sábado, 12 de maio de 2012

CROCODILO


LEI FEDERAL

Lei nº 12.395, de 2011. Art.90-F. Os profissionais credenciados pelas Associações de Cronistas Esportivos quando em serviço têm acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo o território nacional, obrigando-se a ocupar locais a eles reservados pelas respectivas entidades de administração do desporto.
............................................................
DESTAQUES

Ministro convida crônica para visitar obras do Mané Garrincha
É Isso Aí: Ceilândia é a esperança candanga
Iata Anderson: a decadência do futebol carioca
Fifa sugere o uso de bases militares no Mundial
Rebello fuma o cachimbo da paz com a Fifa e Valcke
Cariocas e turistas, nostálgicos, visitam o Maracanã
ARUC:Jorge Aragão vai fazer a festa das mamães
CROC_S;Imprensa do DF aplaude iniciativa do ministro
........................................................................................................................................................


MINISTRO DO ESPORTE CONVIDA
IMPRENSA ESPORTIVA PARA VISITAR
OBRAS DO ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA

BOAS NOVAS: em contato com a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos- ABCD-, o jornalista Paulo Rossi, Assessor de Imprensa do ministro Aldo Rebelo, do Esporte, comunicou a disposição do ministro de reunir-se com a imprensa esportiva do Distrito Federal para uma visita às obras do estádio Mané Garrincha. 2ª.feira, dia 14, às l0.30 horas, no Ginásio Nilson Nelson, de onde seguiráo para a visita ao estádio está marcada para 11 horas. O Secretário de Esportes, Celio Renê,estará acompanhará a visita,que está aberta também para os profisssionais de todos os órgãos de comunicação sediados no Distrito Federal e Entorno.
........................................................................................................................................................
É ISSO AÍ!

(Jorge Martins)

ESPERANÇA CANDANGA

A experiência dos chamados veteranos foi fundamental para o alvinegro da Ceilândia bater o Sobradinho , conquistar o 2º Turno do Candangão e habilitar-se para a disputa do bi contra o Luziânia na decisão a ser iniciada neste sábado,às 16 horas, no Serra Dourada. Mas issso já é passado. A hora é outra, o momento é diferente. Isso porque pesar de possuir em seu currículo maior know-how em decisões,o time ceilandense sabe perfeitamente que terá uma nova e árdua missão pela frente ,uma etapa na qual que terá de superar não apenas o futebol voluntarioso de de uma equipe que joga em casa, que deseja o ineditismo do título de campeão candango como a empolgação da sua torcida e de toda uma cidade. E isso pesa na balança.
Cada jogo é um jogo.E em jogo decisivo não há como destacar favoritismos, mas ,quando muito, apenas tendências.No Serra do Lago tudo pode acontecer. Elenco por elenco, ouso dizer que o Ceilândia entra com ligeira vantagem. Mas o Luziânia fez um bom primeiro turno e foi campeão. Pode surpreender sim senhores.Fraquejou neste segundo turno?Sim, aconteceu.Mas...e daí! O capítulo de agora é diferente. É de garra, emoção, dedicação e determinação. Daí que o Ceilândia de Dimba sabe que terá de tomar todos os cuidados para não ser surpreendido na primeira partida, o que poderia significar um compromisso de risco para a partida final em seus domínios. Futebol é futebol.
Como o Luziânia, álém da luta pela vitória e consequente título de bicampeão do futebol candango, o alvinegro da Ceilândia levará ainda aos gramados nessas partidas uma outra enorme responsabilidade, qual seja, o de lutar para evitar que um time goiano conquiste o cetro máximo do futebol brasiliense, o que em termos de repercussão nacional se constituiria numa espécie de flagrante fragilização do futebol profissional da Capital
Federal aos olhos na crônica esportiva e desportistas da cidade num ano que, decididamente, é para ser esquecido e visto como a pior competição já realizada pela Federação Brasiliense de Futebol desde os ídos de l960, com ou sem Intervenção Judicial decretada pela Justiça. É isso aí!
.....................................................................................
MANCHETES IMPOSSÍVEIS

Flamengo propõe ao Botafogo troca de Elkson por Léo Moura
Oswaldo Oliveira está cotado para assumir seleção brasileira
Lei Geral da Copa veta venda de bebida alcoólica no Mundial
Obras de infraestrutura da Copa no DF já passam dos 30%
Goianos aceitam realizar o Goianão 2013 com clubes do DF
Diretoria do Gama divulga escritura da venda da sede do clube
TCU:uma semana sem irregularidades nas licitações
Hospitais Públicos do DF são elogiados pela população
..............................................................................
ARUC CELEBRA DIA DAS MAMÃES




..................................................................................................................................................
DOIS TOQUES

( IATA ANDERSON)

A DECADENCIA DO FUTEBOL CARIOCA

A primeira partida da decisão dos principais campeonatos estaduais mostrou alguns detalhes interessantes, preocupantes, bizarros. No antigo país do futebol as coisas são decididas de forma estranha, sem nenhum padrão lógico, com absoluta indiferença da CBF, que deveria, na pior das hipóteses, orientar as Federações na confecção dos regulamentos.
Em qualquer lugar do mundo um clube que vencer os dois turnos será o campeão. Certo ? Errado. No estadual catarinense não funciona assim. Pode-se alegar que o regulamento foi aceito pelos participantes, todos sabiam que seria assim. Perfeito, não deveriam ter aceitado. Reclamar depois do resultado do primeiro jogo é chororô. O Figueirense foi campeão do primeiro e do segundo turno. Na final, perdeu o primeiro jogo por 3x0 para o Avaí, na Ressacada, e está numa situação complicada para reverter a desvantagem. Basta estar num dia ruim para jogar por terra toda uma jornada vitoriosa. Não deveria ser assim.
O clássico mais antigo do futebol carioca foi decidido pela última vez para quase 150 mil pagantes. A primeira partida para decidir o campeonato deste ano foi disputada no Engenhão com a presença de apenas 23.000 torcedores. O Fluminense se superou e aplicou uma surpreendente goleada no Botafogo e dificilmente deixará escapar seu 31º título estadual. Difícil acreditar numa virada alvinegra, que perdeu sua primeira partida do ano quando menos podia.
Em centros importantes, “penetras” ilustres deixaram clubes poderosos fora da decisão, como o Caxias, que ficou na vaga do Grêmio, o America Mineiro deixando o Cruzeiro fora e o surpreendente Guarani que tomou o lugar que poderia ser de São Paulo, Palmeiras ou Corinthians. Santos x Guarani teve a segunda melhor presença de torcedores de todo o futebol brasileiro, com mais de 40.000 pagantes, grande parte levada para ver Neymar, a única atração do falido futebol brasileiro.
Com arbitragem do carioca Marcelo de Lima Henrique, que expulsou o técnico Paulo Roberto Falcão – fato raro na carreira do ex-jogador do Inter, Roma e seleção brasileira – Bahia e Vitória ficaram no 0x0 e um gostinho de frustração da torcida do Vitória, que jogava em casa. A decisão ficou para domingo, com o Bahia tendo vantagem do empate para ser campeão. Melhor de tudo foi a presença de 31.263 pagantes no Barradão.
No estádio do Arruda, Sport e Santa Cruz empataram em 0x0, com 44.082 pagantes, deixando a decisão para a Ilha do Retiro no próximo domingo, quando o Leão vai completar 107 anos. Estádio lotado com certeza, expectativa de título, evidentemente, já que o time da casa tem a vantagem do empate, mas isso será decidido no campo. Fora dele cabe ao torcedor, mais uma vez, mostrar a força do futebol nordestino. Foi o maior público do domingo de decisões pelo Brasil.
É hora de parar para pensar numa solução para o futebol carioca, que já foi modelo para todo o país, que acompanhava através do rádio, os maiores clássicos da história do esporte mais popular dos brasileiros. Como explicar a presença de apenas 23 mil torcedores na decisão do campeonato, superada em dobro pelos torcedores pernambucanos de Santa e Sport ? Não pode ser atribuída somente à paixão dos nordestinos por seus clubes ou a presença de grandes craques, caso isolado de Neymar, no Santos. Com a palavra o presidente da Ferj, Rubens Lopes e dos quatro grandes Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.
OBS. Iata Anderson é jornalista e repesentante da Associação Brasileira de Cronistas Desportivos- ABCD- no Rio de Janeiro)
...........................................................................................................................................
BOLA FORA

A presença de representantes da Federação Brasiliense de Futebol de bermudas no gramado na entrega da taça de campeão do Segundo Turno ao Ceilândia, em Sobradinho.Boa postura e exemplos não fazem mal a ninguém. Em qualquer outro centro, sequer entrariam no gramado, dirigente ou não. Uma vergonha!
............................................................................................................
BOLA DENTRO

A Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos- ABCD- enviará nesse final de semana para as duas partidas finais do Candangão, nos estadios Serra Dourada( Luiânia) e Abadião (Ceilândia), respectivamente, grupo de Apoio constituído por oito integrantes, que fiscalização os acessos ,número de pessoas nas cabines de transmissão (somente três por cabine), acessos ao gramado e apoio aos árbitros. Também o Sindicato dos Radialistas e a DRT estarão com representantes sediados nos dois jogos . Nos dois jogos, não será permitida a presença de “comentaristas convidados”.
...........................................................................................................
CACHIMBO DA PAZ
Reencontro com Valcke tem clima amistoso e bate-bola com Ronaldo 

Jérôme Valcke (3º em pé, da esq. para a dir.) foi o único cartola que não participou do bate-bola na sede da Fifa. Foto: Ulisses Neto/Especial para Terra

ULISSES NETO
Direto de Zurique


A primeira reunião entre o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, após o incidente do "chute no traseiro" começou em clima amistoso. Pelo menos foi essa a imagem que os dois lados tentaram vender às câmeras presentes na sede da entidade máxima do futebol em Zurique (Suíça), nesta terça-feira.
Além de Valcke e Rebelo, participam do encontro o presidente da Fifa, Joseph Blatter, o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, e o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero. Os ex-jogadores Bebeto e Ronaldo também estão na reunião, por serem integrantes do COL.
Ao final da primeira parte do encontro, todos desceram até o campo de futebol na sede da entidade e posaram sorrindo para fotógrafos e cinegrafistas. Ronaldo e Aldo Rebelo ainda trocaram cobranças de penâlti. Blatter arriscou alguns passes, sem grande intimidade com a bola. Marin, que já foi jogador de futebol, fez "embaixadinhas" ao lado de Bebeto.
Enquanto os cartolas e ex-atletas brincavam no campo sintético, apenas um dirigente ficou de fora da brincadeira: Jérôme Valcke. Aparentemente constrangido, o secretário-geral acompanhou tudo à distância.
O presidente da CBF e do COL, José Maria Marin, falou para quem quisesse ouvir que a reunião tinha começado muito bem. "Foi ótima a reunião, não é, Aldo?", disse o cartola. O ministro, no entanto, não demonstrou tanto otimismo.
Ao ser questionado se, de fato, estava tudo resolvido, Rebelo foi taxativo: "claro que não". Os dirigentes deixaram o campo poucos minutos depois para almoçar também na sede da Fifa. Depois disso, retomam a reunião onde estão sendo apresentados detalhes sobre os andamentos das obras nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Os resultados do encontro devem ser divulgados no final da tarde desta terça (horário local).
............................................................................
AEROPORTOS
FIFA SUGERE O USO DE BASES MILITARES

Os problemas estruturais do País para receber o Mundial continuam exatamente iguais. Entre eles, a falta de quartos nos hotéis de algumas sedes e a precária rede aeroportuária brasileira. »
Faltando apenas 13 meses para o início da Copa das Confederações, fica difícil imaginar que essas questões serão resolvidas a tempo. Por isso, a Fifa já fala até em utilizar bases militares para receber o tráfego aéreo elevado durante o Mundial.
A entidade já sabe que não poderá hospedar torcedores, jornalistas e delegações em muitas das 12 cidades que vão receber a Copa na primeira fase. O jeito será manter os visitantes em trânsito antes e depois dos jogos, com base em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. O problema então se torna outro: a falta de capacidade dos aeroportos.
A possibilidade de improvisar com bases militares foi levantada nesta tarde por Jérôme Valcke, secretário-executivo da Fifa, depois do encontro com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Segundo Valcke, o tema será debatido pelo fórum criado nesta terça que envolve a própria federação internacional, o governo federal e o Comitê Organizador Local da Copa (COL).
"Vamos buscar soluções para várias questões como problemas de mobilidade, aeroportos, bases militares, setor hoteleiro, entre outros temas. Vamos criar um elo com o governo federal para garantir que todos possam assistir à Copa", disse.
O ministro Aldo Rebelo confirmou a possibilidade de utilização das bases militares para ajudar a receber o tráfego aéreo durante a competição. No entanto, disse que o plano ainda precisa ser analisado com mais cuidado.
"Nós temos um grupo que considera todas as possibilidades e essa opção (das bases militares) está sendo considerada", declarou. "Mas a forma, o detalhe e as condições só podem ser reveladas quando resolvidas com o Ministério da Defesa que é, em última instância, a área responsável pela operação desses aeroportos", completou.

Aldo Rebelo não quer mais entrar em polêmicas com representantes da Fifa sobre a organização da Copa. Foto: Ulisses Neto/Especial para Terra

O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, esteve na Suíça com a missão de acalmar a Fifa sobre o andamento dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Na bagagem, levou detalhes das construções dos 12 estádios do País e das obras de mobilidade e estrutura requisitadas pela entidade.
"É uma reunião de trabalho. Aprsentamos informação detalhada sobre a preparação da Copa, tanto dos estádios, quanto de outras obras de aeroportos, transporte e segurança. Acho que isso vai dar uma certa tranquilidade para a Fifa quanto as providências adotadas pelo Brasil", disse Rebelo, no Reino Unido, onde visitou o Parque Olímpico da cidade e se encontrou com autoridades locais.
O ministro disse compreender as reiteradas cobranças feitas pela entidade máxima do futebol. Só no último mês, Joseph Blatter, presidente da federação internacional, declarou em duas ocasiões estar preocupado com a situação do Brasil faltando apenas dois anos para a Copa.
"Nós temos uma parte da responsabilidade (de organizar o Mundial), mas a Copa é da Fifa, eles ficam sempre sob tensão permanente. Mas, temos a obrigação de informar o que estamos fazendo e transmitir tranquilidade e segurança quanto ao êxito da realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil", ponderou.
"Não podemos transformar incidentes na organização de eventos dessa natureza em uma indústria a ser alimentada a cada dia. Vamos agora olhar para frente. O que tinha que ser dito pelo governo brasileiro sobre aquele episódio (o chute no traseiro) já foi dito e agora cabe a nós preparar e organizar a Copa do Mundo", completou.
...........................................................................................................................................
O P I N I Ã O

Sensata, sensatíssima, a posição do ministro aldo rebello, do esporte, de dar um fim ao blábláblá que envolveu algumas autoridades do planalto contra o secretário-geral da fifa (braço direito do presidente da entidade, joseph blatter) em razão da frase de que o brasil necessitava de um chute no traseiro para agilizar às obras de infraestrutura da copa .Foi preciso a cdu da cãmara afirmar QUE REALMENTE APENAS DE 1 a 3% DO DINHEIRO PARA AS REFORMAS FORAM GASTOS PARA CONCLUIREM QUE A FIFA TEM RAZÃO DE RECLAMAR . boa, pois, a intercessão do ministro ,expondo a realidade dos dois lados e permitindo a valcke voltar ao comando das ações dos preparativos do mundial. Nota mil.
(Jorge martins)


Maracanã recebe visitantes em todos os primeiros sábados de cada mês Foto: AFP
O Estádio do Maracanã, palco da final da Copa do Mundo de 2014, abre suas portas a visitantes interessados em redescobrir o "templo do futebol" em obras, enquanto sua reforma vem sendo muito criticada devidos aos atrasos, ao alto custo e à sua vinculação com um recente caso de corrupção.
"Dá medo", declarou Andréa Mayer, carioca de 33 anos, que foi ao estádio diversas vezes desde criança.
"Estava tão bonito, tão inteirinho, e agora, vejo ele todo destruído. Estou me perguntando se ele estará pronto a tempo", disse Andréa com um sorriso nervoso, confessando que sente "nostalgia" pela estrutura erguida em 1950, que recebeu cerca de 200.000 torcedores na final da Copa do Mundo realizada no mesmo ano.
Na ocasião, o Brasil supreendeu a todos ao perder por 2 a 1 para o Uruguai, no famoso "maracanazo".
O estádio está aberto para visitas guiadas no primeiro sábado de cada mês, para grupos de até 50 pessoas, oferecendo a possibilidade de observar a obra de perto, inclusive no lugar onde será o gramado.
Até este sábado, mais de 400 reservas já foram registradas pela Suderj, que administra o Maracanã.
"Trata-se de uma reconstrução total, teremos muito trabalho pela frente para cumprir o prazo e entregar a obra pronta em 2013. Temos cinco grupos trabalhando de cada vez, em dois turnos de 12 horas. Só paramos no domingo", explicou aos visitantes um dos engenheiros da obra.
Sergio Luiz Bernardo, de 63 anos, escutou com atenção cada detalhe sobre as mudanças nas arquibancadas e sobre a drenagem do campo. Ele conhece bem o estádio, no qual entrou pela primeira vez há 50 anos.
"Meu pai assistiu a partidas da Copa de 1950. Naquela época, só entrava de terno", lembrou. Ele também se emocionou ao pisar no espaço onde se encontrava a geral, parte localizada ao redor do gramado, sem cadeiras, com ingressos a preços populares. "Era um lugar muito democrático", explicou.
Como Andrea, Bernardo mostrou-se preocupado com a lentidão dos avanços da reforma. "Esperava que a obra estivesse mais adiantada, mas não vi nada disso. Espero que fique pronto a tempo", afirmou.
O Maracanã está sendo reformado por 859 milhões de reais. Este alto custo foi muito criticado no Congresso, inclusive pelo deputado federal e ex-craque Romário, e chamou a atenção do Tribunal de Contas da União.
A Fifa realizou quatro visitas técnicas no estádio para avaliar se este tem condições de ficar pronto para a Copa das Confederações, competição realizada dos dias 15 a 30 de junho de 2013 que servirá como ensaio geral para a Copa do Mundo de 2014.
Desde o início da reforma, em 2010, uma greve deixou a obra parada por 19 dias em setembro e uma das empresas responsáveis pelo projeto, a Delta Construções, saiu do consórcio após ser investigada por um caso de corrupção pela Polícia Federal e pelo Congresso.
Durante a visita guiada deste sábado, o arquiteto Agustinho de Moura Graça, de 36 anos, explicou que apesar das críticas, via com otimismo o avanço das obras.
"Na construção civil, é assim, parece que nada foi feito, mas a obra bruta está avançando rápido. O que ainda não pode ser visto são os acabamentos, mas isso é secundário", explicou.
.....................................................................
VIOLÊNCIA
Presidente da Gaviões da Fiel tem prisão decretada pela justiça paulista
O presidente da torcida organizada Gaviões da Fiel, Antônio Alan Souza Silva, teve a prisão temporária decretada pela Justiça, de acordo com informações da Globo News. A ordem foi deferida no fim da semana passada, mas foi mantida em sigilo até a noite desta segunda-feira para evitar a fuga do suspeito. Os policiais já estiveram duas vezes na casa de Silva para efetuar a prisão e seguem a procura também em outros endereços.
A ordem de prisão está relacionada com o inquérito sobre a morte de dois palmeirenses em briga entre facções ocorrida na avenida Inajar de Souza, na zona norte de São Paulo, no último dia 25 de março. De acordo com a Polícia, Antônio Alan tinha ciência do agendamento da briga. Outros três corintianos foram presos temporariamente em abril por suposta participação nos crimes, mas o inquérito ainda não foi concluído.
....................................................................................................................................
O P I N I Ã O
PREVIDÊNCIA SOCIAL
Ministro da Previdência quer rever benefício de pensão para viúvas
Garibaldi Alves Filho afirma que é preciso rever as pensões de viúvas não apenas do INSS, mas também do setor público.
Ministro garante que os direitos adquiridos serão mantidos.
-...................................................................
Isso é uma pouca vergonha!!!
Esses corruptos covardes, ao invés de preocupar-se em acabar com a fome, a miséria, o mau atendimento na área da saúde, educação, a criminalidade no Brasil, etc, etc, etc, estão é pensando em tirar o salários de pensão das viúvas. Ele deveria sim, acabar é com as pensões de ex-governadores, ex-presidentes da república, benefícios de deputados federais e estaduais e outras regalias escandalosas existentes no governo.
Onde vamos parar desse jeito?! É revoltante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
VAMOS LÁ BRASIL... VAMOS BOTAR A BOCA NO TROMBONE!
( MORATA- Brasilia-DF)
...........................................................................................................................................
C R O C_S
A CRÔNICA esportiva da cidade promete dar presença maciça ao convite formulado pelo ministro Aldo Rebello,do Esporte, 2.feira, dia 14,às 11 horas, às obras do estádio Mané Garrincha. Rádios, TVs, jornais, sites, blogs e revistas já começaram a manifestar-se no sentido de dar cobertura total ao evento. Parabéns, ministro! Já que o GDF não tomou nenhuma providência nesse sentido, receba o nosso agradecimento. Nota mil!///NA oportunidade,queremos agradecer também ao seu dinâmico assessor de Imprensa, jornalista Paulo Rossi, pelo imediato interesse em atender sua crônica esportiva, que é dele também, na condição de diretor da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos. Valeu, Paulo, Paulo!/// COM a finalidade de promover a integração social, cultural e esportiva no rincão guaraense, vem aí nos dias 20 2 26 de junho , o 1º FUTROCK GUARÁ,promoção que reunirá bandas das cidades satélites do Distrito Federal num Campeonato de Futebol Society ,celebrado por inúmeras premiações. A taxa de inscrição para cada atleta será 1 kg de alimento não perecível, a serem doados para uma instituição social. As inscrições já estão abertas. Maiores informações?Http// www.facebook.com/profile.php?id=100003742894985// BRASÍLIA continua brincando com a verdade: enquanto aqui apenas 3 hotéis estão em construção para amenizar a falta de quase 8 mil leitos na hotelaria candanga com vistas à Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo 2014, o Rio agiliza a sua hotelaria com à construção( até agora) de 21 novos hotéis,o que disponibilizará cerca de 3660 novos leitos.////O MAIS novo empreendimento no setor é o GIP Hotel Galeão, na via de acesso ao aeroporto do Galeão. Trata-se de um projeto econômico,de 25 milhões,com equipamentos sustentáveis, como captação de água de chuva e panéis de energia solar. Ao todo,serão 162 apartamentos. O empreendimento e da carioca Klacon Engenharia e da gaúcha Ivo Rizzo. Estará pronto em dezembro de 2013./// NILTON Santos (Enciclopédia do Futebol) será festejado dia 16 pela passagem do seu 84º aniversário. O encontro será na sua residência, em Copacabana. Vários ex-atletas, amigos e jogadores do atual elenco estarão presentes./// NA DISPUTA de um hexagonal em Goiânia, o time de Masters da OAB obteve o terceiro lugar do torneio. O campeão foi o o time da OAB/GO ///CRONISTA que chegar ao Serra Dourada de bermudinha,camisa de clube de futebol ou sem carteirinha, será barrado nesse Luziânia X Ceilândia. Não se trata de “festa”, mas de assunto profissional. A ABCD proibiu ainda a participação de comentaristas convidados. Se entrar na cabine, será convidado a retirar-se. É isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário