segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CROCODILO



....................................................................................
Placar Moral

Série A
Coritiba 7 X 0 Botafogo
Flamengo 1 X 2 Atlético –R
Figueirense 1 X 2 Vasco
Grêmio 2 X 0 São Paulo
Fluminense 2 X 1 Corinthians
Palmeiras 0 X 4 Internacional

Série C
Brasiliense 0,0 X 0 ,0 Marilia

Série D
Gama 0 X 0 Anapolina
...................................................
LEVOU, MAS FICOU DEVENDO

O Brasiliense sofreu mas conseguiu a classificação.Claro que a torcida esperava uma apresentação mais convincente.O time vinha devendo isso. E continuou devendo.Obteve o favor legal da classificaçã muito mais por conta da vitória do Itumbiara sobre o Madureira do que pelos seus próprios meritos.Não fosse isso, e passaria mais uma semana na aflitiva briga pela vaga.Óbvio que não estou aqui a desmerecer o mérito do Marilia,que igualmente precisava pontuar e contar com a mesma matemática para continuar a respirar na competição. Mas em casa, com tempo para treinar , recuperar fisicamente jogadores que não vinham bem e apoiado pela galera amarelona,óbvio que se esperava dele um futebol melhor, mais eficiente e objetivo Sintetizando, um elenco capaz de agradar mpidia e torcedores.Isso absolutamente não aconeceu. Até aqui, foi um time instável e previsível técnica e taticamente.

Razão pela qual, diante do que apresentou , vejo-me obrigado, sim, a fazer coro com aqueles que a esta altura dos acontecimentos ai estão a duvidar que o atual elenco o Jacaré logre superar a próxima fase.Válido destacar aqui que não estamos falando da série B, mas da C. E que ainda assim, em que pese toda a sua boa estrutura e condições oferecidas aos jogadores, o Jacaré não conseguiu sobressair num grupo em que deveria despontar melhor.Ficou na mesma linha de nivelamento,o que é preocupante, bem preocupante, em razão do afunilamento, com a seleção das melhores equipes de cada grupo.Para uma Série C, convenhamos que o elenco mostrou carecer de reforços. É isso aí!
........................................................................
ESTAVA ESCRITO

A não ser a reafirmação de que o elenco gamense foi longe até mais e que dentro das circunstâncias superou toda e qualquer expectativa, razão pela qual comissão técnica e jogadores merecem o carinho da torcida, pouco tenho a acrecentar sobre a frustrada tentativa do Gama de ver sua equipe passar para a próxima fase da Série D. Estava escrito que isso dificilmente ocorreria. Futebol é futebol! Tudo pode acontecer.Mas diante de tudo eu aconteceu, das contratações atabalhoadas, má preparação da equipe, como jogadores entrando e saido em meio a competição, problemas financeiros,vaidades à mostra, politicalha de grupos ,descrédito da diretoria junto a torcida e comunidade e ,em alguns casos, incompetência administrativa, não havia como se esperar muito mais do grupo ,sobretudo do seu técnico, Adelson Almeida, que durante a competição teve ser um misto de técnico, pai e conselheiro para manter o grupo unido e determinado, como foi.
Não sei o que acontecerá agora ao clube.Vejam que não falo do time, mas do clubeO time certamente começará a ser desfeito.Ficarão, acho ,alguns jogadores da base.Mas o que me preocupa mesmo é o clube. Sem rendas, sem um torneio à vista, enfim, o que acontecerá?Esperar o próximo Candangão? Ou será que, finalmente agora, a diretoria abrirà a caixa preta e mostrará e provará a todos que com a venda da sede o clube terá um patrimônio capaz de fazer frente as muitas despesar e preparar-e para novas jornadas? Mostrará a escritura da venda ?Terá numa diretoria mais atuante e determinada em recuperá-lo, em todos os segmentos? É isso aí!
.................................................................................................................
VEXAME
Coritiba faz 5 no Botafogo

O Coritiba recebeu o Botafogo e quebrou a série de quatro vitórias consecutivas do clube alvinegro. Em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time paranaense dominou, massacrou no segundo tempo e venceu por 5 a 0.
Com campanha bastante irregular, o Coritiba vai aos 32 pontos, na nona posição. O Botafogo, embora com um jogo menos, segue com 40 pontos e se mantém na quarta posição.
Embora bastante desfalcado, o Coritiba não teve problemas para se impor em seu estádio, onde faz boa campanha - já são cinco jogos sem derrota em Curitiba -, e venceu com gols de Émerson, Marcos Aurélio, Bill, Rafinha e Everton Costa.
O Botafogo não perdia no Campeonato Brasileiro desde 17 de agosto, para o Internacional - na última rodada, goleou o Ceará por 4 a 0, no Engenhão.
Na próxima rodada, o Coritiba vai a Porto Alegre, onde enfrenta o Inter no Beira Rio, no domingo, às 18h. O Botafogo manda o clássico contra o Flamengo no Engenhão, também no domingo, mas às 16h
.........................................................................................
É ISSO AÍ!

(Jorge Martins)

VERGONHA HISTÓRICA

Acho que a coluna que escrevi na semana passada após a vitória sobre o Ceará po 4 X 0, retrataria bem o que aconteceu com a Botafogo diante do Coritiba. Não o marcador, claro! Dificilmente qualquer torcedor do próprio time parananese ,por mais fanático que seja, esperaria tamanha facilidade e goleada tão acachapante.

Sou do tempo, amigos, que a gente observava menos o sistema tático e muito mais a técnica dos jogadores, o elenco em si.O problema maior do nosso futebol passou a existir após os muitos “professores” que aí estão a comandar nossos times passaram a investir muito mais nos esquemas táticos do que na habilidade. Sou do tempo que um bom meia armador (Gerson, Didi,Moacir, Rubens,Zizinho, Zico, etc) e um bom meio-campista ( Dequinha, Danilo Alvin, Piazza, Clodoaldo, etc) valiam muito mais que qualquer 4-4-2, 5-3-2, 4.4-3 ou o que valha dessas invenções atuais. Caro que sabemos todos que desde os tempos de Aymoré Moreira, Zezé Moreira, Yustrick ou Freitas Solich, os esquemas táticos sempre nortearam o dia a dia dos nossos ténicos. Mas eles o faziam, antes, com base nos valores individuais que dispumam.Quen não se recorda dos ferrolhos, marcação por zona,etc?
O que ocorre atualmente, é que nos inúmeros esquemas táticos que trouxeram nas suas bagagens( alguns que, como jogadores,foram o que camamos de cabeças -de-bagre ), para “ajustá-los” as suas necessidades táticas, os “professores” descaracterizam constantemente as funções de origem dos jogadores.E para não perder lugar no time,como titular,eles aceitam.E o que vemos são laterais –direitos atuando na esquerda, no meio-campo; pontas marcando laterais e meio-campistas que defendem e não sabe organizar jogadas,que erram passes de cinco metros seguidas vezes e centro-avantes estáticos.
O Botafogo é instável por alguns motivos óbvios: carece de jogadores de melhor qualidade no meio campo,um zagueiro de área melhor que os que possui e,principalmente,de um treinador mais competente e cuja personalidade seja capaz de ser abalada com a força das estrelas que possui no elenco substituições que venham a desagradar a diretoria. Tem culpa, sim, também a imprensa que acompanha o time.O Botafogo esteve mal, muito mal mesmo, contra o Avaí, Figueirense, venceu injustamente ao Galo Mineiro e,mesmo também na vitória contra o Cruzeiro, foi sufocado todo o tempo. A imprensa faz oba-oba, o torcedor engole e ,de repente ,a realidade vem à tona .Foi o que aconteceu em Coritiba.Os 4 X 0 sobre o Ceará apenas aconteceram. Apenas isso. E vem mais por aí. É isso aí!
.................................................................................................................................................
Com ônibus da Copa América, Seleção chega a Córdoba , revive lembranças e treina esta tarde



Neymar (à frente) e Lucas descem do ônibus que fez traslado dos jogadores entre aeroporto e hotel
Foto: Mowa Press/Divulgação

FÁBIO DE MELLO CASTANHO
Direto de La Córdoba (Argentina)
Dois meses depois da decepção da Copa América, a Seleção Brasileira está de volta à Argentina. E apesar das más lembranças provocadas pela eliminação para o Paraguai nas quartas de final, a chegada da maior parte do grupo que disputará a reedição da Copa Roca, na cidade de Córdoba, foi marcada por uma referência ao torneio disputado em julho no país.
A delegação brasileira fez o traslado entre o Aeroporto Pajas Blancas e o Hotel Sheraton no mesmo ônibus utilizado durante toda a Copa América. Na lataria, o logotipo continua estampado e reativará recordações de um torneio que a Seleção e o técnico Mano Menezes preferem esquecer.
Dos convocados para o primeiro duelo contra a Argentina pelo agora chamado Superclássico das Américas, apenas os goleiros Jefferson e Victor, o meio-campista Lucas e os atacantes Fred e Neymar participaram da Copa América.
O santista minimizou o retorno ao país em que a Seleção fracassou no 1º torneio em que foi comandada por Mano e focou as recordações na cidade de Córdoba. "Estamos invictos aqui. Esperamos continuar assim", disse, antes de entrar no mesmo hotel em que a Seleção ficou hospedada antes do empate diante do Paraguai e da vitória sobre o Equador, ambos pela primeira fase do torneio.
Neymar chegou a Córdoba por volta das 3h (de Brasília) ao lado de Bruno Cortês, Danilo, Casemiro, Jefferson, Rafael, Henrique, Kleber, Leandro Damião, Oscar, Cícero, Rhodolfo, Lucas, Mário Fernandes e Victor. Os outros nove convocados se apresentam na tarde de segunda.
O Brasil realiza o primeiro treinamento em solo argentino às 17h (de Brasília) no Estádio Mario Alberto Kempes. O jogo contra os argentinos está marcado para o mesmo local, na quarta-feira, às 21h50 (de Brasília). O duelo de volta ocorre em Belém, no dia 28 de setembro. (–Notícia TERRA)
......................................................................................................................................................
Com hemorragia contida, Sócrates tem balão
esofágico retirado



Corintianos presentes no jogo Corinthians 2x1 Flamengo mandam mensagem de apoio para SócratesFoto: Léo Pinheiro/Terra

Após preocupar os médicos e reagir de forma negativa à primeira tentativa de retirada do seu balão esofágico, na última terça-feira, o ex-jogador Sócrates teve o aparelho desinsuflado nesta sexta e reagiu bem ao processo. Internado desde a última segunda-feira no Hospital Albert Einsten, o ídolo do Corinthians permanece estável.Segundo informa o último boletim emitido pela equipe médica, o balão esofágico foi desinsuflado às 11h20. Até o presente momento, o paciente não apresentou sangramento. A reação do Doutor a esse procedimento é considerada decisiva.
Os médicos ainda informaram que ele continua sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob sedação e respirando com o auxílio de aparelhos. Os medicamentos para controle da pressão, ao menos, não estão mais sendo utilizados, o que é considerado um grande avanço.
Confira abaixo o boletim na íntegra:O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira permanece estável. O balão esofágico foi desinsuflado às 11h20 da manhã. Até o presente momento, não apresentou sangramento. Continua sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob sedação e respirando com o auxílio de aparelhos. Os índices sanguíneos de hemoglobina estão em equilíbrio e adequados. Não há por ora a necessidade do uso de drogas para manter a pressão arterial em níveis normais.
O Hospital Israelita Albert Einstein fornecerá boletins assim que houver nova informação.
..........................
HOMENAGEM

.................................................................................................
LIÇÃO DE VIDA

O histórico abaixo, referente ao número de Mundiais cobertos por companheiros da crônica esportiva candanga através dos anos, é dirigido àqueles que, distantes de possuirem currículos idênticos e ainda engatinhando na crônica, parecem esquecer que a humildade,independencia e ética são fundamentos essenciais para a boa formaçã do profisssional de imprensa,em todos os seus segmentos.
1) -Alberto Jesus Afonso(como repórter e comentarista( sete Copas: 2) –Cid Jorge Haui ( narrador), seis Copas; 3) –Jorge Martins ( repórter e colunista), seis Copas; Sergio Oliveira (repórter), cinco Copas; José Bonetti(5 Copas); Paulo Roberto Alves ( duas Copas); Faísca( repórter), três Copas; Rosalvo Azevedo, narrador (2 Copas); Manoel Barroso(Colunista), três Copas; Ismar Buarque (colunista) ,duas Copas; Roberto Naves ( repórter ) duas Copas; Paulo Rossi (repórter e colunista) (duas Copas);Aranha Araujo (repórter e colunista), 2 Copas; Lelio Rafanelli (Colunista), duas Copas; José Antonio Alves (repórter) três Copas;Nilson Nelson (repórter,colunista), 1 Copa e duas etapas da F-Um); Cida Barbosa (repórter), uma Copa; José Natal (colunista),duas Copas, Kleiber Beltrão (narrador),duas Copas: Irineu Tamanini (repórter), uma Copa; Lucio Leal (repórter), uma Copa; Tadashi Nagakomi (fotógrao), duas Copas)
Obs- O quadro acima engloba o período de l962 a 1998.
.................................................
OPINIAO
Corruptos no STF

Quem diria que entre os ministros do mais alto grau da justiça brasileira, existem corruptos! Não sou eu quem diz, mas sim a ex -ministra Ellen Gracie, em entrevista à uma revista de circulação nacional, falando que o judiciário é o menos corrupto do “poderes”???? Agora está explicada a concessão de uma série de Habeas Corpus, que ninguém entendeu, como aquele ao estuprador de jaleco branco, que se evadiu no dia seguinte; do banqueiro que deu bolo em todos os acionistas e n Banco central, ou então a permanência do assassino foragido da justiça italiana. O movimento contra a corrupção, que me orgulho de participar, tem que ir fundo. Esse negócio de cargo vitalício, é tão ou mais nocivo que suplente de senador, pois tanto um quanto o outro foram indicados, ou apadrinhados políticos.
Ruy Telles – Setor de Mansões de Sobradinho
..........................................................................................
SAÚDE

Cristina Calegaro no Congresso da SBD

De 19 a 22 de outubro a especialista em Reabilitação Cardíaca e Condicionamento para Grupos Especiais, Cristina Calegaro, à frente da Vital Recor Saúde e Reabilitação, representará o CONFEF – Conselho Federal de Educação Física, na comissão de atividade física do XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes, que ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento é de abrangência nacional, ocorre a cada dois anos, terá a presença de diversos palestrantes, sendo 20 internacionais, e tem como objetivo promover a atualização científica e educacional. A cada ano o número de participantes aumenta, e, para esse, a estimativa é de compareçam mais de cinco mil pessoas.
Há indivíduos que apresentam um forte potencial para desenvolver o diabetes na fase adulta. O estado intermediário entre a normalidade e o diabetes tipo 2 é denominado pré-diabetes. Porém, nem todas as pessoas nessa condição, necessariamente, irão desenvolver a doença. Detectar o pré-diabetes a tempo, seguir à risca o tratamento e mudar os hábitos de vida, podem regredir os sintomas ou retardar seu início.
De acordo com Cristina Calegaro, alguns fatores, tanto para homens como mulheres, podem contribuir para o aparecimento do problema, “como idade acima de 45 anos, falta de exercícios físicos, pressão alta, estarem acima do peso e com altas taxas de colesterol e triglicerídeos, além de fatores genéticos“. Dados de uma pesquisa encomendada pelo governo, revelou que 48% dos adultos estão acima do peso e mais de 30% das crianças de 5 a 9 anos, também.
Mulheres com ovários policísticos ou que geraram filhos com mais de quatro quilos apresentam altos riscos para desenvolver a doença. Por isso, é importante realizar, durante a gravidez, o teste da dosagem de glicemia em jejum ou teste oral de sobrecarga com glicose, para identificar um possível pré-diabetes. Dados do Ministério da saúde mostram que o número de mulheres com o problema é 30% superior ao número de homens com a doença. Por isso, é fundamental observar sintomas como: sede excessiva; aumento no número de micções (principalmente à noite; dores nas pernas e formigamento nos pés; infecções frequentes, como a furunculose; dificuldades para enxergar e visão embaçada; e feridas que demoram a cicatrizar. Acompanhe o congresso e fique por dentro de todas as novidades em relação à diabetes, um mal silencioso e que exige muita atenção. Vital Recor AcademiaSEP/SUL EQ 707/907 Conj. E Lojas 02-06 Térreo Ed. San MarinoTel.: (61) 3242 0215Brasília – DF
...................................................................................................
CIDADES
População do Guará tem terceira maior renda por pessoa do DF, aponta estudo

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgou nesta quinta-feira (8/9) os dados socioeconômicos do Guará. O estudo publicado é o 17º dos 30 que devem ser feitos em todo o DF em 2011. A renda média mensal por domicílio na região é de R$ 6.051. Já a renda per capta (por pessoa) está em torno R$ 1.853, atrás apenas de Águas Claras e Vicente Pires.

A pesquisa aponta que a população da região é formada por mais de 125 mil pessoas. Deste número, 54,9% são mulheres e os 45,1% restantes são homens. A taxa anual de crescimento habitacional do Guará está em torno de 1,5%, a baixo da média do DF, apontada em 2,3%.

A Codeplan informou que 17,6% dos moradores são idosos. O índice é superior ao registrado no Distrito Federal, medido em 7,4%. Em relação à idade dos habitantes da região, a população de zero a 14 anos representa 15,7% - no DF são 25,5% - e 14% dos moradores são aposentados. Os índices de pessoas idosas e aposentadas são semelhantes aos descobertos nas regiões de Águas Claras e Gama.

O estudo aponta ainda que 18,3% dos moradores do Guará são de Minas Gerais e, em seguida, aparecem os nascidos em Goiás, com 12,1%. A Codeplan descobriu que 23,7% dos habitantes da cidade possuem nível superior, número maior que a taxa avaliada em 2004, quando o índice apontava em 13,9%. As regiões de Águas Claras e Vicente Pires possuem os níveis parecidos aos do Guará.

Cerca de 30,9% dos residentes da cidade trabalham na administração pública e 23,1% no setor do comércio. A infraestrutura da cidade é considerada "muito boa" pela Codeplan, pois há rede de água em todas as residências (100%), 99,8% das moradias têm esgotamento sanitário e 94,4% das residências são atendidas pelo Sistema de Limpeza Urbana. Entre todos os lares da cidade, 35,7% são de responsabilidade de mulheres, contra 33,2% apontados em 2004.

Cerca de 77,1% dos moradores possuem automóvel e 24,5% têm ..bicicletas em casa.
...........................................................................................




Nenhum comentário:

Postar um comentário