quarta-feira, 25 de abril de 2012

Brasília completa 52 anos e seu futebol passa por momentos difíceis


Estádio Nacional de Brasília em construção


       No sonho de Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 21 de abril de 1960 foi inaugurada Brasília, a Capital do Brasil, com o intuito de descentralizar o comando do poder do Brasil. Hoje, depois de 52 anos a capital brasileira passa por transformações em seu projeto original definido por Oscar Niemeyer. Por exemplo, em termos de futebol o estádio Mané Garrincha foi demolido e em seu lugar está sendo construído o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, tudo em função das Copas das Confederações e Copa do Mundo de 2014.

        Em termos de futebol profissional, o brasiliense passa por momentos de apreensão. A Federação Brasiliense de Futebol está sob intervenção da Justiça, devido à repasse de verbas do Governo do Distrito Federal ao Brasiliense, Gama e CFZ em 2005. O Tribunal de Justiça do DF considerou o repasse irregular. O então presidente da Federação, Fábio Simão e seu vice-presidente foram afastados. Quem comanda a instituição é o interventor Miguel Alfredo Junior.

         Já com relação ao futebol profissional, depois de termos clubes candangos brilhando no futebol brasileiro, caso do Ceub, Brasília, Brasiliense, Gama inclusive tendo participado de competições nacionais de séries A e B, o futebol candango está fora do eixo das principais competições.

          O Brasiliense está na série C do brasileiro. O Gama não tem sua participação na série D confirmada. Em quarto colocado no grupo B, o time tem de vencer seus dois jogos e torcer por combinações de resultados, para sonhar em disputar as semifinais da competição, em seu segundo turno. Quem comanda o atual futebol candango é o Luziânia, que faz parte do Entorno do DF e é um time goiano.

           Com a chegada do novo estádio de futebol da Capital do Brasil, a preocupação dos desportistas candangos, caso nenhum time de Brasília suba para uma série A ou B do brasileiro, o que será feito do novo estádio, após a Copa do Mundo de 2014.

            Da cidade que já revelou grandes valores do esporte para o Brasil, caso de Joaquim Cruz, maratonista, de jogadores de futebol, como o zagueiro Lúcio, do meia Kaká, dos atacantes Edmar, Dimba e outros importantes nomes do esporte nacional, o desejo é que Brasília volte a ser a Capital do Esporte do Brasil.

            Parabéns Brasília pelos 52 anos de existência. Apesar de todos os problemas que passamos, como na política, a violência urbana que se instalou em função até do crescimento da cidade, nós desportistas continuamos apostando que o esporte possa crescer, apesar de todas as dificuldades que surgem a cada dia. Salve Brasília!!

HOMENAGEM DO SITE DO BRASILIENSE AOS 52 ANOS DE BRASILIA.
         
Sérgio Porto, Brasília/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário