi, também esteve presente no evento e reforçou a importância de vencer a Copa América dentro de casa. "Nossa mentalidade é de sermos campeões. Isso é muito importante para o país e para todo o povo chileno, que quer ver sua seleção bem preparada. Não pouparemos esforços para irmos bem também na parte desportiva", disse o comandante.
"É uma grande oportunidade que estávamos esperando. A Copa América não é só futebol", disse Jadue, invocando o setor público e privado do país para organizar o torneio. A decisão sobre as sedes ainda serão avaliadas pela ANFP. "Ainda temos que decidir as sedes. Vamos criar uma comissão para analisar e é provável que diferenciaremos os estádios da Copa do Mundo Sub-17 dos que receberão a Copa América", ressaltou.
O diretor de comunicação da entidade da CBF, Rodrigo Paiva, confirmou a decisão. "O Brasil vai passar por uma série de eventos - Copa das Confederações em 2013, Copa do Mundo de 2014 e logo em seguida as Olimpíadas em 2016 -, um atrás do outro. O Chile mostrou interesse (em receber a Copa América em 2015) e chegamos a um acordo", explicou.
"Organizar uma Copa América logo depois de uma Copa do Mundo teria um custo muito alto. Alé porque estaríamos paralisando o Campeonato Brasileiro por quatro anos seguidos", completou Rodrigo Paiva.
O atual presidente da CBF, José Maria Marin, declarou que, caso o calendário não fosse alterado, os maiores prejudicados seriam os clubes brasileiros, em um momento que seria importante para o fortalecimento das competições nacionais.
"O Campeonato Brasileiro teria de ser paralisado, justamente em um ano que tem tudo para levar multidões aos jogos, pois será realizado logo após a Copa do Mundo, com toda a estrutura que a maior competição de futebol do planeta deixará, com estádios modernos e todo um ambiente positivo", explicou Marin.
As negociações, iniciadas ainda quando Luiz Inácio Lula da Silva era presidente brasileiro, acabaram retomadas recentemente e avançaram até a concretização. O país, que já organizou a competição por seis vezes, não recebe o torneio desde 1991.
O Chile, a princípio, receberia o evento somente no ano de 2019. Com a aproximação entre Lula e a federação chilena, o Brasil aceitou "trocar" para somente receber a competição sul-americana uma edição depois, já que o País passará por um ano de transição entre a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada no Rio de Janeiro em 2016.
A negociação entre os dois países, contudo, diminuiu em 2010, quando Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, negou qualquer possibilidade de permitir aos chilenos organizarem o torneio em 2015. "Nunca dissemos que daríamos a Copa América ao Chile. A Copa América será no Brasil", disse o antigo dirigente quando ainda
...........................................................................
C R O C _S

DE OLHO em 2014, uma comitiva inglesa circulou em menos de 48 horas por l0 hotéis e três cetro de treinamentos em duas cidades paulistas no decorrer da semana passada. A partir de hoje, uma delegação alemã, visita quatro hoteis e quatro CTS em cinco municípios. O COL e o comitê paulista os acompanha na visitação.///A POSSIBILIDADE de a responsabilidade pela liberação da bebida durante a Copa 2014 ser transferida para os Estados deixou a turma dos CTS locais para lá de irritados. Entendem ( e estão certos), que a responsabilidade de decidir a respeito deve ser da União Federal. /// SEGUNDO a Polícia Rodoviária Federal sediada nas proximidades de Luziânia, cerca de 533 carros das cidades vizinhas estiveram na cidade para asssitir a decisão do primeiro turno candango entre Luziânia e Ceilândia.///DEVERÁ ser publicado de 15 a 20 dias o acórdão referente a decisão do processo que julgou a Intervenção Decretada pela justiça do Distrito Federal na Federação Brasiliense de Futebol, no meio do ano passado. Somente após a blicação no Diário da Jutiça do Df é que os advogados das partes tomarão conhecimento sobre o que foi eslalelecido pela justiça. Muita água ainda poderá rolar./// SEGUNDO notícias do Ceilândia, o alvinegro teria dispensado o meia Iranildo. Contratado no início da temporada, Iranildo, com problema muscular, não teria se recuperado e atuado uma ínica vez. Uma pena. Em condições, é ainda um belo meio-campista.///UMA grande carreata tomou conta de Luziânia logo após a cnquista do título pelo Luziânia As ruas foram tomadas pelo torcedores que, dizem, tiveram boca livre de chopp na seda do clibe, o que é justo, muito justo.///IMEDIATAMENTE após a entrega da Taça ao campeão, o prefeito,um dos mais empolgados com a festa, teve a sua camisa arrancada. SUA passeata foi “A La Tarzan”. Só faltou o grito de guerra /// ENTRE os torcedores, a grande . expectativa é a do clue poder partipar no ano que vem da Copa do Brasil, já na condição de campeão do primeiro turno Candango... Isso vai depender da CBF, mas esperamos que sim, que participe,que não haja dificuldades.Afinal...ganhou no campo.///SILVIO Santos entrega neste domingo o tradicional Troéu Imprensa, em homenagm aos profisssionais de todo o Brasil. É ISSO AÍ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário